Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 3: A Natureza do Ser Humano
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Lições Bíblicas do 1° trimestre de 2020 -
CPAD | Classe: Adultos
Texto Áureo
"E
o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espirito, e alma, e
corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor
Jesus Cristo." (1 Ts 5.23)
Verdade
Prática
Nossa
tríplice natureza - física, mental e espiritual - deve ser plenamente
consagrada a Deus, para que o mundo veja, em nosso ser, a imagem e a semelhança
do Criador.
Veja também:
Leitura
diária
Segunda
- Gn 2.7: O corpo humano veio da terra
Terça
- Jó 27.3: A alma humana veio de Deus
Quarta
- Pv 20.27 (ARA): O espírito humano veio de Deus
Quinta
- Hb 4.12: Espírito e alma são inseparáveis
Sexta
- Gn 35.18: A morte é a separação entre corpo e alma
Sábado
-1 Co 15.49-57: A glorificação da natureza humana
Nossa Áudio Lição 3
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LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis
1.26-28; 2.7
Gênesis
1
26- E disse Deus: Façamos o homem à nossa
imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre
as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que
se move sobre a terra.
27- E criou Deus o homem à sua imagem; à
imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28- E Deus os abençoou e Deus lhes disse:
Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre
os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move
sobre a terra.
Gênesis
2
7
– E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o
fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
HINOS
SUGERIDOS: 46,101, 238
OBJETIVO
GERAL
Expor
que o corpo, a alma e o espírito constituem a natureza do ser humano.
VEJA O NOSSO SUBSÍDIO
3
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I
- Mostrara complexidade do ser humano;
II
- Elencaras características do corpo humano;
III
- Destacar a alma como o nosso elo com o mundo exterior;
IV
- Relacionaro espirito com o nosso contato
com Deus.
•
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O ser humano é um ser complexo. Essa complexidade passa pela a
materialidade e imaterialidade da pessoa que se revelam na constituição do
corpo, da alma e do espirito.
Aproveite esta aula para aprofundar com os alunos a respeito dos
exercícios da piedade cristã. Mostre-os, que da mesma forma que é necessário ao
corpo o exercício cotidiano, a alma e o espirito precisam cultivar o exercício
diário da comunhão com Deus por meio da oração, da leitura da Palavra e da
meditação nas Escrituras. É verdade que devemos cuidar da saúde do corpo, mas
igualmente, da saúde da alma e do espirito.
Nossos pensamentos devem ser levados cativos a Cristo.
PONTO
CENTRAL
O ser
humano é constituído de corpo, alma e espirito.
INTRODUÇÃO
Na
aula de hoje, estudaremos as partes que constituem a natureza humana. Veremos
que o nosso ser, em virtude das partes que o compõem, é de tal forma
maravilhoso, que chega a ser inexplicável (Sl 139.14). Além da substância
física (o corpo), possuímos também uma substância imaterial (o espírito e a
alma). Habilitou-nos Deus, assim, a relacionar tanto com o mundo físico quanto
com o mundo espiritual.
O
objetivo desta lição não é apenas explorar a natureza humana, mas levar você a
consagrar inteiramente o seu corpo, a sua alma e o seu espírito ao Criador e
Mantenedor de todas as coisas.
I - A
COMPLEXIDADE DO SER HUMANO
A
natureza do ser humano é distinta tanto em relação a Deus quanto em relação aos
anjos. Vejamos por quê.
1.
A natureza de Deus.
Ao
contrário do homem, Deus é um ser simples;
possui uma única natureza. Por essa razão, Ele foi definido, pelo próprio
Filho, como sendo espírito (Jo 4.24). Isso significa que, para existir, o
Senhor não necessita, como nós, de uma natureza composta de corpo, alma e
espírito. O Todo-Poderoso define a si mesmo como aquele que simplesmente é:
"EU SOU O QUE SOU" (Êx 3.14). Ele existe por si mesmo (Jo 5.26).
2.
A natureza dos anjos.
Seres
criados e finitos, os anjos possuem igualmente apenas uma natureza. Eles são
descritos como espíritos (Hb 1.14). E, diferentemente de nós, não se reproduzem
através do sexo (Lc 20.34-36). O corpo angélico é espiritual (1 Co 15.44; Hb
1.14).
3.
A natureza dos homens.
Já
os seres humanos possuem uma natureza, que pode ser descrita como dupla: uma
física (o corpo) e uma espiritual (a alma e o espírito - 1 Ts 5.23). Para
vivermos neste mundo, necessitamos de nossa natureza completa. Se uma
apartar-se da outra, morremos (1 Rs 17.21,22).
SÍNTESE
DO TÓPICO I
A natureza
do ser humano é distinta tanto em relação a Deus quanto em relação aos anjos.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
É importante que você aproveite a introdução da aula para mostrar a
classe que o ser humano é um ser integral, ou seja, global. Use este trecho
para aprofundar essa reflexão: "Considerar o ser humano uma unidade
condicional resulta em várias implicações. Primeira: o que afeta um elemento do
ser humano afeta a pessoa inteira. A Bíblia vê a pessoa como um ser global, 'e
o que toca numa parte afeta a totalidade'. Em outras palavras, uma pessoa
portadora de doença crônica (no corpo) por certo terá afetadas as emoções e a
mente e até o canal da comunhão normal com Deus. Erickson observa: 'O cristão
que deseja ter saúde espiritual dedicará atenção a questões tais como a dieta,
o repouso e o exercício’. De modo semelhante, a pessoa que sofre certas
pressões mentais poderá manifestar sintomas físicos ou até mesmo doenças
físicas" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.252).
II - AS
CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO
O
corpo humano tem as seguintes características: materialidade, visibilidade e
mortalidade.
1.
Materialidade.
Ao
contrário dos anjos - seres espirituais -, criados de uma só vez pela palavra
divina (Sl 33.6), o homem - ser material e físico - veio à vida a partir de uma
matéria já existente: a terra. Deus, pois, formou Adão, o primeiro genitor da
humanidade, do pó de nosso planeta (Gn 2.7). O mesmo pode-se dizer de Eva, que,
provinda do homem, possui a mesma substância deste (Gn 2.21,22). Desde a sua
criação, o ser humano vem reproduzindo-se e enchendo a terra (Gn 1.28; At
17.26).
2.
Visibilidade e tangibilidade.
Envolto
num corpo material, o ser humano pode ser visto e tocado. Aliás, a visibilidade
e a tangibilidade (aquilo que se pode tocar) foram as provas que o Senhor Jesus
apresentou a Tomé como evidências de sua ressurreição física (Jo 20.27). O
discípulo incrédulo só veio a convencer-se da verdade depois de ter visto e
tocado as feridas do Cordeiro de Deus (Jo 20.29).
3.
Mortalidade.
Apesar
de material, o corpo humano foi criado com a possibilidade de manter-se vivo
para sempre. Se não fosse o pecado, Adão e Eva estariam, hoje, entre nós (Gn
2.16,17). Mas, por causa de sua desobediência, morreram; o salário do pecado é
a morte (Gn 5.5; Rm 6.23). O apóstolo Paulo ensina, porém, que, quando do
arrebatamento da Igreja, o que é mortal revestir-se-á da imortalidade (1 Co
15.53,54). O homem, portanto, foi criado imortal. Ou seja: com a possibilidade
de viver para sempre, caso não houvesse pecado. Mas, quando recebemos a Jesus,
como nosso Salvador, passamos a desfrutar, desde já, a vida eterna (Jo 3.15).
Ele é Jesus Cristo, o Filho de Deus! Crer nisso depende a nossa eternidade.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
O
corpo humano tem as seguintes caracteristicas: materialidade, visibilidade e
mortalidade.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"Os escritores sagrados tinham uma ampla variedade de termos
relativos ao ’corpo'. Para os hebreus, ’carne' (basar, she'er) e ’alma'
(nepresh) podiam significar corpo (Lv 21.11; Nm 5.2, onde o significado
parece ser ’cadáver'). ’Força' (me'od) dizia respeito ao poder físico do
corpo (Dt 6.5). Os escritores do Novo Testamento mencionam a ’carne' (sarx,
que às vezes significava o corpo físico), a ’força' (ischus) do corpo
(Mc 12.30) ou, mais frequentemente, o ’corpo' (sõmo), que ocorre 137
vezes" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. Rio de janeiro: CPAD, 1996, p.246).
Ill -
ALMA, O NOSSO ELO COM O MUNDO EXTERIOR
Só
viremos a entender claramente a nossa natureza espiritual, se aceitarmos esta
proposição: espírito e alma são inseparáveis. A partir daí, veremos a alma como
a janela, através da qual acessamos o mundo exterior. Nesse sentido, a morte
física é a separação entre a alma e o corpo.
1.
Alma e espírito são inseparáveis.
Em
nosso ser, alma e espírito acham-se tão unidos, que somente a Palavra de Deus
pode alcançar-lhes a junção (Hb 4.12). Conforme veremos, a alma e o espírito
formam a nossa substância imaterial. E cada um deles tem uma função específica
em nosso ser.
2.
A alma é a janela para o mundo exterior.
Através
da alma, o ser humano se expressa e tem acesso ao mundo que o cerca. Para que
isso seja possível, a alma serve-se dos órgãos sensitivos (Lc 11.34). E, por
intermédio destes, o homem carnal deixa-se atrair pelas concupiscências da
carne e dos olhos (Tg 1.13,14; 1 Jo 2.16). Por isso, o Senhor decreta: "A
alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18.4). O pecado começa na alma e
contamina o espírito e o corpo. Por isso o apóstolo recomenda a completa
santificação de nosso ser (1Ts 5.23).
3.
A separação da alma e do corpo gera a morte.
A
morte ocorre quando a alma separa-se do corpo. É o que nos mostra a narrativa
da morte de Raquel, a esposa amada de Jacó (Gn 35.18). Saindo-lhe a alma, ela
morreu. Quando isso ocorre, a alma dos justos é recolhida ao lugar de descanso,
ao passo que a dos ímpios é aprisionada no inferno (Lc 16.20-31). Observe,
pois, que a alma (juntamente com o espírito) permanece consciente até a
ressurreição do corpo. Enfatizamos que a alma e o espírito são inseparáveis;
são um único elemento de nossa imaterialidade.
SÍNTESE
DO TÓPICO III
A
alma é a janela para o mundo exterior. Sua separação do corpo gera a morte.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"Quanto a alma, o termo primário dos hebreus era nepresh,
que ocorre 755 vezes no Antigo Testamento. Mais frequentemente, esse termo
abrangente significa meramente ’vida', ’próprio-eu', ’pessoa' (Is 2.13; 1 Rs
19.3; 3r 52.28). Quando usado nesse sentido amplo, nepresh descreve o
que somos: almas, pessoas (neste sentido, não ’possuímos' alma ou
personalidade). Às vezes nepresh podia significar a ’vontade' ou
‘desejo’ de uma pessoa (Gn 23.8; Dt 21.14). Ocasionalmente, porém, destaca
aquele elemento nos seres humanos que possui vários apetites: a fome física (Dt
12.20), o impulso sexual (Jr 2.24) e o desejo moral (Is 26.8,9), no Antigo
Testamento" (HORTON, Stanley (Ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.246).
IV- O ESPÍRITO
E O NOSSO CONTATO COM DEUS
o
espírito humano, por ser o elo entre o corpo e Deus, é a sede de nossa comunhão
com o Pai Celeste. Na Bíblia, espírito e alma são tomados, às vezes, como
sinônimos.
1.
O que é o espírito.
Em
termos simples, o espírito compõe, juntamente com a alma, a parte imaterial do
ser humano. Embora distintos um do outro, não podem separar-se; somente a
Palavra de Deus, como já vimos, é capaz de alcançar a divisão entre ambos (Hb
4.12). Em virtude de suas faculdades, o espírito humano atua como a sede de
nossas afeições espirituais (Sl 77.3,6).
2.
O elo entre o nosso corpo e Deus.
É
por meio de nosso espírito que nos comunicamos com Deus (Ap 1.10). Foi em seu
espírito, portanto, que João recebeu a revelação do Apocalipse. Paulo, no
serviço missionário, estava, no espírito, em comunhão com Deus e com os irmãos
(1 Co 5.4).
3.
A sede de nossa comunhão com Deus.
Através
de nosso espírito, temos experiências e encontros com Deus (Sl 143.4,7). Eis a
experiência do profeta (Is 26.9). Portanto, a verdadeira alegria divina
manifesta-se, em primeiro lugar, em nosso espírito, pois é neste que todo o
nosso ser consagra-se ao serviço divino (Sl 51.12; Rm 1.9). 0 nosso espírito
tanto fala em mistérios quanto ora (1 Co 14.2,14,16).
O
espírito também pode abrigar o orgulho e a soberba (Pv 16.18). Por isso, quando o ímpio falece, o seu espírito (e
também a alma, porquanto ambos são inseparáveis) é aprisionado até o julgamento
final (1 Pe 3.19).
SÍNTESE
DO TÓPICO IV
O
espírito é o elo entre o nosso corpo e Deus, é a sede da nossa comunhão com o
Altíssimo.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"O termo ruach é 'espírito', encontrado 387 vezes no
Antigo Testamento. Embora o significado básico seja 'ar em movimento', 'vento',
'sopro', 'hábito', ruach também denota 'a totalidade da consciência
imaterial do homem' (Pv 16.32; Is 26.9). Em Daniel 7.15, ruach está
contido no seu invólucro, o 'corpo'. J. B. Payne indica que tanto nepresh quanto
ruach podem partir do corpo na ocasião da morte e, mesmo assim, existir
num estado separado dele (Gn 35.18; Sl 86.13)" (HORTON, Stanley (Ed).
Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996,
p.247).
CONCLUSÃO
O
homem é um ser tanto físico quanto espiritual. Por essa razão, Deus requer
nossa completa e uniforme santificação (1 Ts 5.23). Temos de ser santos no
corpo, na alma e no espírito.
Jesus
morreu e ressuscitou, a fim de que sejamos santos em todo o nosso ser. E,
quando do arrebatamento da Igreja, apesar de nossas limitações, o Senhor nos
revestirá da imortalidade e da incorruptibilidade.
Busquemos
a santificação. Todo o nosso ser pertence a Deus. Somos o templo do Espírito Santo.
Aleluia!
PARA
REFLETIR
A respeito
de "A Natureza do Ser Humano", responda:
•Fale a respeito da
natureza de Deus.
Deus
é um ser simples; possui uma única natureza. Por essa razão, Ele foi definido,
pelo próprio Filho, como sendo espirito (Jo 4.24).
•Por que o homem é um
ser composto?
Os
seres humanos possuem uma natureza, que pode ser descrita como dupla: uma
física (o corpo) e uma espiritual (a alma e o espírito).
•A alma e o espirito
podem ser separados?
Discorra
sobre o assunto. Em nosso ser, alma e espírito acham-se tão unidos, que somente
a Palavra de Deus pode alcançar-lhes a junção (Hb 4.12). Ambos têm de ser
vistos juntos; são inseparáveis.
•Onde fica a sede de
nossas afeições a Deus?
O
espírito humano, por ser o elo entre o corpo e Deus, é a sede de nossa comunhão
com o Pai Celeste.
•Como João foi
arrebatado para obter a revelação do Apocalipse?
Foi
em seu espirito, portanto, que João recebeu a revelação do Apocalipse.