Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Subsídios Lição 2: Somos Cristãos Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo? Subsídios...
Lição 11: As Consequências do Pecado de Davi
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Lições Bíblicas do 4° trimestre de 2019 -
CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 15 de Dezembro de 2019
“Agora,
pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e
tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.” (2 Sm 12.10)
VERDADE
PRÁTICA
O
pecado é destruidor. O seu alvo é sempre desviar o homem da comunhão com Deus,
levando-o a um estado de depravação espiritual e moral.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda – Rm 6.23
O pecado gera morte
Terça – Hc 1.13
Deus não tolera o pecado
Quarta – 1 Jo 1.7
O pecado só pode ser apagado pelo sangue de Jesus
Quinta – 1Tm 6.10
O pecado é a transgressão da lei divina
Sexta – 1 Jo 5.18.19
O pecado ofende a Deus
Sábado – Ez 33.12
Quem peca pagará pelos seus pecados
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
2 Samuel 12.1-15
1
- E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, entrando ele a Davi, disse-lhe: Havia numa
cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2
- O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas;
3
- mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que
comprara
e criara; e ela havia crescido com ele e com seus filhos igualmente; do seu
bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como
filha.
4
- E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e
das suas vacas para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira
do homem pobre e a preparou para o homem que viera a ele.
5
- Então, o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e
disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.
6
- E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa e porque
não se compadeceu.
7
- Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR, Deus de
Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;
8
- e te dei a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teu seio e
também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto é pouco, mais te
acrescentaria tais e tais coisas.
9
- Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus
olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua
mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
10
- Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me
desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.
11
- Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e
tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual
se deitará com tuas mulheres perante este sol.
12
- Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o
Israel e perante o sol.
13
- Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também
o SENHOR traspassou o teu pecado; não morrerás.
14
- Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos
do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
15
- Então, Natã foi para sua casa. E o SENHOR feriu a criança que a mulher de
Urias dera a Davi; e a criança adoeceu gravemente.
OBJETIVO
GERAL
Esclarecer
que o pecado tem o alvo de desviar o homem da comunhão com Deus e levá-lo a um
estado de depravação espiritual e moral.
HINOS
SUGERIDOS: 73, 373, 443 da Harpa Cristã
Veja o Subsídio
Bíblico no vídeo
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
Conceituar o
pecado no Antigo e no Novo Testamento;
Mostrar a
repreensão do profeta Natã ao rei Davi;
Elencar
as
consequências do pecado de Davi.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
O pecado é uma violação à lei de Deus. Sua consequência imediata
na vida da pessoa que o pratica é culpa, bem como o castigo quanto a
consequência direta do ato iníquo. A doutrina bíblica do pecado é muito bem
vinda num contexto de relativismo moral que predomina no mundo atual. É
importante trazermos o ensino bíblico acerca da gravidade e das consequências
do pecado, mas ao mesmo tempo, ressaltar a misericórdia e a iniciativa de Deus
em perdoar ao pecador que se arrepende e deixa a prática pecaminosa. Só em
Cristo podemos vencer o poder do pecado!
INTRODUÇÃO
O
assunto desta lição mostrará o alto preço que Davi pagou e as consequências que
sofreu por causa dos pecados cometidos. A história de Davi nos ensina a não
brincar com o pecado. Não podemos arriscar ou desafiar o pecado, pois ele é
destruidor e seus resultados são trágicos. Por isso, o mais importante é viver
em santidade e confiar no sacrifício perfeito de Cristo, lembrando
permanentemente que Deus não tolera o pecado de quem quer que seja (Hc 1.13).
PONTO
CENTRAL
O pecado
tem o alvo de levar o homem ao estado de depravação espiritual e moral.
I – O
CONCEITO DE PECADO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO
1.
No Antigo Testamento.
No
Antigo Testamento, a palavra pecado tem diversos significados:
a)
errar o alvo, prática de imoralidade e idolatria (Êx 20.20; Jz 16.20; Pv 19.2);
b)
malignidade, perversidade (Gn 3.5; Jz 11.27);
c)
revolta, rebelião (2 Rs 3.5; Sl 51.13);
d)
iniquidade e culpa (Nm 15.30; 1 Sm 3.13);
e)
transgressão consciente (Lv 4.2);
f)
culpabilidade diante de Deus (Lv 4.13; 1 Jo 1.7);
g)
desviar-se do bom caminho (Nm 15.22; Sl 58.3).
2.
No Novo Testamento.
Quem
lê o Novo Testamento depara-se com diversos vocábulos usados pelos escritores
para definir a palavra pecado, que pode ser descrito da seguinte forma:
a) mal
moral (Mt 21.41; Rm 12.17; 1 Tm 6.10);
b) impiedade, incredulidade, herege ou
apóstata (Rm 4.5; 1 Tm 1.9; 1 Pe 4.18);
c) culpa (Mt 5.21,22; Tg 2.10);
d)
pecado propriamente dito, derivado da palavra grega hamartia (Rm 5.12; At 2.38;
Jo 1.29; 1 Co 15.3);
e) conduta comprometedora (Rm 1.18; Rm 6.13);
f) vida sem
lei, referindo-se aos transgressores (Mt 13.41; 1 Tm 1.9);
g) adoração falsa
(At 17.23);
h) engano (1 Pe 2.25; Mt 24.5,6; Ap 12.9);
i) pecado deliberado (Rm
5.15,20);
j) induzir os outros errarem por meio de falsos ensinos (Gl 2.11,21;
1 Tm 4.2).
Assim,
podemos perceber que o pecado é sempre maléfico. Suas ações são destruidoras em
todos os aspectos, principalmente em relação ao bom relacionamento com Deus.
Por isso, ao homem é melhor procurar, em Cristo, o perdão de todos os seus
pecados, a fim de estar sempre em comunhão com Deus.
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SÍNTESE
DO TÓPICO I
Tanto o
Antigo quanto o Novo Testamento demonstram que o pecado é a violação da Lei de
Deus.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO - PEDAGÓGICO
Para reforçar o ensino a respeito do conceito do pecado nas
Escrituras, ao introduzir o assunto em sua classe, leve em consideração a
seguinte definição: “Talvez a melhor definição do pecado seja encontrada em 1
João 3.4: ‘O pecado é iniquidade’. Seja o que mais o pecado for, ele é, no seu
âmago, uma violação da lei de Deus. E, já que ‘toda a iniquidade [gr. adikia,
literalmente ‘injustiça’] é pecado’ (1 Jo 5.17), toda injustiça quebra a lei de
Deus. Por isso, Davi confessa: ‘Contra ti, contra ti somente pequei’ (Sl 51.4;
cf. Lc 15.18,21)” (HORTON; Stanley (Ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.281).
II – A
REPREENSÃO DO PROFETA NATÃ AO REI DAVI
1.
Uma consciência morta.
Tudo
nos leva a crer que Davi não iria confessar seus pecados. Havia se passado um
ano, e para ele todas as coisas estavam normais, mas Deus não o deixaria
impune. Note o quanto a Bíblia é maravilhosa: ela não esconde o pecado de
ninguém. Esse procedimento, além de revelar a justiça divina, mostra que o
compromisso do Senhor é para com os que andam em sinceridade, não importando a
posição que exerçam, pois se pecarem, pagarão pelos seus pecados (Ez 33.12).
A
consciência do rei Davi estava morta. Foi necessária uma alegoria do profeta
Natã, relatando a ação de um homem rico, que, pela força, se apropriara da
cordeirinha única e amada de um pobre. O rico, apesar de possuir um grande
rebanho, recusou-se a lançar mão de suas muitas ovelhas. Davi se mostrou irado
com o procedimento do rico e, prontamente, queria condená-lo à morte.
2.
Mostrando a gravidade do seu pecado.
À
semelhança de Samuel e Elias, Natã age com energia e coragem para com Davi,
denunciando-lhes os gravíssimos pecados. Aliás, o indicativo “Tu és este homem”
foi como uma espada traspassando o coração do rei. Não poderia ser de outra
forma, pois Davi, além do adultério, cometera o crime de homicídio, envolvendo
outras vidas. Ele violou o Decálogo, que imperativamente diz para não adulterar
e não matar (Êx 20.13,14).
O
adultério é um tipo de relação sexual ilícita; é um pecado contra a família;
acontece primeiramente no coração (Mt 5.28), evidenciando a falta de pureza na
vida. Toda relação sexual antes e fora do casamento é proibida terminantemente
pela Bíblia. Não poderia haver suavidade para o pecado de Davi em relação ao
adultério, pois ele atingira uma família; e, no tocante à morte de Urias, tirou
injustamente a vida de um soldado honrado, leal e valente. Natã, portanto,
anunciou a desaprovação de Deus e a sentença de juízo que viria sobre o rei.
3.
Traindo a generosidade divina.
Natã, como porta-voz de Deus, disse tudo quanto
Ele havia feito com relação a Davi, citando cada benefício, um por um:
a)
livramento das mãos de Saul;
b) o reinado sobre Judá e Israel;
c) dentre muitos
outros privilégios (2 Sm 12.8). Mas Davi, o homem segundo o coração de Deus,
desprezara a generosidade de Deus (2 Sm 12.9).
Entretanto,
Davi reconheceu sua transgressão; sabia que havia pecado contra o Senhor.
Alguns de seus salmos revelam o sofrimento que ele passou por ter ocultado o
seu pecado, entristecendo profundamente o Espírito de Deus (Sl 32.3-5; 51.12).
Pela misericórdia divina, Davi foi perdoado, mas teve de arcar com as
consequências de seus pecados.
SÍNTESE
DO TÓPICO II
Diante de
uma consciência morta do rei Davi, o profeta Natã mostrou-lhe a gravidade do
seu pecado.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“As Escrituras descrevem muitas categorias de pecados. Podem ser
cometidos por incrédulos ou por crentes, sendo que estes dois grupos são
lesados pelos pecados e precisam da graça. Os pecados podem ser cometidos
contra Deus, contra o próximo, contra o próprio-eu ou contra alguma combinação
destes. Em última análise, porém, todo o pecado é contra Deus (Sl 51.4; cf. Lc
15.18,21). O pecado pode ser confessado e perdoado. Não sendo perdoado,
continuará exercendo o seu domínio sobre a pessoa. A Bíblia ensina que uma
atitude pode ser tão pecaminosa quanto um ato. Por exemplo, a fúria contra
alguém pode ser tão pecaminosa quanto o assassinato, e um olhar de
concupiscência, tão pecaminoso quanto o adultério (Mt 5.21,22,27,28; Tg
3.14-16). A atitude pecaminosa inutiliza a oração (Sl 66.18). O pecado pode ser
ativo ou passivo, ou seja, a prática do mal ou a negligência à prática do bem
(Lc 10.30-37; Tg 4.17). Os pecados sexuais físicos são lastimáveis para os
cristãos, porque abusam o corpo do Senhor na pessoa do crente e porque o corpo
é o templo do Espírito Santo (1 Co 6.12-20)” (HORTON; Stanley (Ed). Teologia
Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996,
pp.289,90).
Paulo
afirmou que o que semeia na carne colherá corrupção (Gl 6.8). Foi o que ocorreu
com Davi. Podemos enumerar alguns pontos dos males que vieram como consequência
de seus pecados: o primeiro, a perda do filho; o segundo, o escândalo sexual de
seu filho Amnon com a sua filha Tamar; o terceiro, o assassinato de Amnon; o
quarto, a tentativa de usurpação do trono, por Absalão, e o abuso público das
concubinas reais por este.
Davi
foi perdoado pela graça e pela misericórdia divinas, mas teve de arcar com as
consequências de seus pecados pelo restante de sua vida. É imperioso ao cristão
evitar o pecado, pois este traz sofrimento e deixa marcas indeléveis, naqueles
que o praticam, atingindo direta e indiretamente outras pessoas.
2.
Davi, o rei fraco no seu próprio lar.
Davi
foi um grande líder para Israel, mas um péssimo pai de família. Ele teve doze
esposas, dez concubinas, vinte e um filhos e uma filha (2 Sm 3.2-5; 5.13-16; 1
Cr 3.1-9; 14.3-7; 2 Cr 11.18). Observe que os três filhos de Davi que morreram
tragicamente − Amnom, Absalão e Adonias – eram seus sucessores imediatos. Lendo
1 Reis 1.6, pode-se compreender que parte da desestruturação da família de
Davi, segundo o texto, era culpa dele mesmo, pela maneira como conduzia os filhos.
A falta de aconselhamento e de disciplina fizeram com que os filhos dos três
nomes de destaque dos livros que ora estudamos − Eli, Samuel e Davi −, tivessem
grandes prejuízos morais e espirituais.
Nas
palavras de Paulo, o que governa bem a própria casa está preparado para assumir
grandes responsabilidades na Obra do Senhor, daí ser essa uma premissa
primordial para a vida do obreiro (1 Tm 3.4). Não adianta realizarmos grandes
conquistas eclesiásticas, ou financeiras, tendo um lar desestruturado.
SÍNTESE
DO TÓPICO III
O rei Davi
sofreu consequências de seus pecados tanto em sua vida familiar quanto em seu
reinado.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“O estudo das consequências do pecado devem considerar a culpa e
o castigo. Há vários tipos de culpa (heb. ’asham, Gn 26.10; gr. enochos, Tg
2.10). A culpa individual ou pessoal pode ser distinguida da comunitária, que
pesa sobre as sociedades. A culpa objetiva refere-se à transgressão real, quer
posta em prática pelo culpado, quer não. A culpa subjetiva refere-se à sensação
de culpa numa pessoa, que pode ser sincera e levar ao arrependimento (Sl 51; At
2.40-47; cf. Jo 16.7-11). Pode, também, ser insincera (com a aparência externa
de sinceridade), mas ou desconhece a realidade do pecado (e só corresponde
quando apanhada em flagrante e exposta à vergonha e castigada, etc.) ou
evidencia uma mera mudança temporária e externa, sem uma reorientação real,
duradoura e interna (por exemplo, Faraó). A culpa subjetiva pode ser puramente
psicológica na sua origem e provocar muitas aflições sem, porém, fundamentar-se
em qualquer pecado real (1 Jo 3.19,20)” (HORTON; Stanley (Ed). Teologia
Sistemática:Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.294).
CONCLUSÃO
Evitemos
o pecado a qualquer custo, pois ainda que aparentemente seja inofensivo, ele
sempre trará consequências gravíssimas. O adultério de Davi marcaria sua vida
para sempre, mesmo depois de perdoado. Isso porque o preço do pecado é
demasiado alto; seus frutos geram a morte. A desobediência a Deus e a crueldade
para com Urias seriam pagas por meio da dor e do sofrimento da própria família
do rei.
PARA
REFLETIR
A respeito
de “As Consequências do pecado de Davi”, responda:
1.
Qual o conceito do pecado em nosso vocabulário?
Culpa,
transgressão, vício, maldade, crueldade, erro, pena são palavras que podem ser
entendidas como pecado em nosso vocabulário.
2.
Cite pelo menos três conceitos do pecado no Antigo Testamento?
a)
Pecado no sentido de errar o alvo, prática de imoralidade e idolatria (Êx
20.20; Jz 16.20; Pv 19.2); b) Pecado no sentido de malignidade, perversidade
(Gn 3.5; Jz 11.27); c) Pecado no sentido de revolta, rebelião (2 Rs 3.5; Sl
51.13).
3.
Cite pelo menos três conceitos do pecado no Novo Testamento?
a)
Pecado como mal moral (Mt 21.41; Rm 12.17; 1 Tm 6.10); b) pecado como
impiedade, sem fé, herege ou apóstata (Rm 4.5; 1 Tm 1.9; 1 Pe 4.18); c) pecado
como culpa (Mt 5.21,22; Tg 2.10).
4.
O que fez o profeta Natã para despertar a consciência morta do rei Davi?
Foi
necessária uma alegoria do profeta Natã relatando a ação injusta do rico em que
se apropriou da cordeirinha do pobre, que tanto a amava, tendo o rico um grande
rebanho que manteve intacto.
5.
O que é imperioso para o cristão?
É
imperioso ao cristão evitar o pecado, pois ele traz sofrimento e deixa marcas
indeléveis naqueles que o praticam, atingindo assim, outras pessoas.
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