Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD

Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo

Lição 4 - A Mordomia da Família (Subsídio)

Subsídio bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 4 | Revista do 3° trimestre de 2019 | Fonte: E-book Subsídios EBD Vol. 17 | Acesse aqui a continuação.

Introdução
Logo no primeiro livro da Bíblia Sagrada vemos que a família é uma instituição do próprio Deus (Gn 2.24,25; Mc 10.7). Deus criou a família para ser um centro de comunhão entre homem e mulher e os filhos gerados dessa relação. A família seria um núcleo irradiador das bênçãos divinas e realizações humanas. O trabalho (Gn 2.15), a subsistência (Gn 1.29,30), o lazer (Gn 2.1-3), o prazer e procriação (Gn 1.28), e os papéis sociais dos membros da família (Gn 2.24), estavam interligados harmoniosamente com o propósito do Criador. Deus vira que não era bom que o homem estivesse só (Sl 68.6), e, por isso, criou-lhe a família (Gn 2.18).

Como mordomos da família, cabe a cada um de seus membros fazer a sua parte a fim de promover a felicidade, a integridade e o fortalecimento da união familiar.


I – DEVERES DO MARIDO

O marido é a cabeça (Ef 5.23) e isso significa que é dever do marido cuidar das necessidades da família. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel (1 Tm 5.8)”.











MARIDO


DEVERES
Fundamentação bíblica

1) Amar a esposa

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela (Ef 5.25).
2) Não tratar a esposa com grosseria

Maridos, cada um de vós ame sua esposa e não a trate com grosseria (Cl 3.19 – JKA).


3) Está atento as necessidades da esposa
Vocês, maridos, devem ser cuidadosos , estando atentos às necessidades delas e respeitando-as como o sexo mais frágil; lembrando-se que vocês e suas esposas são companheiros em receber as bênçãos de Deus, e se não as tratarem como devem, as orações de vocês não terão uma resposta pronta (1 Pe 3.7 – BV).

4) Não trair a esposa

Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério.” Eu, porém, lhes digo: todo o que olhar para uma mulher com intenção impura, já cometeu adultério com ela no seu coração (Mt 5.27,28 – NAA).

II – DEVERES DA ESPOSA








Esposa


DEVERES
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA

1) Sujeição ao marido

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR (Ef 5.22).

2) Respeitar o marido
No entanto, também quanto a vocês, que cada um ame a própria esposa como a si mesmo, e que a esposa respeite o seu marido (Ef 5.33 – NAA).

3) Ajudar o marido

O SENHOR Deus disse ainda:
— Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele (Gn 2.18 – NAA).

4) Ter um espírito manso e tranquilo 
[...] mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus (1 Pe 3.4 – NAA).




III – DEVERES DOS FILHOS



Filhos


DEVERES
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA

1) Obedecer aos pais

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo (Ef 6.1 - NAA).

2) Horar os pais
“Honre o seu pai e a sua mãe”, que é o
primeiro mandamento com promessa, 3 “para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra” (Ef 6.2 – NAA).






Ø Os pais em relação aos filhos:

ü Filhos devem ser prioridade na vida dos pais
ü Invista neles com tempo com qualidade
ü Ame-os e creia neles
ü Sinta prazer com eles
ü Espere algo deles
ü Compreenda-lhes
ü Seja-lhes sincero
ü Faça elogios
ü Ministre disciplina com sabedoria
ü Ore com e por eles

Para continuar a leitura, Acesse Aqui para adquirir