Lições Bíblicas do 3° trimestre de 2019 - CPAD | Classe: Adultos
| Data da Aula: 25 de Agosto de 2019.
TEXTO ÁUREO
"Portanto,
vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o
tempo, porquanto os dias são maus." (Ef 5.15,16)
VERDADE PRÁTICA
Não
se pode recuperar o tempo perdido; por isso, é indispensável aproveitar
diligentemente o tempo que Deus nos concede.
LEITURA DIÁRIA
Segunda
- Is 57.15: Deus habita na eternidade
Terça
- Jo 1.1,2: No princípio o Verbo estava com Deus
Quarta
- 2 Pe 3.8: Mil anos como um dia
Quinta
- Ec 3.1: Há um tempo para todo o propósito
Sexta
- Os 10.12: É tempo de buscar ao Senhor
Sábado
- 2 Tm 4.2: Pregando a tempo e fora de tempo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Eclesiastes 3.1-8
1 - Tudo tem o seu tempo determinado, e há
tempo para todo o propósito debaixo do céu:
2 - há tempo de nascer e tempo de morrer;
tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
3 - tempo de matar e tempo de curar; tempo
de derribar e tempo de edificar;
4 - tempo de chorar e tempo de rir; tempo
de prantear e tempo de saltar;
5 - tempo de espalhar pedras e tempo de
ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;
6 - tempo de buscar e tempo de perder;
tempo de guardar e tempo de deitar fora;
7 - tempo de rasgar e tempo de coser;
tempo de estar calado e tempo de falar;
8 - tempo de amar e tempo de aborrecer;
tempo de guerra e tempo de paz.
HINOS SUGERIDOS: 208,
224,484 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Conscientizar
de que o tempo não pode ser desperdiçado, mas aproveitado diligentemente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Conceituar o
tempo;
Salientar a
mordomia do tempo;
Mostrar como
aproveitar o tempo.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Não podemos jamais recuperar o tempo perdido. Sua perda traz-nos
frustração, prejuízos e violação da boa disciplina e ordem da vida. Ao longo
das Sagradas Escrituras, vemos que Deus valorizou o tempo na vida do seu povo.
Não por acaso, na Lei, Ele orientou o povo a disponibilizar o tempo para o
trabalho, para o descanso e para a família.
Numa época em que muitos trabalham várias horas por dia,
precisamos resgatar o conceito bíblico de tempo e procurar o máximo vivê-lo com
diligência, de modo que o Senhor nosso Deus seja glorificado. Precisamos remir
o tempo!
PONTO CENTRAL
Devemos aproveitar o tempo diligentemente.
INTRODUÇÃO
Segundo
a Bíblia, a origem do tempo está na intervenção de Deus ao criar o planeta
Terra e o ser humano. No plano original, o ser humano foi criado para viver
infinitamente. Mas, após a Queda, ele perdeu o direito à imortalidade e passou
a experimentar um relacionamento finito com o tempo, onde passado, presente e
futuro trazem a dimensão temporal da vida ter
rena.
Assim, o ser humano percebe que sua existência é efêmera. Portanto, nesta lição
estudaremos o conceito de tempo, sua mordomia e proveito.
I - CONCEITOS IMPORTANTES
1. A
palavra tempo.
Tempo
significa "série ininterrupta e eterna de instantes. Medida arbitrária da
duração das coisas. Época determinada". Ele "é a duração dos fatos, é
o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as
semanas, os séculos etc". Nesse sentido, a palavra tempo pode ter
significados variados, dependendo do contexto em que é empregada. 0 tempo
também é sinônimo de época, período, prazo, tempo musical, tempo verbal etc.
2. O tempo na Bíblia e na
Teologia.
Deus
criou o tempo. Ele o formou com o objetivo de estabelecer ciclos para suas
obras criadas (Gn 1.14). Nesse aspecto, o homem também buscaria o seu Criador
no tempo (At 17.26,27). Assim, sem a dimensão do tempo, o homem não compreenderia
sua origem, começo, nem muito menos, o conceito de "eternidade".
A
Bíblia emprega significados variados, sentidos reais e metafóricos, do tempo.
Vejamos:
2.1.
No princípio - a eternidade.
No
Gênesis, o livro das origens de todas as coisas, o primeiro-capítulo inicia dizendo:
"No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gn 1.1). No hebraico, a
expressão "no princípio" é bereshit,
“princípio de tudo". A maioria dos estudiosos da Bíblia concorda que esse
"princípio" é indefinido, pois é o "tempo de Deus", ou o
seu kairós. João 1.1,2 expressa esse
mesmo princípio.
2.2.
Yom.
A
palavra hebraica que corresponde ao dia natural de 24 horas. Ou seja, cada dia
da semana, do mês, do ano. É o dia a dia no qual Deus nos concede viver. A
mordomia do tempo insere-se nesse tempo de Yom, o dia natural.
2.3.
Chronos.
É
o termo grego para "tempo", que pode ser medido, contado e definido.
Na teologia é considerado o "tempo do homem", isto é, o tempo
cronológico. Além de incluir o "dia" de 24 horas, também refere-se a
semanas, meses, anos, décadas etc. É o tempo que pode ser medido, dividido,
analisado ou estudado. Nesse sentido, o salmista escreveu: "Ensina-nos a
contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio" (Sl
90.12,14).
2.4. Kairós.
É
"o tempo de Deus", que só pode ser definido por Ele mesmo. O apóstolo
Pedro revelou que, para Deus, o tempo não pode ser avaliado com as mesmas
categorias humanas de medição: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que
um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia" (2 Pe
3.8-grifos meus). Jesus também ensinou que não se pode definir o tempo de Deus
(Kairós)'. "E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações
que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder" (At 1.7).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O
termo "tempo" remete-nos a duração das coisas, época determinada e
sucessão de períodos.
II - A MORDOMIA DO
TEMPO
1. Remindo o tempo.
O
tempo é o único bem que não podemos recuperar. Por isso, a Palavra de Deus
exorta-nos: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas
como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus" (Ef 5.15,16).
Segundo o relatório "2018 Global Digital", o Brasil está entre os três países do mundo em
que a população passa, em média, mais de nove horas do dia navegando na
Internet. É um dos dois únicos países onde o tempo médio diário, gasto nas
redes sociais, supera as três horas e meia, portanto, bem acima da média
mundial. Remir o tempo significa não desperdiçá-lo.
2. Contar o tempo. O sal.mista escreveu:
"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração
sábio" (Sl 90.12). Será possível contar os dias? Entender que são
Limitados, finitos e terrenos é conscientizar-se do nosso limite humano. Não
somos, pois, seres infinitos. Nosso Senhor declarou assim: "Não vos
inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si
mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mt 6.34). Aprendamos, pois, contar o
tempo que Deus nos deu!
3. Â prestação de contas. Um dia nos
apresentaremos diante de Deus, a fim de prestar contas dos bens espirituais e
materiais que Ele nos concedeu. Tudo o que administramos com relação ao nosso
corpo - as faculdades físicas e emocionais -, daremos conta a Deus. Sim, o
Criador nos cobrará acerca do que fizemos com o nosso tempo.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A
mordomia do tempo envolve o seu proveito diligente e a prestação de contas a
Deus pelo uso.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"TEMPO E TEMPO
Deus nos deu o tempo. Ele não vive no tempo. O tempo é nosso, da
humanidade. É um dom de Deus a cada ser humano. Ora, se o tempo é um dom que
Deus nos concedeu, concluímos que, como dom, devemos saber como administrá-lo.
Deus nos cobra por tudo que fazemos de errado, inclusive a má administração do
nosso tempo. Por isso o apóstolo Paulo disse: 'Remindo o tempo porquanto os
dias são maus'.
Existem muitas pessoas as quais pensam que o tempo é de Deus. De
certa forma, estão certas. Quem criou esta dimensão e nos colocou nela foi
Deus. Mas Deus fez o tempo para nós. O tempo é nosso. 0 tempo é dádiva, é
próprio da humanidade. Ela deve saber como aproveitá-lo, como usufruir dele o
máximo que puder, sem erros; se não desvalorizará as suas próprias almas.
Pensemos nisso um pouco mais e no sentido da
individualidade" (DANIEL, Silas. Reflexões sobre a Alma e o Tempo: Uma
teologia de chronos e kairós. Rio de janeiro: CPAD, 2001, p.124).
III - COMO APROVEITAR
BEM O TEMPO
1. Use o tempo para Deus.
O
crente e, especialmente, os obreiros, precisam reservar tempo para Deus. São
momentos da vida devocional diária, oração e estudo Palavra, que não podem faltar
em nossa vida piedosa.
1.1.
Na oração.
Na
Bíblia, os homens de Deus que se destacaram na vida devocional sempre deram
valor à oração, (a) Davi e Daniel oravam três vezes ao dia (Sl 55.16,17; Dn
6.10,11); (b) Jesus orava diariamente (Mt 26.41-44). Ou seja, o ensino acerca
de uma vida vigorosa de oração permeia as Escrituras.
1.2. Na leitura da Palavra.
A
Bíblia declara que Davi tinha prazer em ler a Palavra de Deus (Sl 119.97) e
escondê-la em seu coração (Sl 119.11). Todo crente que ama a Deus tem prazer em
meditar na palavra divina. 0 obreiro do Senhor precisa ler e estudar a Bíblia
diariamente para a edificação pessoal, bem como o preparo na doutrina, ensino,
exortação, orientação e advertências a Igreja de Cristo.
O apóstolo Paulo exortou a
Timóteo a cuidar de si mesmo em primeiro Lugar (1 Tm 4.16). O
apóstolo João desejou ao destinatário de sua terceira carta que tudo fosse bem
em toda as coisas (3 Jó 1.2). Assim, além de cuidar da vida espiritual, a
Palavra de Deus mostra que é importante cuidar da parte emocional, buscando o
equilíbrio interior, que tanto beneficia a mente e o corpo.
3. Use tempo para sua família.
Há líderes que têm tempo para a igreja, para
viagens, seminários, conferências e convenções, mas deixam sua família em
segundo ou terceiro planos. Há casos de casamentos destruídos por falta de
valorização do cônjuge para com a sua família. Ora, não podemos deixar de
priorizá-la.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O
nosso tempo deve ser direcionado a Deus, a você mesmo e sua família.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"APROVEITE
CORRETAMENTE O SEU TEMPO
[...] Quando o tempo é bem aproveitado, ele se torna
satisfatoriamente extenso para os que o achavam curto por ser veloz e
prazerosamente veloz para quem não gostava dele por achá-lo extenso.
Uma indagação interessante e oportuna seria: 'Como aproveitar
bem o meu tempo?' A resposta óbvia seria: fazendo o que gosto e o que me faça
progredir.
Fazer o que não gostamos é ruim demais. Quando faço o que não
gosto, faço malfeito e perco o meu tempo, angustio a vida. Todavia, se doso bem
o tempo medido com o tempo vivido, e este último é vivenciado intensamente no
que gosto de fazer, tudo se encontra no seu devido lugar e não há mais
insatisfação.
Existe ainda uma contraposição: não é verdadeira a afirmativa de
que há coisas que fazemos e devemos fazer mesmo sem gostar? Sim, por causa da
necessidade. Primeiro a obrigação (no sentido de dever, mesmo que sem prazer);
depois os trabalhos que eu gosto de fazer (dever com prazer ou coisas que são
boas para mim, mesmo que não sejam tão imprescindíveis) e, por fim, o lazer.
Quando não seguimos essa regra, a relação entre tempo medido e tempo vivido não
é satisfatória" (DANIEL, Silas. Reflexões sobre a Alma e o Tempo: Uma
teologia de chronos e kairós. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.134).
CONCLUSÃO
Após
a Queda, o homem passou a experimentar as agruras e os pesares da ação do
tempo. Veio a envelhecer, enfermar-se e, finalmente, morrer. Mas, agora, em
Cristo, somos exortados a remir o tempo, aproveitando-o de modo a glorificar a
Deus e a honrá-lo enquanto estivermos na Terra, com os nossos olhos voltados
para "Sião". Ali, junto ao Pai Celeste e ao Cordeiro, desfrutaremos
plenamente da vida eterna. A morte não terá poder sobre nós.
PARA REFLETIR
A respeito de "A Mordomia do Tempo"
responda:
1) Qual é o significado do
tempo chronos?
É
o tempo que pode ser medido, contado e definido.
2) Qual é o significado do
tempo designado Kairós?
É
“o tempo de Deus", que só pode ser definido por Ele mesmo.
3) O que é remir o tempo,
segundo a lição?
Remir
o tempo significa não desperdiçá-lo.
4) Quartas vezes Davi e Daniel
oravam por dia?
Três
vezes.
5) Qual foi exortação de Paulo
a Timóteo?
O
apóstolo Paulo exortou a Timóteo a cuidar de si mesmo em primeiro lugar (1 Tm
4.16).