Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 7: O Lugar Santo (Subsídio)
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Subsídio
bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 7 | Revista do 2° trimestre de 2019 | Fonte:
E-book Subsídios EBD Vol. 16
| Acesse
aquia continuação.
Introdução
Dentro
do Tabernáculo, havia duas áreas separadas por um véu: o Lugar Santo e,
separado deste lugar e oculto por um véu no qual estava bordado querubins,
ficava o Lugar Santíssimo, o santuário interior que abrigava a arca da aliança
(Êx 26.31-34 - NAA).
I – O LUGAR SANTO DO
TABERNÁCULO
1. O que era o Lugar
Santo?
A
parte da Tenda da Presença de Deus e do Templo em que ficavam a mesa dos pães
oferecidos a Deus, o candelabro e o altar sobre o qual os sacerdotes ofereciam
incenso todos os dias. (Êx 26.35; Hebreus 9.2).
A
mesa dos pães da proposição e o candelabro de ouro ficavam no Santo Lugar; o
altar do incenso era o terceiro mobiliário que completava o Santo Lugar e
ficava em frente ao véu. O candelabro situava-se na lateral sul do Santo Lugar,
ao passo que a mesa ficava na lateral norte. A porta do tabernáculo era uma
cortina fabricada em tecido semelhante ao do véu, mas suspensa por cinco
colunas de madeira de acácia revestidas de ouro e apoiadas em bases de bronze.
2. A mesa dos pães da
proposição
Sobre
a mesa eram colocados doze pães (v. 30) representando as doze tribos de Israel.
Além disso, ali ficavam vários utensílios de ouro como pratos, recipientes e
taças.
A
simbologia dos pães
ØOs pães
representavam a presença do Senhor como o sustentador de Israel na sua vida
em geral (Lv 24.5-9; Is 63.9).Aponta
para Cristo, o Pão da Vida (Jo 6.35,48; Mt 26.26-29; 1 Co 10.16).A mesa dos pães nos convida a nos alimentarmos da
Palavra de Deus.
ØA presença dos doze
pães no Lugar Santo servia para lembrar os sacerdotes de que estavam servindo
às doze tribos de Israel, ao povo escolhido de Deus.
ØJesus, o pão da Vida
"Eu
sou o pão da vida (João 6.35)" é a primeira das sete declarações "Eu
sou” proferida por Jesus, e contidas no Evangelho segundo João. Cada uma delas
ressalta um aspecto importante do ministério pessoal de Jesus. As outras são:
"Eu sou a luz do mundo" (Jo 8.12), "Eu sou a porta" (Jo
10.9), "Eu sou o bom Pastor" (Jo 10.11,14), "Eu sou a
ressurreição e a vida" (Jo 11.25), "Eu sou o caminho, e a verdade, e
a vida" (Jo 14.6), "Eu sou a videira" (Jo 15.1,5). A declaração
"Eu sou o pão da vida" informa-nos que Cristo é o sustento que nutre
a nossa vida espiritual.
ØA Palavra de Deus como pão espiritual
(Mt 4.4)
“Jesus, porém, respondeu:
— Está escrito:
“O ser humano não viverá
só de pão, mas de toda palavra que procede
da boca de Deus (Mt 4.4 –NAA).”
A arma que Jesus usou para vencer o diabo foi a
Palavra de Deus. As três citações bíblicas que Jesus usou para vencer o
tentador foram extraídas do livro de Deuteronômio (Dt 8.3; 6.16; Dt 6.13).
Jesus desferiu três golpes no Inimigo, usando a “espada do Espírito, que é a
Palavra de Deus” (Ef 6.17).
3. O candelabro
[castiçal] (Êxodo 25.31-40; 37.17-24)
Um candelabro. A menôrâ, que se tomou hoje um símbolo de Israel
(versões antigas usam a palavra “candeeiro”). Este candelabro tinha uma função
prática: ao tempo de Eli, ainda se costumava acender uma “lâmpada” no santuário
(1 Sm 3.3). Havia dez candelabros no grandioso Templo de Salomão (2 Cr 4.7).
Um
dos objetos mais ornados do tabernáculo, o candelabro (o castiçal) era feito de
ouro puro e se constituía de um eixo vertical, de cujos lados saiam três canas
que se estendiam acima em pares. A tradição judaica afirma que esse castiçal
tinha 1,5m de altura e 1m de largura. Ele ficava no lado sul da primeira sala,
também chamada de Lugar Santo.
a) Instruções para fazer o candelabro
Faça
um candelabro de ouro puro. A sua base e a sua haste deverão ser de ouro
batido. As flores que enfeitarão o candelabro, com os seus botões e as suas
pétalas, formarão uma só peça com ele. Dos seus lados sairão seis braços, três
de um lado e três do outro. Cada um dos seis braços deverá ter três flores com
o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. A haste
do candelabro deverá ter quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com
os seus botões e as suas pétalas. Debaixo de cada um dos três pares de braços
deverá haver um botão de amendoeira. Os botões, os braços e o candelabro
deverão formar uma só peça de ouro puro batido.Faça sete lamparinas para o candelabro e coloque-as na parte de cima, de
maneira que iluminem a frente dele. As tesouras de cortar os pavios das
lamparinas e os cinzeiros deverão ser de ouro puro. Use trinta e quatro quilos
de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanham. E tenha
o cuidado de fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte (Êx
25.31-40 – NTLH).
b) O lugar do candelabro
Ponha
a tampa na arca da aliança, no Lugar Santíssimo. Fora do Lugar Santíssimo ponha
a mesa no lado norte da Tenda e coloque o candelabro no lado sul (Êx 26.34,35 –
NTLH).
Uma
vez que não era possível deixar entrar a luz natural externa, O candelabro de
ouro era a única fonte de luz no Lugar Santo. Sem ele, os sacerdotes não
poderiam realizar seus vários ministérios. Deus quer que ofereçamos a ele
adoração inteligente e não ignorante (Jo 4.19-24; At 17.22-31; Rm 1.18- 25), e,
para isso, precisamos da luz da Palavra de Deus para nos guiar (SI 119.105,
130; Pv 6.23).
c) A simbologia do candelabro
O candelabro (Êx
37.17-24) é o segundo dos três itens no lugar santo; como as outras peças do
tabernáculo, ele é feito de ouro puro (Êx 25.31). A lâmpada fornece luz dentro
do tabernáculo, e os sacerdotes serão instruídos a mantê-lo queimando
regularmente (Êx 27.20-21; Lv 24.1-4). Ele representa Cristo
como a luz do mundo (Mt 5.14-16; Jo 1.4-9; 3.19-21; 8.12; 9.5; Ap 1.12,13,20).
4. O altar do incenso
a) Instruções para
fazer o Altar de Incenso
O SENHOR Deus disse a Moisés:
— Faça também um altar
de madeira de acácia para queimar incenso em cima dele. Esse altar será
quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de comprimento por quarenta e
cinco de largura; e terá noventa centímetros de altura. Nos quatro cantos haverá
pontas, que
formarão uma só peça
com o altar. A tampa, os quatro lados e as pontas deverão ser revestidos de
ouro puro. E ponha um remate de ouro em volta do altar. Ponha também duas
argolas de ouro debaixo
do remate, uma de cada
lado. Por dentro dessas argolas passarão os cabos com que se carregará o altar.
Esses cabos deverão ser feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. Ponha
o altar em frente da cortina que ficará diante da arca da aliança. Ali eu me
encontrarei com você. De manhã, quando Arão for cuidar das lamparinas, ele
queimar incenso cheiroso (Êx 30.1-7 – NTLH).
b) A simbologia do
Alta
Sobre esse altar, os
sacerdotes queimavam incenso toda manhã e ao crepúsculo da tarde. Esse ritual
simbolizava a obra intercessora de Cristo a nosso favor (Hb 7.25; 9.24; Rm
8.34).
Na Bíblia, queimar
incenso, com frequência, é uma imagem da oração. "Suba à tua presença a
minha oração, como incenso" (SI 141.2), orou Davi, e João viu os anciãos
no céu com "taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos
santos" (Ap 5.8; ver 8.3, 4).1 Sempre que o sacerdote queimava incenso,
era um chamado para que o povo tivesse um tempo de oração (Lc 1.8-10).
c) O fogo do Altar de
Incenso
O fogo para o altar do
incenso vinha do altar de Bronze, em que eram oferecidos os sacrifícios a Deus
(Lv 16.12, 13; Nm 16.46). Isso indica que a verdadeira oração deve Basear-se na
obra de Cristo na cruz e em nossa completa consagração a Deus.
Para continuar a leitura, Acesse Aquipara adquirir