Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 6 - A Mordomia da Adoração
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Lições Bíblicas do 3° trimestre de 2019 - CPAD | Classe: Adultos
| Data da Aula: 11 de Agosto de 2019.
TEXTO ÁUREO
"Mas
a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em
espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (Jo
4.23)
VERDADE PRÁTICA
Deus procura os verdadeiros adoradores, e não as
celebridades.
LEITURA DIÁRIA
Segunda
- Mt 2.11: Os magos prostraram-se diante de Jesus
Terça
- Jo 4.20-24: O Pai busca os verdadeiros adoradores
Quarta
- Rm 12.1: O culto racional
Quinta
-1 Co 6.20: Glorificando a Deus no corpo e no espírito
Sexta
- Sl 96.9: Adorando na beleza da santidade
Sábado-Mt
26.39: Jesus prostrou-se em oração diante do Pai
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 4.19-26
19- Disse-lhe a mulher. Senhor, vejo que és
profeta.
20- Nossos pais adoraram neste monte, e vós
dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21- Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a
hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22- Vós adorais o que não sabeis; nós
adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
23-
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em
espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24- Deus é Espírito, e importa que os que o
adoram o adorem em espírito e em verdade.
25- A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias
(que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26- Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo
contigo.
HINOS SUGERIDOS:
51,124, 533 da Harpa Cristã
Ouça O HINO 51 – Clique No play
Ouça O HINO 124 – Clique No play
Ouça O HINO 533 – Clique No play
OBJETIVO GERAL
Mostrar que Deus procura os verdadeiros adoradores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Conceituar a
palavra Adoração;
II. Explicar como
adorar a Deus;
III. Pontuar
gestos e atitudes na adoração a Deus.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
O culto a Deus é o momento em que Ele se encontra com o seu povo.
Esse conceito tem fundamento no Antigo Testamento e é aprofundado por Jesus no
Novo Testamento. Aqui, a verdadeira adoração a Deus se realiza "em
espírito e em verdade". Assim, a adoração ao Pai está centrada na pessoa
bendita de Jesus Cristo. Nesse sentido, não é o ritualismo ou o simbolismo que
pauta a adoração, mas a pessoa de Jesus. Ele é o centro. Ele é o tudo. Ele é o
nosso salvador!
PONTO CENTRAL
Deus procura os verdadeiros adoradores, e não as
celebridades.
INTRODUÇÃO
No
Antigo Testamento só se podia oferecer culto no Tabernáculo ou no Templo. No
Novo, e do ponto de vista espiritual, Jesus Cristo aprofundou o sentido de
adoração, conforme a narrativa do evangelista declara: "Mas a hora vem, e
agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em
verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (Jo 4.23). Nesta
lição, veremos que, diferente do Antigo Testamento, a mordomia da adoração no
Novo se realiza "em espírito e em verdade". Assim, a adoração não
está mais centrada no ritualismo ou no simbolismo da Antiga Aliança, mas em
Cristo.
I - O QUE É ADORAÇÃO
Adoração
vem do latim Adorationem. No sentido
etimológico significa "culto ou veneração que se presta a uma
divindade". Para o cristão, adoração é a veneração elevada que se presta
ao Deus Único, que subsiste em três pessoas distintas na Santíssima Trindade:
Pai, Filho e Espírito Santo.
1. No Antigo Testamento.
No
Antigo Testamento, a palavra hebraica shaha
ocorre mais de 100 vezes, e significa "curvar-se diante" ou
"prostrar-se diante" de Deus. Há ainda a palavra abad, que traz os sentidos de "adorar",
"trabalhar" ou "servir" a Deus (cf. 2 Rs 10.18-23). Essa é
a perspectiva de adoração da Antiga Aliança. O livro do Êxodo revela que Deus
mandou Moisés, Arão, Nadabe e Abiú, e os setenta anciãos, subirem ao monte e
inclinarem-se de longe como sinal de reverência e adoração ao Eterno (24.1).
2. No Novo Testamento.
O
Novo Testamento registra o verbo grego proskuneo
59 vezes. Ela significa "prostrar-se" ou "adorar" ou
"prestar homenagem a alguém" ou "venerar" ou "ser
reverente" ou "beijar a mão". Há também o verbo (prosekúnesa),
que passou a significar "prostrar-se como sinal de reverência",
"prestar homenagem". Nesse sentido, a narrativa da adoração dos magos
a Jesus fundamenta a perspectiva de adoração da Nova Aliança (Mt 2.2,11).
3. Outras palavras relativas a
adoração.
No
Novo Testamento, a palavra grega latreía
emprega o sentido de "serviço" de adoração no culto (Êx 12.25,26; Hb
8.5; 9.9; 13.10). Dessa palavra vem o termo idolatria, ou adoração a ídolos,
prática condenada por Deus. Há também a palavra leitourgia, ou liturgia, que significava serviço prestado em favor
do povo.
Atualmente,
a palavra liturgia refere-se à forma de organização do culto e seu
desenvolvimento. Cada denominação cristã tem uma "liturgia" em que a
adoração a Deus se destaca como a essência do culto.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Com
base no Antigo e no Novo Testamento, a adoração é a veneração elevada que se
presta ao Deus único e Criador.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Esse tópico tem o objetivo de explicar o conceito da palavra
"adoração". Para lhe ajudar nesse propósito, sugerimos que leve em
conta, quando da preparação de sua aula, o seguinte texto: o propósito da
adoração é estabelecer ou dar expressão a um relacionamento entre a criatura e
a divindade. A adoração é praticada prestando-se reverência e homenagem
religiosa a Deus (ou a um deus) em pensamento, sentimento ou ato, com ou sem a
ajuda de símbolos e ritos. [...] A adoração pura expressa a veneração sem fazer
alguma petição, e pressupõe a auto renúncia e a entrega sacrificial a Deus.
Estritamente falando, a adoração é a ocupação da alma com o próprio Deus, e não
inclui a oração por necessidades e ação de graças pelas bênçãos"
(Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.31).
II - COMO ADORAR A DEUS
1. "Em espírito e em
verdade".
Após
ouvir de modo atencioso e reverente a palavra de Jesus, a mulher samaritana
ficou impressionada e o reconheceu como profeta (Jo 4.19). Nosso Senhor declarou
duas coisas importantes sobre a verdadeira adoração. Primeiro, onde se deve
adorar a Deus; em segundo lugar, como se deve adorá-Lo.
1.1.Onde adorar a Deus?
Para
a mulher samaritana o lugar correto de adoração era o monte de Samaria. Mas
para os judeus, era Jerusalém. Entretanto, nosso Senhor revelou claramente que
chegaria um tempo em que o essencial da adoração não seria o lugar geográfico,
pois "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade,
porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que
os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (Jo 4.23,24).
1.2.A atitude do adorador.
Além
de adorar "em espírito", o cristão deve adorar "em verdade"
(Jo 4.24). Nem todo hino ou cântico ou apresentação musical é adoração a Deus.
Atualmente, a partir da influência do chamado "movimento gospel", as
músicas têm sido usadas de forma a exaltar "artistas" ou
"levitas". Isso é uma visão deturpada da adoração. Multidões se
ajuntam em templos, estádios ou praças, para assistirem "shows
gospel", onde a humildade e a contrição estão longe do propósito original
da adoração. Ora, a verdadeira adoração é "em espírito e em verdade",
e para a glória de Deus. Somente Ele é o centro da adoração!
2. Com o "culto
racional".
Paulo
escreveu aos cristãos de Roma acerca de apresentarmo-nos a Deus em sacrifício
vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional (Rm 12.1). O culto
racional significa cultuar a Deus "com razão de ser", motivados
espiritualmente, portadores de uma sinceridade profunda: "glorificai,
pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a
Deus" (1 Co 6.20).
O objetivo do culto racional é este:
"para
que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"
(Rm 12.2).
SÍNTESE DO TÓPICO II
Devemos
adorar a Deus “em espírito e em verdade", a partir de um “culto
racional".
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
"A Verdadeira adoração não tem a ver necessariamente com
canções, instrumentos, grupos musicais ou corais. A essência da adoração é uma
vida inteiramente ligada a Deus. É ter uma relação íntima com Ele. É falar,
pensar, agir, cantar e viver em total sintonia com sua vontade e sua Palavra (1
Sm 15.22). Adoração é viver com Ele, por Ele e para Ele. É em tudo glorificá-lo.
É ter o desejo constante de agradá-Lo, de fazê-Lo sorrir e de exalar um cheiro
suave e agradável ao Senhor em todo o tempo. É ser amante de Cristo, amá-Lo
pelo que Ele é, e não apenas pelo que Ele pode fazer.
[...] A adoração não está presa a rituais, nem a fórmulas, nem a
expressões esteriotipadas e pré-determinadas pelo tempo, estilo pessoal, ou
espaço. [...] A adoração deve envolver todo o nosso coração, a nossa alma, o
nosso entendimento e toda a nossa força (Mt 22.37)" (SILVA, Edvanderson.
Adoração sem Limites: Um coração aos pés de Cristo. Rio de janeiro: CPAD, 2012,
pp.20-21).
III - GESTOS E ATITUDES
NA ADORAÇÃO A DEUS
1.
Ajoelhar-se e prostrar-se.
São
gestos de profunda reverência diante de Deus. Salomão, na inauguração do
Templo, em Jerusalém, diante de todo o povo, se pôs de joelhos, adorando a
Deus: "Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração
e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se
levantou de diante do altar do Senhor" (1 Rs 8.54). Jesus prostrou-se
diante do Pai em súplica (Mt 26.39).
2. Louvar e Cantar.
Davi
introduziu o uso de instrumentos musicais, do cântico coral e congregacional no
culto a Deus. Ele mandou selecionar e preparar 4.000 cantores oficiais, que se
revezavam em turnos (1 Cr 23.5,6), acompanhados com instrumentos musicais e
dirigidos por 288 maestros (1 Cr 25.7). Na Igreja de Cristo, a adoração a Deus
também se expressa com cânticos e hinos de caráter espiritual. O apóstolo Paulo
nos exorta a praticar a verdadeira adoração de forma consciente e profunda:
"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria
ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos
espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração" (Cl3.16-grifo
meu).
3. Glorificar a Deus.
Ao
longo das Escrituras Sagradas, aprendemos que devemos glorificar a Deus com a
inteireza do nosso ser (1 Ts 5.23). Ora, se nós somos templo do Espírito Santo,
significa que Ele habita em nós, logo. Deus não aceita nada menos que o todo do
nosso ser, isto é, "vosso corpo" e "vosso espírito" (1 Co
6.19,20).
O
salmista lembra-nos de que a nossa adoração deve ser expressa da seguinte
maneira: “Oferece a Deus sacrifício de louvor e paga ao Altíssimo os teus
votos" (Sl 50.14). A Palavra de Deus nos ensina que quem oferece sacrifício
de louvor a Deus, o glorifica (Sl 50.23). É um privilégio glorificar a Deus e
apresentar-nos diante dEle.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Dentre
muitos gestos e atitudes que expressam a adoração estão o ajoelhar-se, o
prostrar-se, o louvar, o cantar, o glorificar a Deus.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
"Muitas coisas foram ditas sobre o que acontece quando somos
cheios com o Espírito - muitas coisas estranhas e controversas, de fato, Mas a
Palavra de Deus diz que quando o Espírito de Deus se faz presente em nosso
meio, começamos a cantar. Nós admoestamos uns aos outros com salmos, hinos e
cânticos espirituais. O verdadeiro cântico de adoração nasce, em primeiro
lugar, desta verdade: o Espírito Santo de Deus veio para viver em seus filhos.
Afinamos nossos corações para cantar seu louvor porque Ele é o Único que faz a
perfeita afinação.
Esta é a própria confirmação de que Deus está entre nós. Martinho
Lutero uma vez escreveu: 'O Diabo odeia a música porque ele não suporta a
alegria. Satanás pode escarnecer, mas não pode rir; ele pode zombar, mas não
pode cantar’. Talvez Lutero estivesse pensando neste surpreendente versículo:
‘Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos; então,
se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor a estes’ (Sl 126.2)” (JEREMIAH,
David. O Desejo do meu Coração: Vivendo Cada Momento na Maravilha da Adoração.
Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.129-30).
CONSULTE
CONCLUSÃO
Na
mordomia da adoração, precisamos saber que Deus não vê apenas o gesto exterior
como expressão de louvor, mas também a motivação do coração (1 Sm 16.7). Oremos
como Davi orou: "Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu
assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento" (Sl
139.1,2).
Áudio Lição Sobre Adoração
PARA REFLETIR
A
respeito de "A Mordomia da Adoração" responda:
1) O que significa adoração,
no sentido etimológico?
No
sentido etimológico significa "Culto ou veneração que se presta a uma
divindade".
2) Atualmente, qual o
significado da palavra liturgia?
Atualmente,
a palavra liturgia refere-se à forma de organização do culto e seu
desenvolvimento.
3) Quais foram as duas coisas
importantes que Jesus disse a respeito da adoração?
Primeiro,
onde se deve adorar a Deus; em segundo lugar, como se deve adorá-Lo.
4) Qual é o objetivo do culto
racional?
O
objetivo do culto racional é este: "para que experimenteis qual seja a
boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2).
5) Cite aos menos dois gestos
e atitudes na adoração a Deus.