Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 2 - A Mordomia do Corpo
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Lições Bíblicas do 3° trimestre de 2019 - CPAD | Classe: Adultos
| Data da Aula: 14 de Julho de 2019.
Texto Áureo
"Rogo-vos,
pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em
sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Rm
12.1)
Verdade Prática
O
corpo do cristão é o "templo do Espírito Santo" e, portanto, deve ser
preservado para glória de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda
-1 Ts 5.13: A tricotomia do corpo
Terça
- Rm 6.12: O pecado não deve reinar em nosso corpo
Quarta -1
Co 6.13b: O nosso corpo não é para a prostituição
Quinta - Rm
8.13: Devemos mortificar as obras do corpo
Sexta
-1Ts 5.23: O corpo deve ser conservado irrepreensível
Sábado
-1 Co 6.19,20: Devemos glorificar a Deus em nosso corpo
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
1
Coríntios 6.13-20.
13- Os manjares são para o ventre, e o
ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas
o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o
corpo.
14- Ora, Deus, que também ressuscitou o
Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15- Não sabeis vós que os vossos corpos são
membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de
uma meretriz? Não, por certo.
16- Ou não sabeis que o que se ajunta com a
meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
17- Mas o que se ajunta com o Senhor é um
mesmo espírito.
18- Fugi da prostituição. Todo pecado que o
homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio
corpo.
19-
Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em
vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20
- Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso
corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
HINOS SUGERIDOS: 7,128,
219 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Expor
a mordomia do corpo cristão sob o entendimento bíblico de que somos
"templo do Espírito Santo".
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I.
Explanar sobre a dimensão material do corpo;
II.
Elucidar a dimensão espiritual do corpo;
III.
Correlacionar o culto racional com a mordomia do corpo.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
O nosso corpo foi maravilhosamente criado por Deus. As
Escrituras demonstram essa obra especial da criação. O nosso corpo tem duas
dimensões ao menos, a material e a imaterial, está constituída de alma e
espírito. Num contexto materialista em que vivemos, precisamos reforçar a visão
bíblica da integralidade do ser humano. Esta lição, bem como a próxima, buscará
mostrar o ser humano todo. Quando o nosso Senhor proveu a salvação para ele, o
fez de modo integral. 0 ser humano é corpo, alma e espírito. Somos razão e
sentimento, cérebro e coração. Nada se exclui, mas tudo se complementa.
PONTO CENTRAL
O corpo do cristão é o templo do Espírito Santo.
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, estudaremos a mordomia do corpo. Nela, destacaremos o valor espiritual e
a grandeza da obra criadora de Deus. A Bíblia mostra que o Criador fez o homem
do pó da terra, dando-lhe vida e tornando-o sua imagem e semelhança. Quando
compreendemos essa verdade bíblica, tornamo-nos responsáveis pelo zelo do nosso
corpo perante o Criador, pois, segundo sua Palavra, o corpo do cristão é
"templo do Espírito Santo" (1 Co 6.19). LEIA TAMBÉM:
A
Bíblia relata a criação do corpo do ser humano (Gn 1.26-28; 2.18-25). Foi uma
obra maravilhosa, poeticamente expressa nas palavras do rei Davi: "Eu te
louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado;
maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem" (Sl
139.14). No mesmo salmo, o autor sagrado traz à memória a contemplação divina
do corpo humano ainda informe (Sl 139.15). Louve a Deus por sua maravilhosa
Criação!
2. A estrutura do corpo
humano.
Quando
estudamos a estrutura do corpo humano, percebemos quão maravilhosa foi a obra
do Criador. Por exemplo, o organismo humano se constitui de 216 tecidos
organizados no esqueleto. Este possui 206 ossos. O cérebro tem um trilhão de
células nervosas e seus sinais trafegam ao longo dos nervos até um máximo de
360 km/h. O corpo se constitui de setenta por cento de água; tem 96.500km de
veias e artérias;
10
bilhões de vasos capilares; 100 trilhões de células. A estrutura humana revela
uma complexidade que a teoria da evolução jamais explicará. Só uma mente
onisciente, e um ser infinitamente supremo, pode dar respostas lógicas à origem
da vida e do homem: "No princípio, criou Deus os céus e a terra [...] E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os
criou" (Gn 1.1,27).
SÍNTESE DO TÓPICO I
A
dimensão material do corpo revela uma obra maravilhosa; a estrutura do corpo, o
arquiteto que o planejou.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
A
fim de expor o primeiro tópico com mais propriedade, busque informações
técnicas em livros ou em sites especializados. Informar-se sobre o Projeto
Genoma, um programa de mapeamento da genética humana, também contribuirá muito
para você compreender o sistema complexo do corpo humano. Com base nesses
estudos, é impossível pensar que somos fruto do acaso. Só um ser poderoso,
majestoso e infinito poderia gerar essa complexidade do corpo humano. Entretanto,
tenha em mente que não precisamos de qualquer estudo científico para determinar
o que cremos, pois, como diz as Escrituras, "pela fé, entendemos que os
mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê
não foi feito do que é aparente" (Hb 11.3).
lI - A DIMENSÃO
ESPIRITUAL DO CORPO
1. O corpo segundo as
Escrituras.
A
Bíblia usa várias metáforas para designar espiritualmente o corpo:
1.1."Corpo do pecado".
Note
este versículo: "que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que
o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado"
(Rm 6.6). Nele, a expressão "corpo do pecado" refere-se ao
"velho homem" que, antes de nascer de novo, usava o corpo como
"instrumento de iniquidade" (Rm 6.12-14). Esse corpo também é chamado
na Bíblia de "homem exterior", um corpo que se corrompe, adoece e
envelhece.
1.2."Casa terrestre"(2 Co 5.1).
Essa
expressão refere-se à "temporalidade do corpo", isto é, sua
constituição física, a "fôrma" do espírito. Esse corpo é a casa
temporária, a morada passageira, visto que nesta Terra somos "peregrinos e
forasteiros" (1 Pe 2.11).
1.3.
"Templo do Espírito Santo".
Essa
expressão aparece numa pergunta retórica de Paulo em 1 Coríntios: "Ou não
sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós,
proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (6.19). É um alerta do
apóstolo aos crentes de Corinto para não darem lugar ao pecado, ou seja, não
deixarem que o corpo fosse contaminado pela prostituição.
2. Pecados contra o corpo.
A
Bíblia adverte acerca dos pecados contra o corpo:
2.1.Prostituição, adultério, fornicação.
Usar
o corpo como mercadoria a ser vendida para fins sexuais é prostituição. A
Palavra de Deus diz aos crentes com muita clareza: “Mas o corpo não é para a
prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo" (1 Co 6.13b;
cf. 1 Ts 4.3)". A Bíblia também tem graves admoestações contra quem comete
o pecado de adultério - relacionamento sexual extraconjugal-(1Co 6.10; Hb 13.4)
e o de fornicação - relacionamento sexual entre solteiros-(Ef 5.5; 1Tm 1.10; Ap
21.8).
2.2.Homossexualidade.
O
Antigo Testamento condena explicitamente a união homossexual, considerando-a
"abominação" a Deus (Lv 20.13; 18.20). O Novo Testamento confirma
essa condenação, reprovando a homossexualidade de modo não menos incisivo:
"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os
efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados,
nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus" (1 Co
6.10; cf. Rm 1.18-32).
2.3.
Transexualidade.
Segundo
a OMS (Organização Mundial de Saúde), a transexualidade é um "transtorno
de identidade de gênero" ou "disforia de gênero". Nesse transtorno,
um homem "se sente mulher" e, por isso, não aceita o próprio corpo;
uma mulher "se sente homem" e, igualmente, não aceita o próprio corpo,
desejando assim "mudar de sexo". A tragédia maior é quando se tenta
normalizar isso na cabeça de crianças e de adolescentes, trazendo confusão
entre eles. Isso é uma estratégia de origem satânica para destruir o plano
original de Deus da criação da família como célula mater da sociedade.
Trata-se, pois, de um terrível afronta à sacralidade do corpo criado por Deus
com uma identidade binária: "macho e fêmea os criou" (Gn 1.27).
3. A santificação do corpo.
É
o ponto fundamental na mordomia do corpo. Diz a Bíblia: "Segui a paz com
todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14). A
Bíblia mostra os meios de santificação que levam em conta a ação de Deus e a
contribuição do crente:
3.1.
Os meios da santificação que vêm da parte de Deus.
É
Deus que age diretamente na santificação integral do crente: "espírito, e
alma, e corpo" (1 Ts 5.23). O Altíssimo também o santifica através de
Cristo (Ef 5.25,26; Hb 9-14; 13.12; 1 Jo 1.7), do Espírito Santo (1 Co 6.11; 2
Ts 2.13; Rm 15.16) e da Palavra de Deus (Jo 17.17).
3.2.A responsabilidade humana na santificação.
Deus
não entrega ao homem "um pacote" de salvação pronto e acabado. Ele
faz a sua parte no lado divino, mas o homem tem de ser um participante ativo
desse processo. Na santificação, o homem precisa dar lugar à vontade de
Deus:"[...] quem é santo seja santificado ainda" (Ap 22.11). Logo, o
crente pode participar do processo de santificação mediante os seguintes
elementos: a fé em Cristo (Rm 1.17); dedicação a Deus (Rm 12.1,2); andando em espírito
(Gl 5.16,17); renunciando ao pecado (Mt 16.24; Rm 6.18,19).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A dimensão espiritual do corpo envolve a gravidade do
pecado contra o corpo e a necessidade de sua santificação.
"Atualmente, há urgente necessidade de renovada ênfase à
doutrina da santificação nos círculos pentecostais. Em primeiro lugar porque
são raros os pentecostais que hoje aceitaram a ideia de estar precisando de
renovação espiritual. A despeito de muitíssimos crentes terem sido batizados no
Espírito Santo, são muitas as igrejas pentecostais que não possuem a vitalidade
e a eficácia que nelas se evidenciavam em anos anteriores. Em segundo lugar, a
ênfase pentecostal ao batismo no Espírito e aos dons sobrenaturais do Espírito
tem resultado numa falta de ênfase ao restante da obra do Espírito, inclusive a
santificação. Em terceiro lugar, a aceitação mais generalizada dos pentecostais
e dos carismáticos parece ter ameaçado a distinção tradicional entre a Igreja e
o mundo, lançando dúvidas sobre muitos dos antigos padrões de santidade. E,
finalmente, os pentecostais de hoje dão muito valor à popularidade que acabaram
de conquistar e, no afã de preservá-la, zelam por evitar qualquer aparência de
elitismo espiritual" (HORTON, M. Horton (Ed.). Teologia Sistemática: Uma
Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.412).
III - O CULTO RACIONAL
E A MORDOMIA DO CORPO
De
acordo com as Escrituras, devemos nos apresentar em sacrifício vivo, santo e
agradável a Deus. Nesse sentido, o nosso culto a Ele, segundo Romanos 12.1,2,
deve considerar o seguinte tripé:
1. “Um sacrifício vivo".
A
imagem do sacrifício, em Romanos, remonta ao Antigo Testamento. Mas, no Novo
Testamento, o cristão deve apresentar-se a Deus como um sacrifício vivo e
agradável - sacrifício de louvor (Hb 13.15) -, pois todos os que cremos fomos
crucificados com Cristo (Gl 2.19).
2. “Um sacrifício santo".
Essa
perspectiva leva o crente à santificação. E uma vez que ele se coloca como
sacrifício vivo, demonstra pertencer a Deus, consagrando-se inteiramente ao
Pai, para viver uma vida santa e pura no corpo, na alma e no espírito (1 Ts
5.23). Uma vida santa é um culto ao Senhor.
3. “Um sacrifício
agradável".
Oferecendo-se
em sacrifício vivo, o salvo é visto pelo Senhor como oferta de grande valor
(5151.17). Uma das coisas mais belas da vida cristã é quando a nossa vontade
está alinhada à vontade de Deus. Esse é o verdadeiro estágio de total entrega
ao Pai.
A
imagem de sacrifício mostrada didaticamente em Romanos 12, ensina como deve ser
a nossa mordomia no campo espiritual e material. Ela passa por uma mente
renovada, não conformada com o "espírito" deste mundo, em que o
cristão é instado a viver em "sacrifícios" cotidianamente. Assim, o
nosso culto racional.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O
culto racional e a mordomia do corpo estão sob a perspectiva do
"sacrifício vivo", do "sacrifício santo" e do
"sacrifício agradável".
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
O apóstolo Paulo traz ordem ao culto (1 Co 14.26-39), sugerindo
haver um ‘ritual livre' e a Igreja Primitiva também teve formas apropriadas de
culto: ’E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão
e nas orações' (At 2.46).
No Novo Testamento, encontramos algumas formas litúrgicas como
'saudação'; 'doxologia'; aclamações como 'Abba, Aleluia, Amém, Hosana, Maranata';
‘a coleta semanal'; 'o serviço social' (At 6.1); 'a santa ceia'; 'os cânticos
de salmos e hinos' (Ef 5.19; Cl 3.16) e essas práticas e muitas outras
permanecem hoje em nossas igrejas. 0 próprio Jesus Cristo, checando em Nazaré,
entrou num dia de sábado na sinagoga, tomou o livro e achou o lugar onde estava
escrito a respeito dele mesmo (Lc 4.16-18; Is 61.1). Paulo diz: 'Prega a
Palavra' (2 Tm 4-1,2)'' (KESSLER, Nemuel. Culto e suas Formas. Rio de Janeiro:
CPAD, 2007, p.21).
CONSULTE
CONCLUSÃO
O
nosso corpo tem uma dimensão material e outra espiritual. Nesse aspecto, a
Palavra de Deus tem orientações diretas sobre o perigo do pecado contra o nosso
corpo e a necessidade de vivermos em santidade diante de Deus. Assim, para
glorificá-lo, precisamos prestar um culto racional a Deus, apresentando-nos em
sacrifício vivo, santo e agradável ao Eterno. Que Ele nos faça mordomos fiéis
de seus bens tão preciosos em todo o nosso espírito, alma e corpo!
PARA REFLETIR
A respeito de "A
Mordomia do Corpo", responda:
1) Quem que pode dar respostas
lógicas à origem da vida e do homem? Só uma mente onisciente, um
ser infinitamente supremo, pode dar respostas Lógicas à origem da vida e do
homem.
2) Quais expressões as
Escrituras usam para o “corpo"?
"Corpo
do pecado", "Casa terrestre" e "Templo do Espírito
Santo".
3) A que se refere a expressão
“corpo do pecado"?
Nele,
a expressão "corpo do pecado" refere-se ao "velho homem".
4) Por que o corpo é chamado
de "casa terrestre"?
Essa
expressão refere-se à "temporalidade do corpo", isto é, sua
constituição física, a "fôrma" do espírito.
5) De acordo com a Palavra de
Deus, como nos devemos apresentar? Em sacrifício vivo, santo e
agradável a Deus.
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