Subsídios Bíblicos: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Nova Edição

Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ   Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja   Subsídios Lição 2: Somos Cristãos     Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno       Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana    Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo?     Subsídios...

Como o pastor Apoia a Escola Dominical?

O pastor e educador cristão Marcos Tuler responde a presente pergunta de maneira clara em cinco pontos relevantes. Vejamos então.
1. Comparecendo

Conforme enfatizou o pastor Antonio Gilberto no Manual da Escola Dominical, o pastor da igreja “é o principal responsável pela Escola Dominical mediante sua atenção e ação. Sua simples presença na Escola Dominical é um prestígio para a mesma”.

2. Participando

Se a presença em si já é importante, que dirá a participação ativa nas atividades do departamento.

3. Estimulando

Como líder, o pastor assume a preponderante função de influenciar seus liderados. Sua palavra tem peso suficiente para decidir e promover uma ação produtiva. Se ele disser de púlpito que estudar a Bíblia é importante, todos se voltarão para esta finalidade.

4. Incentivando seus auxiliares, ministério e líderes de departamento

É inadmissível que evangelistas, presbíteros, diáconos e outros obreiros auxiliares do ministério não estejam plenamente engajados no processo de ensino da igreja. Se os líderes não valorizarem a Escola Dominical, que exemplo ficará para os liderados?

5. Investindo na Escola Dominical

a) Recursos financeiros.
Deve a igreja destinar uma verba regular a fim de que a Escola Dominical possa funcionar sem atropelos e improvisações.

b) Recursos humanos.
Compreende a reciclagem periódica do superintendente e professores.

c) Recursos Técnicos.
Aquisição de material didático, mobília adequada e salas pedagogicamente planejadas. Observe abaixo alguns comportamentos negativos que não devem ser copiados pelos líderes que priorizam o ensino na igreja:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:
1) Curso: Preparação e Pregação de Mensagens Bíblicas - Clique Aqui
2) Curso de Formação de Missionários Clique Aqui
3) Curso de Qualificação MinisterialClique Aqui
4) Curso Básico em Teologia - Clique Aqui
5) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
6) Capacitação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
7) Curso Avançado de Escatologia Bíblica - Clique Aqui

ESTUDE A BÍBLIA À DISTÂNCIA
• Permitir atividades paralelas durante o funcionamento da Escola Dominical (Atividades administrativas, tesouraria, serviço de som, afinação de instrumentos musicais e aconselhamento pastoral).

• Não investir, ou investir insuficientemente na área de educação. A principal parcela do orçamento da igreja sempre é dirigida a outras áreas em detrimento da educacional.

Lembrete:
Todo o trabalho da Escola Dominical deve passar por uma avaliação periódica. Deve-se objetivar o padrão de excelência. Como buscar esse padrão de excelência? Comparando o presente progresso (os resultados) com os alvos e objetivos previstos. A partir daí, você vai descobrir a possibilidade de melhorar e aperfeiçoar seu planejamento.
Veja também:
1) O superintendente da Escola DominicalAcesse Aqui
2) A Formação do Educador cristão para a Inclusão na EBD  - Acesse Aqui
3) A importância da Escola Dominical - Acesse Aqui
4) Os Quatro Pilares Fundamentais Da Educação - Acesse Aqui