Lições Bíblicas do 2° trimestre de 2019 - CPAD | Classe: Adultos
| Data da Aula: 26 de Maio 2019.
TEXTO ÁUREO
“Mas, depois do segundo véu, estava o tabernáculo que se
chama o Santo dos Santos." (Hb 9.3)
Verdade
Prática
Pelo sangue de Jesus Cristo, o véu da separação foi
rasgado. E, hoje, temos liberdade e confiança para entrar ao trono da graça de
Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda
- Êx 26.31-37: Descrevendo o lugar Santíssimo
Terça
- Hb 9.6,7: O serviço dos sacerdotes
Quarta
- Lv 16.2: O aviso de Deus para o sacerdote
Quinta
- Hb 9.24-28: Jesus, o Sumo Sacerdote Eterno
Sexta
- Mc 15.37,38: O caminho foi aberto para o Santíssimo
Sábado
- Mt 27.51: O caminho foi aberto para a comunhão com Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 26.31-35; Hebreus 9.1-5; Mateus 27.51
Êxodo 26.31-34:
31 - Depois, farás um véu de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho
fino torcido; com querubins de obra prima se fará.
32 - E o porás sobre quatro colunas de madeira de cetim cobertas de
ouro, sobre quatro bases de prata; seus colchetes serão de ouro.
33 - Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e meterás a arca do
Testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e
o lugar santíssimo.
34 - E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do Testemunho no
lugar santíssimo,
35 - e a mesa porás fora do véu, e o castiçal, defronte da mesa, ao lado
do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás à banda do norte.
Hebreus 9.1-5:
1- Ora, também o primeiro tinha ordenanças de culto divino e um
santuário terrestre.
2 - Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o
candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o Santuário.
3 - Mas, depois do segundo véu, estava o tabernáculo que se chama o
Santo dos Santos,
4 - que tinha o incensário de ouro e a arca do concerto, coberta de ouro
toda em redor, em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de
Arão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto;
5 - e sobre a arca, os querubins da glória, que faziam sombra no
propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.
Mateus 27.51:
51 - E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e
tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.
HINOS SUGERIDOS: 202,
545, 592 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Explicitar que temos a liberdade de
entrar no "Lugar Santíssimo”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Destacar o véu do Lugar
Santíssimo;
Mostrar o propósito do véu
interior;
Salientar como era o Lugar Santíssimo.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Apresentar
uma vida de serviço e adoração a Deus no Lugar Santo era o dever do sacerdote.
Foi o que vimos na lição passada. Entretanto, o sumo sacerdote tinha uma função
especial e importantíssima: a de apresentar o sacrifício por si mesmo e por
toda nação. Na lição desta semana, enfatizaremos a importância do Lugar
Santíssimo e seu papel pedagógico e espiritual na vida da nação de Israel. Esse
lugar representava o local onde Deus respondia ao seu povo. Hoje, não temos
mais o véu que nos separa da presença de Deus nem precisamos de um sumo
sacerdote para apresentar sacrifícios pelos nossos pecados. O nosso Senhor e
Salvador Jesus já fez tudo isso por nós. Ele é o Sumo Sacerdote perfeito.
PONTO CENTRAL
O véu da separação foi rasgado e, hoje, temos liberdade e
comunhão com Deus.
INTRODUÇÃO
O
Lugar Santíssimo era o local mais reservado do Tabernáculo. Ele representava a
plenitude da presença de Deus que habitava entre o povo de Israel. Por isso,
nesta lição, estudaremos a posição do véu no Lugar Santíssimo, o propósito
desse véu e a dimensão do Lugar Santíssimo, bem como a sua relação com a obra
expiatória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. De fato, é uma lição que
edificará a nossa vida.
I - O VÉU DO LUGAR
SANTÍSSIMO
1. O véu como barreira
ao livre acesso à Presença de Deus.
O
véu era uma cortina feita de linho fino branco entretecido com fios de cores
azul, púrpura e carmesim. O propósito desse véu era separar o Lugar Santíssimo,
no qual estava a Arca da Aliança (Êx 26.33), do Lugar Santo. No Lugar
Santíssimo só podia entrar o Sumo Sacerdote, e somente uma vez ao ano, no dia
da Expiação. O israelita comum não podia entrar nesse lugar, o que demonstra
que o véu era uma barreira para o homem comum.
A
narrativa bíblica revela o significado especial do ato, de quando Jesus estava
na cruz, expiando o nosso pecado. Ele ministrou intercessoriamente por nós por
meio de seu sangue no “Lugar Santíssimo”, rasgando o véu da separação. A
ministração de Cristo foi em favor de todo o mundo e não apenas por uma parcela
especial ou étnica da humanidade (Hb 9.11-14 cf. Jo 3.16).
2. O véu tinha um
bordado especial com a figura de querubins (Êx 26.31).
Deus
ordenara que se bordassem no véu, à mão, as figuras de querubins. Uma pergunta
relevante cabe aqui: qual a razão desses querubins serem bordados no véu? A
Bíblia registra a história da rebelião de um querubim presunçoso e orgulhoso
que desejava ser igual a Deus. Mas ele foi expulso para sempre da presença do
Altíssimo (Ez 28.14). O nome desse querubim, hoje, é Satanás, o anjo que
rebelou-se contra Deus e, também, levou com ele uma parte dos seres angelicais.
As
figuras de querubins bordadas no véu lembram ao homem que o Trono de Deus está
cercado desses seres angelicais, refletindo a santidade do Altíssimo. Eles
também foram esculpidos sobre o Propiciatório com as asas voltadas para a Arca
da Aliança com o objetivo de protegê-la (Êx 25.18).
3. O véu e o trançado
de seus fios.
Para
nós, o tabernáculo e seus móveis sagrados tipificam o Senhor Jesus. Logo,
podemos destacar o seguinte: os tecidos que constituíam o véu que demarcava o
Lugar Santo e o Santíssimo é símbolo do caráter santo e pleno de nosso Senhor.
Assim, a cor azul aponta para a sua divindade; a púrpura, para a sua realeza; a
branca, para sua santidade; o carmesim, para a sua obra expiatória por toda a
humanidade. Ainda, o escritor aos Hebreus traz uma imagem forte e viva do véu,
juntamente com seus fios trançados, que representava, na “carne” de Cristo, a
união da natureza humana e divina de nosso Senhor: “Tendo, pois, irmãos,
ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo
caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” (10.19,20).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O véu tinha um bordado especial com a imagem de
querubins, era trançado em linho fino e uma barreira ao livre acesso a Deus.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Você pode iniciar a aula fazendo a seguinte pergunta: Qual a
diferença entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo? Com essa pergunta, a ideia
é ligar o tema da lição anterior ao tema
presente a fim de que a exposição desta lição faça uma diferença clara entre os
dois lugares do Tabernáculo.
Para ilustrar a aula, você pode reaproveitar a imagem panorâmica
do Tabernáculo que usamos na primeira lição deste trimestre.
II - O PROPÓSITO DO
VÉU INTERIOR
1. O véu era um símbolo
da presença de Deus no Lugar Santíssimo.
Ora,
ninguém podia ver a Deus e continuar vivo (Êx 33.20), mas os homens podiam ver
o véu que indicava a presença divina no outro lado. Em Hebreus, o véu tipifica
a “carne” de Cristo, que encobria a presença divina em seu corpo (1 Tm 6.16; Jo
1.18; 14.9; Col 1.15,16).
2. O véu: um impeditivo
ao acesso à presença de Deus (Lv 16.2; Hb 9.8). A separação que o véu
interior fazia dos dois lugares sagrados, o Lugar Santo e Lugar Santíssimo,
demarcava também os lugares de atuação dos sacerdotes. No Lugar Santo, era
permitida a entrada dos sacerdotes comuns; no Santíssimo, a do sumo sacerdote.
3. O véu indicava o
caminho à presença de Deus.
Sabemos
que o sumo sacerdote podia entrar no lugar santíssimo, não por méritos pessoais
nem pela formosura do véu, senão mediante o sangue da expiação (Lv 16.15). A
única função dele era expiar o próprio pecado e o do povo. Por isso, toda a
orientação divina quanto à pureza do sumo sacerdote e de sua casa era rigorosa.
Hoje,
a obra expiatória de Jesus é o único meio que temos para achegar-nos à presença
de Deus (Ef 2.8,9; Hb 10.19,20). Graças ao nosso amado Senhor, já não há mais
separação nem muro entre nós e Deus, pois Cristo é o perfeito mediador entre
Deus e os homens (1 Tm 2.5).
SÍNTESE DO TÓPICO II
O véu interior tinha o propósito de ser o símbolo da
presença de Deus no Lugar Santíssimo, o impeditivo direto à presença divina e a
indicação do caminho para Deus.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
A revelação das Escrituras Sagradas mostra para nós que a
salvação pela graça, hoje, é uma doutrina clara e límpida, pois "no Novo
Testamento, a ‘graça', como o dom imerecido mediante o qual as pessoas são
salvas, aparece primariamente nos escritos de Paulo. É um ‘conceito central que
expressa mais claramente seu modo de entender o evento da salvação...
demonstrando livre graça imerecida. O elemento da liberdade ... é essencial'.
Paulo enfatiza a ação de Deus, e não a sua natureza. ‘Ele não fala do Deus
gracioso; fala da graça concretizada na cruz de Cristo'. Em Efésios 1.7, Paulo
afirma: ‘Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas,
segundo as riquezas da sua graça', pois ‘pela graça sois salvos' (Ef 2.5,8)”
(HORTON, M. Horton (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal.
Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.344-45).
Acerca do Véu
Na língua hebraica o vocábulo “véu” é paroketh que advêm de uma raiz que significa “separar”. No Novo
Testamento esse mesmo vocábulo é katapetasma,
que representa o véu interior, ou seja, a cortina entre o Lugar Santo e o Lugar
Santíssimo.
III - COMO ERA O
LUGAR SANTÍSSIMO?
1. O Lugar Santíssimo
tinha o formato quadrangular.
O
Lugar Santíssimo é conhecido também como o "Santo dos Santos”. Um lugar
quadrangular, na forma de um cubo, que media dez côvados de altura, dez de
largura e dez de comprimento.
É
importante destacar, aqui, que as medidas do Lugar Santíssimo, no sistema
decimal, possuem números diferenciados, uma vez que pesos, medidas e valores
hebraicos são obscuros, e o resultado sempre produz algumas pequenas diferenças
numéricas. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal, um côvado equivalia à
medida de dois palmos ou ao tamanho de nosso antebraço, o equivalente,
portanto, a 45 centímetros. Era menor que o Lugar Santo. O Lugar Santíssimo
tipificava o Trono de Deus em Israel.
2. O lugar continha
apenas um mobiliário.
A
Arca da Aliança. A Arca da Aliança tipificava a plenitude da presença de Deus:
sua santidade, glória e majestade. Ali, Deus habitava entre o seu povo!
No
Novo Testamento, essa imagem revela o que Paulo escreveu aos efésios:
"para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando
arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os
santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e
conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios
de toda a plenitude de Deus” (Ef 3.17-19).
3. O que podemos
aprender por Trono de Deus e a importância do Lugar Santo?
O
Lugar Santo era a antessala do Lugar Santíssimo; o que mostra o caráter santo
da presença de Deus representada na Arca da Aliança, porque o Deus Santo e
glorioso ali estava.
Não
percamos de vista a dimensão da santidade e da glória de Deus. Sejamos santos e
não desprezemos o sacrifício de nosso Senhor Jesus (Hb 10.26,27). Cuidado! A
Palavra de Deus nos alerta que o nosso adversário “anda em derredor, bramando
como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5.8). Vigiemos! Temamos ao Deus
santo e glorioso!
SÍNTESE DO TÓPICO III
O Lugar Santíssimo era um lugar de formato quadrangular em
que estava a Arca da Aliança.
SUBSÍDIO VIDA
CRISTÃ
“Há um processo de santificação do espírito humano. Pouco
importando o que você diga, se o seu espírito não for completamente
santificado, você sempre estará em perigo. É aquela situação em que o diabo tem
a chance de trabalhar em você.
Portanto, somos ensinados a estar em santificação, na qual os
rudimentos, impurezas, os afetos descomedidos e as corrupções acabam por causa
da incorrupção permanente. Na santificação, todos os tipos de luxúria perdem
seu poder.
Este é o plano. Somente nesta busca ideal é que Deus nos abençoa
em nosso estado de purificação para que deixemos nossa posição terrena e
subamos com Ele em glória. Os santos de Deus, à medida que avançam em perfeição
e santidade, entendendo a mente do Espírito de vida, são levados a um lugar
muito abençoado - o lugar de santidade, o lugar de inteira santificação, o
lugar onde Deus é entronizado no coração.
A mente santificada está tão concentrada no poder de Deus, que o
santo pensa nas coisas que são puras e vive sob predomínio santo, em que ele
experimenta diariamente o poder e a liberdade de Deus” (WIGGLESWORTH, Smith.
Devocional. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD,
2003, pp.134-35).
CONCLUSÃO
Nesta
lição, percorremos o Lugar Santíssimo. Ele representa a presença santíssima e
gloriosa de Deus no meio do seu povo. Esse lugar, especial e único do
Tabernáculo, mostra o que o Senhor Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote Perfeito, fez
ao rasgar o véu da separação. Diferentemente daqueles dias, onde o Lugar Santo
não era aberto a todas as pessoas, hoje, por meio da obra de Cristo, podemos
entrar ao trono de Deus com ousadia e confiança.
PARA REFLETIR
• Como era o véu do Lugar Santíssimo?
O véu era uma cortina feita de linho fino branco entretecido com fios de
cores azul, púrpura e carmesim.
• O que as figuras dos querubins bordadas no véu lembram? as figuras de
querubins bordadas no véu lembram ao homem que o Trono de Deus está cercado
desses seres angelicais, refletindo a santidade do Altíssimo.
• Em Hebreus, o que o véu tipifica?
Em Hebreus, o véu tipifica a “carne” de Cristo, que encobria a presença
divina em seu corpo.
• Qual o único meio, ou caminho, pelo qual podemos entrar na presença
de Deus?
A obra expiatória de Jesus é o único meio que temos para achegar-nos à
presença de Deus (Ef 2.8,9; Hb 10.19,20).
• Como devemos nos portar
como filhos de Deus? Como filhos de Deus não podemos perder de vista a santidade e a glória
de Deus.