Lições Bíblicas do 2° trimestre de 2019 - CPAD | Classe: Adultos
| Data da Aula: 28 de Abril de 2019.
TEXTO ÁUREO
"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira
certeza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado
com água limpa.” (Hb 10.22)
Verdade
Prática
Na
cruz, o Senhor Jesus Cristo purificou-nos de todos os pecados, tornando-nos
aceitáveis diante de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda -
Hb 9.16-26: Somente o sangue de Jesus purifica e redime
Terça -
Hb 9.23-28: A Morte de Cristo - o Sacrifício perfeito
Quarta - Fp
2.5-11: Obediência até a morte de cruz
Quinta - Hb
10.19-22: Corações purificados da má consciência
Sexta - 1
Co 6.11; Jo 13.10: Justificados e Santificados
Sábado - 1
Jo 1.9: Fidelidade e Justiça de Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 27.1,2,6,7
27.1
- Farás também o altar de madeira de cetim; cinco côvados será o comprimento, e
cinco côvados, a largura (será quadrado o altar), e três côvados, a sua altura.
2
- E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão uma só
peça com o mesmo, e o cobrirás de cobre.
6
- Farás também varais para o altar, varais de madeira de cetim, e os cobrirás
de cobre.
7
- E os varais se meterão nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos
os lados do altar quando for levado.
HINOS SUGERIDOS: 380,
390, 577 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Mostrar que o Altar do Holocausto aponta para
o Calvário.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituar o
Altar do Holocausto;
Explicar as
quatro pontas do altar e o sentido de redenção;
Pontuar que
o Altar do Holocausto é uma imagem do Calvário.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Na aula passada vimos que o Pátio do Tabernáculo tinha uma posição
especial entre as Tribos de Israel. Relembre esse assunto e mais algum que você
achar importante a fim de garantir um pequeno resumo à classe.
Passamos pela porta do Pátio. Agora, paramos no Pátio. Ao cruzar sua
porta, deparamo-nos com o Altar do Holocausto. É o tema desta lição.
Apresente-o, mostrando que a lição está estruturada assim:
(I) O Altar do Holocausto;
(II) As Quatro Pontas (Chifres) do Altar e o Sentido de Redenção;
(III) O Altar dos Holocaustos é uma imagem do Calvário.
A aula deve apresentar a perspectiva de que no Altar do Holocausto
se formou a primeira imagem a respeito da necessidade de redenção dos
pecadores. Assim, fomos redimidos pelo sangue de Cristo Jesus derramado no
Calvário.
PONTO CENTRAL
A Cruz do Calvário foi o Altar do Holocausto
da Nova Aliança.
INTRODUÇÃO
Qual
era o caminho que o pecador percorria para ter seus pecados perdoados? Ao
estudarmos o Altar dos Holocaustos e o rito de lavagem dos corpos dos
sacerdotes na pia de bronze, aprenderemos como alguns símbolos apontavam, com
impressionante precisão, para a completude da obra expiatória de nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo. Nessa perspectiva, estudaremos o Altar dos Holocaustos,
enfatizaremos relação simbólica das suas quatro pontas com a redenção provida
pelo sacrifício vicário e, por último, como o Altar dos Holocaustos revela uma
imagem do Calvário para nós. Que o Espírito Santo fale ao seu coração!
I - O ALTAR DO
HOLOCAUSTO
1. O Altar do Holocausto.
O
termo “holocausto” vem de um prefixo hebraico que significa “ascendente” ou
“aquilo que sobe”. Nós o descrevemos como uma oferta consumida no fogo. No
Antigo Testamento, a fumaça do holocausto exalava um cheiro especial que subia
pelos ares. Quando um ofertante entrava no Pátio do Tabernáculo, a primeira
imagem a aparecer-lhe era a do “altar”, mais conhecido como “o altar dos
holocaustos”.
A
palavra “altar” sugere uma ideia de “mesa levantada”, visto que a imolação da
vítima do sacrifício dava-se em cima do altar, ou seja, neste lugar, o sangue
dos muitos sacrifícios era derramado pelos pecados do povo.
2. O modelo do altar e seus
materiais.
A
forma do altar era quadrada. Seu lado interno era produzido com madeira de
acácia e revestido com uma grossa camada de bronze (ou cobre). O altar media
2,25m de largura, mais 1,35m de altura. Ele tinha uma base alta e apresentava
quatro cantos com quatro pontas em forma de chifres. Isso ajudava o sacerdote
na ministração da cerimônia, pois o animal ficava amarrado em um desses chifres
para, em seguida, ser sacrificado. Tão logo o pecador passasse pela porta
principal do Pátio, ele teria que passar por alguns metros de distância pelo
Altar dos Holocaustos. Assim, por meio do sacerdote, o pecador apresentaria a
sua oferta de sacrifício ao Senhor.
O
modelo estrutural do altar apresenta-nos alguns símbolos preciosos acerca do
sacrifício vicário de Jesus:
1)
O Altar dos Holocaustos indica o caminho de salvação para o pecador. No
Altar dos Holocaustos, o pecador tinha seus pecados expiados. Aqui, o Calvário
de Cristo tem um significado todo especial. O Cordeiro de Deus fez-se de oferta
para expiar toda a culpa do pecador. Ele é “o Cordeiro de Deus, que tira o
pecado do mundo” (Jo 1.29). Assim, nosso Senhor suportou, em nosso lugar, o
juízo de Deus sobre o pecado, fazendo-se pecado por nós (Is 53.4,10; Zc 13.7;
Mt 26.39; 1 Tm 2.5,6).
Tenha
confiança na suficiência do sacrifício de Jesus! Todo acontecimento histórico e
espiritual é relevante em Cristo. Examinar isso em nosso coração, de maneira
sincera, implicará nossa eternidade.
2)
Os chifres do Altar indicam um símbolo de poder, autoridade e proteção.
Na
Bíblia, “os chifres” têm um símbolo de autoridade, poder e proteção. Essa
simbologia estava presente no altar do holocausto e lembra-nos o mesmo poder,
autoridade e proteção que o Senhor revelou no Calvário. Jesus Cristo, a luz do
mundo, é poderoso para salvar todos os homens (Mt 28.19; Mc 16.15; Lc 24.47; At
1.8; 1Jo 2.2).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O Altar do Holocausto era quadrado e seu lado
interno era de madeira de acácia e revestido com bronze.
II - AS QUATRO PONTAS
(CHIFRES) DO ALTAR E O SENTIDO DE REDENÇÃO
O
Antigo Testamento apresenta uma linguagem que prefigura coisas e experiências
presentes no Novo Testamento. De modo geral, a imagem das quatro pontas do
Altar dos Holocaustos apresenta-se nessa perspectiva quando analisamos o sentido
de redenção contido nelas:
1. As Quatro Pontas e a
Propiciação.
O
ato de fazer a propiciação, segundo o Dicionário Houaiss, implica “tentar obter
de alguém sua boa vontade, torná-lo favorável, aplacar a sua ira com
sacrifícios”. Nas Escrituras, o sangue do sacrifício era de um animal inocente.
Quando o sacerdote imolava o animal e retirava-lhe o sangue no altar de quatro
pontas e, com esse gesto, apresentava a oferta pelos pecados do povo. Isso é
uma propiciação, ou seja, um modo de readquirir o favor de Deus.
O
evento era uma ação para apaziguar a ira de Deus, a fim de que a sua justiça e
a santidade fossem satisfeitas e proporcionassem um perdão eficaz ao pecador.
As
quatro pontas do altar do holocausto rememoram a morte de Cristo como
propiciação provida por Deus para cobrir o nosso pecado e manifestar a justiça
divina. O Senhor tomou sobre si o nosso pecado, revelando-nos o ato gracioso do
Pai (Rm 3.24-26; 1 Jo 2.2).
2. As Quatro Pontas e a
Substituição.
Levítico
16 diz muito acerca do sentido de “substituição”. Ele narra que o sumo
sacerdote Arão colocava as mãos sobre a cabeça do animal para sacrificá-lo.
Esse animal devia ser um macho sem defeito. Posteriormente, o sumo sacerdote
confessava os pecados e as faltas do pecador arrependido a partir da oferta
apresentada no altar dos holocaustos com as quatro pontas. Logo, a oferta
tomava o lugar do pecador. Foi exatamente assim que Jesus levou sobre si a
nossa culpa, oferecendo-se na cruz em nosso lugar (Is 53.4-6; Jo 1.29; 1 Pe
2.24). Na pessoa de Jesus Cristo, a nossa pena foi cumprida plenamente (1 Co
5.7).
3. As Quatro Pontas e a
Reconciliação.
O
Altar era o lugar-símbolo da reconciliação de Deus com o povo de Israel. Ali,
uma vítima inocente era completamente queimada e consumida, restando apenas o
sangue colocado numa pequena pia e encaminhado ao Lugar Santíssimo, o qual,
depois, era aspergido sobre o propiciatório (Êx 29.11-14; Lv 4.12,16-21;
16.14-19,27). Esse rito nos leva à cruz como o único lugar onde Deus se
encontra com o pecador, a fim de perdoá-lo e reconciliá-lo mediante o sangue da
expiação (Hb 9.12; Rm 5.10,11; 2 Co 5.18,19). Na cruz, o Cordeiro Inocente
pagou a dívida do culpado e, por isso, podemos dizer: “Deus estava em Cristo
reconciliando consigo o mundo” (2 Co 5.19).
4. As Quatro Pontas e a
Redenção.
A
ideia que a palavra nos dá é a da libertação da prisão do pecado. Logo,
Redenção é o pagamento de um preço pelo resgate de uma pessoa. O preço: a morte
de Cristo na cruz (Mt 20.28; At 20.28; Gl 3.13; 1 Tm 2.5,6; 1 Pe 1.18,19).
Aqui, é importante ressaltar que o termo “redimir” aparece, na língua grega,
com o significado de “comprar e tirar fora do mercado” (uma expressão retirada
do comércio de escravos), ou seja, “resgatar” de uma vez por todas a pessoa da
escravidão. Foi isso que Jesus fez por nós quando nos libertou da escravidão do
pecado (Rm 6.22).
SÍNTESE DO TÓPICO II
As quatro pontas do
altar traz um significado de propiciação, substituição, reconciliação e
redenção.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Sendo que as palavras subentendem o livramento de um estado de
escravidão mediante o pagamento de um preço então, de que fomos libertos? A
contemplação dessas coisas é motivo de grande alegria! Cristo nos livrou do
justo juízo de Deus que realmente merecíamos, por causa dos nossos pecados (Rm
3.24,25). Ele nos livrou das consequências inevitáveis de se quebrar a lei de
Deus, que nos sujeitava à ira divina. Embora não façamos tudo quanto a Lei
requer, já não estamos debaixo de uma maldição. Cristo tomou sobre si essa
maldição (Gl 3.10-13). A sua redenção conseguiu para nós o perdão dos pecados
(Ef 1.7) e nos libertou deles (Hb 9.15). Ele, ao entregar-se por nós, remiu-nos
‘de toda iniquidade [gr. anomia]' (Tt 2.14) ” (HORTON, M. Horton (Ed.).
Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018,
p.357).
III - O ALTAR DO
HOLOCAUSTO É UMA IMAGEM DO CALVÁRIO
1. O lugar do sacrifício.
No
Altar dos Holocautos, como visto anteriormente, as vítimas inocentes eram
sacrificadas no lugar dos pecadores. Segundo a doutrina do Antigo Testamento,
confirmada no Novo, “quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com
sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb 9.22). O lugar em que
foi cumprida de uma vez por todas tal realidade foi no Calvário (Hb 9.27,28).
Nele, o Cordeiro de Deus, o Filho Unigênito, foi sacrificado por amor a nós (Jo
3.16).
2. O lugar de punição ao
pecado.
O
altar do holocausto denota que todo o ato pecaminoso deveria ser punido. A
santidade de Deus e sua justiça não deixam o pecado sem punição. Infelizmente,
nos tempos atuais, muitos não gostam de ouvir acerca da gravidade do pecado e
como Deus se ira com ele. É preciso afirmar que semelhante ao altar do
holocausto, o Calvário foi o lugar de punição do pecado de toda a humanidade.
Na Cruz, Deus libertou-nos do pecado e proveu-nos eficaz salvação em Jesus,
pois as Escrituras afirmam: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom
gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).
3. O lugar de esperança. A obra no Calvário
foi muito superior e mais ampla que a dos holocaustos, pois, a partir dali, o
pecador arrependido ressuscita para uma nova vida (2 Co 5.17). A obra do
Calvário traz-nos um chamado à ressurreição. Nossa vida manifesta agora todo o
refrigério do Evangelho e da ação do Espírito Santo em nós. Por isso, o
Calvário é um lugar de esperança!
SÍNTESE DO TÓPICO III
O Altar do Holocausto remonta o sacrifício, a
punição do pecado e o lugar de esperança.
CONHEÇA MAIS
*A respeito do Altar do Holocausto
“O ‘altar', também chamado ‘o altar dos holocaustos' [...] era o
lugar onde os animais eram imolados em sacrifício para fazer expiação. [...] O
sangue vicário do sacrifício era posto nas pontas do altar e derramado à sua
base.” Leia mais em “Bíblia de Estudo Pentecostal”, CPAD, pp.161-62.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“A Cruz de Cristo
Os homens dizem que a cruz de Cristo não representou um ato
heroico, mas quero lhe dizer que a cruz de Jesus Cristo pôs mais heroísmo na
alma dos homens do que qualquer outro evento da história humana. Muitos homens
têm vivido, regozijando-se e morrido, acreditando no Deus vivo, no Cristo de
Deus cujo sangue limpou seus corações do pecado. Eles perceberam o verdadeiro
espírito supremo do seu sacrifício santo - bendito seja Deus.
Eles manifestaram ao gênero humano aquela mesma medida de
sacrifício, e suportaram tudo o que os seres humanos poderiam suportar. Quando
a resistência já não era mais possível, eles passaram a estar com Deus,
deixando o mundo abençoado pela evidência de uma consagração profunda,
verdadeira, pura e boa, como fez o próprio Filho de Deus” (LAKE, John G.
Devocional. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD,
2001, pp.53-54).
CONCLUSÃO
Hoje
aprendemos que o pecador precisava, no Antigo Testamento, passar pelo “altar de
sacrifícios” para que fosse aceito diante de Deus. Mas vimos também que Cristo
é a oferta suficiente e eficaz para a expiação completa de nossa culpa. Em
Cristo, somos redimidos! Portanto, prestemos ao Senhor um verdadeiro sacrifício
de louvor!
PARA REFLETIR
•
De onde vem o termo “holocausto”?
O termo “holocausto” vem de um prefixo hebraico que significa “ascendente”
ou “aquilo que sobe”.
•
Quais símbolos preciosos o modelo estrutural do
altar dos holo- caustos nos apresenta?
O Altar dos Holocaustos indica o caminho de salvação para o pecador; os
chifres do Altar indicam um símbolo de poder, autoridade e proteção.
• Em que consistia a ação do evento da propiciação?
O evento era uma ação para apaziguar a ira de Deus, a fim de que a sua
justiça e a santidade fossem satisfeitas e proporcionassem um perdão eficaz ao
pecador.
•
O altar dos holocaustos revela qual lugar-símbolo?
O lugar-símbolo da reconciliação de Deus com o povo de Israel.
•
Se o Altar do Holocausto é um lugar de sacrifício e
punição do pecado, o que ele também é?
O lugar de esperança.