Lições Bíblicas do 2° trimestre de 2019 - CPAD | Classe: Adultos
| Data da Aula: 9 de Junho 2019.
TEXTO ÁUREO
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela
redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé
no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes
cometidos, sob a paciência de Deus.” (Rm 3.25)
Verdade
Prática
Jesus Cristo executou, na cruz, o sacrifício perfeito,
obtendo, por meio de seu sangue, e de uma vez por todas, a redenção eterna para
todos os que creem nEle.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Lv 6.8-13; Hb
10.4-10: A oferta de holocaustos
Terça - Lv 6.14-23: A oferta de manjares
Quarta - Lv 7.11-21: A
oferta pacífica
Quinta - Lv 6.24-30: A
oferta pela expiação do pecado
Sexta - Lv 7.1-10: A oferta pela expiação da
culpa
Sábado - Lv 16.1-23: O
grande Dia da Expiação
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Levítico
1.1-3; 2.1-3; 3.1,2; 7.1,2; 1 João 2.1,2
Levítico
1.1-3:
1
- E chamou o SENHOR a Moisés e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
2
- Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao
SENHOR, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.
3
- Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; à porta
da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR.
2.1-3:
1
- E, quando alguma pessoa oferecer oferta de manjares ao SENHOR, a sua oferta
será de flor de farinha; nela, deitará azeite e porá o incenso sobre ela
2
- E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um
punhado da flor de farinha e do seu azeite com todo o seu incenso; e o
sacerdote queimará este memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro
suave ao SENHOR.
3
- E o que sobejar da oferta de manjares será de Arão e de seus filhos; coisa santíssima
é, de ofertas queimadas ao SENHOR.
3.1,2:
1
- E, se a sua oferta for sacrifício pacífico, se a oferecer de gado macho ou
fêmea, a oferecerá sem mancha diante do SENHOR.
2
- E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta e a degolará diante da porta da
tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue
sobre o altar, em roda.
7.1,2:
1
- E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é.
2
- No lugar onde degolam o holocausto, degolarão a oferta pela expiação da
culpa, e o seu sangue se espargirá sobre o altar em redor.
1
João 2.1,2
1
- Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém
pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2
- E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas
também pelos de todo o mundo.
HINOS SUGERIDOS: 20, 287, 380 da Harpa
Cristã
OBJETIVO GERAL
Apresentar as diferentes ordens cerimoniais que constituem
o sistema de sacrifícios estabelecido em Israel.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar o que era oferta
voluntária do Holocausto;
Ressaltar o que representava a
oferta de manjares;
Conceituar a oferta pacífica, a
oferta pelo pecado e o Dia da Expiação.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A lição desta semana destaca a funcionalidade dos sacrifícios
designados por Deus para compor o complexo sistema de sacrifícios no Antigo
Testamento. As ordenanças quanto aos cerimoniais deveriam ser seguidas à risca.
Esta foi a forma que Deus empregou para ensinar o seu povo que a reconciliação
e a comunhão com Ele não poderiam ser tratadas com menor importância. Deveria
haver temor e obediência contínuos no cumprimento das suas ordenanças.
Entretanto, a Palavra de Deus nos mostra que o sacrifício único de Cristo na
cruz do Calvário foi suficiente para apagar os nossos pecados e nos reconciliar
com o Criador (2 Co 5.21; 1 Pe 3.18). Portanto, devemos ser gratos a Deus por
tão grande amor e bondade.
PONTO CENTRAL
O sistema de sacrifícios do Antigo Testamento é a
representação perfeita do sacrifício de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
INTRODUÇÃO
Antes
de ser uma resolução de Moisés, o sistema de sacrifícios estabelecido em Israel
foi ordenado por Deus. Os livros de Êxodo e Levítico apresentam, com precisão,
as instruções sobre como eles deveriam ser apresentados a Deus dentro do
Tabernáculo. Nesta lição, veremos como esse sistema foi praticado e desenvolvido
até que chegasse ao supremo e suficiente sacrifício de nosso Senhor e Salvador
Jesus Cristo: a expiação do Calvário.
I - A OFERTA VOLUNTÁRIA: O HOLOCAUSTO
(Lv 1.1-3)
1. O conceito de
holocausto.
A
palavra “holocausto”, no hebraico, olah,
significa “levantar, fazer subir, que ascende”. Vimos esse conceito em lição
anterior, mas em relação ao altar do holocausto. Aqui, estamos analisando a
apresentação do próprio sacrifício de holocausto. Nesse sentido, essa oferta
era apresentada pelo sacerdote no altar, de onde um “cheiro suave” subia “às
narinas de Deus”. Era um modo antropomórfico; isto é, uma figura tipicamente
humana para referir-se a Deus.
2. O que era a oferta
de holocausto?
Basicamente,
a oferta apresentada no altar do holocausto podia ser de animais como boi,
ovelha, cabra, pombinhos ou rolinhas. Cada vítima era queimada no altar. Era um
tipo de sacrifício que apontava para a vítima perfeita: o Cordeiro de Deus “que
tira o pecado do mundo” (Jo 1.29 cf. Is 52.13-15; Fp 2.5-8; Hb 12.2,3).
3. Uma oferta
voluntária.
A
oferta tinha um caráter voluntário (Lv 1.3). O objetivo do holocausto era que
Deus aceitasse o ofertante. Essa aceitação dependia de a oferta apresentada
pelo sacerdote ser aceita diante de Deus. Assim, o ofertante colocava a mão
sobre a cabeça da vítima a ser sacrificada, transferindo, para si, os
benefícios do sacrifício: a expiação dos pecados. O animal era imolado fora da
tenda e, em seguida, conduzido ao altar dos holocaustos.
4. O sacrifício de
Cristo foi um “holocausto” agradável ao Pai.
Dois
textos bíblicos expressam essa verdade. Efésios 5.2 diz: “Cristo vos amou e se
entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. E
também Hebreus 9.13,14: “porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de
uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da
carne, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a
si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas,
para servirdes ao Deus vivo?”. Trata-se, pois, de uma imagem perfeita de como
fomos reconciliados com o Pai mediante o sacrifício de seu amado Filho (2 Co
5.19).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O holocausto era a imagem perfeita de como fomos
reconciliados com o Pai mediante o sacrifício de seu Filho amado, Jesus.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
A
aula desta semana é uma excelente oportunidade para que seus alunos conheçam a
aplicabilidade de cada cerimonial de sacrifício instituído na Lei mosaica.
Neste caso, à medida que você destacar a importância do holocausto como imagem
perfeita do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, é fundamental que seus
alunos visualizem como acontecia este cerimonial. Para tanto, pesquise na
internet, ou revistas, e leve para a sala de aula imagens ou figuras que representem
o momento do holocausto realizado pelo
sacerdote. Sugiro para o seu estudo o Novo Manual de Usos e Costumes dos Tempos
Bíblicos, especificamente, o capítulo que trata a respeito da religião; e o
livro Tempos do Antigo Testamento: um contexto Social, Político e Cultural.
II - A OFERTA DE MANJARES (Lv 2.1-3)
1.
O significado da oferta.
Essa
oferta representava a gratidão do hebreu pela fecundidade da terra. Ele tirava
os cereais comestíveis e oferecia-os ao Senhor como “um sacrifício de manjares”.
Essa imagem nos fala de como devemos apresentar o fruto do nosso trabalho
diante de Deus. Não podemos nos apresentar perante Ele de mãos vazias (Mt
25.14-30).
2. Como era a oferta de
manjares?
Essa
oferta também era chamada de “Festa das Primícias” (2.12-16). Ela compunha-se
de grãos novos e macios colhidos na primeira colheita. Essa oferta também era
feita de farinha fina misturada com azeite. Sabemos, pela Bíblia, que o azeite
é um dos símbolos do Espírito Santo (Zc 4.2-6; Êx 30.31). Essa oferta faz-nos
lembrar da importância de vivermos uma vida dependente do Espírito Santo. Que
possamos, na força do Espírito, fazer as mesmas obras que o nosso Senhor fez
(At 10.38).
3. A oferta aponta para
um alimento espiritual.
A
Palavra de Deus diz que o nosso Senhor é o “pão vivo que desceu do céu”, o
trigo que foi moído para se tornar o nosso alimento espiritual (Jo 6.33-35).
Logo, da mesma forma que Israel obedeceu à ordenança divina de apresentar a
oferta de manjares diante de Deus, nós somos instados, por Cristo, a
alimentar-nos dEle. O testemunho do Senhor é verdadeiro (Jo 5.30; 8.28).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A oferta de manjares representa como devemos apresentar o
fruto do nosso trabalho diante de Deus. Não podemos nos apresentar perante Ele
de mãos vazias.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“O próprio cerne da relação do concerto — comunhão entre o
Senhor e o seu povo — e o meio da sua realização inicial de Levítico, onde, com
respeito aos holocaustos, o Senhor diz: ‘À porta da tenda da congregação [a
oferta] trará, para que o homem seja aceito perante o SENHOR'? (Lv 1.3, ARA).
[...] O fato de o concerto entre o Senhor e Israel ter sido modelado segundo os
pactos do antigo Oriente Próximo em forma e função, permite-nos entender com clareza
incomum, a miríade de detalhes relacionados ao culto no Pentateuco. Os
sacrifícios e as ofertas tinham o objetivo de demonstrar a subserviência de
Israel, expiar as ofensas contra o Soberano, o Senhor, e refletir a harmonia e
a índole pacífica da relação estabelecida ou restabelecida.
O holocausto e a oferta de manjares (Lv 1-2) serviam para
identificar o ofertante como servo do rei, servo que não ousava chegar diante
dele de mãos vazias. As ofertas pelo pecado e pela culpa (Lv 4-5) serviam para
restabelecer uma relação que fora rompida por causa da desobediência do servo.
Elas eram a sua recompensa a um senhor ofendido. As ofertas pacíficas (ou de
comunhão, Lv 3) constituíam expressão da ação de graças pelo vassalo a um
estado de comunhão que atualmente existia. Eram testemunhos voluntários e
não-obrigatórios de um coração cheio de
graças e louvor pela bondade do Senhor” (ZECK, Roy B. Teologia do Antigo
Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp.71,72)
III - A OFERTA PACÍFICA, O SACRIFÍCIO
PELO PECADO E O DIA DA EXPIAÇÃO (Lv 3.1,2; 7.1,2)
1. O que era a oferta
pacífica?
Era
um sacrifício em que o ofertante imolava o animal, tirando porções especiais e
separando-as do sangue e da gordura do animal. Em seguida, o sacerdote espargia
o sangue do animal imolado ao redor do altar, em sinal da propiciação pela vida
do pecador. Depois, os miúdos do animal eram queimados no fogo do altar e,
assim, tanto o sacerdote quanto o ofertante, e sua família, comiam a carne
nobre do animal imolado (Lv 2.8,13,16,17). Essa oferta significava,
literalmente, “um presente oferecido a Deus”, e denotava a comunhão e a
felicidade do ofertante com o Pai.
2. A simbologia da
oferta pacífica.
A
oferta pacífica aponta para a nossa reconciliação com o Pai. A Palavra de Deus
mostra que o nosso Senhor proveu a paz entre o homem e o Criador: “porque foi
do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo por ele
feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo
todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus” (Cl
1.19,20). Isso demonstra que o Senhor foi a oferta pacífica para
reconciliar-nos com o Pai, tornando-se assim, a nossa Paz (Is 9.6).
3. O que era a oferta
pelo pecado?
Diferentemente
das outras oferendas, as ofertas pelo pecado e pela culpa eram obrigatórias.
Elas identificavam a natureza pecaminosa do homem; alguém que necessitava
apresentar a Deus algo por seus pecados. Esse sacrifício era feito fora do
arraial.
O
animal teria de ser imolado fora do acampamento hebreu. A Bíblia mostra que
Nosso Senhor Jesus foi morto fora de Jerusalém, fazendo-se pecado por nós (1 Pe
2.24).
4. O grande dia da
expiação.
Levítico
16 narra o mais importante dia para o povo judeu: o dia da Expiação. O dia em
que todo judeu devia observar um jejum e não fazer qualquer trabalho. Esse dia
é ainda hoje observado por eles como Yom Kippur, o “Dia do Perdão”.
O
dia da Expiação era a data em que o Sumo Sacerdote apresentava um novilho por
si mesmo e por sua família (Lv 16.6) e um bode pelo povo (Lv 16.710) no Santo
dos Santos, aspergindo o sangue das vítimas sobre o propiciatório (Lv
16.11-19). O rito representava a mais importante oferta pelo pecado de toda a
nação.
Esse
rito aponta para o nosso grande dia da Expiação, no Calvário, quando Jesus
Cristo, nosso Senhor, exclamou na cruz: “Está consumado” (Jo 19.30).
SÍNTESE DO TÓPICO III
A oferta pacífica, a oferta pelo pecado e o dia da expiação
são expressões clarividentes da graça redentora de Deus manifestada na cruz do
Calvário.
SUBSÍDIO DE
VIDA CRISTÃ
“Em certo sentido, o Senhor foi morto pelos executores romanos.
Pedro disse: ‘Vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos' (At 2.23).
Mas, em outro sentido, Ele não foi morto, pois entregou voluntariamente sua
vida. Jesus disse: ‘Por isso, o Pai me
ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de
mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a
tomá-la. Esse mandamento recebi de meu Pai' (Jo 10.17,18). O Senhor morreu
voluntariamente, o Pastor entregando a vida pelas ovelhas. Que coisa
surpreendente! Ninguém morria de boa vontade nos sacrifícios do Antigo
Testamento. Nenhum cordeiro, bode ou ovelha jamais rendeu espontaneamente a sua
vida. Mas Jesus fez isso por nós. É maravilhoso poder afirmar: ‘Pai, nas tuas
mãos entrego o meu espírito'.
Antes de entregar sua vida, Jesus perdoou os inimigos. Deu
salvação a um ladrão arrependido. Cuidou de sua mãe. Terminou a obra que Deus
lhe dera para fazer. [...] hoje devemos seguir o exemplo de Cristo e perdoar
nossos inimigos, pois é possível que venhamos morrer ainda hoje. Não queremos
encontrar o Senhor tendo alguma coisa contra quem quer que seja no coração.
Queremos chegar à hora da nossa morte havendo compartilhado com outros a
salvação” (WIERSBE, Warren W. O Que as Palavras da Cruz Significam Para Nós. 1a
ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.119).
CONCLUSÃO
Nesta
lição, vimos o quanto era complexo o sistema de apresentação de ofertas para
diversos pecados, e o dia anual de expiação, em que o Sumo Sacerdote
apresentava a oferta pela nação inteira. Mas a Palavra de Deus mostra-nos que o
sacrifício único de Cristo, no Calvário, foi suficiente para apagar os nossos
pecados (2 Co 5.21; 1 Pe 3.18).
Valorize
a graça de Deus e alegre-se no Espírito Santo por este presente: a salvação.
PARA REFLETIR
• Quais animais podiam ser apresentados na oferta de holocaustos? A oferta apresentada
no altar do holocausto podia ser de animais como boi, ovelha, cabra, pombinhos
ou rolinhas.
• Cite um texto bíblico que aponte o sacrifício de Jesus como um
“holocausto” agradável a Deus.
O Cordeiro de Deus “que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29 cf. Is
52.13-15; Fp 2.5-8; Hb 12.2,3).
• Qual era o significado da oferta de manjares?
Essa oferta representava a gratidão do hebreu pela fecundidade da terra.
• Para quê a oferta pacífica aponta?
A oferta pacífica aponta para a nossa reconciliação com o Pai.
•Para quê o rito da Expiação aponta?
Esse rito aponta para o nosso grande dia da Expiação, no Calvário,
quando Jesus Cristo, nosso Senhor, exclamou na cruz: “Está consumado” (Jo
19.30).