Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 3 - A Natureza dos Demônios - Agentes da Maldade no Mundo Espiritual
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Lições Bíblicas do 1° trimestre de 2019 -
CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 20 de Janeiro de 2019
TEXTO ÁUREO
E foi precipitado o grande dragão, a antiga
serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi
precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele (Ap 12.9).
VERDADE PRÁTICA
Os
Demônios são os anjos que se rebelaram contra Deusseguindo o seu maioral, Satanás.
LEITURA DIÁRIA
SEG. Mt 12.24: Belzebu, o próprio
Satanás, é o príncipe dos demônios
TER. Mt 25.41: Satanás e seus anjos
já têm um lugar preparado - o abismo
QUA. Lc 10.18,19: Satanás é um ser já
derrotado
QUI. At 8.7: Os demônios são
identificados como espíritos imundos
SEX. At 19.12: O Novo Testamento
descreve os demônios como espíritos malignos
SÁB. 1 Tm 4.1: O apóstolo Paulo
chama os demônios de espíritos enganadores
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Apocalipse
12.7-10
7-
E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e
batalhavam o dragão e os seus anjos,
8-
mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9-
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e
Satanás, que engana todo o mundo;
ele
foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
10-
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a
força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador
de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e
de noite.
HINOS
SUGERIDOS: 212, 258, 305 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Conscientizar
de que os demônios são anjos decaídos que se rebelaram contra Deus e o maioral
deles é Satanás.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
I - Apresentar a origem dos demônios conforme as Escrituras;
II-Expor a respeito da batalha no
céu;
III- Destacar o maioral dos demônios;
IV - Mostrar o poder de Jesus sobre os demônios.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Uma das necessidades permanentes do (a) professor(a) da Escola Dominical
é realizar um programa continuado de estudos. Assim, ele estará se atualizando.
As áreas de Teologia Bíblica, História da Igreja, Teologia Sistemática e
Métodos Didáticos são conteúdos básicos para um programa sério de estudos do
(a) professor (a) da Escola Dominical. Ou seja, é importante que o professor e
a professora alternem a leitura de bons livros nessas áreas. Naturalmente, os
educadores cristãos devem conhecer outras áreas do conhecimento também.
Entretanto, as disciplinas mencionadas são a coluna de um programa sério de
leitura para o Educador Cristão.
Nesta semana estudaremos Demonologia, uma matéria da Teologia Sistemática
que, como todo assunto doutrinário, tem elos com a Teologia Bíblica e a
História da Igreja. A partir dessas áreas de conhecimento, podemos compreender
o que as Escrituras dizem sobre o assunto, como os primeiros cristãos originais
entendiam o tema e o processo que resultou a doutrina que conhecemos hoje. Por
isso, o programa de leitura é imprescindível na vida de quem leva a sério o
ministério do magistério cristão. Boa aula!
ÁUDIO LIÇÃO 3
INTRODUÇÃO
A Demonologia é uma parte da Angelologia, a doutrina dos anjos, porque
tanto demônios quanto anjos são criaturas espirituais e invisíveis. A presente
lição pretende mostrar a origem, a natureza e os objetivos dos demônios e do
seu maioral.
PONTO CENTRAL
Satanás e seus demônios se rebelaram contra Deus.
I- ORIGEM DOS
DEMÔNIOS
1. Os anjos caídos e
os demônios.
Eles são os restantes dos anjos que seguiram Satanás após a sua rebelião
contra Deus (v.9). A tradição judaica antiga descreve essa queda de maneira
mais ampla na literatura apocalíptica do período interbíblico como os Oráculos
Sibilinos e os livros de Enoque.
2. A expulsão do
querubim ungido.
A Bíblia diz que Satanás é o maioral dos demônios (Mt 12.24; 25.41). No
princípio, Deus criou o querubim ungido, perfeito em sabedoria e formosura, o
qual era o selo da simetria (Ez 28.12-15). Ele se rebelou contra Deus e foi
expulso do céu (Is 14.12-15). Com sua queda, saíram com ele os anjos que
aderiram à rebelião, e uma parte deles continua em prisão (2 Pe 2.4; Jd 6).
Apesar de a Bíblia não fornecer detalhes sobre os demônios, essas passagens
bíblicas podem apontar a sua origem.
3. Os demônios na
cultura pagã.
Os termos gregos traduzidos por "demônio" no Novo Testamento
são daimonion, "demônio, um
deus, uma divindade", para designar os deuses pagãos (Dt 32.17); e daimon, "um espírito mal,
demônio". Os demônios foram posteriormente concebidos como seres
espirituais intermediários bons ou maus, ou seja, os anjos e os espíritos
malignos. A natureza inconsequente desses espíritos os associa com o mal, com
toda a maldade do mundo.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Os demônios são anjos que acompanharam o
"querubim ungido" quando este foi expulso em rebelião contra Deus.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Quem são os
demônios?
O que eles fazem?
Essas perguntas podem ser elaboradas na lousa ou em um slide, ou ainda,
em um retroprojetor. Iniciar a aula fazendo essas perguntas ajuda os alunos a
reflexão acerca da identidade das dos espíritos malignos que a Bíblia descreve.
O professor, ou a professora, pode usar esta citação para uma resposta mais
elaborada sobre os anjos caídos: "São os que se rebelaram contra Deus.
Eles foram criados por Deus e eram originalmente bons e, assim como o ser
humano, dotados de livre-arbítrio; porém, sob a direção de Satanás, eles
pecaram e rebelaram-se contra Deus, tornando-se maus. São identificados como
‘espíritos imundos', ‘espíritos malignos', 'demônios' (Declaração de Fé das
Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.89).
II - A BATALHA NO CÉU
1. O arcanjo Miguel e o dragão
(v.7).
Miguel é
anjo, o príncipe dos filhos de Israel, na qualidade de arcanjo, e lidera uma
guarnição angelical (Dn 10.13, 21; 12.1; Jd 9). O dragão é identificado com o
próprio Diabo e Satanás, a antiga serpente (v.9), em uma referência à serpente
do Éden (Gn 3.1-4,13-15). Miguel é mais poderoso do que o dragão, pois peleja
pelo poder de Deus e, juntamente com os seus liderados, expulsa Satanás e seus
anjos do céu (Ap 12.8).
2. A expulsão de Satanás (v.8).
Essa
passagem é muito disputada pelos expositores bíblicos e há diversas
interpretações. Nessa guerra escatológica, há os que acreditam que se trata da
queda original de Satanás, e outros afirmam que não há ligações com essa queda.
Outra interpretação é que Satanás teria acesso ao céu antes da ascensão de
Jesus. O argumento usado se baseia em algumas passagens do Antigo Testamento (1
Rs 22.23; Jó 1.6-9; 2.1-6; Zc 3.1,2). De uma forma ou de outra, a derrota do
Inimigo já está decretada, conforme revelou o próprio Senhor: "Eu via
Satanás, como raio, cair do céu" (Lc 10.18). A expressão "eu
via" diz respeito a uma ação contínua, e isso mostra que Jesus
contemplava, em visão, a queda de Satanás, enquanto os setenta pregavam o
evangelho.
3. A vitória final sobre Satanás.
A derrota
final de Satanás, na verdade, teve início com a morte, ressurreição e ascensão
de Jesus. A partir daí, as acusações do Diabo contra nós caíram por terra,
porque quem nos justifica diante de Deus é o próprio Cristo ( Rm 5.1; 8.33). No
Apocalipse, vemos que Miguel e seus anjos vencem o dragão e seus demônios (Ap
12.7-9). O mérito da vitória, porém, não cabe ao arcanjo, pois este sempre atuou
em nome do Senhor (Jd 9). Mais adiante, o Diabo é amarrado por mil anos, para,
finalmente, ser lançado no lago de fogo (Ap 20.3,10). Diante das arremetidas do
adversário, sejamos valentes e confiantes na pronta intervenção divina, pois
temos, nesta luta, uma gloriosa promessa (Rm 16.20).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A Batalha no Céu ocorrerá entre o arcanjo Miguel e
o dragão, o Diabo.
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
"Nesta ocasião [Grande Tributação], de acordo com Apocalipse 12.7,
'houve batalha no céu'. Os adversários são Miguel e seus anjos que lutam contra
o dragão (Satanás) e seus anjos (demônios). A batalha é curta e o resultado,
indiscutível-Satanás e seus anjos 'não prevaleceram; nem mais o seu lugar se
achou nos céus' (Ap 12.8). Embora este evento ainda seja futuro, o seu
acontecimento e resultado são tão certos que são descritos no tempo passado do
verbo. Com resultado desta batalha, Satanás e seus anjos serão lançados à
terra, e virão com uma vingança contra a nação de Israel, em um inútil esforço
de destruíste e frustrar a promessa que Deus fez a Abraão, de fazer de Israel
uma grande nação (Dn 12.1; Ap 12.9-17)" (LAHAYE, Tim; HINDSON, Ed,
Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.102).
III - O MAIORAL DOS DEMÔNIOS
1. A Serpente.
O termo
"dragão" é drakon em grego
e é usado na Septuaginta para traduzir algumas palavras hebraicas, como tanim e leviatan, cujo sentido é
diversificado como "monstros, animais do deserto, serpentes". No Novo
Testamento, só aparece em Apocalipse, e aqui é chamado de "o grande
dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o
mundo" (v.9). A serpente que enganou Eva é o próprio Satanás (Gn 3.1-4;
14,15). Ele é perito em enganar como fez com Eva e ainda hoje esta é uma de suas
especialidades (2 Co 2.11; 11.3).
2. Satanás.
Não é
possível descrever todos os nomes do inimigo de Deus e do seu povo. O nome mais
conhecido vem do hebraico satan,
"Satanás, adversário". É no prólogo do livro de Jó que Satanás
aparece pela primeira vez como ser espiritual que acusa os justos diante de
Deus. As Escrituras o revelam primeiramente com nome pessoal quando induz o rei
Davi a fazer o recenseamento: "Então, Satanás se levantou contra Israel e
incitou Davi a numerar a Israel" (1 Cr 21.1).
3. O Diabo.
O termo
grego diábolos, “caluniador", é
usado com frequência na Septuaginta para traduzir a palavra hebraica satan, "adversário". O termo vem
do verbo diabállo, "acusar, difamar, enganar, provocar um desacordo".
A especialidade dele é enganar e acusar (v.10). Jesus disse que a essência da
natureza dele é a mentira: "Vós tendes por pai ao diabo e quereis
satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se
firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala
do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (Jo 8.44). Sua
habitação ainda não é o inferno; ele ainda será lançado nesse lugar, "o
fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25.41).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Há muitos nomes que a Bíblia dá ao Inimigo:
Serpente, Satanás e Diabo.
IV - O PODER DE JESUS SOBRE OS
DEMÔNIOS
1. O contexto bíblico.
Há
relativamente pouco registro sobre os demônios no Antigo Testamento. A
Septuaginta traduz quatro termos hebraicos por daimonion, "demônio", e um por daimon (Is 65.11). A tradição judaica considera os demônios como
anjos caídos que se uniram a Satanás na sua rebelião contra Deus. Os demônios
são identificados no Novo Testamento como os espíritos imundos (Lc 4.33; 8.29;
Ap 18.2) e os espíritos malignos (Lc 8.2). Eles são malévolos, podem entrar nas
pessoas (Lc 11.24-26) e causam todo o tipo de doença (Lc 9.39-42), embora nem
todas enfermidades sejam de origem demoníaca (Lc 13.32).
2. O triunfo de Cristo.
A vitória
preliminar de Jesus sobre Satanás começa na tentação do deserto (Mt 4.11). O
Diabo já está derrotado preliminarmente (Jo 12.31). Jesus disse que o príncipe
desde mundo já está julgado (Jo 16.11). Mesmo assim, ele continua se opondo à
obra de Deus. Satanás causou diversos infortúnios ao apóstolo Paulo, com o
espinho na carne (2 Co 12.7) e o impedimento nas jornadas missionárias (1 Ts
2.18). Nós não devemos ignorar as suas astúcias (2 Co 2.11). Em breve, Deus
"esmagará Satanás debaixo de nossos pés" (Rm 16.20).
SÍNTESE DO TÓPICO IV
Em seu ministério, Jesus demonstrou seu poder sobre
os demônios.
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
"A vitória de nosso Senhor sobre os ataques de Satanás
qualificaram-no para ir à cruz. Ali Satanás parecia ter conseguido a sua
vitória, evitando o estabelecimento de um reino messiânico, mas, ironicamente,
esta vitória de curta duração na realidade destruiu o reino do próprio Satanás.
Na cruz, os pecados da humanidade foram completamente pagos, e a derrota de
Satanás foi garantida, embora não seja até o final do Milênio que ele, por fim
e permanentemente, seja confinado ao eterno lago de fogo" (LAHAYE, Tim;
HINDSON, Ed. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD,
2017, p.412).
CONHEÇA MAIS
Demônios Ativos e Operantes no Mundo
“São demônios que, sem serem vistos, agem atualmente. Cegam os ímpios
para a verdade do evangelho (2 Co 4.4) e promovem falsas doutrinas (1 Tm 4.1).
Distraem os cristãos, atrapalhando-os no cumprimento dos planos de Deus para o
amadurecimento espiritual em suas vidas.” Leia mais em Enciclopédia Popular de
Profecia Bíblica, CPAD, p.126.
CONCLUSÃO
Os
demônios são reais, são espíritos maus e imundos, o oposto dos anjos. Jesus é a
única garantia de que eles nada podem contra nós; antes, Jesus disse: "Eis
que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do
Inimigo, e nada vos fará dano algum" (Lc 10.19).
PARA REFLETIR
A respeito de "A Natureza dos Demônios",
responda:
• Quais os significados dos
termos gregos daimonion e daimon?
Daimonion,
"demônio, um deus, uma divindade", para designar os deuses pagãos (Dt
32.17); e daimon, "um espírito mal, demônio".
• Quando teve início a derrota
final de Satanás?
A derrota
final de Satanás, na verdade, teve início com a morte, ressurreição e ascensão
de Jesus.
• Quais os significados nos nomes
"Satanás e Diabo"?
Satanás
significa "adversário"; Diabo, "caluniador".
•Qual a essência da natureza do
Diabo?
Jesus
disse que a essência da natureza dele é a mentira.
• Onde começou a derrota de
Satanás com a vinda de Jesus?
A vitória
preliminar de Jesus sobre Satanás começa na tentação do deserto (Mt 4.11).