Classe:
Jovens – 4°Trimestre de 2018 | Data da Aula: 28/10/2018
TEXTO DO DIA
Porque a promessa vos diz respeito a
vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso
Senhor chamar (Atos 2.39).
SÍNTESE
O batismo com o Espírito Santo é uma experiência
dada por Deus para o revestimento de poder.
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA
- At 4.31 Cheios do Espírito Santo após a oração
TERÇA-
At 1.5 O batismo com o Espírito Santo é diferente
do batismo de João
QUARTA
- At 19.6 O batismo com o Espírito Santo dado por
imposição de mãos
QUINTA
- Mt 3.11 Jesus é quem batiza com o Espírito Santo
SEXTA
- At 10.47,48 O batismo com o Espírito Santo é para todos
SÁBADO
- Lc 1113 O Espírito Santo será dado a quem pedir
OBJETIVOS
•
DEFINIR o batismo com o Espírito Santo;
•
MOSTRAR o que não é o batismo com o Espírito Santo;
•
CONSCIENTIZAR de que o falar em Línguas é uma evidência do
batismo com o Espírito Santo.
INTERAÇÃO
Professor(a),
na Lição de hoje estudaremos a respeito de uma das maiores dádivas divinas
depois da salvação - o batismo com o Espírito Santo. Esse revestimento de poder
não foi somente para os crentes do primeiro século e ele não cessou, pois
enquanto a Igreja permanecer neste mundo. Então, não deixe de aproveitar essa
oportunidade para orar por seus alunos que ainda não foram batizados com o
Espírito Santo. É importante, antes de orar, que você ressalte que esse
revestimento de poder não é concedido por nossos méritos (1Co 12.7), mas é
fruto da graça e da misericórdia divina. Diga também que para os pentecostais o
falar em Línguas estranhas é uma evidência do batismo com o Espírito Santo.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor(a), acreditamos que é
importante que você e seus alunos conheçam algumas descrições teológicas
utilizadas para descrever os grupos de crentes em relação aos pentecostais.
Então, sugerimos que reproduza o quadro abaixo e discuta com os alunos as
definições.
Pentecostal: “Cristão que crê que 0 Livro de Atos fornece um modelo
para a igreja contemporânea e, nesta base, incentiva todos os crentes a
experimentar o batismo no Espírito (At 24), entendido como capacitação para a
missão, distinto da regeneração, que é marcado por falar em Línguas, e afirma
que 'sinais e maravilhas', inclusive todos os dons mencionados em 1 Coríntios
12.8-10, devem caracterizar a vida da igreja hoje."
Neopentecostal: “Cristão que concorda e age em conformidade
com todos os princípios Listados acima, exceto a afirmação de que o falar em
Línguas serve de sinal normativo para o batismo no Espírito.”
Carismático: "Cristão que crê
que todos os dons Listado em 1 Coríntios 12.8-10, incluindo profecia, Línguas e
curas, estão disponíveis para a igreja hoje; mas rejeita a afirmação de que o
batismo no Espírito (At 24) é capacitação para a missão distinta da
regeneração.”
TEXTO
BÍBLICO
Atos
10.34-47
34 E, abrindo Pedro a
boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas:
35 mas que lhe é
agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
36 A palavra que ele
enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor
de todos),
37 esta palavra, vós
bem sabeis, veio por toda a Judeia, começando pela Galileia. depois do batismo
que João pregou;
38 como Deus ungiu a
Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem
e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
39 E nós somos
testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judeia como em
Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.
40 A este ressuscitou
Deus ao terceiro dia e fez que se manifestasse,
41 não a todo o povo,
mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós que comemos e bebemos
juntamente com ele, depois que ressuscitou dos mortos.
42 E nos mandou
pregar ao povo e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos
vivos e dos mortos.
43 A este dão
testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão
dos pecados pelo seu nome.
44 E, dizendo Pedro
ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45 E os fiéis que
eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de
que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
46 Porque os ouviam
falar em línguas e magnificar a Deus.
47 Respondeu, então,
Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados
estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?
INTRODUÇÃO
Como está registrado
na Palavra de Deus, o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos de Jesus
no Dia de Pentecostes. A esse derramamento denominamos “batismo com o Espírito
Santo", expressão corrente entre os pentecostais. A Palavra de Deus também
utiliza a expressão "ser cheio do Espírito” em alguns textos como um
sinônimo da experiência do batismo com o Espírito Santo. A certeza que
precisamos ter é de que essa experiência está disponível a todos os crentes hoje,
como sempre esteve desde o Dia de Pentecostes em Atos 2.
I-DEFININDO
O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
1. O batismo com o Espírito Santo.
É um revestimento de
poder cuja finalidade é levar os crentes a testemunharem da pessoa de Jesus
Cristo. Na Declaração de Fé das Assembleias de Deus, é definido como “[...] uma
experiência espiritual que ocorre após ou junto à regeneração, sendo
acompanhada da evidência física inicial do falar em línguas (At 2.4)."
Essa experiência foi
notória na Igreja em Atos, tanto na Igreja de origem judaica quanto na de
origem grega, e pelo relato de Lucas em Atos 19, chegou a ser acompanhada de
profecias.
2. É uma realidade para os nossos dias.
Quando se trata deste
assunto, há pessoas que acreditam que o revestimento de poder, conforme
relatado em Atos, está fora do alcance da experiência cristã de nossos dias.
Tal entendimento se dá por força de uma visão mais voltada a um intelectualismo
de cunho pós-moderno, que vê a experiência pessoal com pouco valor. Na prática,
um pensamento teológico que rejeita a experiência do batismo com o Espírito
Santo como um evento real para os nossos dias o faz puramente por um prisma
racionalista, que rejeita a experiência por entender que ela é subjetiva, ou
seja, cada pessoa tem a sua, e por isso não tem valor. Mas com o respaldo da
Palavra de Deus, tendo em vista que o próprio Jesus disse que “estes sinais
seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas
línguas" (Mc 16.17), cremos que o batismo com o Espírito Santo e o falar
em línguas é, sim, uma experiência de Deus para os nossos dias.
3. O batismo com o Espírito Santo não é designativo de
espiritualidade.
Em hipótese alguma um
pentecostal genuíno, que manifesta o fruto do Espírito, pode se achar superior
a qualquer outro cristão não pentecostal. O batismo com o Espírito Santo é um
revestimento de poder, não um designativo de superioridade ou de santidade. Ser
revestido de poder por meio do batismo com o Espírito Santo exige de nós
humildade, pois não fomos nós mesmos que nos revestimos. O revestimento de
poder não é coisa de homens, mas de Deus, e cremos que este revestimento é dado
por Ele não para que venhamos ser testemunhas da obra de Cristo e do motivo
pelo qual o Filho de Deus veio ao mundo (1 Jo 3.8). Portanto, ser cheio do
Espírito é uma promessa de Jesus a todos os crentes, mas para que sejam
testemunhas dEle.
II - O
QUE NÃO É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
1. A conversão.
É uma experiência que
ocorre no momento em que a pessoa, arrependida de seus pecados, e tendo sido
convencida pelo Espírito Santo, decide renunciar a vida de pecados, aceitando a
Jesus como seu único Senhor e Salvador. Uma vez que ocorre a conversão, o
pecador é transformado em uma nova criatura e feito filho de Deus. Essa
transformação, de pecador e inimigo de Deus para filho, é uma mudança poderosa
operada pelo próprio Senhor. O homem pode ouvir a mensagem do evangelho, ser
convencido de seus pecados e aceitar a Jesus, mas ser transformado é somente
pelo poder de Deus (Jo 1.11-13). Ser feito um filho de Deus é um poder
concedido para fazer de nós novas criaturas, mas a conversão não é o batismo
com o Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo é para pessoas que já
experimentaram a salvação. Uma pessoa pode receber o batismo com o Espírito
segundos após ter se arrependido de seus pecados e aceitado a Jesus, mas são
experiências diferentes.
2. O selo do Espírito.
Paulo descreve que
quando recebemos Jesus como nosso Salvador, fomos selados, marcados pela glória
dEle para a eternidade. É o chamado “selo do Espírito Santo" para os que
creem nEle (Ef 1.13,14). Paulo, escrevendo aos efésios, não menciona ser o
chamado "selo do Espírito Santo" o revestimento de poder para testemunhar.
O selo nos tempos antigos servia para garantir a fidelidade de um documento ou
a inviolabilidade de um estabelecimento. Neste caso, Paulo diz que os que estão
em Cristo, que creram nEle depois da exposição da Palavra, foram selados,
separados pelo Espírito Santo para que Deus seja glorificado. É uma experiência
da salvação, genuína e para todos os crentes, mas não pode ser confundida com o
revestimento de poder do Espírito Santo.
3. O fruto do Espírito.
O fruto do Espírito
não é o batismo com o Espírito Santo, pois enquanto este é o derramamento do
Espírito para revestimento de poder, aquele é a manifestação do Espírito nas
atitudes daqueles que foram alcançados pelo evangelho. Enquanto o batismo com o
Espírito vem da parte de Deus, o fruto do Espírito é a forma como os cristãos
demonstram seu caráter transformado pelo evangelho, e isso é necessário a todo
cristão, independente de sua linha doutrinária ser pentecostal ou não. O fruto
do Espírito é o resultado de uma maturação na vida do crente, de passar por
experiências em que Deus o vai moldando de acordo com a sua Palavra.
III- O FALAR EM LÍNGUAS COMO EVIDÊNCIA
1. Falam todos em Línguas?
Um dos equívocos mais
comuns na interpretação de 1 Coríntios 12.30 é acerca da pergunta de Paulo
sobre os dons espirituais: “Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas
línguas? Interpretam todos?" Alegar que esse texto indica que nem todas as
pessoas batizadas com o Espírito Santo falam em línguas é forçar uma
interpretação, pois esse texto trata especificamente a respeito dos dons
espirituais, e não sobre o falar em línguas como evidência do batismo com o
Espírito Santo. É próprio de uma vertente teológica pós-moderna dizer que o livro
de Atos é meramente histórico quando se trata do falar em línguas. Os
Evangelhos também são históricos, e nem por isso são desprezados.
2. No Cenáculo.
Lucas menciona em
três ocasiões que o falar em línguas é observado como evidência inicial do
batismo com o Espírito Santo. A primeira é em Atos 2, no cenáculo, em que os
discípulos estavam orando (At 2.4). Nesse primeiro registro, as línguas são
diretamente associadas à visitação do Espírito Santo aos crentes em oração.
Além do som como de um vento impetuoso que encheu o lugar de oração, e línguas
de fogo, vistas sobre aqueles crentes, o que chamou a atenção dos visitantes de
Jerusalém foi que ouviram os crentes falando em outras línguas. E antes de
falar de Jesus à multidão, Pedro falou em línguas no Local de oração.
3. Na casa de Cornélio.
A segunda ocorrência
é mostrada por Lucas em Atos 10.44-46. Este relato nos remete à primeira
visitação do Espírito Santo aos gentios, na casa de Cornélio, o centurião
romano. Pedro fora informado de que deveria se dirigir à casa de Cornélio e
falar com ele, e Lucas relata que antes que Pedro terminasse a pregação, o
Espírito de Deus veio sobre aqueles que ouviam suas palavras. Até aquele
momento, não havia registros de que os apóstolos em Jerusalém tivessem
testemunhado o batismo com o Espírito Santo em gentios. Na verdade, como vemos
por Atos 7 a 10, os discípulos de Jesus permaneceram em Jerusalém, e somente
com uma perseguição é que se espalharam e foram pregar o evangelho por onde
passavam. O evangelho chegou a Samaria com Felipe, Saulo encontrou Jesus no
caminho de Damasco e então surge o relato de Cornélio. O impacto foi tão grande
na vida de Pedro, após os gentios terem sido cheios do Espírito Santo, que ele
não negou o batismo àqueles que tinham recebido o Espírito Santo. Mesmo depois
de retornar a Jerusalém o apóstolo teve de se explicar aos "da
circuncisão”, e deixou claro: “[...] quem era, então, eu, para que pudesse
resistir a Deus?" (At 11.17). Se Deus trouxe seu Espírito aos gentios,
nada mais restou aos de Jerusalém, senão glorificarem a Deus (At 11.18).
4. Em Éfeso.
A terceira menção de
Lucas aparece em Atos 19. Paulo chega a Éfeso e se depara com um grupo de
homens que já conheciam o evangelho, mas não haviam recebido o batismo com o
Espírito Santo. "E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam
línguas e profetizavam" (At 19.5,6). Eles já eram salvos, foram
convencidos de seus pecados pelo Espírito, já tinham se arrependido e eram
batizados. Entretanto, eles nem mesmo sabiam da existência da Pessoa do
Espírito Santo. Após receberem a imposição de mãos do apóstolo Paulo, foram
cheios e falaram em outras línguas. Esse é o segundo relato de gentios sendo
cheios do Espírito no livro de Atos.
Pense!
Essas três
referências à experiência do batismo com o Espírito Santo não são suficientes
para que creiamos que 0 faLar em línguas é a evidência inicial do revestimento
de poder?
Ponto
Importante
Lucas deixa claro que
o revestimento de poder para testemunhar tem como sinal distintivo o falarem línguas.
SUBSÍDIO
1
“A
distinção e as evidências do batismo no Espírito Santo são estudadas em
primeiro lugar porque delas depende a maioria das posições teológicas no
tocante às demais questões, isto é, as posições adotadas quanto a esses dois
primeiros tópicos definem as questões nas demais áreas. A questão da
disponibilidade hoje do batismo no Espírito Santo é muito discutida. Por um
lado, muitos estudiosos da Bíblia responderão que o batismo no Espírito Santo
está à disposição dos crentes atuais, mas apenas parte da conversão. Por outro
lado, quando os pentecostais afirmam que o Espírito está disponível, argumentam
em favor de uma experiência distinta da regeneração, em certo sentido, e
acompanhada pela evidência física inicial do falar em línguas. Além disso,
embora a distinção e as línguas como evidência estejam estreitamente
relacionadas entre si, não deixam de ser questões separadas. Pela lógica,
existem quatro possíveis posições quanto à distinção e as línguas como
evidência. [...]
Há os
que pensam ser o batismo no Espírito Santo parte da experiência da conversão,
sem qualquer evidência inicial, como o falar em outras línguas [...] Há os que
defendem o batismo no Espírito Santo como uma experiência geralmente ocorrida
após a regeneração e sempre acompanhada pela evidência especial do falar em
outras línguas. Esta é a posição de igrejas pentecostais como as Assembleias de
Deus" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. 8.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 432).
SUBSÍDIO 2
Aprofunde seu conhecimento sobre o assunto da lição de Hoje. Veja:
CONCLUSÃO
O batismo com o Espírito
Santo é mais do que uma promessa. É o cumprimento do projeto de Deus de
revestir seus filhos com um poder para testemunhar das suas grandezas, da
salvação e da vida porvir. Essa promessa jamais foi revogada por Deus, e até
que o Senhor Jesus, que é perfeito, seja manifesto, podemos contar com o
cumprimento dessa promessa. Como os discípulos em oração, podemos receber esse
mesmo revestimento de poder em nossos dias.
HORA DA
REVISÃO
1- Segundo a lição, o que é o batismo com o Espírito
Santo?
É um revestimento de
poder cuja finalidade é levar os crentes a testemunharem da pessoa de Cristo.
Sua evidência física cá o falar em línguas.
2- Como a Declaração de Fé das Assembleias de Deus define
o batismo com o Espírito Santo?
Na Declaração de Fé
das Assembleias de Deus, é definido como uma experiência espiritual que ocorre
após ou junto à regeneração, sendo acompanhada da evidência física inicial do
falar em línguas (At 2.4).”
3- O que é a conversão?
É uma experiência que
ocorre no momento em que a pessoa, arrependida de seus pecados, e tendo sido
convencida pelo Espírito Santo, decide renunciar a vida de pecados, aceitando a
Jesus como seu único Senhor e Salvador.
4- Segundo a lição, o que não é o batismo com o Espírito
Santo?
A conversão; o selo
do Espirito e o fruto do Espírito.
5- Em quantas ocasiões Lucas mostra que o falarem línguas
é evidência do batismo com o Espírito Santo?
Resposta pessoal.