Lições Bíblicas do 4° trimestre de 2018 -
CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 4 de Novembro de 2018
TEXTO ÁUREO
"Digo-vos
que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que
por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (Lc 15.7)
VERDADE PRÁTICA
Jesus
é o Bom Pastor que deu a vida para resgatar suas ovelhas, as quais estavam
desgarradas e distantes de Deus.
LEITURA
DIÁRIA
Seg. At 20.28: Os pastores
devem cuidar de si mesmos e igualmente do rebanho
Ter. Pv 27.23: É dever dos
pastores conhecer o estado de suas ovelhas
Qua. Jr 23.1-4: Uma advertência
seríssima aos que exercem o pastorado
Qui. Jo 10.11,12: A principal
diferença entre o bom pastor e o mercenário
Sex. 1Pe 5.2-4: Zelar e
defender o rebanho de Deus é dever do pastor
Sab. Mt 2.6: O Líder Supremo
que, como pastor, conduzirá o povo de Israel
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Lucas 15.3-10
3- E ele lhes propôs esta parábola,
dizendo:
4- Que homem dentre vós, tendo cem
ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai
após a perdida até que venha a achá-la?
5- E, achando-a, a põe sobre seus
ombros, cheio de júbilo;
6- e, chegando à sua casa, convoca
os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha
ovelha perdida.
7- Digo-vos que assim haverá alegria
no céu por um pecador que se
arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de
arrependimento.
8- Ou qual a mulher que, tendo dez
dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca
com diligência até a achar?
9- E, achando-a, convoca as amigas e
vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
10- Assim vos digo que há alegria
diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
HINOS
SUGERIDOS: 104,156, 283 da Harpa Cristã
OBJETIVO
GERAL
Despertar na classe o desejo de
alcançar os que se afastaram da presença de Deus.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
I- Interpretar as
parábolas da ovelha e da dracma perdidas;
II- Concitar a
classe a comprometer-se em buscar aqueles que se desgarraram;
III- Demonstrar
biblicamente que há alegria no céu por um pecador que se arrepende e o mesmo
devemos sentir quando pessoas retornam à presença de Cristo.
Saiba mais – veja:
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Uma das imagens mais
vividas da parábola da ovelha perdida é a que retrata o pastor, após encontrar
a ovelha, retornando ao rebanho com ela sobre seus ombros. Se você tiver
condições, encontre uma imagem que retrata essa cena (na internet há várias
disponíveis) e apresente-a na classe. Comente que o peso do animal, depois de
uma grande distância percorrida durante um longo tempo, sua
"rebeldia" em distanciar-se do redil, não são nada diante da alegria
do pastor em poder reencontrá-la. Da mesma forma, e certamente com mais
intensidade, age Deus em relação àqueles que se afastam da sua presença. Com
essas imagens em mente, convide a classe a interceder por pessoas que estão
afastadas e a desafie a ir em busca de tais irmãos e irmãs, pois com a volta
deles haverá festa no céu.
PONTO CENTRAL: O amor divino é a grande mensagem das
parábolas da ovelha e da dracma.
INTRODUÇÃO
O que levou Jesus a apresentar a parábola da ovelha perdida (Lc 15.3- 7), a
parábola da dracma perdida (Lc 15.8-10) e a parábola do filho pródigo (Lc
15.11-32), antes de dirigir-se novamente aos discípulos no próximo capítulo
(16.1-13), foi a insensata murmuração dos fariseus e dos escribas, exposta nos
dois primeiros versículos de Lucas 15, mostrando o quanto eles eram ignorantes
do verdadeiro
propósito
da missão e ministério de Cristo (Lc 5.32). Portanto, essas parábolas tratam do
mesmo assunto: buscar quem se perdeu e a espera de Deus em receber o pecador de
volta!
I - INTERPRETANDO AS
PARÁBOLAS DA OVELHA E DA DRACMA PERDIDAS
1. A parábola da ovelha perdida.
Esta
parábola, que também fora contada em outra ocasião (Mt 18.12), ilustra a busca
pelo perdido. Uma ovelha perdida é um símbolo do descuidado e desatento pecador
que anda sem rumo e afasta-se totalmente de Deus, inclinando-se para o pecado e
prosseguindo nele sem atentar para o fim que tal vida leva (Pv 29.1; Rm 6.23).
Nenhuma criatura se distrai mais facilmente que uma ovelha, nenhuma é mais
incapaz de encontrar normalmente o seu caminho para casa. Nenhuma é mais
indefesa à destruição por outros animais. A ovelha que não está com as noventa
e nove está perdida (v.4), por isso, o pastor sai angustiado e pronto para dar
a sua vida para resgatá-la. A parábola não constrange pelo valor da ovelha, mas
pelo amor evidenciado na atitude do pastor. Ao encontrar a ovelha perdida, o
pastor demonstra compaixão, pois não a repreende ou censura, não a arrasta,
obriga ou ordena, mas a leva nos seus ombros!
2. A parábola da dracma perdida.
A parábola
da dracma perdida (Lc 15.8-10) para ser mais bem compreendida precisa ser lida
à luz das outras duas: a da ovelha perdida (Lc 15.3-7) e a do filho pródigo (Lc
15.11-32), uma vez que ela está entre essas duas e é relatada unicamente em
Lucas. Deus é comparado com a mulher que se preocupa em procurar o que se
perdeu. Muito embora a mulher tivesse ainda nove moedas, ela se empenha em
procurar a que se perdera. O termo "dracma"
designa uma moeda grega que era compatível ao denário romano, valor que era
equivalente a um dia de salário de um trabalhador agrícola. Assim, quando se
considera que aquela mulher tinha somente dez moedas, tratava-se de uma perda
significativa. Por isso, ela acende a lâmpada, varre a casa, e a procura
diligentemente, fazendo uma verdadeira faxina, não deixando um só canto sem ser
revistado em busca da pequena moeda que se perdeu. Ouando a encontra reúne as
amigas e pede que se alegrem com ela. Da mesma forma, disse Jesus, "há
júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" (v.10). Quando
alguém peca e se afasta de Deus, é como se quisesse se esconder do Senhor, por
isso essa afirmação de Jesus. A respeito de se "esconder" de Deus,
lembramos o que fizeram Adão e Eva quando desobedeceram ao Criador (Gn 3.8).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O relato das duas parábolas
evidencia o interesse, o amor e a compaixão de Deus por aqueles que se
perderam.
SUBSÍDIO EXEGÉTICO
"Esta segunda
parábola é paralela com a precedente. Aqui, é uma moeda de prata [drachme, cerca do salário de um dia para
um trabalhador comum) que foi perdida, em vez de uma ovelha. Esta parábola
focaliza uma mulher que mora numa casa do interior. Normalmente tais casas não
têm janela; assim, tão logo perde a moeda, ela começa a procurá-la. Ela acende
uma luminária e varre a casa, procurando cuidadosamente até encontrá-la. Ela
fica grandemente aliviada, e, como o pastor (v.6), ela convida as amigas e
vizinhas para um jantar de comemoração. A aplicação de Jesus desta parábola é
semelhante à prévia [da ovelha perdida], embora desta vez ’há alegria diante dos
anjos de Deus por um pecador que se arrepende' em vez de 'alegria no céu'
(v.7). Ambas as parábolas se referem à alegria de Deus quando um pecador volta
a Ele" (ARRINGTON, F. L. !n ARRINGTON, French L.; STRONDAD, Roger (Eds.).
Comentário Bíblico PentecostaL 1.ed. Rio de janeiro:
CPAD, 2003, p.420).
II - PRECISAMOS BUSCAR QUEM SE
DESGARROU
1. A vontade de Deus é que todos os homens
sejam salvos.
Na
condição de perdidas, todas as pessoas precisam de salvação (Rm 3.23) e o
Senhor está disposto a salvá-las (Jo 3.16; 1 Tm 2.4; 2 Pe 3.9). Contudo, apenas
serão salvas as que aceitarem ao Senhor Jesus e reconhecerem suas condições (Jo
3.16-20; Rm 1.16; 10.9,10; Ef 2.8,9; 1 Jo 1.9). O interesse de Deus em salvar
está claro desde o Antigo Testamento quando o Senhor, através do profeta
Ezequiel, disse que Ele mesmo procuraria as suas ovelhas (Ez 34.12).
2. Jesus é um Pastor que está sempre em ação.
Incansável
em sua tarefa, Cristo, como Pastor, conduz suas ovelhas (Jo 10.4), e Ele assim
o faz por conhecê-las (Jo 10.3-5). 0 Senhor não pastoreia apenas
"praticamente", mas também guia e conduz suas ovelhas mediante o seu
exemplo (Jo 13.15; 1 Pe 2.21; 1 Jo 2.6). 0 pastoreio de Jesus é feito com amor,
pois Ele trata suas ovelhas com ternura e mansidão (Is 40.11; 1 Pe 5.2). Tal
Pastor tem o reconhecimento de suas ovelhas (Jo 10.4; 1 Pe 2.25), pois dá a sua
vida por elas (Jo 10.11).
3. Resgatando a ovelha desgarrada.
A
ovelha que acaba se desgarrando o faz pelo fato de que ainda não está firme e
precisa encontrar meios para estruturar sua fé evitando que se afaste das
demais (v.4). Por isso, além da intercessão, há quatro passos mínimos para se
resgatar uma ovelha desgarrada:
1°) Procure pela pessoa,
demonstre interesse e evite julgamentos e questionamentos sobre os motivos de seu
afastamento;
2°) Comprometa-se com a responsabilidade
assumida. Resgatar é muito mais trabalhoso do que converter.
Esteja disposto a apoiar a pessoa, colocando-se ao seu lado em todos os
momentos possíveis;
3°) Envolva a pessoa em
atividades e pequenas responsabilidades com outras pessoas ou grupos, para que
ela sinta o desejo de ser útil e de se envolver com as atividades da igreja.
4°) Nutrir com a boa palavra
significa não julgar, mas estender as mãos em sinal de boas-vindas; significa
ajudar a entender e buscar a compreensão das doutrinas e princípios da igreja,
para que, aos poucos, compreenda por si próprio o que a doutrina ensina e com
esta compreensão encontre razões para adquirir firmeza.
SÍNTESE DO TÓPICO II
As parábolas deixam claro o interesse divino em
todas as pessoas, por isso, devemos agir da mesma maneira que Ele, indo em
busca dos que se desgarraram.
SUBSÍDIO EVANGELÍSTICO
Em seu livro A Prática
do Evangelismo Pessoal, o pastor Antonio Gilberto fala acerca do fato de que há
pessoas afastadas "por toda a parte. Há os que caíram de vez, por tentação
direta e laço do Diabo, e há os que esfriaram aos poucos até perderem todo o
primeiro amor. Há ainda os que se desviaram por verem escândalo no meio
cristão, por sofrerem injustiça ou ficaram melindra- dos. Outros não resistiram
às zombarias, aflições e perseguições por causa da fé. Há também os problemas
domésticos que tanto desvio têm consumado" (GILBERTO, Antonio. A Prática
do Evangelismo Pessoal. I4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.92).
III - HÁ ALEGRIA NO CÉU QUANDO UM
PECADOR SE ARREPENDE
1. Deus não analisa os motivos pelos quais
alguém se perde, mas o reencontro exige arrependimento.
Jesus
não se preocupa em dizer o porquê de a ovelha ter se perdido. Ele não está
preocupado se ela é uma ovelha "rebelde" que gostava de fugir. A
primeira preocupação do pastor é encontrar a ovelha. Jesus age da mesma forma
com quem se afastou do redil, da Igreja. Por isso, contou essa história, para
mostrar que Ele está à procura da ovelha perdida (Lc 15.3,4,7). Na verdade, a
mais simples resposta para ser encontrado por Jesus, e cuidado por Ele, se
chama "arrependimento". Temos de entender que, sem arrependimento,
será impossível salvar-nos e ficar firmes com Cristo (Lc 15.17,18).
2. Deus está disposto a perdoar.
Não
há pecado que Deus não possa perdoar se nós verdadeiramente estivermos
dispostos a pedir perdão (Is 1.18). Conforme pode ser visto na parábola do
filho pródigo, não há pecador arrependido que Deus não acolha em seus braços,
console o coração e lhe dê paz (Lc 15.20-24). Na primeira das parábolas
estudadas, lemos que Jesus diz que o pastor colocou a ovelha em seus ombros e a
carregou (v.5). Provavelmente isso seja necessário porque a ovelha caminhou
demais, está cansada e talvez tenha se machucado no caminho que percorreu para
longe do seu pastor.
3. A alegria da salvação.
Se
por um lado o pecador encontra paz na salvação outorgada pelo Senhor, é também
um fato de que ele torna-se uma pessoa feliz (Sl 51.12). Ao terminar de contar
cada uma das duas parábolas que estudamos, Jesus disse que, da mesma forma,
"há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende"
(Lc 15.10). Portanto, para que a nossa alegria seja completa precisamos da
alegria do Senhor, pois ela é a nossa força (3o 15.11; Ne 8.10).
SÍNTESE DO TÓPICO III
A alegria que a volta
de alguém proporciona nas regiões celestiais, deve ser experimentada por todos
aqueles que servem a Deus e que trabalham para que pessoas sejam resgatadas.
SUBSÍDIO DEVOCIONAL
"Foi a insensata
murmuração dos fariseus, querendo calcar a graça de Deus aos pés, que levou
Jesus a dar estas três incomparáveis parábolas. O Senhor dá o doce dos céus
pelo amargo dos homens. Onde abunda o pecado, aí superabunda sua graça. Quem
pode calcular o número de pessoas, através dos séculos, contentíssimos com a
esperança desfrutada com este capítulo? Note-se, também, como o Senhor revela,
em cada parábola, Seu ardente desejo pessoal de salvar o perdido" (BOYER,
Orlando. Espada Cortante 2. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.131).
CONCLUSÃO
Deus
está esperando a sua volta (Lc 15.20). Ele perdoará os seus pecados, não os
lançará em seu rosto. Tirará de você as vestes imundas (Is 64.6), e lhe dará
novas roupas que são os dons do Espírito Santo (At 2.39). Quer voltar aos
braços do Pai celeste? Aceite Jesus e terá um lugar à mesa do banquete com Ele,
no céu! Grande será a alegria ali com sua volta (Lc 15.7,32). Venha sem demora!
PARA REFLETIR
A respeito de "Amando e Resgatando a
Pessoa Desgarrada", responda:
• O que a parábola da ovelha perdida ilustra?
Esta
parábola, que também fora contada em outra ocasião (Mt 18.12), ilustra a busca
pelo perdido.
• O que designa o termo "dracma"?
O
termo "dracma" designa uma moeda grega que era compatível ao denário
romano, valor que era equivalente a um dia de salário de um trabalhador
agrícola.
• Na condição de perdidas, do que todas as
pessoas precisam?
Na
condição de perdidas, todas as pessoas precisam de salvação (Rm 3.23) e o
Senhor está disposto a salvá-las (Jo 3.16; 1 Tm 2.4; 2 Pe 3.9).
• Cite um dos passos mínimos para se resgatar
uma ovelha desgarrada.
O
aluno pode citar qualquer um dos quatro passos.
• O que é preciso para que nossa alegria seja
completa?
Para
que a nossa alegria seja completa precisamos da alegria do Senhor, pois ela é a
nossa força (Jo 15.11; Ne 8.10).