VOCÊ SABIA?
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ü Levítico
apresenta o plano de Deus para ensinar o Seu povo escolhido a se aproximar
dEle de maneira santa.
ü O
livro apresenta o ofício sacerdotal ou 'levítico, ao qual foram feitas
referências no Novo Testamento em Hb. 7.11, onde o termo "sacerdócio
levítico" se encontra.
ü Levítico
é importante para nós, hoje em dia, porque ele aumenta o nosso entendimento
da santidade de Deus. A exigência de Deus para os que o conhecem continua
sendo a mesma: “Eu sou o SENHOR. [...] o Deus de vocês. Portanto, sejam
santos, pois eu sou santo” (Lv 11.44-45; 1Pe 1.15-16).
ü O
próprio Senhor Jesus se refere a Levítico 13.49 (que fala sobre a necessidade
de o leproso se apresentar ao sacerdote e oferecer um sacrifício) como
"o que Moisés determinou" (Mc 1.44).
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À primeira vista, o
livro de Levítico é um manual de cerimônia como outro qualquer. Todavia, uma
leitura mais atenta leva-nos a ver, em suas páginas, pelo menos cinco
objetivos: doxológico, hagiológico, didático, diaconológico e missiológico.
1. Objetivo doxológico.
No Êxodo, o Senhor
demanda de seu povo uma adoração perfeita. Já no Levítico, ensina Ele, a esse
mesmo povo, como alcançar esse alvo. Em suas páginas, observamos que, além da
intenção do adorador, a adoração tem de processar-se de maneira correta e
santa, pois o Senhor busca os que o honram em espírito e em verdade. Por isso,
a partir do sacerdócio araônico, a adoração passa a ser considerada um serviço
a ser prestado regular e corretamente ao Deus Santo e Verdadeiro.
A doxologia é o
primeiro e mais elevado objetivo do livro de Levítico. Eis porque, no cerne de
todo sacrifício e oferta, tem de estar o coração e a alma do adorador. Menos
que isso é inaceitável.
2. Objetivo hagiológico.
A hagiologia não se
limita a estudar a vida dos homens santos; seu objetivo inclui a pesquisa de
coisas tidas como santas e o processo de santificação que as acompanha. Por
essa razão, temos de ver os estágios de santificação de Israel como o segundo
objetivo de Levítico. Isso porque, o Deus Santo e Verdadeiro requer, de seus
adoradores, a mesma santidade e a mesma verdade. Aliás, o texto áureo desse
livro é bastante claro quanto aos seus objetivos hagiológicos: “Fala a toda a
congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o
SENHOR vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2).
A hagiologia bíblica
abrange um duplo processo. O primeiro é separar o homem do mundo, para que ele,
pelos meios da graça, santifique-se ao Senhor. O segundo leva esse mesmo homem,
já separado do mundo, a santificar-se para o serviço de Deus. Conclui-se que a
doxologia só há de ser perfeita se a hagiologia for completa na vida de quem
professa amar e servir ao Senhor.
3. Objetivo didático.
Mas, como alcançar os
objetivos doxológicos e hagiológicos demandados no livro de Levítico? A fim de
que a adoração de Israel fosse
perfeita, o Senhor providenciou um amplo e eficaz aparato didático. Somente
assim o perfeito e santo Deus seria perfeita e santamente adorado.
Devemos, portanto,
ver como didáticos os livros de Êxodo e de Levítico, pois o objetivo de ambos é
conduzir Israel, para que este, perfeita e completamente instruído, viesse a
servir a Deus em espírito e em verdade.
Se levarmos em conta
os ensinos das epístolas endereçadas aos gálatas e aos cristãos hebreus,
veremos o Santo Tabernáculo como um jardim de infância, no qual os
israelitas, sempre conduzidos pelas mãos de Arão e de Moisés, deveriam aprender
os primeiros rudimentos das verdades divinas (Gl 3.24,25).
Infelizmente, eles
recusaram-se a crescer na graça e no conhecimento do Senhor; optaram por ficar
na escola de pré-alfabetização; não avançaram jamais. Vendo esse retardo
atingir inclusive os cristãos, o autor sagrado exorta-os a deixar os tipos e
emblemas dos bens futuros e, nestes, fixarem-se (Hb 9.11; 10.1).
Hoje, não são poucas
as igrejas evangélicas gentias que, embevecidas pelo esplendor do culto hebreu,
buscam reviver festas e cerimônias judaicas, como se o templo cristão fosse
mera sinagoga. Nosso compromisso com Israel é orar pela paz de Jerusalém, para
que os filhos de Abraão retornem o mais depressa possível à sua herança, conforme
preconizam os santos profetas.
Quanto a nós, já
saímos do jardim de infância espiritual. Eis porque devemos cumprir a terceira
ordenança de Jesus: evangelizar até aos confins da terra.
4. Objetivo diaconológico.
Que Israel fora
chamado a servir a Deus era algo que não podia ser ignorado nem pela nação como
um todo, nem pelo adorador em particular. A doxologia, a hagiologia e a
didática tinham de resultar, naturalmente, na diaconia de quem professa
conhecer o Deus Único e Verdadeiro. Israel deveria erguer-se, necessária e
urgentemente, como a comunidade servidora por excelência. Mas não foi isso que
aconteceu. Os judeus tardaram em reconhecer a natureza de sua missão como
filhos de Tal ensino pode ser encontrado na essência de Levítico. Portanto, à semelhança
dos demais livros das Sagradas Escrituras, ele é, também, um livro missiológico.
Se Israel, compenetrando-se de sua missão como povo de Deus, observasse os seus
mandamentos, teria partido dali mesmo, em pleno deserto, a anunciar as
grandezas de Deus. Mas, recolhido aos seus privilégios, limitou-se a reagir às
agressões dos gentios. De que modo estamos agindo como Igreja de Deus? Agimos?
Ou limitamo-nos a reagir às circunstâncias?
Santifiquemo-nos!
Testemunhemos de Cristo em toda e qualquer circunstância. Deus e herdeiros de
Abraão. Se nos detivermos no espírito de Levítico, constataremos que o seu
principal objetivo era preparar um povo obreiro ao Senhor.
5. Objetivo missiológico.
O verdadeiro santo
não é aquele que se limita a não praticar o mal; é aquele que, apartando-se do
mal, deleita-se em fazer o bem e servir a Deus. Refugiar-se num convento pode
até ser eficiente para quem busca fugir à avareza, à prostituição e às
intemperanças. Todavia, tal refúgio impedir-nos-á de praticar o bem. E quem
sabe praticar o bem e não o pratica ofende a Deus; faz-se tão pecador como
aquele que, intemperando-se, lança-se a todos os excessos. Por essa razão,
entendamos de uma vez por todas: fomos salvos para divulgar o testemunho de
Jesus Cristo.
RESUMO
GERAL
Ø TEMA-CHAVE: A santidade de Deus - "Vós sereis
santos, porque eu sou santo."
Ø VERSÍCULOS-CHAVE: Levítico 11.44, 45; 19.2;
Ø PESSOAS-CHAVE:
Moisés, Arão,
Nadabe, Abiú, Eleazar Itamar.
Ø LUGAR-CHAVE: Monte Sinai.
Ø CARACTERÍSTICA PARTICULAR:
A santidade é
mencionada em Levítico mais vezes (152) do que em qualquer outro livro da
bíblia.
Ø OBJETIVO GERAL DO LIVRO: Levítico foi
escrito para instruir os israelitas e seus mediadores sacerdotais acerca do seu
acesso a Deus por meio do sangue expiador e para expor o padrão divino da vida
santa que deve ter o povo escolhido de Deus.
Ø CURIOSIDADE SOBRE O NOME DO LIVRO: O título
“Levítico” é uma transliteração do título na Septuaginta (a tradução do Antigo
Testamento em Grego antigo). O livro tem este nome por que registra os deveres
dos levitas.
Fonte:
Adaptação de “E-book Subsídios EBD, Vol. 13” e Livro Adoração, Santidade e
Serviço - CPAD