À semelhança dos demais
livros do Cânon Sagrado, o Levítico destaca-se por sua singularidade, origem e
excelência. Vejamos, em primeiro lugar, a razão de seu nome e de sua estrutura.
1.
O nome do livro.
No original hebraico, o
livro de Levítico é conhecido por suas palavras iniciais: Vaicrá que, literalmente,
significam “e chamou” (Lv 1.1). Numa primeira instância, veremos, nesse
enunciado, um chamado indireto de Deus a Moisés a escrever a terceira porção do
Pentateuco. Em seguida, enxerguemo-la como a vocação direta de Deus a Israel a
reerguer-se como nação santa, profética, real e sacerdotal.
Vaicrá
tem, ainda, mais duas traduções possíveis: “e separou” e “e santificou”.
Teologicamente, o chamado de Deus implica em nossa separação do mundo e em
nossa imediata santificação ao serviço de seu Reino.
Na erudição judaica, o livro
é conhecido também como Torath Kohanim – A Lei dos Sacerdotes.
Já na Septuaginta, a versão
grega do Antigo Testamento, o livro recebe o nome de Leuitikon, denotando-lhe o
tema e o propósito: as coisas pertencentes ao ministério dos levitas. No latim,
a sua designação é Leviticus. E, tendo em vista a origem românica do idioma
português, nossos tradutores houveram por bem denominá-lo de Levítico pelas
razões já apontadas.
2.
Estrutura do livro.
Terceiro livro das Sagradas Escrituras, o
Levítico é composto por 27 capítulos, 859 versículos e, aproximadamente, 24 mil
palavras. Nele, são encontrados mandamentos, proposições, narrativas e profecias.
Em suas páginas, há 26 promessas quanto ao proceder obediente de quem professa
adorar a Deus.
3.
Singularidade do livro.
O Levítico é um livro singular
por duas razões:
1) É o único manual que
temos na Bíblia referente à forma correta de se adorar a Deus; e
2) Embora dirigido aos sacerdotes,
foi redigido por um profeta (Lv 1.1).
4.
As divisões de Levítico.
Utilizaremos A Bíblia
Explicada para esboçar o Levítico. Esse livro sagrado, de acordo com S. E.
Macnair, pode ser dividido em nove seções principais:
1)
As ofertas (caps. 1—6.7).
2)
A lei das ofertas (caps. 6.8—7.38).
3)
Consagração (caps. 8.1—9.24).
4)
Uma transgressão e um exemplo (cap. 10.1—20).
5)
Um Deus santo exige um povo santo (caps. 11— 15).
6)
Expiação (cap. 16).
7)
A conduta do povo de Deus (caps. 17 e 22).
8)
As festas de Jeová (cap. 23).
9)
Instruções e avisos (caps. 24—27).
5.
Origem divina e humana do livro.
À semelhança dos demais livros
das Sagradas Escrituras, o Levítico é um texto verdadeiramente humano e verdadeiramente
divino. Sua autoria fica bem patente logo no primeiro versículo: “E chamou o
SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação” (Lv 1.1).
O livro tem como fonte o
próprio Deus e, como medianeiro, Moisés. Inspirado pelo Espírito Santo, o
profeta e legislador dos hebreus redigiu-o e encarregou-se de transmiti-lo aos
levitas e aos demais filhos de Israel, seus leitores e ouvintes imediatos, e,
depois, a nós, a Igreja de Cristo. É uma obra, pois, de dupla procedência e
autoria: divino-humana.
6.
Excelência literária do livro.
Que o livro de Levítico é
inspirado pelo Espírito Santo, não há dúvida. Nós ouvimos a voz de Deus em cada
uma de suas páginas; é um texto comprovadamente divino. Todavia, o que podemos dizer
acerca de suas qualidades literárias?
Apesar de ser uma obra
técnica, o Levítico não se perde naqueles jargões e tecnicismos que
caracterizam os manuais. O seu autor humano, sempre guiado pelo Espírito de
Deus, redigiu-o de tal forma que, passados mais de três milênios, sentimo-lo
como se tivesse acabado de ser escrito. É importante observarmos que a sua
redação não secciona a narrativa pentateutica da peregrinação dos israelitas à
Terra Prometida.
Moisés escreveu o Levítico
com tanto “engenho e arte”, que se tem a impressão de que essa porção da Bíblia
Sagrada é a continuidade do Êxodo e a transição natural para os livros de
Números e Deuteronômio. Temos, pois, diante de nós, uma obra de comprovada
excelência literária. É bela e sublime; em seu gênero, inigualável.
Artigo: Pr. Claudionor de
Andrade | Divulgação: Escola Bíblica ECB | Fonte: Livro Adoração, Santidade e
Serviço - CPAD