Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Subsídios Lição 2: Somos Cristãos Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo? Subsídios...
“Na qual vontade temos sido santificados pela
oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” (Hb 10.10)
VERDADE PRÁTICA
Os holocaustos da Antiga Aliança eram
transitórios e imperfeitos, mas o sacrifício de Jesus Cristo é perfeito e
eterno, porque Ele morreu e ressuscitou eficazmente por toda a humanidade.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda – Lv 1.9: O cheiro suave do
holocausto
Terça – 1 Sm 6.14: O holocausto
como ação de graças
Quarta – Sl 40.6: O holocausto,
figura da morte de Cristo
Quinta – Gn 8.20: O holocausto de
Noé
Sexta – Gn 22.13: O holocausto
de Abraão
Sábado – Fp 4.18: A oferenda dos
filipenses
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Levítico
1.1-9
1
- E chamou o SENHOR a Moisés e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
2
- Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao
SENHOR, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.
3
- Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; ŕ porta
da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR.
4
- E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito por ele,
para a sua expiação.
5
- Depois, degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os
sacerdotes, oferecerão o sangue e espargirão o sangue ŕ roda sobre o altar que
está diante da porta da tenda da congregação.
6
- Então, esfolará o holocausto e o partirá nos seus pedaços.
7
- E os filhos de Arão, os sacerdotes, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem
a lenha sobre o fogo.
8
- Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça
e o redenho, sobre a lenha que está no fogo em cima do altar.
9
- Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote
tudo isto queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro
suave ao SENHOR.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar
de que os holocaustos da Antiga Aliança eram transitórios e imperfeitos, mas o
sacrifício de Jesus Cristo é perfeito e eterno.
HINOS SUGERIDOS: 29, 192, 236 da Harpa
Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I.Mostrar que o holocausto é o sacrifício
mais antigo;
II.Discutir
a respeito do holocausto na história de Israel;
III.Compreender
que Jesus Cristo é o holocausto perfeito.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor (a), na lição de hoje estudaremos a respeito do holocausto.
É importante que você conheça e compreenda o significado desse termo. A palavra
holocausto vem do grego holokauston,
de hólos, completo + kaio, eu queimo. O holocausto é um tema
frequente e relevante no Antigo Testamento, por isso o livro de Levítico inicia
com as instruções divina conferidas a Moisés a respeito dos sacrifícios que
seriam oferecidos no Tabernáculo. Levítico mostra o tipo de sacrifício e a
forma como deveria ser apresentado ao Senhor.
O Deus que tudo criou precisava do sangue de animais? Não! Tudo
é dEle, contudoos holocaustos apontavam
para o plano perfeito da salvação que o Pai já havia preparado antes da
fundação do mundo. Eles expunham a verdade de que Jesus Cristo, o Cordeiro de
Deus, morreria em nosso lugar. Seu sacrifício foi perfeito, único e superior a
todos os holocaustos já oferecidos. Que você aproveite cada tópico da lição
para juntamente com seus alunos refletir a respeito do sacrifico perfeito de
Cristo que foi realizado em nosso favor.
INTRODUÇÃO
Apesar
da glória e da simbologia do holocausto, os profetas não demoraram a revelar a
transitoriedade desse ritual levítico. Eles sabiam que, embora a oferenda fosse
eficiente como tipo de um sacrifício melhor e definitivo, não era eficaz, em si
mesma, para redimir o pecador. Por isso, o holocausto tinha de ser oferecido,
pela fé, com os olhos postos no Calvário.
Conforme
veremos nesta lição, o Senhor Jesus Cristo, ao encarnar-se, tornou-se o
holocausto perfeito, para resgatar-nos de nossos pecados, tornando-nos
propícios ao Pai. Ele é o Holocausto dos holocaustos.
PONTO
CENTRAL
Os sacrifícios do AT
apontavam para o sacrifício perfeito de Jesus.
I – O HOLOCAUSTO, O
SACRIFÍCIO MAIS ANTIGO
O
holocausto não foi estabelecido por Moisés, nem surgiu durante a peregrinação
de Israel, no Sinai. Praticado desde a queda de Adão, foi observado até a
destruição do segundo Templo em 70 d.C.
1. Definição de holocausto.
O
termo holocausto provém do vocábulo hebraico olah, que, entre outras coisas, significa: ascender ou ir para
cima. É uma referência tanto à fumaça da oferta queimada que subia, como a
essência dessa mesma oferta que se elevava às narinas do Senhor como cheiro
agradável (Lv 1.9).
O
holocausto era o primeiro e mais importante sacrifício do culto divino no
Antigo Testamento (Lv 1.1-3). Consistindo no oferecimento de aves e de animais,
a oferenda implicava a queima total da vítima, como sacrifício incondicional ao
Senhor (Lv 1.9). Era a oferta que abria as solenidades diárias, sabáticas,
mensais e anuais do calendário levítico. A cerimônia era conhecida também como
oferta queimada.
Simbolicamente,
Paulo considerou a atitude dos irmãos filipenses, em favor da obra missionária,
como holocausto de aroma suave (Fp 4.18).
2. Objetivos do holocausto.
Dois
eram os principais objetivos do holocausto: tornar o homem propício a Deus, e
aprofundar a comunhão de Israel com o Senhor (Lv. 1.9).
O
holocausto não era oferecido apenas pela culpa do pecado; era ofertado também
como ação de graças a Deus por uma vitória alcançada (Lv 1.4; cf. 1 Sm 6.14). O
sacrifício representava, ainda, uma oração dramática que o adorador, através do
sacerdote, endereçava ao Senhor (Sl 116.17). Todavia, o ritual, para ter
validade, tinha de ser oferecido com fé e confiança na intervenção divina.
3. A tipologia do
holocausto.
Os
profetas sabiam que os sacrifícios do Antigo Testamento eram transitórios, e
que uma aliança superior e definitiva já havia sido providenciada por Deus
(Jr.31.31-33). Davi, por exemplo, estava ciente de que o holocausto apontava
para um sacrifício melhor (Sl 40.6; Hb 10.8). Mais adiante, voltaremos ao
assunto.
SÍNTESE DO TÓPICO I
O holocausto é a oferta principal e mais
antiga do Antigo Testamento.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
A Origem dos Sacrifícios
Em relação à origem dos sacrifícios, existem duas opiniões:
(1) que eles têm sua origem nos homens, e que Israel apenas
reorganizou e adaptou os costumes de outras religiões, quando inaugurou seu
sistema sacrificial; e
(2) que os sacrifícios foram instituídos por Adão e seus
descendentes em resposta a uma revelação de Deus. É possível que o primeiro ato
sacrificial em Gênesis tenha ocorrido quando Deus vestiu Adão e Eva com peles
para cobrir sua nudez (Gn 3.21). O segundo sacrifício mencionado foi o de Caim,
que veio com uma oferta do ‘fruto da terra’, isto é, daquilo que havia
produzido, expressando sua satisfação e orgulho. Entretanto, seu irmão Abel
‘trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura’ como forma de
expressar a contrição de seu coração, o arrependimento e a necessidade da
expiação de seus pecados (Gn 4.3,4). Também é possível que a razão do
sacrifício de Abel ter sido agradável a Deus, em contraste com sua rejeição ao
sacrifício de Caim, tenha sido o fato de Abel ter trazido o que tinha de melhor
enquanto Caim simplesmente obedeceu aos procedimentos estabelecidos. Em Romanos
1.21, Paulo refere-se à revelação e ao conhecimento inicial que os patriarcas
tinham a respeito de Deus, e explica a apostasia e o pecado dos homens do
seguinte modo: ‘Tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe
deram graças’. [...]Depois do Dilúvio, ‘edificou Noé um altar ao Senhor; e
tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa e ofereceu holocaustos sobre
o altar’ (Gn 8.20). Muito tempo antes de Moisés, os patriarcas Abrão, Isaque e
Jacó também ofereceram verdadeiros sacrifícios. Um grande avanço na organização
e na diferenciação dos sacrifícios ocorreu com a entrega da lei no Monte Sinai.
Um estudo dos diferentes sacrifícios indicados revela seu desenvolvimento
final, visando atender às necessidades do indivíduo e da comunidade (Dicionário
Bíblico Wycliffe. 7. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 1723).
VÍDEO AULA
II – O HOLOCAUSTO NA
HISTÓRIA DE ISRAEL
A
oferenda de holocaustos pode ser encontrada nos três principais períodos da
história de Israel no Antigo Testamento: patriarcal, mosaico e nacional.
1. No período patriarcal.
O
sacrifício dos patriarcas Noé e Abraão (Gn 8.20; 22.13) foi apresentado de
acordo com a oferenda, ou seja, um holocausto, que Abel ofereceu ao Senhor. Por
isso a oferenda pode ser considerada a mais antiga da história sagrada (Gn
4.4).
2. No período mosaico.
Após
a saída dos filhos de Israel do Egito, o Senhor instruiu Moisés a sistematizar
o culto divino, a fim de evitar impurezas e práticas pagãs. Quanto ao
holocausto, por exemplo, apesar de já ser uma tradição na comunidade hebreia,
teria de ser oferecido, a seguir, segundo critérios e normas bem definidos.
Seria exigido, por exemplo, um altar apropriado para as ofertas queimadas (Êx
31.9). Como pode ser visto nas especificações da cerimônia nos capítulos de 1 a
6 de Levítico.
Portanto,
tudo seria executado de conformidade com as regras estabelecidas por Deus. Caso
contrário, os israelitas corriam o risco de se enveredar pelas idolatrias
egípcias e cananeias.
3. No período nacional.
Após
a conquista de Israel, os holocaustos continuaram a ser oferecidos ao Senhor
por vários motivos. Josué celebrou uma importante vitória sobre os cananeus com
ofertas queimadas e pacíficas (Js 8.31). Gideão, ao ser comissionado pelo
Senhor para libertar Israel, adorou-o com igual oferenda (Jz 6.26). Quanto a
Samuel, ofereceu ao Senhor o mesmo sacrifício, antecipando uma grande vitória
sobre os filisteus (1 Sm 13.9,10). A reforma de Ezequias também foi marcada por
holocaustos (2 Cr 29.7-35).
Após
o retorno do exílio, os judeus, agradecidos a Deus pela restauração de seu
culto, também apresentaram-lhe ofertas queimadas (Ed 8.35).
Ao
aproximar-se do Senhor com uma oferta queimada, o crente hebreu mostrava,
através desse rito, a sua disposição de entregar, não somente a vítima ao
Senhor, como também a si mesmo. O Salmo 51 revela tal voluntariedade no Rei
Davi.
Todos
esses holocaustos prefiguravam a vinda de Jesus Cristo, o sacrifício vicário
perfeito.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O holocausto faz parte da história de
Israel.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
Sacrifícios para todo Israel
Sacrifícios regulares deveriam ser realizados pelos sacerdotes
do Tabernáculo, enquanto estavam no deserto e em Siló e, mais tarde, no Templo.
Eram oferecidos de manhã e à tarde, e cada um deles consistia de um cordeiro de
um ano como oferta queimada, um décimo de um efa de farinha como oferta de manjares, e um quarto de um him de vinho como libação (Nm 28.3-8).
No sábado, todas as ofertas diárias deveriam ser dobradas (Nm
28.9; Lv 24.8). Devemos nos lembrar de que todos os outros sacrifícios, para
toda a nação de Israel, também faziam parte dos sacrifícios diários e não os
suplementavam. Na lua nova as ofertas deveriam ser de dois bezerros, um
carneiro, sete cordeiros, três décimos de um efa de farinha para cada bezerro, duas para o carneiro e uma para
cada cordeiro, mais uma oferta líquida (libação), e um cabrito das cabras como
oferta pelos pecados (Nm 28.11-15)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 7. ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010, p. 1724).
III – JESUS CRISTO, O
HOLOCAUSTO PERFEITO
A
fim de que o Filho de Deus se tornasse o nosso holocausto perfeito, três coisas
foram-lhe necessárias: a encarnação, o sofrimento e, finalmente, a morte e
ressurreição.
1. A encarnação de Cristo.
A
encarnação de Cristo foi o cumprimento cabal e perfeito da profecia de Davi:
“Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e
expiação pelo pecado não reclamaste” (Sl 40.6).
O
Messias reconhece, através do Salmista, que os holocaustos são ineficazes, em
si mesmos, para redimir o pecador. Eis por que Ele, o Filho de Deus,
apresentou-se como a oferta e o ofertante, para resgatar eficazmente a
humanidade (Hb 10.1-10). Nessa condição, Jesus Cristo foi provado em todas as
coisas, exceto no pecado, a fim de mostrar a eficácia de seu maravilhoso,
eterno e definitivo sacrifício (Hb 9.26).
2. O sofrimento de Cristo.
Assim
como a vítima do holocausto era, antes de ser queimada, repartida em pedaços, o
Senhor Jesus foi submetido a todos os sofrimentos, angústias e dores (Is 53).
Diz o profeta que o Ungido de Deus sabia o que era padecer. O autor da Epístola
aos Hebreus afirma, por sua vez, que o Senhor Jesus, durante o seu ministério
terreno, apresentou ao Pai, constantes clamores e lágrimas (Hb 5.7).
Jesus
Cristo foi duramente provado em todas as coisas. Mas, vencendo-as, apresentou
um testemunho fiel e poderoso na Terra, nos Céus e no próprio Inferno (Fp
2.9-11).
Na
condição de Cordeiro de Deus, o Holocausto dos holocaustos, Ele reunia, em si,
o cumprimento de todas as ofertas, oferendas e sacrifícios do livro de Levítico
(Jo 1.29). No Apocalipse, o Leão da tribo de Judá ainda é glorificado como o
Cordeiro que foi morto em nosso lugar (Ap 5.6).
3. A morte e ressurreição de
Cristo.
O
auge do sofrimento de Jesus Cristo, como o nosso perfeitíssimo holocausto, foi
a sua morte no Calvário. Ele foi morto e sepultado (Mt 27.59-66). Mas, no
terceiro dia, eis que ressurge dos mortos como Rei dos reis e Senhor dos
senhores (Mt 28.1-10). Com a sua ressurreição, Jesus plenifica o sacrifício
perfeito, como ofertante e oferta (Hb 9.27,28). Ele é o Holocausto dos
holocaustos. Aleluia!
SÍNTESE DO TÓPICO III
Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus,
é o sacrifício perfeito.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
Cristo a perfeita oferta
“Foi
ele, o consagrado, que disse: ‘Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu;
sim, a tua lei está dentro do meu coração’ (Sl 40.8); ‘A minha comida é fazer a
vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra’ (Jo 4.34); e ‘[...] porque
não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou’ (Jo 5.30).
Também em João 17.4, na grande oração sacerdotal, Ele disse: ‘Eu glorifiquei-te
na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer’. Na cruz, uma de suas
últimas elocuções foi: ‘Está consumado’. Certamente, a Salvação estava completa
para nós. Jesus foi a primeira oferta de holocausto perfeita trazida perante
Deus.
Cristo
foi a oferta de holocausto. Ele nasceu para que pudéssemos renascer, Ele morreu
para que pudéssemos morrer para o pecado e viver nEle, Ele ressuscitou para que
pudéssemos conhecer o poder de sua ressurreição em nossas vidas. ‘E, se o
Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que
dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais,
pelo seu Espírito que em vós habita’ (Rm 8.11) (Bíblia de Estudo Cronológica
Aplicação Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1752).
CONCLUSÃO
Esta
lição faz-nos refletir sobre o sacrifício perfeito de Jesus Cristo. Ele morreu
eficazmente por mim e por você. Por essa razão, temos de viver uma vida de santidade
e pureza. Somente assim, seremos vistos pelo Pai Celeste como fiéis testemunhas
do Evangelho. Não podemos ignorar o sacrifício de Cristo. Se o fizermos, sobre
nós recairá o justo e esperado juízo de Deus (Hb 10.26,27).
PARA REFLETIR
A
respeito de “Jesus, o Holocausto Perfeito”, responda:
1) O que é o holocausto?
O
termo holocausto provém do vocábulo hebraico olah, que, entre outras coisas,
significa: ascender ou ir para cima. É uma referência tanto à fumaça da oferta
queimada que subia, como a essência dessa mesma oferta que se elevava às
narinas do Senhor como cheiro agradável (Lv 1.9).
2) Quando o holocausto
começou a ser oferecido?
Praticado
desde a queda de Adão.
3) Quais os objetivos do
holocausto?
Dois
eram os principais objetivos do holocausto: tornar o homem propício a Deus, e
aprofundar a comunhão de Israel com o Senhor (Lv. 1.9).
4) Quando o holocausto foi
regulamentado em Israel?
Após
a saída dos filhos de Israel do Egito, o Senhor instruiu Moisés a sistematizar
o culto divino, a fim de evitar impurezas e práticas pagãs.