TEXTO ÁUREO
“E
não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.”
(Ef 5.18)
VERDADE PRÁTICA
O
exercício do ofício divino é incompatível com o alcoolismo, maus costumes e intemperanças.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda – Gn 9.20-24: A embriaguez
de Noé
Terça – Gn 19.30-35: O vinho e a
profanação familiar
Quarta – 2 Sm 11.6-13: A corrupção
pelo vinho
Quinta – Pv 31.4,5: O vinho é
impróprio aos que presidem
Sexta – 1 Tm 3.3: O vinho é
vedado ao pastor
Sábado – Ef 5.1-18: Enchei-vos do
Espírito
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Levítico
10.8-11; 1 Timóteo 3.1-3
Lv
10.8 - E falou o SENHOR a Arão, dizendo:
9
- Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes
na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso
entre as vossas gerações,
10
- para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
11
- e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem
falado pela mão de Moisés.
1
Tm 3.1 - Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra
deseja.
2
- Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher,
vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3
- não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas
moderado, não contencioso, não avarento.
OBJETIVO GERAL
Mostrar
que o exercício do ofício divino é incompatível com o alcoolismo e os maus
costumes.
HINOS SUGERIDOS: 77, 96, 103 da Harpa
Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Explicar o
vinho na história sagrada;
II. Discutir a respeito do vinho
no ofício sagrado;
III. Compreender que
o ministro precisa ser cheio do Espírito Santo.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor (a), segundo alguns teólogos, Nadabe e Abiú ofereceram
fogo estranho porque estavam sob o efeito do vinho. Tal afirmação tem como
fundamento o fato de que logo depois de tal imprevisto, Moisés tratou a
respeito da proibição do vinho para os sacerdotes quando ministravam no
Tabernáculo (Lv 10.8-11). O sacerdote precisava julgar e fazer distinção entre
o puro e o impuro e instruir os hebreus, por isso não deveria fazer uso do
vinho, pois o álcool afetaria os seus sentidos e o seu raciocínio. Tal proibição
tinha o objetivo de preservar o sacerdote a fim de que não cometesse o mesmo
erro de Nadabe e Abiú.
A cultura dos hebreus tinha o vinho como bebida principal, tanto que
Jesus transformou a água em vinho em uma festa de casamento, contudo a Palavra
de Deus tem várias advertências contra o
excesso que leva a embriaguês. As nações pagãs ao redor de Israel tinham o
costume da embriaguez, mas o povo de Deus deveria ser santo, distinto, separado
a fim de que fosse exemplo e manifestasse a grandeza e a santidade do Senhor.
INTRODUÇÃO
Na
lição anterior, acompanhamos a trágica história de Nadabe e Abiú, filhos do
sumo sacerdote Arão. Embora cientes de sua responsabilidade, eles não temeram
entrar no lugar santo para oferecer fogo estranho ao Senhor. Por causa disso,
Deus os fulminou ali mesmo, diante do altar do incenso.
O
que os levou a agir de maneira tão irreverente e profana? Pelo contexto da
narrativa sagrada, podemos concluir que ambos estavam embriagados (cf. Lv
10.8,9). Por isso, profanaram insolentemente a glória divina.
Guardemo-nos,
pois, do álcool, das drogas e de outros vícios igualmente nocivos e
destruidores. O ministro cristão tem de ser um exemplo de temperança,
sobriedade e domínio próprio.
PONTO CENTRAL
O exercício do ofício divino é
incompatível com o alcoolismo e os maus costumes.
I – O VINHO NA
HISTÓRIA SAGRADA
Nas
Sagradas Escrituras, o vinho, juntamente com o pão e o azeite, é visto como
bênção de Deus (Os 2.22). Aliás, o vinho era usado até mesmo como remédio (Lc
10.34). No entanto, o seu mau uso levou homens santos a cometerem escândalos,
torpezas e até crimes, haja vista os casos de Noé, Ló e Davi.
1. A embriaguez de Noé.
Após
o Dilúvio, Noé voltou-se ao ofício de lavrador, e pôs-se a plantar uma vinha
(Gn 9.20). E, após ter preparado o seu vinho, bebeu-o até embriagar-se. Já fora
de si, desnudou-se, expondo-se vergonhosamente em sua tenda (Gn 9.20-29). A
intemperança do patriarca trouxe-lhe sérios problemas familiares.
O
álcool foi capaz de transtornar até mesmo um dos três homens mais piedosos da
História Sagrada (Ez 14,14). É por isso que devemos precaver-nos quanto aos
seus efeitos (Pv 20.1; 23.31).
2. A devassidão das filhas
de Ló.
Dizendo-se
preocupadas com a descendência do pai, as filhas de Ló embebedaram-no em duas
ocasiões (Gn 19.31,32). Em seguida, tiveram relações com o próprio pai, gerando
dois povos iníquos (Gn 19.33-38). Quem se entrega ao vinho está sujeito a
dissoluções como essa (Ef 5.18). Um servo de Cristo não pode cair nessa
situação.
3. O vinho como instrumento
de corrupção.
Para
encobrir o seu adultério com Bate-Seba, o rei Davi convocou Urias, que estava
na frente de batalha, embriagou-o, e induziu-o a deitar-se com a esposa
adúltera e já grávida (2 Sm 11.13). Se o seu plano houvesse dado certo, aquela
criança ficaria na conta de Urias, o heteu.
A
que ponto chega um homem fora da orientação do Espírito Santo. O rei de Israel
usou o vinho para corromper um de seus heróis mais notáveis. Nossas atitudes
devem sempre ser dirigidas pelo Espírito Santo.
SÍNTESE DO TÓPICO I
O vinho faz parte da história e da
cultura sagrada.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
O padrão de comportamento requerido por Deus para os reis e
governantes do seu povo, especialmente no tocante a beber vinho fermentado e
bebidas inebriantes, era elevado.
(1) O hebraico diz literalmente aqui: ‘Que não haja ingestão’.
Nada há nessa passagem que permita alguém beber com moderação.
(2) A razão que os reis e os governantes não devem beber bebidas
inebriantes é que, afetados pela bebida, eles podiam esquecer-se da lei. A
bebida os faria normalmente fracos e os levaria a desobedecer à lei de Deus e a
perverter a justiça. Esse texto levou os rabinos judaicos a decretar que o juiz
que bebesse um renuth (um copo de vinho) não poderia tomar assento
no juízo, nem numa escola, nem podia ensinar em tais circunstâncias.
(3) O mesmo princípio regia os sacerdotes, que no Antigo
Testamento ministravam perante o Senhor a favor do povo (Lv 10.8-11).
(4) Todos os salvos do Novo Testamento são feitos reis e
sacerdotes de Deus, pertencentes ao reino espiritual de Deus (1 Pe 2.9). Logo,
o padrão de Deus para os reis e sacerdotes quanto a não ingerirem bebidas
embriagantes é igualmente aplicável a nós (ver Nm 6.1-3; Ef 5.18)” (Bíblia de
Estudo Pentecostal 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 962).
II – O VINHO NO
OFÍCIO DIVINO
1. No Antigo Testamento.
Em
sua oferta de manjares ao Senhor, os israelitas faziam-lhe também a libação de
um quarto de him (Lv 13.13). Nessa oferenda, o adorador reconhecia que tudo
quanto existe pertence ao Senhor. Em razão disso, deveria usar de forma santa e
responsável tudo quanto Ele deixou-nos (Pv 20.1).
Quanto
aos ministros do altar, eram severamente advertidos sobre o uso do vinho. Leia
com atenção Levítico 10.8-11. Esta passagem deve ser aplicada também aos
crentes de hoje. Tanto ontem quanto hoje, o álcool pode levar-nos à ruína.
2. No Novo Testamento.
O
primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho (Jo 2.1-11). E, ao
instituir a Santa Ceia, Ele fez uso desse mesmo produto, a fim de simbolizar o
seu sangue redentor (Mt 26.26-30). Desde então, a Igreja de Cristo vem utilizando
o fruto da vide para oficiar a sua maior celebração: a Ceia do Senhor (1 Co
11.23-32).
3. Advertência quanto ao uso
do vinho.
É
bem possível que Nadabe e Abiú tenham entrado no lugar santo do Tabernáculo sob
o efeito do álcool. E, sem qualquer temor ou reverência a Deus, apresentaram
fogo estranho no altar divino. Logo após a morte de ambos, o Senhor fez séria
advertência a Arão: “Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não
bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais” (Lv
10.9).
Tal
aviso serviu para que, no futuro, tragédias como essa não viessem a ocorrer.
Por isso, o Senhor proibiu incisivamente, a partir daquele momento, a ingestão
de vinho e de bebidas fortes no ofício sagrado. Aos desobedientes, a punição seria
a morte.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O vinho não poderia fazer parte do
ofício divino.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
Advertência
aos sacerdotes (Lv 10. 8-11)
Pelo fato de Arão ter sido muito obediente ao que Deus lhe
dizia, por intermédio de Moisés, agora Deus lhe dá a honra de falar consigo
diretamente (v. 8): ‘E falou o Senhor a Arão’, possivelmente porque o que seria
dito agora poderia ser mal interpretado se dito por Moisés, como se Moisés
suspeitasse de que Arão era glutão e beberrão, pois somos capazes de
interpretar advertências como acusações. Por isso disse diretamente a Arão:
‘Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes
na tenda da congregação, para que não morrais’, v. 9. Provavelmente eles tinham
visto o mau resultado disto em Nadabe e Abiú, e por isto deviam ser avisados
através do exemplo deles. Observe aqui: 1) A proibição, propriamente dita:
‘Vinho ou bebida forte [...] não bebereis’. Alguns entendem que talvez em
alguma outra ocasião tivessem permissão de beber (não se esperava que cada
sacerdote fosse um nazireu), mas durante o período do seu serviço isto lhe era
proibido. Esta era uma das leis no templo de Ezequias (Ez 44.21), e desta
maneira é exigido, dos ministros do Evangelho, que não sejam dados ao vinho, 1
Timóteo 3.3. Observe que a embriaguez é ruim para qualquer pessoa, mas é
especialmente escandalosa e perniciosa nos ministros, que, dentre todos os
homens, devem ter as mentes mais esclarecidas e os corações puros” (HENRY,
Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento: Genesis a Deuteronômio. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 384).
III – MINISTROS
CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO
Tendo
em vista os exemplos lamentáveis e vergonhosos da História Sagrada, o Novo
Testamento faz-nos severas advertências quanto ao uso do vinho.
1. Recomendações aos
ministros.
O candidato ao Santo Ministério, na Igreja
Primitiva, não podia ser um homem escravizado pelo vinho (1 Tm 3.3,8; Tt 1.7).
Não se pode confiar o rebanho de Jesus Cristo a alguém dominado pela
embriaguez. Quem governa tem de abster-se das bebidas alcoólicas (Pv 31.4).
2. Recomendações à Igreja.
A
recomendação quanto aos prejuízos decorrentes do vinho não se limita aos
ministros do Evangelho. Ela diz respeito, também, a toda a Igreja. Portanto,
que o verdadeiro cristão, afastando-se do vinho, busque a plenitude do Espírito
Santo (Ef 5.18). A embriaguez não é um mero adorno cultural; é algo sério que
tem ocasionado graves transtornos à Igreja de Cristo.
3. Ministros usados pelo
Espírito Santo.
No
dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi generosamente derramado sobre os
discípulos (At 2.1-4). De início, eles foram tidos como bêbados (At 2.13). Mas,
após o sermão de Pedro, todos vieram a conscientizar-se de que eles falavam e
operavam no poder de Deus (At 2.40,41).
Na
sequência de Atos, deparamo-nos com os apóstolos e discípulos proclamando o
Evangelho sempre no poder do Espírito Santo (At 4.8,31; 7.55; 13.9,10).
SÍNTESE DO TÓPICO III
O ministro de Deus deve ser cheio do
Espírito Santo.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
Ser um líder na igreja
“1 Tm 3.1 – Ser um líder da igreja (‘bispo’) é uma grande
responsabilidade, porque a igreja pertence ao Deus vivo. A palavra bispo pode
ser uma referência a um pastor, a um líder da igreja, ou a um supervisor. É bom
desejar ser um líder espiritual, mas os padrões são elevados. Aqui, Paulo
enumera algumas qualificações. Os líderes da igreja não devem ser escolhidos
por serem populares, nem devem ter condições de procurar progredir até o topo.
Em vez disso, eles devem ser escolhidos
pela igreja por causa do seu respeito pela verdade, tanto no tocante àquilo em
que creem como à maneira como vivem. Você tem uma posição de liderança
espiritual, ou você gostaria de ser um líder, um dia? Compare-se com o padrão
da excelência de Paulo. Os que tem grandes responsabilidades devem atender
elevadas expectativas” (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1752).
CONCLUSÃO
Quanto
ao uso do vinho, sigamos o exemplo dos recabitas. Voluntariamente, abstinham-se
de qualquer bebida forte para que a aliança de seus ancestrais permanecesse
firme (Jr 35.6-10). E, por causa de sua fidelidade, foram honrados pelo Senhor.
Portanto,
fujamos das bebidas alcoólicas e de outros vícios igualmente graves, a fim de
que possamos ministrar ao Senhor com todo zelo e cuidado. Deus não mudou.
Lembremo-nos de Nadabe e Abiú.
PARA REFLETIR
A
respeito de “A Sobriedade na Obra de Deus”, responda:
1) Segundo a lição, de
acordo com o contexto da narrativa, o que podemos concluir sobre o
comportamento de Nadabe e Abiú quando entraram no Tabernáculo para queimar o
incenso?
Pelo
contexto da narrativa sagrada, podemos concluir que ambos estavam embriagados
(cf. Lv 10.8,9). Por isso, profanaram insolentemente a glória divina.
2) Que recomendação faz o
Senhor aos sacerdotes quanto às bebidas alcoólicas?
“Vinho
ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na
tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre
as vossas gerações” (Lv 10.9).
3) Que exigência a Bíblia
faz aos candidatos ao ministério cristão?
O
candidato ao Santo Ministério, na Igreja Primitiva, não podia ser um homem
escravizado pelo vinho (1 Tm 3.3,8; Tt 1.7).
4) Por que não podemos
considerar a embriaguez um mero adorno cultural?
Porque
a embriaguez é algo sério que tem ocasionado sérios transtornos à Igreja de
Cristo.
5) Discorra sobre o exemplo
dos recabitas.
Os
recabitas voluntariamente, abstinham-se de qualquer bebida forte, para que a
aliança de seus ancestrais permanecesse firme (Jr 35.6-10). E, por causa de sua
fidelidade, foram honrados pelo Senhor.
Fonte:
Lições Bíblicas 3° trimestre de 2018, Adultos – CPAD| Divulgação: Subsídios
EBD