TEXTO ÁUREO
“Toma
os levitas em lugar de todo primogênito entre os filhos de Israel e os animais
dos levitas em lugar dos seus animais; porquanto os levitas serão meus. Eu sou
o Senhor.” (Nm 3.45)
VERDADE PRÁTICA
O
chamamento divino exige, de cada um de nós, amor, excelência e dedicação
integral ao Senhor da Seara.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda – Gn 29.34: Levi, o
patriarca sacerdotal
Terça – Êx 32.26: O zelo dos
levitas
Quarta – Nm 3.45: Os levitas são
separados para Deus
Quinta – Nm 18.20,21: A herança
dos levitas
Sexta – Ml 2.4,5: A aliança do
Senhor com Levi
Sábado – Ml 2.6,7: A sabedoria
dos levitas
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Levítico 8.1-13
1
- Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2
- Toma a Arão, e a seus filhos com ele, e as vestes, e o azeite da unção, como
também o novilho da expiação do pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos pães
asmos
3
- e ajunta toda a congregação ŕ porta da tenda da congregação.
4
- Fez, pois, Moisés como o SENHOR lhe ordenara, e a congregação ajuntou-se à
porta da tenda da congregação.
5
- Então, disse Moisés à congregação: Isto é o que o SENHOR ordenou que se
fizesse.
6
- E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água,
7
- e lhe vestiu a túnica, e cingiu-o com o cinto, e pôs sobre ele o manto;
também pôs sobre ele o éfode, e cingiu-o com o cinto lavrado do éfode, e o
apertou com ele.
8
- Depois, pôs-lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tumim;
9
- e pôs a mitra sobre a sua cabeça e na mitra, diante do seu rosto, pôs a
lâmina de ouro, a coroa da santidade, como o SENHOR ordenara a Moisés.
10
- Então, Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo e tudo o que
havia nele, e o santificou;
11
- e dele espargiu sete vezes sobre o altar e ungiu o altar e todos os seus
vasos, como também a pia e a sua base, para santificá-los.
12
- Depois, derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o, para
santificá-lo.
13
- Também Moisés fez chegar os filhos de Arão, e vestiu-lhes as túnicas, e
cingiu-os com o cinto, e apertou-lhes as tiaras, como o SENHOR ordenara a
Moisés.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar de que o chamamento divino exige, de cada
um de nós, amor, excelência e dedicação integral.
HINOS SUGERIDOS: 5,
75, 354 da Harpa Cristã
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Apresentar a
tribo de Levi como a tribo sacerdotal;
II. Explicar o chamamento e os
requisitos do sumo sacerdote;
III. Indicar os direitos e
deveres dos levitas.
INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Depois de estudar o culto levítico, na lição de hoje
refletiremos a respeito do sumo sacerdote e os levitas, cuja função era
conduzir a adoração e representar o povo diante de Deus. Os hebreus haviam
deixado o Egito e era preciso que a adoração fosse institucionalizada e
diferente do que tinham visto e aprendido durante os anos de escravidão.
Veremos que Deus escolheu e separou uma única tribo, a de Levi, para a adoração
e o serviço no Tabernáculo. Ser escolhido para tal função era um privilégio,
uma honra, mas também uma grande responsabilidade e abnegação já que os
descendentes de Levi não teriam herança como às demais tribos. O Senhor seria a
herança deles e o sustento viria das outras tribos. Era preciso ter fé e viver
dela.
Deus determinou que os sacerdotes deveriam ser descendente de
Arão. Também era exigido que as mulheres dos sacerdotes fossem israelitas de
sangue puro. Mesmo depois da vinda de Jesus, para atuar como sacerdote, era
preciso comprovar por meio de registros genealógicos a descendência de Arão.
Mas, graças ao sacrifico de Jesus Cristo na nova aliança, cada crente é um
sacerdote santo, chamado para oferecer sacrifícios espirituais (1 Pe 2.5).
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, veremos como se deu a chamada dos filhos de Levi para o ministério
sacerdotal. Entre outras perguntas, responderemos a estas: Quem eram os
levitas? E por que a sua chamada foi necessária? Veremos ainda como eles
deveriam exercer o seu ofício.
À
semelhança dos levitas, nós também fomos chamados a trabalhar na expansão do
Reino de Deus. Nesse sentido, atuamos como nação santa, profética e sacerdotal,
proclamando o Evangelho e intercedendo tanto pelos crentes quanto pelos que
ainda não creem. Que o Espírito Santo nos ajude neste estudo.
PONTO CENTRAL
O chamamento divino exige separação,
excelência e dedicação integral.
I – LEVI, A TRIBO
SACERDOTAL
Em
primeiro lugar, vejamos quem foi Levi. Depois, constataremos quão zelosos foram
os seus descendentes e como se deu a sua vocação ao ofício sagrado.
1. O nascimento de Levi.
Ao
dar à luz a Levi, declarou Lia: “Agora, esta vez se ajuntará meu marido comigo,
porque três filhos lhe tenho dado” (Gn 29.34). Por isso, a esposa desprezada de
Jacó foi impulsionada a dar o nome de Levi ao seu terceiro filho. E, de fato,
os levitas sempre estiveram ligados ao Senhor. Foi assim que o menino passou a
ser contado entre os patriarcas das doze tribos de Israel (At 7.8).
2. O zelo dos levitas.
Levi,
pelo que inferimos do texto sagrado, sempre teve uma postura zelosa e
conservadora em relação à honra da família, haja vista o episódio envolvendo o
estupro de sua irmã, Diná (Gn 34.25-31). Mais tarde, após a saída de Israel do
Egito, os levitas juntaram-se a Moisés no combate à idolatria gerada pelo
bezerro de ouro (Êx 32.26-28). Eram homens da maior firmeza (2 Cr 26.17).
3. A vocação sacerdotal dos
levitas.
Não
foi sem motivo que o Senhor escolheu a tribo de Levi como o berço de Moisés e
Arão (Êx 6.14-27). De um lar tão piedoso, saíram homens e mulheres de
comprovada piedade. Aliás, tinha o Senhor uma aliança particular com Levi e sua
descendência (Ml 2.4,5).
Tendo
em vista o caráter santo e distintivo da tribo de Levi, aprouve a Deus
separá-la para o sacerdócio (Nm 3.45). Nesse processo, o Senhor apresentou os
levitas como resgate de toda a nação de Israel. Ao invés de cada família
entregar o seu primogênito ao serviço divino, a tribo de Levi foi apartada das
demais para dedicar-se inteiramente a Deus (Nm 3.12). Os levitas, pois, foram
concedidos como dons a Israel, assim como os obreiros de Cristo foram entregues
com o mesmo objetivo à Igreja (Ef 4.8-12).
SÍNTESE DO TÓPICO I
A Tribo de Levi foi escolhida e separada
pelo Senhor para o serviço sacerdotal.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
Os levitas
Levi, um dos doze filhos de Jacó, tinha três filhos: Gérson,
Coate e Merari (Gn 46.8,11). Quando a família aumentou durante a estada no
Egito, a família de Levi passou a ser uma tribo e as famílias dos três filhos
se tornaram divisões tribais. Arão, Miriã e Moisés nasceram na divisão coatita
da tribo (Êx 2.4; 6.16-20; 15.20). Quando os judeus adoraram o bezerro de ouro
no sopé do Monte Sinai, foram os levitas que se uniram a Moisés contra a
idolatria e na consagração a Deus. Ao tomarem essa atitude, eles destruíram
muito dos idólatras. Sua consagração resultou em se envolverem na construção do
Tabernáculo (Êx 28.1-30) e em cuidar dele. Quando o Tabernáculo foi removido,
os coatitas levaram a mobília, os gersonitas , as cortinas e seus pertences, e
os meratitas transportaram e instalaram o Tabernáculo propriamente dito (Nm
3.35-37; 4.29-33).
Segundo Números 3.40-51, os levitas agiram como substitutos dos
primogênitos de toda casa judia. Em vista de Deus ter poupado a vida dos
primogênitos judeus por ocasião da primeira Páscoa (Êx 11.5; 12.12,13), o
primogênito pertencia tecnicamente ao Senhor, mas os levitas deviam atuar no
serviço de Deus em lugar deles. Por serem separados para o serviço de Deus, não
se esperava que fossem à guerra (Nm 1.3; cf. v. 49) ou plantassem seus próprios
alimentos numa área tribal. Eles deviam espalhar-se por toda a Terra Prometida
e viver entre o povo (Nm 35.1-8) e deviam ser sustentados com os dízimos do
povo (Nm 18.21) (GOWER, Ralph. Novo Manual dos Usos & Costumes dos Tempos
Bíblicos. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 325, 326).
II – O SUMO SACERDOTE
O
sumo sacerdote de Israel teria de ser, obrigatoriamente, descendente de Arão,
ungido, vitalício e servo de Deus.
1. Descendente de Arão.
O
sumo sacerdote era o principal representante do culto divino no Antigo
Testamento (Êx 28.1). Por essa razão, o Senhor exigia que ele proviesse de uma
tribo específica, a de Levi, e de uma família ainda mais específica, a casa de
Arão (Êx 6.16-23). Assim, duplamente separado, tinha condições de apresentar-se
como a maior autoridade espiritual da nação; era o símbolo da plenitude
espiritual requerida pelo Deus de Israel (Sl 133.1-3).
Constituído
a favor dos homens nas coisas concernentes ao Altíssimo, o sumo sacerdote oferecia
sacrifícios pelos pecados do povo (Hb 5.1). Portanto, ele fazia a intermediação
entre o povo de Israel e o santíssimo Deus. Era sua responsabilidade também
instruir o povo santo (Lv 10.10,11).
2. Ungido para o ofício.
O
Senhor determinou que o sumo sacerdote fosse ungido a fim de dignificá-lo como
ministro extraordinário do culto divino (Êx 28.41; 29.1-7). Sob a unção divina,
teria condições de tornar a nação israelita propícia diante do Santíssimo Deus
(Hb 5.1).
3. Vitalício no cargo.
A
vitaliciedade do sumo sacerdócio está patente na história da família de Arão.
Antes de este morrer, Moisés o desvestiu das roupas sacerdotais, para vesti-las
em Eleazar, seu filho (Nm 20.23-29). Mais tarde o mesmo Eleazar seria
substituído por seu filho Fineias (Js 24.33; Jz 20.28). Todavia, no tempo do
Novo Testamento, a vitaliciedade já não era observada (Jo 11.49-51). Ao que
tudo indica, havia um rodízio entre os principais membros da família de Arão
(Lc 3.2).
4. Servo de Deus.
Apesar
da importância do cargo, o sumo sacerdote não era considerado infalível, nem
estava acima da Lei de Deus. Sua obrigação era servir o altar e conservar-se
puro, a fim de que o nome do Senhor fosse exaltado entre os filhos de Israel
(Êx 28.43). O capítulo três de Zacarias descreve a dignidade do sumo sacerdote
constituído sobre Israel.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O Senhor estabeleceu que o sumo sacerdote
deveria ser descendente de Arão, ungido, vitalício e servo.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
O sumo sacerdote
Dentro da divisão dos coatitas, a família de Arão passou a ser
de sacerdotes. De um lado isso os tornou encarregados dos levitas. Itamar
supervisionava os gersonitas (Nm 4.28) e os meraritas (v. 33); Eleazar cuidava
dos coatitas (v. 16). Por outro lado os sacerdotes eram distintos dos levitas,
porque só eles podiam tocar nas coisas santas — tudo que tivesse a ver com o
altar, a lâmpada, ou a mesa da proposição (Nm 5.5-15).
O sacerdote nem sempre era quem fazia o sacrifício, mas era ele
quem levava o sangue para o altar (por exemplo, Lv 3.2). O próprio Arão veio a
ser sumo sacerdote (às vezes chamado de principal sacerdote). Ele usava roupas
especiais (Lv 16.2), interpretava o lançamento das sortes sagradas que eram
mantidas em seu peitoral.
Arão tinha quatro filhos. Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Nadabe
e Abiú morreram por terem cometido sacrilégio em seus deveres religiosos como
sacerdotes e o sumo sacerdócio passou então para Eleazar e foi mantido em sua
família (Nm 20.25-29). Eli era um sacerdote da família de Eleazar. O sumo
sacerdócio parece ter passado depois para a família de Itamar. Foi Salomão quem
fez retornar a linguagem de volta à família de Eleazar, colocando Zadoque na
posição de sumo sacerdote. Essa posição foi mantida na família dele até que seu
descendente veio a ser deposto por Antíoco Epifânio nos dias dos macabeus.
Neste período posterior, os sumo sacerdotes eram indicados pelo poder reinante
(Anás foi deposto pelos romanos e substituído por Caifás — veja Lucas 3.2; Jo 18.13-24), mas quando eles se
tornaram forte o bastante para resistir às autoridades, adotaram seu próprio
estilo de soberania” (GOWER, Ralph. Novo Manual dos Usos & Costumes dos
Tempos Bíblicos. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 326, 327)
III – DIREITOS E
DEVERES
Os
descendentes de Levi, principalmente os da casa de Arão, deveriam observar
estes direitos e deveres: viver do altar, santificar-se ao Senhor e ser uma
referência moral, ética e espiritual.
1. Viver do altar.
Já
que os sacerdotes dedicavam-se ao ministério do altar, desse mesmo altar
deveriam viver (Lv 7.35). Portanto, não tinham eles direito a qualquer herança
territorial entre os seus irmãos, porque a sua herança e porção era o Senhor
(Nm 18.20). Moisés, porém, divinamente instruído, destinou-lhes cidades estratégicas
por todo o Israel (Nm 35.8). Algumas delas serviam também como refúgio aos que,
acidentalmente, matavam alguém (Nm 35.6).
2. Santificar-se ao Senhor.
Em
virtude de seu ofício, os sacerdotes deveriam erguer-se, em Israel, como
referência de santidade e pureza. O sumo sacerdote, por exemplo, tinha de
ostentar uma faixa de ouro, em sua mitra, na qual estava escrito: “Santidade ao
Senhor” (Êx 28.36). Caso o sacerdote profanasse o seu ofício, seria punido com
todo o rigor (Lv 10.1-3).
3. Tornar-se uma referência
espiritual e moral.
Os
sacerdotes, por serem responsáveis pela aplicação da Lei de Deus, tinham a
obrigação de ser uma referência espiritual, moral e ética para os filhos de
Israel (Ml 2.1-10). Os filhos de Eli, em consequência de seu proceder, tornaram-se
um péssimo exemplo aos israelitas. E, por causa disso, Deus os matou (1 Sm
2.25). Andemos, pois, em santidade e pureza diante do Senhor, pois Ele continua
a exigir santidade de todo o seu povo (1 Pe 1.15).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Eram deveres e direitos dos descendentes
de Levi: viver do altar, santificar-se ao Senhor e ser uma referência moral,
ética e espiritual.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
Os levitas eram descendentes de Levi, o escolhido por Deus no
deserto durante a época de Moisés, encarregados de deveres específicos em
relação ao Tabernáculo, embora proibidos de ministrar diante do santuário
sagrado, eles afirmavam ser servos especiais de Deus em assuntos da religião.
Deviam ensinar o livro da Torá ao povo e ajudar os sacerdotes em todos os
assuntos ligados à adoração no santuário. A eles não seria reservada qualquer
herança na nova terra quando Josué fez a
divisão oficial do território, pois Deus seria a sua herança. Quarenta e oito
cidades e vilas foram separadas com os lugares onde deveriam viver.
Os três filhos de Levi — Gersón, Coate e Merari — foram
relacionados como aqueles por quem fluiram as bênçãos divinas. Nos primeiros
anos da vida nacional, essas famílias receberam a função de cuidar do
Tabernáculo e transportá-lo. Quando Arão e seus familiares foram escolhidos
como sacerdotes, foi necessário escolher um grupo de pessoas para ajudá-los e
toda a tribo se julgou diferenciada por ser um grupo sagrado designado para
executar deveres relacionados com os ritos e as funções sacerdotais.
Os levitas recebiam uma posição apropriada no acampamento quando
a nação viajava pelo deserto. Como estavam localizados em volta do Tabernáculo,
eram considerados protetores em quem se podia confiar, e que dariam a própria
vida para proteger a sagrada casa de Deus.
[...] Os levitas estavam localizados entre os sacerdotes e o
povo. A maior parte de seu trabalho era pesada e servil. Não podiam entrar para
ver o altar santo, nem tocar no santuário senão morreriam (Nm 4.15). Eram
servos dos sacerdotes, e passavam a vida executando tarefas comuns que tornavam
possível a realização dos serviços sagrados (Dicionário Bíblico Wycliffe. 7.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp. 1148,1149)
CONCLUSÃO
O
sacerdócio levítico era glorioso; seus membros eram considerados príncipes de
Deus (Zc 3.8). Todavia, o Senhor Jesus Cristo é superior ao sacerdócio
levítico, pois é eterno (Sl 110.4; Hb 7.13-17). Quanto a nós, somos uma nação
santa, profética e sacerdotal, pois recebemos a incumbência de proclamar o
Evangelho e interceder pelos que perecem (1 Pe 2.9). Portanto, sirvamos ao
Senhor com todo o nosso ser, para que, através de nossa vida, venha o Reino de
Deus a este mundo que jaz no Maligno.
PARA REFLETIR
A
respeito de “Os Ministros do Culto Levítico”, responda:
1) Quem foi Levi?
Foi
um dos filhos de Jacó com Lia.
2) Descreva o caráter de
Levi.
Levi,
pelo que inferimos do texto sagrado, sempre teve uma postura zelosa e
conservadora em relação à honra da família. Após a saída de Israel do Egito, os
levitas juntaram-se a Moisés no combate à idolatria gerada pelo bezerro de
ouro. Eram homens da maior firmeza.
3) Como se deu a chamada dos
levitas?
O
Senhor escolheu a tribo de Levi como o berço de Moisés e Arão. De um lar tão
piedoso, saíram homens e mulheres de comprovada piedade. Aliás, tinha o Senhor
uma aliança particular com Levi e sua descendência. Tendo em vista o caráter
santo e distintivo da tribo de Levi, aprouve a Deus separá-la para o
sacerdócio. Nesse processo, o Senhor apresentou os levitas como resgate de toda
a nação de Israel. Ao invés de cada família entregar o seu primogênito ao
serviço divino, a tribo de Levi foi apartada das demais para dedicar-se
inteiramente a Deus.
4) Quais as características
do sumo sacerdote?
Descendente
de Arão, ungido para o ofício, vitalício no cargo e servo de Deus.
5) Quais os deveres e
direitos dos levitas?
Viver
do altar, santificar-se ao Senhor, tornar-se uma referência espiritual e moral.
Fonte:
Lições Bíblicas 3° trimestre de 2018, Adultos – CPAD| Divulgação: Subsídios
EBD