Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Subsídios Lição 2: Somos Cristãos Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo? Subsídios...
Lição 9 - Acerca das últimas Coisas
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Lições
Bíblicas 1° Trimestre de 2018, Jovens Professor – CPAD
TÍTULO:
Seu Reino não Terá Fim
Subtítulo:
Vida e obra de Jesus seguindo o Evangelho de Mateus
Comentarista:
Natalino das Neves
Classe:
Jovens
Aula: 04/03/2018
TEXTO DO DIA
“E,
estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos,
em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá
da tua vinda e do fim do mundo?.” (Mt 24.3)
SÍNTESE
O mais importante não é saber o dia e a
hora da segunda vinda de Jesus e do fim dos tempos, mas sim vigiar e estar
preparado para esses eventos.
AGENDA DE
LEITURA
SEGUNDA
– Mt 24.2: Jesus prediz a destruição do Templo de Jerusalém
TERÇA
– Mt 24.3: Os discípulos pedem um sinal da vinda de Jesus
QUARTA
– Mt 24.37: A vinda do Filho do Homem será como nos dias de Noé
QUINTA
– Mt 25.1-13: A Parábola das Dez Virgens
SEXTA
- Mt 25.14-30: A Parábola dos Talentos
SÁBADO
– Mt 27.31-46: A vida eterna e o castigo eterno
OBJETIVOS
1.
MOSTRAR o anúncio da destruição do Templo e os
sinais do fim dos tempos;
2.
EXPLICAR a responsabilidade do homem e o julgamento
divino.
INTERAÇÃO
Professor
(a), o conteúdo da lição deve ser adaptado à realidade dos seus alunos,
considerando o meio em que estão inseridos, bem como suas limitações (sociais, financeira,
espirituais). Somente você que está próximo deles e os conhece poderá conhecer
tais limitações. Por isso, você tem a responsabilidade de “traduzir” o conteúdo
da lição à realidade deles. Assim como utilizar uma metodologia que os permita
compreender melhor o conteúdo da lição.
Fique atento (a) para a lógica e
coerência na exposição das ideias durante a aula. A lição de hoje é uma das
mais complexas devido às questões escatológicas. Por isso, se faz necessário um
estudo mais aprofundado.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor (a), sugerimos que inicie a
aula fazendo algumas perguntas a respeito da Segunda Vinda de Jesus: “Você se
considera preparado caso a vinda de Jesus se dê daqui a alguns minutos?” “Você
crê na vinda de Jesus em glória?” “Saberia citar alguns sinais da sua vinda?”
A lição desta semana aborda a
curiosidade dos discípulos com relação ao fim dos tempos, surgida após o
anúncio da destruição do Templo feito por Jesus. Por isso, as perguntas
iniciais servirão para despertar a atenção dos alunos para o tema da lição. No
decorrer da aula, enfatize que mais importante do que saber quando Jesus
voltará é estar preparado para a sua vinda.
TEXTO BÍBLICO
Mateus
24.1-4,37,45,46; 25.1,2,14,15,31-33
24.1 E, quando Jesus ia saindo do
templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do
templo.
2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo
isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja
derribada.
3 E, estando assentado no monte das Oliveiras,
chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dizenos quando
serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos,
que ninguém vos engane,
37 E, como foi nos dias de Noé, assim
será também a vinda do Filho do Homem.
45 Quem é, pois, o servo fiel e
prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu
tempo?
46 Bem-aventurado aquele servo que o Senhor,
quando vier, achar servindo assim.
25.1 Então, o Reino dos céus será
semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do
esposo.
2 E cinco delas eram prudentes, e
cinco, loucas.
14 Porque isto é também como um homem que,
partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens,
15 e a um deu cinco talentos, e a
outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se
logo para longe.
31 E, quando o Filho do Homem vier em sua
glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua
glória;
32 e todas as nações serão reunidas
diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as
ovelhas.
33 E porá as ovelhas à sua direita, mas
os bodes à esquerda.
INTRODUÇÃO
Jesus advertiu aos seus discípulos a
respeito do apego demasiado às estruturas humanas e a necessidade de se estar
atento à nossa conduta para com Deus e com o próximo, a fim de que não venhamos
perder a visão correta do Reino de Deus, pois o fim de todas as coisas
certamente virá.
O Mestre, ao anunciar a destruição de
um dos maiores símbolos religioso dos judeus, o Templo de Jerusalém, estava
dando a oportunidade para os discípulos fazerem duas indagações importantes: “Quando
serão estas coisas?” “Que sinal haveria de sua vinda e do fim do mundo?” Estes
são os temas que estudaremos nesta lição.
I – O ANÚNCIO
DA DESTRUIÇÃO DO TEMPLO E OS SINAIS DO FIM DOS TEMPOS
1.
Cristo anuncia a destruição do Templo (Mt 24. 1,2).
Os primeiros versículos de Mateus 24
mostram que Jesus estava saindo do Templo quando os seus discípulos se
aproximaram e começaram a lhe mostrar a estrutura do Templo que Herodes havia
construído. Eles, apesar de já conhecerem bem o edifício, estavam admirados com
o esplendor, a beleza e a grandiosidade da construção. Então, Jesus anuncia que
tudo o que eles estavam vendo seria totalmente destruído. Não ficaria pedra sobre
pedra. Os discípulos provavelmente ficaram espantados com o que ouviram do
Mestre e, com certeza, muitas dúvidas e questionamentos devem ter surgido na mente
deles, principalmente a respeito de quando se dariam estas coisas.
Jesus estava se referindo à destruição
do Templo que ocorreu em 70 d.C. A cidade de Jerusalém foi sitiada pelo
exército dos romanos, sob o comando de Tito. Tal cerco e destruição ocorreram
devido a uma rebelião dos zelotes (70 d.C.). Nesta época o Templo era
controlado pelos principais dos sacerdotes e seus auxiliares e pelo Império
Romano. Por isso, a preocupação constante dos principais dos sacerdotes com
relação à conduta e ao discurso de Jesus, pois a posição religiosa deles, o
“poder” e seus privilégios estavam em jogo. Depois dos anos 70 d.C. a estrutura
de poder que confrontou Jesus e provocou sua morte foi destruída.
2. O principio das dores e os sinais do
fim dos tempos.
Depois da conversaque Jesus
teve com os seus discípulosna saída do Templo, eles vão para o Montedas Oliveiras. As palavras de Jesus arespeito da destruição do
Templo aindaestavam incomodando os discípulos.Então, eles se
aproximam de Jesus eperguntam: “[...] Dize-nos quando serão essas
coisas e que sinal haverá da tuavinda e do fim do mundo?” (Mt 24.3).
Jesus explica aos discípulos que a
destruição do Templo e da cidade de Jerusalém seriam acontecimentos futuros.
Não somente os discípulos, mas os crentes até os dias atuais ainda fazem
confusão com relação à Segunda Vinda de Cristo e têm dificuldades para compreender o texto bíblico de Mateus
24.
Na sequência, Mateus discorre a respeito
dos alertas do discurso de Jesus a respeito dos fatos que aconteceriam nos anos
que antecederam a destruição de Jerusalém e do Templo (70 d.C.). Jesus aponta
alguns sinais que antecederiam a sua vinda e o fim do mundo. Vejamos: falsos
cristos se levantariam (v. 5); guerras e rumores de guerras (v. 6,7); fomes,
pestes e terremotos em vários lugares (v. 7).
3. A necessidade de vigilância (Mt 24.37-51).
Jesus compara a sua vindacom os
dias de Noé (vv. 37-39). Eleequipara com a surpresa que as pessoastiveram
com o dilúvio, enquantoviviam suas vidas de perversidades eimoralidades.
Mateus apresenta neste capítulo dois grupos
de pessoas: os que aguardavam o fim imediato dos tempos e o estabelecimento do
Reino Messiânico, e o grupo dos distraídos, que não estavam preocupados com a
vinda de Jesus e o fim dos tempos. O primeiro grupo, nos versículos anteriores,
já havia recebido as orientações. Então, o segundo grupo, agora recebe a
advertência de Jesus, pois estavam despercebidos e se continuassem assim seriam
pegos de surpresa na segunda vinda. Em seguida, Jesus
continua a exortação utilizando a Parábola dos Dois Servos (vv. 45-51). O Mestre
fala a respeito de um senhor e dois servos. Um dos servos é fiel e sensato,
pois obedeceu e fez tudo o que seu senhor havia ordenado. Tal servo é recompensado
e posto como encarregado dos bens de seu senhor. O outro servo é mau, pois se
aproveitou da ausência e aparente demora de seu senhor para se divertir e
explorar os demais servos. Mas o senhor retornou em um dia em que o servo mau
não estava esperando. Como recompensa, o mau servo foi destinado a um lugar
onde haveria “pranto e ranger de dentes” (v. 51). Jesus estava mostrando que os
seus servos deveriam estar sempre preparados para a sua vinda e agir como o
servo fiel e prudente.
Pense!
Jesus exortou os discípulos a fim de
prepará-los para a sua vinda.
Jovem, você está preparado para a
Segunda Vinda de Cristo?
Ponto
Importante
Os discípulos deveriam estar sempre
preparados, pois o Senhor poderia retornar a qualquer hora.
II – A RESPONSABILIDADE DO HOMEM E O JULGAMENTO DIVINO
1. A parábola das Dez Virgens (Mt 25.1-13).
Jesus dá continuidade ao seusermão
profético, utilizando a Paráboladas Dez Virgens. O ambiente da parábolaé uma festa de casamento, que acontecedentro dos costumes judeus doprimeiro século. O ponto alto das bodasera o momento em que o noivo
e suacomitiva seguiam até a casa da noiva,que também tinha o
seu cortejo. Apósa chegada do noivo, que era costumese atrasar
devido o recolhimento dospresentes, todos se dirigiam para a casa
da noiva para a festa que durava dias. O
evento geralmente acontecia à noite, por isso a necessidade de se manter as lamparinas
acesas.
Na parábola, a noiva estava na sua casa
aguardando a chegada do noivo, acompanhada de dez virgens, damas
de honra. Cinco virgens eram prudentes, pois levaram uma reserva de óleo para
suas lâmpadas caso o noivo demorasse a chegar. Mas cinco virgens foram chamadas
de insensatas, loucas, pois não providenciaram a reserva de azeite para suas
lamparinas. Com a demora do noivo, como de costume, as dez virgens adormeceram.
Então, quando é anunciada a chegada do noivo, as cinco insensatas percebem a
falta de óleo e pedem azeite emprestado às outras cinco prudentes. Mas elas
sabiamente negam, pois corriam o risco de todas ficarem sem e perderem o ponto
mais importante da festa. As cinco insensatas saem para comprar o azeite, mas
enquanto isso o noivo e a sua comitiva chegam. Quando as insensatas retornam a
porta já havia sido fechada. Jesus estava mostrando que a preparação (prática
da justiça) para a “vinda do noivo” é individual.
2. A parábola dos talentos (Mt 25.14-30).
O sermão profético continua e Jesusconta
mais uma parábola. O Mestre falade um senhor que sai em uma jornada,mas antes distribui talentos a três deseus servos. Os talentos
foram doadosde acordo com a capacidade individualde cada um (v.
15). Um talento era umvalor bem significativo. Os servos queganharam
cinco e dois talentos trabalhame conseguiram dobrar o valor doque
haviam recebido. Mas já o que haviarecebido um talento não fez nada
paraaumentar o seu valor, simplesmente foie o enterrou por
segurança. Quandoo senhor retornou e pediu conta aosservos dos
talentos, os dois primeirosapresentam os valores duplicados e
com isso são elogiados e recebem a promessa
de receber ainda maiores responsabilidades. Enquanto que o que havia recebido
um talento, o devolve da mesma maneira que recebeu. Este é repreendido pelo seu
senhor e chamado de “mau e negligente servo” (v. 26). Além disso, o talento que
lhe havia sido dado é retirado e entregue ao que estava com dez talentos. O
ponto central
dessa parábola é o uso dos talentos e capacidades
recebidas por Deus em favor do seu Reino. Não importa quantos talentos são
dados, mas Jesus ressalta que todos devem ser utilizados em favor do Reino dos
Céus.
3. A vinda do Filho do Homem em glória.
Mateus anuncia a chegada doFilho
do Homem em glória, uma figuraapocalíptica que vem para julgartodas
as nações (Mt 25.31,32). QuandoMateus fala a respeito de julgamento,ele está se referindo ao momento emque as obras, atitudes de todos,
são
expostas. Segundo Mateus, o Senhor Jesus
irá separar as pessoas em dois grupos: as ovelhas (os que foram justificados mediante
a fé em Cristo) e os bodes (os que não se arrependeram dos seus pecados e não
creram em Cristo). O Senhor Jesus mostra que aqueles que são verdadeiramente suas
ovelhas entrarão no Reino de Deus. Somente as ovelhas usaram de misericórdia
para com essas pessoas. Os bodes simplesmente ignoraram as necessidades dos
desvalidos.
Pense!
Jovem, como você tem lidado com os dons
e talentos que Deus
tem dado a você?
Ponto
Importante
Muitos estão tão preocupados em adquirir
bens materiais, que se esquecem que um dia Jesus voltará e teremos que prestar
contas a Ele das nossas ações e bens.
SUBSÍDIO 1
“O Discurso no Monte das Oliveiras (Mt
24.1—25.46)
Esta seção é uma das mais complexas dos
ensinos de Jesus. Sistemas escatológicos completos têm sido inventados para
explicar a passagem, com muitos pontos desnorteantes e contrapontos e opiniões
entre teorias competidoras. [...] Cada tipo de literatura usado na revelação do
Novo Testamento deve ser respeitado por suas características próprias. Aqui os
gêneros dominantes são profecia e apocalipse. Caracteristicamente a profecia avisa
o relapso do iminente julgamento e promessas que abençoam os crentes. Também
prediz eventos futuros. Frequentemente a profecia trata do julgamento ou libertação
de Deus, os quais ocorrem por instituições terrenas existentes ou pessoas na
história. Embora a profecia possa ter características apocalípticas, nos dias
de Jesus o termo apocalipse (apocalypis, ‘revelação’) tinha se tornado um
tipo distinto de literatura. Este tipo via o julgamento e as promessas de Deus vindo
através da invasão de um cosmo divino ao mundo terreno, engolfando-o e
transformando-o. Simbolismo e expressões figurativas são usados para exprimir a
nova era divina e espiritual em termos compreensíveis para a era presente.
[...] Para tornar o assunto mais complicado, na experiência apocalíptica
não se pode estar completamente seguro quando determinado item deve ser
entendido literal ou figuradamente, ou de ambas as formas” (ARRINGTON, French
L.; STRONSTAD, Roger (Ed.). Comentário Bíblico Pentecostal: NovoTestamento.
2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 129-130).
SUBSÍDIO 2
Filho do Homem
De todos os seus títulos, ‘Filho do Homem’
é o que Jesus preferia usar a respeito de si mesmo. E os escritores dos
Evangelhos sinóticos usam a expressão 69 vezes. O termo ‘filho do homem’ tem
dois possíveis significados principais. O primeiro indica simplesmente um
membro da humanidade. E, neste sentido, cada um é um filho do homem. Tal
significado era conhecido nos dias de Jesus e remonta (pelo menos) aos tempos
do livro de Ezequiel, onde é empregada a fraseologia hebraica bem’adam, com
significado quase idêntico. Essa expressão, na realidade, pode até mesmo funcionar como o pronome da
primeira pessoa do singular, ‘eu’ (Mt 16.13).
Por outro lado, a expressão é usada também
a respeito da personagem profetizada em Daniel e na literatura apocalíptica
judaica posterior. Essa personagem surge no fim dos tempos com uma intervenção
dramática, a fim de trazer a este mundo a justiça de Deus, o seu Reino e o seu
julgamento. Daniel 7.13,14 é o texto fundamental para esse conceito
apocalíptico” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma perspectiva
pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 310).
CONCLUSÃO
Nesta lição, aprendemos que os eventos
da destruição do Templo tipificam os sinais da Segunda Vinda de Jesus e do
julgamento final. Aprendemos também, que precisamos estar atentos para que não
sejamos surpreendidos pelo Dia do Senhor.
HORA DA
REVISÃO
1. O que Jesus estava dizendo
ao afirmar aos discípulos que não ficaria “pedra sobre pedra” do Templo?
Jesus estava se referindo à destruição
do Templo que ocorreu em 70 d.C.
2. Na parábola dos dois
servos, qual foi a recompensa do servo mau?
Como recompensa, o mau servo foi
destinado a um lugar onde haveria “pranto e ranger de dentes”.
3. Segundo a lição, qual é a
mensagem central da Parábola das Dez Virgens?
Devemos estar preparados, com as
lamparinas acesas, para a volta do Noivo.
4. Qual é a mensagem central
da Parábola dos Talentos?
A mensagem central dessa parábola é o
uso dos talentos e capacidades recebidas por Deus em favor do seu Reino. Não
importa quantos talentos são dados, mas Jesus ressalta que todos devem ser
utilizados em favor do Reino dos Céus.
5. Você está preparado(a)
para a vinda de Jesus em glória?
Resposta pessoal.
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