Assunto:
Reforma Protestante: história, ensinos e legado.
Lição: Jovens e Adultos
Trimestre: 4°
de 2017
Comentarista:
Pr. Gilmar Vieira Chaves
Editora: Central Gospel
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Colossenses 1.3-6; 9-14
3
Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,
4
Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com
todos os santos;
5
Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes
pela palavra da verdade do evangelho,
6
Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando,
como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de
Deus em verdade;
9
Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar
por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a
sabedoria e inteligência espiritual;
10
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo,
frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
11
Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a
paciência, e longanimidade com gozo;
12
Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos
na luz;
13
O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do
Filho do seu amor;
14
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
TEXTO ÁUREO
E
sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como
cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em
todos. Efésios 1.22,23
SUBSÍDIOS PARA O
ESTUDO DIÁRIO
2ª Feira - João 15.12-16:
Eu
vos escolhi a vós, e vos nomeei
3ª Feira - 2 Coríntios 6.1,2;
9.8,9: Para que superabundeis em toda boa obra
4ª Feira - 1Coríntios 1.1-5: Em
tudo fostes enriquecidos nele
5ª Feira - Romanos 12.1,2: Transformai-vos
6ª Feira - Colossenses
4.7-18: Para que vos conserveis firmes, perfeitos
Sábado - Filipenses 1.27-30:
Combatendo com ânimo pela fé do evangelho
OBJETIVOS
Ao
término do estudo bíblico, o aluno deverá:
• entender as mudanças políticas ocorridas no
mundo, como resultado da Reforma Protestante;
• identificar em que sentido o modo de produção
económico, naquele período, foi alterado em decorrência das mudanças no seio da
Igreja;
• definir as mudanças na área cultural que
influenciaram a produção artística e científica daquela época e que ainda
repercutem em nossos dias;
• discernir as mudanças eclesiológicas ocorridas
naquele tempo em decorrência da ética e da pregação protestantes.
ORIENTAÇÕES
PEDAGÓGICAS
Jesus disse: Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso
Pai, que está nos céus (Mt 5.48). Seria possível ao ser finito chegar a esse
nível de desenvolvimento? É certo que não, porém, vemos nesse verso o
estabelecimento de uma meta para nós (cristãos) idêntica à que Deus propôs a
Abraão: anda em minha presença e sê perfeito (Gn 17.1).
Perfeição é o desenvolvimento harmónico de todas as faculdades
humanas; é levar ao mais alto nível possível todas as capacidades que estão em
nós e realizá-las tão completamente quanto possível.
Não será esse o ideal áureo, sem precedentes, do seu trabalho
junto à Escola Dominical, professor?
Excelente aula!
Legado —
diferentemente de herança — compreende o conjunto de princípios, ensinos e/ou bens
Imaterial! que uma pessoa ou instituição deixa à posteridade.
Palavra
introdutória
A Reforma Protestante não ficou circunscrita ao âmbito
eclesiástico-teológico. Como movimento cristão, ela cumpriu um importantíssimo papel
junto à sociedade, pois promoveu a justiça social, o desenvolvimento e a
verdade entre os povos, trazendo, assim, vida às palavras do profeta Miqueias:
Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão
que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu
Deus? (Mq 6.8).
Nesta
lição, discorreremos sobre os legados da Reforma Protestante, que transformaram
significativamente os homens e o mundo daquela época e desse tempo e, ao que
tudo indica, continuarão influenciando a raça humana em eras vindouras.
1. MUDANÇAS NO PERFIL POLÍTICO DOS POVOS
Vejamos a seguir
algumas mudanças políticas — radiais e de grande porte — que varreram a Europa
e o Ocidente, como consequência direta e imediata da Reforma Protestante.
1.1. Mudança na forma
do governo eclesiástico
O
modelo de governo eclesiástico — centralizado no Papa nos seus auxiliares — foi
desmantelado, depois do movimento reformista.
A
partir de Lutero e Zuínglio, a democracia foi instituída. Nesse novo sistema, a
Igreja continuou a contar com seus bispos, porém eles não tinham mais poder
absoluto ou poder monárquico; ao contrário, eram eleitos e, na vigência de seus
ministérios, o trabalho que ofereciam às suas comunidades era avaliado por
oficiais eclesiásticos e pelo povo.
1.2. Mudança na
política secular
O
sistema democrático de governo, após ser implantado nas igrejas, também
alcançou a política secular.
Os
habitantes das cidades passaram a escolher, pelo voto, seus governantes, que,
majoritariamente, eram anciãos experientes. Essa política de Estado expandiu-se
por toda Europa e pelo Ocidente.
1.3. Mudança no mapa
geopolítico mundial
Pelo
fato de defenderem a separação entre a Igreja e o Estado, os cristãos
reformados eram perseguidos por onde passavam. Em razão disso, procuraram em
várias partes do Continente Europeu um lugar em que pudessem viverem paz.
Com
a descoberta do Novo Mundo (o Continente Norte-americano), os protestantes
enxergaram a chance de, enfim, viverem com tranquilidade e segurança. Assim,
migraram massivamente para o hemisfério norte e fundaram os Estados Unidos da
América e o Canadá.
2. MUDANÇAS
NA ECONOMIA MUNDIAL
Com a ascensão do
protestantismo, a economia europeia passou por mudanças radicais. Destacamos,
nos tópicos subsequentes, alguns precedentes dessas mudanças.
2.1. A ética romana
A
teologia romana via o trabalho como maldição e o crescimento econômico como
pecado de usura. Eles viam na atividade econõmica algo penoso e ruim, próprio
das classes subalternas.
2.2. A ética protestante
Lutero,
dentro da sua teologia, declarou que o trabalho é dom de Deus, B o crescimento
financeiro, uma bênção divina, pois ambos (trabalho e crescimento financeiro)
poderiam trazer maior conforto e segurança às famílias. Assim, o labor diário passou a ser visto como sagrado pelos
protestantes, que deveriam oferecer o melhor de si em suas atividades
económicas, fazendo tudo com esmero e excelência. Ao agirem assim, eles
estariam agradando a Deus.
Com a Reforma Protestante, surgiram: o sistema bancário, o
conceito de economia e poupança e o sistema capitalista.
O alemão
Max Weber, um dos principais pensadores que colaboraram para a construção da
Sociologia, queria saber qual a razão de os países protestantes serem mais
desenvolvidos e mais
industrializados
do que os países católicos. Segundo ele, o diferencial residiria na ética
protestante de valorização do trabalho e do capital.
3. MUDANÇAS
RADICAIS NO VIÉS CULTURAL DAS NAÇÕES
3.1. A criação do
conceito de Estado laico
O
movimento protestante concebeu a ideia de liberdade religiosa e de um Estado
secular, sem o predomínio e a proteção de um único segmento religioso — essa,
aliás, é uma característica dos países ocidentais.
A ideia de Estado laico, que traz os benefícios da liberdade de culto
e de crença, tem sido muito importante para a vida em sociedade e tem abençoado
o mundo.
3.2. Mudança nas
Artes
As
Artes, no período medieval, estavam essencialmente .-entradas na religiosidade.
Naquele tempo, costumava-se atar Deus, os santos romanistas, os anjos, os demônios
e as cenas bíblicas.
Entretanto,
com o advento da Reforma — e o consequentemente combate às imagens de escultura
e tudo que reportasse à idolatria —, os artistas (dos mais diferentes matizes)
foram abandonando os conteúdos religiosos aos poucos, passando a valorizar os
temas relacionados ao homem e à Natureza.
3.3. Mudança na
Ciência
A partir da Reforma, as pessoas foram encorajadas aos estudos, à
leitura e à busca de conhecimentos. Consequentemente, as superstições populares
foram perdendo força e, pouco a pouco, desmistificadas. O povo deixou de
aceitar a força de santos e demónios como meios para explicar as ocorrências
naturais.
A
teologia protestante não via contradição entre a Bíblia e a Ciência. Por isso,
os estudiosos — livres das amarras religiosas romanistas — procuraram
compreender os fenómenos físicos, químicos e matemáticos, a fim de explicar o
funcionamento do Universo, da Natureza e do corpo humano.
O
sistema teológico protestante incentivou intensamente e o avanço das ciências
humanas e naturais, criando novas universidades (algumas delas existentes ainda
hoje) e novos modelos de ensino. Lutero, Calvino, Melanchton, dentre outros
reformadores, estabeleceram o ensino gratuito, obrigatório e universal em suas
regiões, ligando a educação básica à Universidade. Eles viam no processo
educacional um meio poderoso para o desenvolvimento do ser humano e da Igreja
de Cristo na terra.
4. MUDANÇAS
NA COSMOVISÃO RELIGIOSA
Como dito anteriormente, o sistema papal conduziu o povo ao
desvio da verdadeira fé; no entanto, o Espírito de Deus mobilizou os
reformadores para trazer a Igreja de volta aos trilhos sólidos da verdadeira
doutrina bíblica.
Na era medieval, a vida espiritual do povo tinha, dentre outras
características, as destacadas a seguir.
4.1. Religiosidade
baseada no sistema de troca
O
padrão religioso da Igreja Romana, ao longo da Idade Média, baseava-se no
seguinte trocadilho: "toma lá, dá cá". O Clero vivia muito mais em
função dos bens materiais a serem auferidos na relação com o rebanho, do que em
função do ensino de verdades espirituais. O crescimento espiritual do povo e a
promoção dos interesses do Reino de Deus não faziam parte de seus esforços,
tampouco de sua agenda.
4.2. Religiosidade baseada
em superstições
Na
Idade das Trevas, a vida era decifrada sob a ótica da espiritualidade:
•
as pessoas confundiam os eventos de origem sobrenatural com os de origem e
responsabilidade humanas; assim, interpretavam todos os fatos como castigo
divino ou boa vontade dos céus;
•
as pessoas viam a ação dos santos romanistas, dos demônios e até do próprio
diabo em todos os eventos cotidianos; o que fez a veneração aos santos e a
Maria ganharem grande espaço naquela época;
•
figuras pagãs — como duendes, fadas, seres das florestas e dos mares — também
faziam parte do imaginário popular do cristão medieval.
4.3. Desprezo à graça
do Senhor Jesus Cristo
Naquele
tempo de obscurantismo, as pessoas estavam dispostas a empreender todos os
sacrifícios necessários ao alcance dos mais diferentes tipos de bênçãos
espirituais, tais como: o perdão de Deus, a cura e o livramento de guerras, por
exemplo. Esse tipo de motivação ai afastava do verdadeiro Deus e expunha seus
relacionamentos pessoais, seus negócios e seus empreendimentos de vida aos
poderes das trevas.
5 PILARES DA
ESPIRITUALIDADE REFORMADA
A poderosa mensagem
protestante transformou a Igreja daquele período, purificando-a dos seus
descaminhos teológicos, crendices e superstições. O Corpo de Cristo, visível e
temporal, foi restaurado, e o povo pôde manifestar uma espiritualidade pura,
baseada nos princípios sólidos da Palavra de Deus.
Além
das cinco solas (estudas nas Lições 3—7), listamos a seguir alguns pressupostos
básicos da fé protestante.
5.1. Só há um poder
soberano e onipotente no mundo
À
medida que o povo cria na mensagem reformadora, suas crenças em ensinos errados
e em seres sobrenaturais e mitológicos foram caindo em descrédito.
O
povo foi apresentado a Jeová, a única fonte de força capaz de guiar, orientar e
reger a vida dos homens (Dt 6.4; 1Sm 2.2; 2 Sm 7.22; SI 86.8; Is 45.5,6; Ef
4.5,6); o Soberano a quem todos prestarão contas um dia (2 Co 5.10).
5.2. Devolução da
Bíblia ao povo
As
pessoas comuns não tinham acesso ao conteúdo das Escrituras Sagradas, senão por
meio do Clero. O estudo da Bíblia era prerrogativa exclusiva dos representantes
da Igreja, que repassavam instruções aos seus ouvintes, de acordo com seus
interesses e pontos de vista.
Lutero
pontuou que cada cristão, daquela data em diante, seria um intérprete das
Escrituras. O livre acesso à leitura do Livro Sagrado trouxe de volta a
correção doutrinária e o necessário avivamento espiritual, bem como a
valorização da busca pessoal pela presença do Altíssimo (SI 42.1,2; 119.11;
119.105; 2 Tm 3.14-17).
5.3. Devolução da
Igreja ao povo
Até então, a Igreja era tratada como propriedade exclusiva do
Clero. Muitos de seus representantes — papas, cardeais, arcebispos e bispos —
eram ricos senhores feudais, que manipulavam a instituição romana, de acordo
com seus próprios interesses. No entanto, pela Revolução Protestante, o apelo
popular foi atendido, e os novos tempos trouxeram o padrão do Novo Testamento
de volta à sociedade.
O
Espírito Santo colocou a Igreja em seu verdadeiro lugar (Ef 5.27) — uma Igreja
em que os membros participam de suas decisões e destinos; uma Igreja
generosamente aberta, em que a oportunidade de cooperar está franqueada a
todos, de maneira democrática (Mt 16.18; Rm 12.5; 1 Co 1.26-29; 10.17; 12.27;
Ef 4.4).
CONCLUSÃO
O legado dos
reformadores tem atravessado as barreiras temporais e geográficas. Seus ares
benfazejos alcançaram as gerações e chegaram até nós, trazendo-nos luz,
desenvolvimento e esperança.
Sem
a Reforma Protestante, o mundo certamente seria um lugar muito pior de se
viver; um lugar de densas dúvidas e sombras; um lugar marcado pelo caos.
ATIVIDADE
PARA FIXAÇÃO
1. Cite
os pilares da espiritualidade reformada, destacada nesta lição:
R.:(1)
A consciência de que só há um poder soberano e onipotente no mundo;
(2)
devolução da Bíblia ao povo; e
(3)
devolução da Igreja ao povo.