Obs. Este
artigo é parte do subsídio para a lição bíblica da classe de Adultos.
Introdução.
No primeiro século, a adoção era a forma
jurídica e legal (especialmente entre os romanos e gregos) por meio da qual o
pai adotivo recebia um filho e a ele destinava todos os direitos para perpetuar
o nome da família e administrar sua herança. Em Efésios 1.4,5 está escrito que
fomos predestinados por Deus para adoção de filhos, antes da fundação do mundo;
portanto, antes da existência do homem. Isso exclui qualquer mérito humano e
somente revela a graça infinita de Deus.
A ADOÇÃO À LUZ DA BÍBLIA
1.
Significado.
Adoção (no grego: huiothesia) significa “colocar como filho”; significa,
literalmente, “um filho legal” (Ex 2.10). O termo é utilizado cinco vezes nas
páginas do Novo Testamento.
Teologicamente, adoção (Gl 4.5) se refere ao
ato de Deus que coloca uma pessoa como filho, dentro da família de Deus. Adoção
é um termo de posição pelo qual nos tornamos filhos por intermédio do novo
nascimento (Jo 1.12,13), somos redimidos das amarras da lei (Gl 4.1-5).
2. A doutrina da Adoção ensinada por Paulo.
A adoção é um conceito teológico do Novo
Testamento, presente somente nas epístolas de Paulo (Rm 8.15,23; 9.4; G1 4.5;
Ef 1.5). A palavra “adoção” é usada primeiramente em Gálatas 4.5: “a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”.
Em Efésios 1.5, a ideia é claramente apresentada: “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus
Cristo”.
Nas passagens em Romanos, Paulo fala sobre o
conceito adoção: “filhos de Deus” (Rm
8.16); com referência a Israel, diz: “a eles pertence à adoção” (Rm 9.4); além
disso, derrama uma nova luz sobre a palavra em Romanos 8.23: “aguardando a adoção de filhos, a redenção do
nosso corpo”.
A ADOÇÃO DE DEUS E A
ADOÇÃO TERRESTRE
1. Como a adoção por Deus se compara com a adoção terrestre?
a) Em ambas, é o pai que toma todas as
iniciativas e ações que a proveem.
João 3.16; ler depois: Is 1.18 (serão tornados
brancos como a neve).
b) Ambas proveem uma herança a quem nada tinha
nem nada merecia Rm 8.17; 1Pe 1.1-9.
c) Ambas proveem um nome novo Ap 2.17. Ler
depois: João 1.42.
2. Como a adoção por Deus excede a terrestre.
a) O homem nunca adota seu próprio filho, mas
Deus só adota quem já foi feito Seu filho (João 1.12; Rm 8.15-16 e 8.23).
b) O homem sem filhos só se satisfaz ao adotar
um, mas Deus tinha um Filho amado (Mt 17.5; Mt 3.17) antes de nos adotar.
c) O homem usualmente adota quem tem as
melhores características, Deus só adota miseráveis pecadores, os que se vêm
como os piores de todos (1Tt 1.15; Rm 3.10-18).
d) O homem nunca pode dar sua natureza a quem
adotar, Deus sempre a dá, dá mesmo a mente de Cristo (1Co 2.16).
e) O homem às vezes pode anular a adoção que
fez, Deus nunca o faz, Seus adotados estão absolutamente seguros (Num 23.19; Rm
11.29; 2Tt 2.13).
3. O adotado, perante a
Trindade.
a) Intimidade para com o Pai. "Aba,
Pai" (Rm 8.15). Este é um nome muito carinhoso, pessoal, íntimo, usado
somente pelo filho comungando com o Pai (Mt 14.36; Mt 26.42).
b) Iluminação pelo Espírito. Ele tanto nos
guia (Rm 8.14) como nos encoraja (Rm 8.16).
c) Co-herdeiro com o Filho “... somos logo
herdeiros também, herdeiros de Deus, e Co-herdeiros de Cristo..." Rm 8.17.
Ler depois: Hb 2.11.
4. Três tempos da adoção.
a) No
conselho de Deus, a adoção foi determinada na eternidade passada. Muito (Ef
1.5).
b) Na
experiência pessoal, a adoção se tornou realidade para o crente no momento
em que recebeu Cristo (Gl 3.26; Gl 4.6; Gl 4.1-7).
c) No futuro - O completamento da adoção será a
glorificação dos corpos dos crentes (1Co 15.50 - 55). Veja a lição 13.
"Na regeneração recebemos uma nova vida;
na justificação, uma nova situação [ante a lei]; na adoção, uma nova posição
[ou família]". A doutrina da adoção nos dá a segurança da salvação. Fazer
parte da família de Deus é a certeza de que nEle estaremos seguros. Fomos
justificados, regenerados, santificados e adotados em Cristo Jesus. É um
privilégio fazer parte da família de Deus.
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