- Lições Bíblicas Juvenis – 4°
Trimestre de 2017
-Tema
do Trimestre:
Igreja, o Corpo de Cristo
-
Classe:
de 15 a 17 anos – Juvenis
-
Editora:
CPAD
-
Comentarista:
Jamiel Lopes
LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. 1Tm 4.16: Perseverança na doutrina
bíblica
Ter. 2Pe 2.1: Cuidado com os falsos
mestres
Qua. Gl 1.6-9: Não aceite outro evangelho
Qui. Rm 14: Diferença entre doutrina
bíblica e usos e costumes
Sex. Gl 3.26-29: Igreja de Cristo: mais
que bandeiras denominacionais
Sáb. Jo 17.23; Ef 4.3: Devemos preservar
a unidade da igreja
OBJETIVOS
Ressaltar a importância de conservar
as doutrinas bíblicas; Explicar porque existem várias denominações cristãs;
Esclarecer como deve ser o nosso relacionamento com outras denominações.
CLIQUE E LEIA TAMBÉM:
REFLEXÃO
"Mas,
ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que
já vos tenho anunciado, seja anátema." (G 11.8)
SINTETIZANDO
A edificação da Igreja era a
prioridade dos apóstolos. Por Isso, a ensinavam tanto sobre o perseverar na sã
doutrina; pois já naquela época, havia falsos pregadores que, desviados da
Verdade, promoviam ensinos diferentes dos de Cristo. Hoje, precisamos fazer
como os apóstolos (Gl 1.6-9; Tt 2.1; 2 Tm 4.1-5). Não devemos estabelecer
barreiras denominacionais para a Igreja de Cristo, mas ter muito cuidado quanto
às heresias e ensinos contrários à Palavra de Deus.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 4.1-13
1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno
da vocação com que fostes chamados,
2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade,
suportando-vos uns aos outros em amor,
3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em
uma só esperança da vossa vocação;
5 Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;
6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e
em todos vós.
7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de
Cristo.
8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu
dons aos homens.
9 Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido
às partes mais baixas da terra?
10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os
céus, para cumprir todas as coisas.
11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e
outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do
ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do
Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.
INTRODUÇÃO
A vontade de Deus é que toda a sua Igreja seja edificada, por isso
Ele quer "o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para
edificação do Corpo de Cristo..." (Ef 4.12). O Senhor deseja que todos os
povos se convertam a Cristo, sendo atraídos para o Seu Reino (Mt 18.14; Mc
1.15); e que todos os salvos estejam preparados para o grande encontro com Ele
(Jo 6.37-39). Por isso, somos encorajados a permanecer firmes, esperando a
glória futura que está preparada para a Igreja, a Noiva de Cristo, da qual os
verdadeiros crentes são participantes (Rm 8.18-30).
A AULA VAI COMEÇAR!
Querido professor, aproveite a temática da aula de hoje para
reiterar à turma o valor da nossa identidade pentecostal. É um privilégio
sermos de uma denominação idónea ao movimento que começou desde a ascensão de
Cristo, e por orientação do próprio Senhor, com a descida do Espírito Santo no
Dia de Pentecostes. Para relembrar à classe, distribua uma folha em branco para
cada aluno, que deverá escrever os valores doutrinários que mais admira em sua
igreja. Depois peça que formem grupos de quatro pessoas e unifiquem suas
listas. Por fim, toda classe criará uma única lista. Ao final, distribua o
texto "O Nosso Credo" e compare com a lista produzida em sala. Leve a
classe a refletir sobre a importância de se conservar as sãs doutrinas
bíblicas.
1. IGREJA NO
NOVO TESTAMENTO
A
palavra
doutrina - didache, significa
"instrução" ou "aquilo que é ensinado" (Mt 7.28; Tt 1.9; Ap
2.14,15,24). Doutrina bíblica é, portanto, um conjunto de princípios com base
nas Sagradas Escrituras, cuja finalidade é ensinar, orientar e instruir o
crente, quanto à sua postura para com Deus, com a Igreja e com os nossos
semelhantes (Mc 4.2; Rm 16.17).
Não
obstante os fatores históricos, culturais e sociológicos que contribuíram para
a formação deverias denominações na Igreja Cristã, para muitos estudiosos este
fato se dá principalmente devido a interpretações particulares da Bíblia.
No
livro de Atos e nas epístolas há instruções dos apóstolos, prevendo que os
crentes teriam de lidar com essa divisão dentro das comunidades cristãs, já no
primeiro século - quer fosse por interpretações e compreensões divergentes da
Palavra, quer por intenção maliciosa de semear o engano (Rm 14; At 20.28-31).
Os apóstolos se preocuparam com a edificação do Corpo de Cristo, para que os
membros deste Corpo permanecessem unidos na sã doutrina (1Tm 4.16).
AÇÃO TÓPICO
l
Peça que
seus alunos expliquem com as próprias palavras o que significa
"doutrina". Em seguida, destaque os principais aspectos doutrinários
do Novo Testamento. Mostre que a Igreja, como organismo vivo, isto é, enquanto
Corpo de Cristo é universal. Já a igreja sob o âmbito institucional é organizada
em denominações que até divergem em pontos doutrinários. Peça que seus alunos
citem alguns exemplos destes pontos, a fim de saber se assimilaram sua
explicação e assim você possa sanar possíveis dúvidas.
2. VARIEDADE
DE DENOMINAÇÕES
Embora não haja registros
de denominações na Igreja Primitiva, já havia a formação de grupos distintos em
seu meio, assim como heresias ensinadas por alguns líderes. Depois, por muitos
séculos, enquanto organização, houve apenas uma igreja cristã no Ocidente. Esta
não transmitia a Bíblia com idoneidade ao povo iletrado, mas a distorcia,
manipulando-a, por interesses mesquinhos. Havia a necessidade de se voltar ao
Evangelho e disseminá-lo ao povo. Havia a necessidade de uma "Reforma",
o que ocorreu em 1517, quando os protestantes (hoje, mais comumente chamados de
evangélicos) se apartaram da Igreja Católica.
2.1. Formação de
grupos
Contudo,
grupos diversos foram surgindo na Igreja desde a ascensão de Cristo. Alguns se
intitulavam seguidores de pregadores, como por exemplo, de Apoio (At 18.24,25).
Houve os 'judaizantes" - termo extrabíblico designando os que agiam como
judeus e buscavam imporá circuncisão e outras leis sobre os gentios convertidos
(Atos 15.1,5); entre outros grupos, ainda no primeiro século da Igreja.
2.2. Ensinamentos de
heresias
Os
apóstolos também enfrentaram problemas com heresias infiltradas em seu meio, e
as combatiam fortemente, instruindo os irmãos para também as combaterem (2 Co
1112-15; 2 Pé 2; 2 Jo l. 7-11).
Neste
cenário, coexistiram, por exemplo: os gnósticos (sustentavam um modelo
dualista); os ebionitas (negavam a divindade de Cristo); os apolinarianos
(defendiam que Jesus teria corpo humano e mente divina); os montanistas
(pregavam uma nova revelação concedida a eles) e os arianos (acreditavam que
Jesus era um ser criado, ao invés de coeterno com Deus Pai); etc.
2.3. Denominações
após a Reforma
Após
a Reforma Protestante, surgiram as primeiras denominações evangélicas. Essa
divisão ocorreu por não haver consenso sobre algumas diferenças teológicas
acentuadas, bem como a grande diversificação Litúrgica.
Até
mesmo nos dias atuais, a falta de conhecimento aprofundado leva muitas pessoas
a cometerem erros de interpretação da Bíblia, criando suas próprias igrejas.
Outras razões têm sido conflitos, ciúme ministerial, desejo de poder,
descontentamento com o tradicionalismo rígido, etc. Esta triste realidade é
inerente à natureza humana. No entanto, a Igreja Invisível, a Noiva de Cristo,
não pode ser afetada por tais dissensões. Pois o próprio Cristo garantiu que a
edificaria sobre Ele mesmo, a pedra angular, e - haja o que houver - as portas
do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18).
AÇAO
TÓPICO 2
Pergunte a opinião de seus alunos sobre o motivo de existir
várias denominações cristãs. Em seguida, apresente as razões históricas,
mostrando que já na Igreja Primitiva havia tendências para formações de grupos
diferentes. Indague-os sobre o que sabem acerca da Reforma Protestante, que
neste ano de 2017 completou 500 anos. Seria interessante propor uma pesquisa ou
trabalho de casa sobre o tema. Existem filmes, documentários, biografias,
vídeos no YouTube e uma série de outros recursos que podem ser explorados.
Proponha uma divisão da turma em grupos e deixe que utilizem a criatividade
para abordar este tema para uma exibição à Igreja, seja por meio de uma
montagem com recursos tecnológicos, audiovisuais, através de cantata,
encenação, etc. (Previamente, cheque com seu pastor a viabilidade de uma
possível apresentação ser inserida no calendário da igreja, programação do
culto ou mesmo para as demais classes de Escola Dominical). É enriquecedor para
todos, especialmente para os evangélicos, conhecer a origem e contexto do
surgimento do Protestantismo na História da Igreja Cristã.
3.
FRONTEIRA DENOMINACIONAL
Existem dezenas de denominações que afirmam
seguir a Cristo, porém há entre elas doutrinas conflitantes com o Evangelho.
Por isso, é preciso ter cuidado e averiguar se elas são, de fato, praticantes
da Palavra e atitudes de Jesus.
Apesar de tudo, podemos experimentar a
comunhão espiritual no contexto denominacional. Em 1Coríntios 12 vemos que Deus
estabeleceu a unidade para o Corpo de Cristo, mesmo com diferenças culturais:
"O Espírito é o mesmo" (v. 4); "O Senhor é o mesmo" (v, 5);
"É o mesmo Deus quem opera tudo em todos" (v. 6); "para o que
for útil (visando ao bem comum)" (v. 7); "um só e o mesmo Espírito
opera todas essas coisas" (v. 11); "e todos os membros, sendo muitos,
são um só corpo" (v. 12). A verdadeira Igreja é aquela que professa a sã
doutrina e porta-se como luz do mundo e sal da terra.
AÇAO
TÓPICO 3
Reitere a nossa identidade
pentecostal. Mostre que o Movimento Pentecostal genuíno nasceu no Dia de
Pentecostes. Enfatize que o que caracteriza uma igreja como pentecostal é o batismo
com o Espírito Santo e a manifestação dos dons espirituais em seu meio. Peça
que seus alunos citem alguns exemplos da manifestação dos dons do Espírito
Santo.
CARO PROFESSOR, ao abordar sobre as denominações cristãs, não permita ataques a
outras igrejas. Frise que a Igreja de Cristo não é nenhuma denominação.
Consiste naqueles que foram "chamados para fora", os verdadeiros
crentes, membros do Corpo de Cristo, de todas as línguas, tribos e nações.
Procure reforçar a nossa identidade pentecostal e tamanho privilégio que é
congregar em uma denominação idónea às sãs doutrinas bíblicas, que usufrui da
presença e dos dons do Espírito Santo, a favor do crescimento individual e
coletivo da Igreja.
SUBSÍDIO 1
Como
lidar com a existência das denominações
A diversidade das denominações
está ai, e todos têm de Lidar com ela. No entanto, alguns pontos precisam ser
levados em consideração:
1) Buscar a unidade fraterna e
o aperfeiçoamento espiritual dos santos é dever de todos (Ef 4.11-13).
2) A unidade é orgânica,
espiritualmente falando, mas não precisa ser necessariamente organizacional,
humanamente falando. Em outras palavras, podemos ter denominações
administrativamente autónomas, e que sejam fraternas, relacionando-se sob a
bandeira do mesmo Espírito.
3) Não se pode, em nome da
unidade, abrir mão dos princípios absolutos e inegociáveis da Palavra de Deus.
Se os fundamentos são outros, não ha também comunhão (1Co 3.11; cf. GL 1.8).
Aqui vale o pensamento de Agostinho: "Nas coisas essenciais, unidade: nas
não essenciais, diversidade: e em todas as coisas, amor". É necessário,
ainda, que se busque um relacionamento de respeito mútuo. Usar termos jocosos
ridicularizando irmãos que pertençam a outras denominações não e próprio de
alguém nascido de novo. Assim como não nos agrada sermos desconsiderados, eles
pensam da mesma forma. Chamá-los de 'primos1, mesmo que por brincadeira, em
nada ajuda a construir pontes de comunhão. Afinal, o Céu é para todos os que
confessarem o nome de Jesus Cristo e que dEle são aqui na Terra (GILBERTO,
António, Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD. 2003, pp.
423-24).
SUBSIDIO 2
Segundo cálculos de David
Barrett, autor da Enciclopédia Cristã Mundial, em 2000, 27,7% de todos os
cristãos eram pentecostais. 'Em 1900. cerca de 900 mil pessoas consideravam-se
pentecostais ou carismáticas. Passados 100 anos, esse número saltou para 523,7
milhões de pessoas', informou Barrett. Segundo ele, a maior concentração de
pentecostais estava na América Latina (141,4 milhões). seguida da Ásia (134.9
milhões) e da África (126 milhões). Depois vinha a América do Norte (79,6
milhões), Europa (37.6 milhões) e Oceania (4,26 milhões).
O relatório do World Christian
Database, elaborado em 2007 pelo Seminário de Teologia Gordon-Conwell, dos
Estados Unidos, informou os 15 países mais pentecostais do mundo: Brasil (24
milhões), Estados Unidos (5,8 milhões), Nigéria (3,9 milhões), Quénia (2,9
milhões), Coreia do Sul (2,5 milhões) [...].
Pelos dados do Pew Fórum on
Religion na Public Life e do World Christian Database, em 2007, o Brasil era
não só o maior país pentecostal do mundo, mas também a nação que tinha o maior
crescimento pentecostal do planeta. Foram, pelo menos, 10 milhões a mais de
pentecostais em apenas seis anos. Os pentecostais brasileiros eram, portanto,
dois milhões a mais do que o número de todos os evangélicos do Censo do IBGE em
2000. (ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro:
CPAD, 2007, pp. 552-53)
PARA CONCLUIR
A
Igreja de Cristo não é nenhuma denominação. Consiste na unidade espiritual de
todos aqueles que receberam verdadeiramente a Jesus, como Senhor e Salvador,
tornando-se membros de seu Corpo. Nem todos os que se dizem "crentes"
e congregam em uma igreja local fazem farte do que Cristo chamou de "Minha
Igreja" (Mt 16.18); a Noiva do Cordeiro (Ap 19.7). Forem, cabe somente ao
Pai separar "o joio do trigo" (Mt 13.24-30).
HORA
DA REVISÃO
1.
O que significa doutrina?
A palavra doutrina, didache, significa "instrução"
ou "aquilo que é ensinado". Doutrina bíblica é, portanto, um conjunto
de princípios que tem por base as Sagradas Escrituras.
2.
Quando começou haver grupos distintos na Igreja e por quê?
Desde os tempos apostólicos. Na Igreja Primitiva já havia a tendência de grupos
distintos em seu meio.
3.
Quando ocorreu a Reforma Protestante e por que foi necessária?
Em 1517. Porque a igreja Católica não transmitia as Escrituras com idoneidade,
distorcendo-a. Havia a necessidade de se voltar ao Evangelho e disseminá-lo ao
povo. Assim, houve a Reforma, quando os cristãos protestantes (hoje, mais
comumente chamados de evangélicos) se apartaram da Igreja Católica.
4.
Por que surgiram várias denominações evangélicas após a Reforma?
Essa divisão ocorreu por não haver consenso
sobre algumas diferenças teológicas acentuadas, bem como a grande
diversificação litúrgica. Outras razões têm sido: a falta de conhecimento
aprofundado da bíblia, conflitos, desejo de poder, etc.
5.
É possível a comunhão espiritual entre os crentes? Comente.
Sim. podemos experimentar a unidade, porque
apesar da diversidade denominacional, todos os que são verdadeiramente nascidos
de fazem parte do mesmo Corpo e o mesmo Deus que opera tudo em todos (1Co 12.4-12).