Subsídios Bíblicos: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Nova Edição

Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ   Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja   Subsídios Lição 2: Somos Cristãos     Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno       Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana    Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo?     Subsídios...

Quem foi o sogro do Moisés: Jetro, Reuel, Raguel ou Hobabe?

Vendo o texto Bíblico:
Êxedo 3.1 - E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Resposta Apologética:
Reuel é o primeiro nome que aparece (Êx 2.18). Em Êxodo 3.1, ele é chamado Jetro. O seu nome aparece como Hobabe em Juízes 4.11, ao passo que em Números 10.29 lemos que Hobabe era filho de Reuel, portanto cunhado de Moisés (a versão inglesa King James e a espanhola Reina Valera apresentam Raguel, em lugar de Reuel, em Números 10.29, mas o nome em hebraico é o mesmo).

Não se trata de um caso de dois homens diferentes serem identificados como o sogro de Moisés. Não é incomum que as pessoas mencionadas na Bíblia sejam conhecidas por mais de um nome, especialmente nos casos em que os seus nomes foram alterados por causa de um evento significativo, quer positivo quer negativo.



Entre os exemplos no Antigo Testamento, incluem-se a confirmação do concerto do Senhor com um indivíduo (Abrão/Abraão, Gn 17.5), o nascimento de um filho (Sarai/Sara, Gn 17.15), um encontro transformador de vida com Deus (Jacó/Israel, Gn 32.28), uma tragédia pessoal (Noemi/Mara, Rt 1.20), ou a derrota e a dominação por um rei estrangeiro (Eliaquim/Jeoaquim, 2 Rs 23.34).


No Novo Testamento, pelo menos dois indivíduos são conhecidos por dois nomes: Simão/Pedro (Mt 16.17,18), e Saulo/Paulo (At 13.9). Embora a Bíblia não explique a mudança de nome de Reuel, possivelmente é um nome de clã, ou um título que significa "excelência/ sua excelência".

Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé - CPAD - Adaptação: Ev. Jair Alves