A Bíblia
diz que Jefté fez um voto a Deus. Caso fosse bem sucedido na batalha contra os amonitas,
ele ofereceria ao Deus Jeová, em sacrifício o que primeiro que aparecesse em
sua frente ao chegar em sua casa. Aconteceu que ele derrotou os amonitas e ao
chegar em casa sua filha foi quem primeiro apareceu ao seu encontro. Isso está
registrado em Juízes 11.30-40. O texto diz que Jefté cumpriu o voto.
Há
uma longa discussão sobre esse sacrifício entre os expositores da Bíblia, que
vem atravessando os séculos, sobre o sentido de "cumpriu nela o seu voto
que tinha feito; e ela não conheceu varão" (v. 39).
Uma
linha de interpretação afirma que o sacrifício foi literal; e outra, que foi o
celibato, a moça sacrificou a sua virgindade, não se casando, pois o texto diz:
"deixai-me por dois meses que vá, e chore a minha virgindade, eu e as
minhas companheiras. E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses. Então
foi-se ela com as suas companheiras e chorou a sua virgindade pelos
montes" (vv 37, 38). Há ainda alguns pontos que precisam ser considerados
sobre essa questão.
O SACRIFÍCIO HUMANO É ABOMINÁVEL DIANTE DE
JEOVÁ
O
texto sagrado, em nenhum lugar, afirma que Jeová mandou Jefté oferecer tal
sacrifício, e da mesma maneira não diz que Jeová aceitou o mesmo. Jefté fez um
voto precipitado por sua própria conta. Foi algo pessoal e voluntário. Acusar
Jeová de uma coisa que a Bíblia não diz que ele fez é muita ousadia, se é que o
homem pode julgar a Deus!
A
Bíblia diz em outros lugares que o sacrifício humano é abominável diante de
Jeová, logo se puder ser confirmado como literal o sacrifício da filha de
Jefté, somos obrigados a admitir que foi uma profanação e, como tal, foi
recusado por Jeová. Como há uma dúbia interpretação do texto, ninguém pode dar
a palavra final, assim não se pode fundamentar uma doutrina com base nesse
fato. Veja Levítico 18.21;20.2,3.
Autor: Esequias Soares| Reverberação:
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