TEXTO DO DIA
"Se esperamos em Cristo só nesta
vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (l Co 15.19)
SÍNTESE
A cosmovisão materialista busca
entender o Universo somente Levando em conta o mundo físico.
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA - Jó 12.7-10: A natureza depõe
contra o materialismo
TERÇA - SI 14.1: A loucura dos néscios
QUARTA - Lc 12.19-21: O materialismo
não enriquece
QUINTA - Lc 16.19-21: O materialismo
promove a indiferença
SEXTA - Jo 20.29: Felizes são os que
creem
SÁBADO - 2 Co 4.18: Atentando no que
não se vê
OBJETIVOS
COMPREENDER
o conceito, as origens e as consequências da cosmovisão
chamada materialismo;
FAZER
uma análise a respeito da futilidade, loucura e pobreza
do materialismo;
CONFRONTAR
os ideais materialistas por intermédio da cosmovisão e contracultura cristã.
INTERAÇÃO
Querido
professor, é verdade que grande parte dos templos não dispõem de estrutura
física adequada para o funcionamento de todas as classes da Escola Dominical,
sendo ministradas aulas em quartinhos apertados, cozinhas de igreja, gabinetes
de pastores, e outros lugares inusitados, gerando uma série de limitações ao
aprendizado. Contudo, é possível fazer um excelente trabalho, mesmo que nem
todas as condições sejam favoráveis. Não é demais lembrar que a primeira
reunião da Escola Dominical no Brasil aconteceu na cozinha do casal Kalley.
Portanto, esteja certo de que Deus o ajudará a vencer quaisquer dificuldades. O
Senhor convocou você para esta grande obra. Não desista nunca! Sempre dê o seu
melhor.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Estimado professor, esta ministração
terá um caráter eminentemente de "defesa da fé". Por isso, peça a
Deus uma estratégia de abordagem e, ao final da aula, questione se alguém
acredita na veracidade da cosmovisão materialista (é provável que haja
convidados, em face do desafio de trazer descrentes, da aula anterior). Em
seguida, pergunte se querem entregar a vida a Cristo. Você pode se surpreender!
Ore pelos que aceitarem e, após, dê-lhes as boas-vindas à família de Deus. Convide
também os que não aceitaram para o culto à noite, bem como para a próxima aula.
Faça o possível para presentear os visitantes, pelo menos, com um Novo
Testamento. Agradeça a visita e diga-lhes que a turma terá muito prazer em
recebê-los novamente. Por fim, oriente seus alunos sobre o cuidado com os novos
crentes.
TEXTO BÍBLICO
Romanos
1.20-22; Lucas 12.15-21
20
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu
eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas
coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21
porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe
deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração
insensato se obscureceu.
22
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
Lucas
12.15-21
15
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de
qualquer não consiste na abundância do que possui.
16
E propôs-lhes uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha
produzido com abundância.
17
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os
meus frutos.
18
E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros
maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
19 e direi à minha alma: alma, tens em
depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
20
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que
tens preparado para quem será?
21
Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.
INTRODUÇÃO
O materialismo é um pensamento filosófico
que apresenta um grande perigo para a sociedade deste tempo, porque defende a
ideia de que a matéria é a única realidade da vida, sendo, portanto, o centro
de todas as coisas, e a base para toda a existência. Assim, qualquer tema
espiritual não apresenta relevância para o materialismo, seja a existência de
Deus, da alma, céu ou inferno.
Nesta lição, veremos um paralelo entre
a cosmovisão materialista e a maneira de ver o mundo do Cristianismo, a
denominada cosmovisão judaico-cristã, que se traduz como a resposta mais contundente
de Deus para um mundo materialista
decaído, o qual precisa desesperadamente razões para viver.
l - CONHECENDO O MATERIALISMO
1.
O que é o materialismo.
Materialismo é uma cosmovisão, uma
maneira de ver o mundo, uma filosofia da matéria, que não admite a existência
do sobrenatural, nem de verdades absolutas, mas acredita que todos os fenômenos
do universo são explicados exclusivamente pelas condições concretas materiais.
Assim, para uma pessoa materialista,
só há seres materiais e tudo que existe está consolidado materialmente. Isso
apenas desnuda a extrema pobreza do referido sistema filosófico ao tentar, com
uma verdade parcial, explicar a verdade total, por olhar para a complexidade da
vida sem a dimensão da eternidade.
O preconceito abrigado na mente dos
materialistas atenta, inclusive, contra as regras de investigação científica,
pois descarta previamente a possibilidade da existência de coisas espirituais
nas suas análises. Está escrito: "Por causa do seu orgulho, o ímpio não
investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus" (SL 10.4). Assim,
vê-se que o pensamento materialista carece de respaldo científico para existir,
pois suas cogitações ateístas impedem de enxergara verdadeira realidade, a qual
não depende de condições temporais para existir, mas é desde a eternidade: o
mundo espiritual.
2.
As origens do materialismo.
O materialismo, enquanto pensamento
filosófico esquematizado, teve sua origem no século V a.C, com a teoria
atomista de Demócrito, o qual defendia que o Universo e tudo que nele há é
constituído apenas por átomos (partículas invisíveis de matéria) que se movem
no vazio, definindo assim toda a realidade, inclusive os pensamentos.
Ao longo dos séculos, a ideia atomista
foi corroborada por alguns, como Epicuro e os estóicos, mas isso proliferou,
sobretudo, a partir do Iluminismo. No Século XIX, foi elaborada a tese do
materialismo dialético, por Karl Marx e Friedrich Engels, que motivou inúmeras
revoluções socialistas em vários lugares do mundo (Rússia, China, Cuba, etc.), onde
milhões de pessoas foram mortas por motivação ideológica.
3.
As consequências do materialismo.
Contemporaneamente, os materialistas
valorizam bastante sua vertente biologista, capitaneada por Richard Dawkins,
escritor dos livros "O gene egoísta" e "Deus, um delírio, dentre
outros, porém cada vez mais o mundo continua destituído de propósito e sem
rumo. Retrato disso pode ser observado em Ernest Hemingway, um célebre
romancista ateu, o qual dizia que a vida era "uma viagem de um dia curto
do nada para o nada", e que decidiu viver intensamente seu materialismo e
hedonismo. Afirmava que tinha tudo para ser feliz sem Deus, mas chegou ao fundo
do poço de seu desespero existencial em julho de 1961, quando deu cabo à sua
vida. O materialismo outorga aparente autonomia ao homem para viver a seu bel
prazer, mas lhe tolhe a possibilidade de encontrar a verdadeira felicidade e
paz.
O
maior problema dos materialistas será quando forem
prestar contas diante de Deus, pois nesta vida eles podem até ter alegria no
coração, pela imensa graça de Deus, porque está escrito que Deus deixou os
povos andarem "em seus próprios caminhos", e mesmo assim mandou "chuvas
e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos
corações" (At 14.16,17). Que grande amor! O Senhor, ainda que o homem se
desvie, continua o amando e outorgando-lhe bênçãos. Mas no dia da prestação de
contas, diante do Justo Juiz, se não se arrependerem dos seus pecados, ainda em
vida, e se converterem a Jesus, o fim dos materialistas não será o dos
melhores.
Pense!
Por que devo acreditar em coisas que
eu não posso ver?
Ponto Importante
Algumas Coisas que não vemos são
fundamentais para provaras que vemos!
II - ANALISANDO O MATERIALISMO
1.
A futilidade do materialismo.
A característica de ser fútil,
insignificante, sem valor, cai bem ao materialismo. Está escrito que não se
deve atentar para as coisas materiais, pois elas desaparecerão, haja vista que
o verdadeiro valor encontra-se naquilo que dura para sempre, como a Palavra de
Deus, o amor, o Reino de Deus.
O
materialismo apequena a vida, pois destrona dela tudo o que é duradouro e
significativo, deixando somente aquilo que é passageiro, pequeno e vão.
Benjamim
Disraeli, escritor e político inglês do Século XIX, dizia que "a vida é
muito curta para ser pequena". Não se deve aceitar a míope e fútil
cosmovisão materialista para resolver todos os dilemas da existência,
notadamente porque existe em cada pessoa uma partícula imaterial, perene, a
fagulha de Deus, que necessita ter intimidade com o Criador, sob pena de perder
os melhores sentimentos da vida.
2.
A loucura do materialismo.
Além de ser fútil, o materialismo é
desarrazoado, uma loucura. Aliás, é a própria bíblia que chama o materialista
de louco. Jesus contou a parábola de um homem rico o qual, ensandecido, pensou
que tinha o controle sobre o tempo futuro. Ele projetou tudo e, como era
materialista, em vez de falar com Deus, falou consigo mesmo. Observe-se o que
está escrito: "E direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens,
para muitos anos: descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta
noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?" (Lc
12.19,20).
Assim,
a empreitada materialista não tem futuro, como não tinha futuro as condutas do
homem aparentemente rico da parábola.
3.
A pobreza do materialismo.
Jesus contou a história sobre um homem
rico, judeu (porque é chamado de filho) o qual, ao morrer, foi para o inferno
(Lc 16.25,26,31) e, naquele lugar de tormento, o materialista tentou resolver
seu grande problema, mas a resposta de Deus foi que ele se lembrasse de que
tinha recebido os seus bens durante a vida, e obviamente não tinha ajuntado
tesouro no Céu.
Ora,
é certo que possuir bens não é pecado, porém o fato relevante da história é que
a mente daquele homem focava exclusivamente nas coisas materiais e não atentava
para o que era sobrenatural, por isso o Senhor lhe falou daquela forma. O homem
da história era um pobre rico e Lázaro a única pessoa que possuía muitos bens,
pois o seu tesouro estava no Céu.
Pense!
Como o homem, sendo matéria, pode ser
feliz buscando satisfação fora do âmbito material?
Ponto Importante
O materialismo apequena o sentido da
vida, pois destrona dela tudo o que é duradouro e significativo, deixando
somente aquilo que é passageiro, pequeno e vão.
Ill - CONTRAPONDO O MATERIALISMO
1.
A cosmovisão judaico-cristã.
A cosmovisão judaico-cristã, como
forma de ver e compreender o mundo, surgiu ao longo dos séculos, quando Deus
tratava com seus servos, ensinando-lhes como viver sobre a terra. Esses
ensinamentos foram sendo contados nas Sagradas Escrituras e, com o advento dos
textos do Novo Testamento, aconteceu o aperfeiçoamento, transformando-se na
única ideologia que oferece uma resposta eficiente aos anseios mais profundos
do homem e da sociedade, sendo, assim, um contraponto em relação ao
materialismo.
2.
A contracultura do Reino.
A cosmovisão do Cristianismo produz
uma forma de viver diferente, o que pode ser chamado de contracultura, já que
os cristãos não devem viver em conformidade com a cultura do mundo (Rm 12.2);
como também não podem produzir uma subcultura, através da qual se vive algo
parecido com o materialismo, submetendo a igreja a condutas não bíblicas...
Deus chamou a igreja para realizar um movimento revolucionário, de guerra contra
o pecado, sabendo que "nossa luta não é contra a carne e o sangue..."
(Ef 6.12).
3.
A comissão cultural da Igreja.
Quando Jesus mandou que a Igreja
ensinasse às nações a cosmovisão cristã, — o evangelho — buscava que o poder
transformador de Deus alcançasse o homem individualmente, outorgando-lhe a
redenção, mas também influenciasse a comunidade na qual está inserida. A isso
se denomina comissão cultural
Pense!
Podemos dizer que as práticas de
outras culturas são erradas? Não seriam relativas?
Ponto
Importante
A cosmovisão do Cristianismo produz um
jeito de viver diferente, uma contracultura, já que os cristãos não devem viver
em conformidade com cultura do mundo (Rm 12.2).
SUBSÍDIO 1
Outro problema tem atingido
frontalmente as famílias, acirrando ainda mais a crise contemporânea: o
materialismo. Ele incute a ideia de que os bens materiais são mais importantes
que as riquezas espirituais. Ele cega, tira a esperança e desconsidera as
coisas da fé.
Recentemente li uma
reportagem muito triste de um inglês chamado Tom Attwater. de 32 anos, que
tinha um tumor no cérebro, e faleceu dia 29/9/2015 após arrecadar cerca de R$ 3
milhões (£ 500 mil) para garantir o futuro de sua enteada Kelli, de seis anos,
que já tinha tido um sério problema de saúde.
Sabendo de sua morte iminente,
ele escreveu uma carta de despedida para Kelli, na qual aborda diversos
assuntos. Ele disse lamentar que não pudesse vê-la crescer e arremata: 'Por
favor, não culpe as pessoas ou o mundo por isso'. (Não mencionou sequer Deus!)
Ele continuou a aconselhando sobre assuntos como a escola, meninos, casamento,
família, amigos, carreira profissional, além de pedir para que ela aprendesse a
dirigir e que fosse feliz em primeiro lugar.
A história poderia ser
bonita e não triste, se Tom Attwater não fosse um materialista, Ele nada disse
a Kelli acerca de Deus. Quanta pobreza existencial!" (SOARES, Reynaldo
Odilo Martins, Eu e Minha Casa, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p, 149).
SUBSÍDIO 2
Provas cientificas, com
base na observação por repetição, mostram que alguma coisa é um fato com a
repetição do evento na presença da pessoa que questiona o caso. Estabelece-se
um ambiente controlado, o experimento é realizado, são feitas observações, são
obtidos os dados e hipóteses são empiricamente verificadas ou falsificadas.
Uma vez que a eficácia da
ciência depende de coletar dados a partir da observação contínua dos testes de
hipótese, o método cientifico moderno, embora altamente eficaz em determinada
esfera, é gravemente Limitado. Ele é aplicável apenas a eventos ou fatos passíveis
de repetição. É lamentável que o respeito moderno pela ciência tenha levado as
pessoas a supor, equivocadamente, que o método científico pode ser usado para
determinar toda a verdade. Ele não pode, e nunca pôde. Os eventos históricos,
pela sua própria natureza, ocorrem apenas uma vez no tempo, e não são passíveis
de repetição. Não podemos provar cientificamente que Aníbal cruzou os Alpes.
Mas isso não nos dá motivos para considerara disciplina histórica como uma
ciência fraca'.
A impossibilidade de repetir
o evento em um ambiente controlado não impossibilita a sua realidade. O método
científico é inválido, como ferramenta, para todos os tipos de provas" (McDOWELL,
Josh, McDOWELL, Sean. Evidências da Ressurreição,1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2012, p. 141,142).
CONCLUSÃO
O materialismo destrói a fé e tira a
visão da realidade espiritual, enxergando só o que é tangível, mensurável,
transitório... uma loucura, na medida em que Deus é real e tudo o que é
material vai perecer. Diante disso, a Igreja, cumprindo a Grande Comissão (Mt
28.19,20) e a comissão cultural, deve ensinara cosmovisão judaico-cristã desde
Jerusalém... até os confins da terra (At 1.8).
HORA DA REVISÃO
1. Por que o materialismo é perigoso?
Porque defende a ideia de
que a matéria é a única realidade da vida, a base para toda a existência,
excluindo Deus de seus conceitos.
2. Segundo a lição, o que é
materialismo?
É uma cosmovisão, uma
maneira de ver o mundo, uma filosofia da matéria, que não admite a existência
do sobrenatural, nem de verdades absolutas, mas acredita que todos os fenômenos
do universo são explicados exclusivamente pelas condições concretas materiais.
3. Com suas palavras, defina o que é a
comissão (ou mandato) cultural da Igreja?
É a responsabilidade do
cristão de influenciar positivamente sua sociedade.
4. Segundo a lição, conceitue
contracultura.
É o jeito diferente de viver
dos cristãos genuínos, em desconformidade com cultura do mundo (Rm 12,2).
5. O que você diria para alguém que se
diz materialista?
Resposta pessoal.