Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Subsídios Lição 2: Somos Cristãos Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo? Subsídios...
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também
santos em toda a vossa maneira de viver." (1 Pe 1.15)
Verdade Prática
Cremos
na necessidade e na possibilidade de termos uma vida santa e irrepreensível por
obra do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas de
Jesus Cristo.
LEITURA DIÁRIA
- Segunda: Lv 10.10 - O
profano é aquele que lida com as coisas sagradas como se fossem banais
- Terça: Êx 26.33 - Santo é
a separação daquilo que é de uso comum
- Quarta: Lv 19.2 - Deus é
santo
- Quinta: Hb 9.14 - O sangue
de Cristo nos santifica
- Sexta: 1Pe 1.16 - Deus nos
chamou para a santificação
- Sábado: Hb 12.14 - Sem a
santificação ninguém verá o Senhor
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
1
Pedro 1.13-22
13
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai
inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
14
Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes
havia em vossa ignorância;
15
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver;
16
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
17
E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra
de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes
resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos
pais,
19
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e
incontaminado,
20
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do
mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
21
E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória,
para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;
22
Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor
fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração
puro;
HINOS SUGERIDOS: 75, 91, 282 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Conscientizar
os crentes a respeito da necessidade e da possibilidade de termos uma vida
santa diante de Deus e da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo l refere-se ao tópico l com os seus respectivos
subtópicos.
(I)Conceituar
santidade;
(II)Mostrar
a
necessidade de termos uma vida santa;
(III)Apontar
para a possibilidade de termos uma vida santa.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Justificação,
regeneração e santificação são obras que o Senhor Jesus realiza na vida do
pecador que se arrepende. Nesse aspecto, a santificação, o tema desta lição,
tem duas perspectivas em sua natureza.
A primeira é
instantânea, pois no exato momento em que o pecador se arrepende de seus
pecados, Cristo Jesus o justifica e regenera, tornando-o santo, isto é, essa
pessoa passa a pertencer exclusivamente a Cristo.
A segunda
perspectiva é progressiva, pois enquanto vivemos neste mundo, o nosso corpo
mortal não foi redimido, transformado e glorificado e, por isso, precisamos dia
após dia estar diante de Jesus, buscando a Deus e consagrando a nossa vida para
o Espírito Santo sobrepujar a natureza má da nossa "carne". A Palavra
de Deus nos mostra que fomos chamados para sermos santos em toda a esfera da
vida (1Pe 1.15,16).
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Quando
o pecador se arrepende e aceita Jesus como seu Salvador pessoal, ele é
justificado, regenerado, santificado e adotado na família de Deus. A
santificação é especialidade do Espírito Santo; é instantânea, mas ao mesmo
tempo progressiva, pois esse processo continua na vida do crente. O presente
estudo pretende explicar a necessidade e a possibilidade de uma vida santa.
PONTO CENTRAL
É necessário e, principalmente,
possível vivermos uma vida santa.
I- DEFININDO OS
TERMOS
1. A santidade de Deus.
Essa
santidade é absoluta, pois Deus é santo em seu caráter e essência, conforme
disse o profeta Amos, em duas ocasiões: "Jurou o Senhor Jeová, pela sua
santidade" e "Jurou o Senhor Jeová pela sua alma" (Am 4.2; 6.8).
A santidade é característica fundamental de Deus (Is 6.3; Ap 4.8). Ele é
singular por causa de sua majestade infinita e também em virtude de se tratar de
um Ser totalmente distinto e separado, em pureza, de suas criaturas (SI 99.1-5).
Essa santidade é a plenitude gloriosa da excelência moral de Deus, que existe
nEle e que nEle se originou, não tendo sido derivada de ninguém: "Não há
santo como é o SENHOR [...]" (1 Sm 2.2).
2. Significado.
O
verbo hebraico qadash,"ser
santo", e seus derivados "santo, santificar, dedicar,
consagrar", no Antigo Testamento, significam "separar". Quando
aplicado à religião de Israel, tem a ideia de "separar para Deus, retirar
do uso comum", tal como pode ser visto em Levítico 10.10. Isso vale para
lugares (Êx 3.5), casas e campos (Lv 17.14,16), utensílios e animais (Lv
8.10,11; 10.12,13,17), o ouro do Templo (Mt 23.17,19), pessoas (Êx 28.41) e
muitas outras coisas, como dias santos, festas, etc. Assim, o sentido de
santidade é de afastar-se de tudo o que é pecaminoso, de tudo o que contamina.
A
Septuaginta traduz qadosh,"santo",
pelo termo grego hagíos,
"santo", palavra adotada pelos escritores do Novo Testamento. Há
outro termo menos comum, mas igualmente importante, taher, "purificar", e seu cognato katharizo, no grego,
usado na Septuaginta e no Novo Testamento nos sentidos cerimonial e moral.
3. Exclusividade.
Dizer
que qualquer coisa, objeto ou pessoa é consagrada, separada ou dedicada a Deus
significa dizer que isso pertence a Ele (Êx 13.2) ou serve a Ele com
exclusividade (Êx 30.30; Lv 20.26). O que é sagrado não pode ter uso comum; o
azeite da unção e o incenso do santuário não podiam ter outro uso (Êx
30.33,38). O sagrado deve ser tratado como tal. Os antigos hebreus levavam a
santidade a sério. Todos esses rituais de consagração são representações
visuais de verdades espirituais reveladas no Novo Testamento (Cl 2.17; Hb 8.5;
9.9).
SÍNTESE DO TÓPICO l
O nosso chamado para ser santo, isto é,
afastar-se de tudo aquilo que é pecaminoso, está baseado na santidade de Deus.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Este tópico tem uma característica conceituai, por esse motivo
sugerimos que o prezado professor, a prezada professora, estude bem os termos
tanto do Antigo quanto do Novo Testamento para o termo "santo". Nesta
oportunidade, disponibilizamos o conceito exegético desse termo:
"Santo
[Antigo Testamento]. qõdesh: 'santidade, coisa santa,
santuário'. Este substantivo ocorre 469 vezes com os significados de: 'santidade'
(Êx 15.11), 'coisas santas' (Nm 4.15, ARA) e 'santuário' (Êx 36.4).
Santo (Novo
Testamento): hagiasmos, é traduzido em Rm
6.19,22; 1Ts 4.7; 1Tm 2.15; Hb 12.14 por 'santificação'.
Significa:
(a) separação para Deus (1 Co 1.30; 2 Ts 2.13; 1 Pe 1.2);
(b) o estado resultante, a conduta que convém àqueles que são
separados (1Ts 4.3,4,7; e os quatro primeiros textos citados acima). A
'santificação' é, pois, o estado predeterminado por Deus para os crentes, no
qual Ele pela graça os chama, e no qual eles começam o curso cristão e assim o
buscam.
Por conseguinte, eles são chamados 'santos' (hagioi)" (VINE, W. E.; UNGER, Merril F. (et ali). Dicionário
Vine: O Significado Exegética e Expositivos das Palavras do Antigo e do Novo
Testamento, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp.281,970).
II - A NECESSIDADE DE
TERMOS UMA VIDA SANTA
1. Israel.
O
apelo à santidade diz respeito à pureza da nação de Israel para manter o povo
distante da idolatria, da prostituição e de outras práticas pecaminosas. Deus escolheu
Israel para ser sua propriedade particular dentre todos os povos, reino
sacerdotal e povo santo: "[...] então, sereis a minha propriedade peculiar
dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino
sacerdotal e povo santo [...]" (Êx 19.5,6). O estilo de vida dos
israelitas devia estar de acordo com a santidade do seu Deus: "Santos
sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo" (Lv 19.2). Essa
santidade exigida era mais do que natural, porque Deus é santo (Lv 11.44), e os
israelitas foram "separados", ou seja, "retirados" dentre
os povos para Deus.
2. A Igreja.
Os
três propósitos de Deus com Israel são os mesmos para a Igreja: "Mas vós
sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para
que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz" (1Pe 2.9). Assim como os israelitas, fomos chamados por
Deus e separados para o seu serviço; agora somos sacerdócio real, nação santa e
povo ' adquirido.
Desde
os tempos do Antigo Testamento, a idolatria e a prostituição sempre caminharam
juntas (Jz 8.33; Os A.13,14). Esses são os mesmos desafios da igreja hoje:
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais
da prostituição" (1Ts 4.3). Devemos fugir da prostituição e também da
idolatria (1Co 6.18; 10.14).
3. Uma exigência natural.
Essa
exigência é mais do que natural porque Deus é Santo: "mas, como é santo
aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (l Pé 1.15,16)
assim como o é seu Filho Jesus Cristo (Lc 1.35; Jo 6.69). Da mesma maneira como
Deus escolheu e santificou o povo de Israel para viver em santidade, assim
também o Senhor Jesus nos chamou para vivermos uma vida santa. Israel precisava
viver longe
das
práticas imorais dos cananeus, nós, da mesma forma devemos nos abster da
prostituição.
SÍNTESE DO TÓPICO II
Da mesma forma que Deus separou Israel para
ser santo, Ele separou a Igreja para ser santa.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Quem subirá ao monte do Senhor Quem estará no seu lugar santo?
'Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à
vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e justiça do
Deus da sua salvação' ([SI 24]vv.3,4).
Estou profundamente convencido de que oração pelo reavivamento é uma
ofensa diante de Deus se não tivermos um coração puro. É quase uma blasfêmia
ousar entrar na presença do Deus santo e pedir que nos abençoe se os nossos
corações não estiverem puros diante dEle. A oração pelo reavivamento tem um
pré-requisito. Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no seu lugar santo?
Quem estará em sua presença? Quem estará na sala do trono - o santo dos
santos-conforme descreve Hebreus 10?" (BLACKABY, Henry. Santidade: O piano
de Deus para uma vida abundante, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp.77-78).
CONHEÇA
MAIS
Santificação
"A Santificação precisa ser distinguida da justificação. Na
justificação, Deus atribui ao crente, no momento em que recebe a Cristo, a
própria justiça de Cristo, e a partir de então vê esta pessoa como se ela
tivesse morrido, sido sepultada e ressuscitada em novidade de vida em Cristo
(Rm 6.4-10). É uma mudança que ocorre 'de uma vez por todas' na condição legal
ou judicial da pessoa diante de Deus. A santificação, em contraste, é um
processo progressivo que ocorre na vida do pecador regenerado, momento a
momento." Para conhecer mais, leia Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD,
p.1762.
III - A POSSIBILIDADE
DE TERMOS UMA VIDA SANTA
1. A santificação
posicional.
É o
primeiro aspecto da santificação, também chamado de santificação passada ou
instantânea. É posicional porque acontece uma mudança no ser humano, de pecador
para santificado em Cristo (At 26.18; 1Co 1.2).
É a
santificação que ocorre quando o pecador recebe, pela fé, a Jesus como Senhor e
Salvador pessoal (1 Co 1.30). Essa santificação é instantânea, mas é também o
começo de uma vida progressiva de santificação. Todos nós, salvos em Jesus,
somos santos, e é assim que somos reconhecidos no Novo Testamento (At
9.13,32,41) e é dessa maneira que o apóstolo Paulo se dirige aos crentes nas
suas epístolas (Rm 1.7). A base dessa santificação é o sacrifício de Jesus (Hb
10.10,14), mas ela é obra do Deus trino e uno por ocasião da conversão do
pecador a Cristo (Jo 17.17; 1 Co 6.11; 1Pe 1.2).
2. A santificação real.
É
conhecida como a santificação presente. Ela é progressiva (Pv 4.18). A cada dia
avançamos em santidade: "Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como
um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na
mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Co 3.18). Observe que havia
crentes carnais na Igreja de Corinto (1Co 3.3) e, mesmo assim, eles são
considerados "santos", por isso precisavam de crescimento espiritual
(2 Pé 3.18). De igual modo, o apóstolo Pedro exorta à santificação (1 Pe
1.15,16) os mesmos que ele antes chama "santos" 1 Pe 1.2). Isso é
possível porque somos nascidos de Deus (1 Jo 4.7; 5.1) e o Espírito Santo está
em nós e habita em nós (Jo 14.17; 2 Tm 1.14).
3. A santificação futura.
É
o terceiro aspecto da santificação, conhecido também como
"glorificação" (Fp 3.11). Na ressurreição, seremos completos, e isso
é extensivo à santificação, quando o Senhor Jesus declara "que
transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo
glorioso" (Fp 3.21). É nessa ocasião que veremos a Deus como Ele é (1Jo
3.2). Essa é a nossa esperança.
4. É possível ser santo?
Sim!
É possível. E deve ser o desejo de todo cristão se parecer com Jesus e ter uma
vida santa, assim como o Mestre teve. Pela sua infinita graça, Deus concede
vida santa a todos os pecadores, desde que eles se arrependam e confessem o
nome de Jesus (Rm 10.9,10). Assim, Deus disponibilizou três meios para a
santificação: o sangue de Jesus: "E, por isso, também Jesus, para
santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta" (Hb
13.12); o Espírito Santo (2 Ts 2.13); e a própria Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef
5.26). O Senhor nos forneceu todos os recursos necessários para uma vida santa
e separada do mundanismo (Rm 12.1,2).
SÍNTESE DO TÓPICO III
A santificação tem uma perspectiva
passada, presente e futura, destacando a suficiência do sacrifício de Cristo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
No
mundo, os crentes são forasteiros peregrinos (Hb 11.13; 1 Pe 2.11).
(a) Não devem pertencer ao mundo (Jo 15.9), não ' conformar com
o mundo (ver Rm 12.2), não amar para o mundo (2.15), vencer o mundo (5.4),
odiar a iniquidade do mundo (ver Hb 1.9), morrer para o mundo e ao Pai ao mesmo
tempo (Mt 6.24; Lc 16.13; ver Tg 4.4). Amar
o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus
valores, interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação
naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele (Lc 23.35). Note, é claro, que os
termos 'mundo' e 'terra' não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra
criada, i.e.,
à natureza, às montanhas, às florestas, etc" (ARRINGTON,
French L; SRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio
de Janeiro: CPAD, pp.1957-58).
CONCLUSÃO
O
nosso dever não consiste apenas em nos afastar do pecado e de toda a forma de
paganismo, mas também de combatê-los com a pregação do evangelho e com nossa
maneira de viver, assim como fizeram os primeiros cristãos. O cristianismo é a
única religião do planeta que tem o Espírito Santo (Jo 14.16,17). É Ele quem
nos capacita a viver em santidade e a vencer as tentações. Somos privilegiados
porque temos Jesus e o Espírito Santo.