Trimestre: 2° de 2017
Revista: do Professor
Data da Lição: 14/05/2017
Comentarista: César Moisés
Carvalho
TEXTO DO DIA
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia
de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu
mal" (Mt 6.34).
SÍNTESE
Desde sempre a humanidade tem pautado
sua existência pela ansiedade e preocupação com o amanhã, porém, os filhos do
Reino são ensinados a confiar no Senhor.
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA - SI 37.25: O testemunho de Davi
TERÇA
- Lc 12.31: O Reino de Deus em primeiro
QUARTA - 1Tm 4.8: A promessa para o presente e para o futuro
QUINTA -Tg 4.13-16: O amanhã só virá com a permissão divina
SEXTA – Pv 27.1: A imprevisibilidade do
amanhã
SÁBADO - Lc 12.13-21 A precariedade dos bens
OBJETIVOS
•
AVALIAR onde se encontra o
"coração" e mostrar-se disponível ã necessária mudança e conversão de
rumos;
•
VERIFICAR a forma de ver o mundo e o
quanto é preciso reformulá-Ia;
•
AUTOAVALIAR com o intuito de decidir
pelo Senhor e também fugir da ansiedade.
INTERAÇÃO
A ansiedade vai muito além de um
sentimento ou estado psíquico, pois hoje já se sabe que ela é fonte de doenças
não apenas emocionais, mas também físicas, sendo ela mesma, quando persistente
e em um nível drástico, uma patologia conhecida como "transtorno de
ansiedade". A organização social favorece o desenvolvimento desse mal-estar
físico e psíquico, levando as pessoas a manterem-se permanentemente ansiosas.
O resultado desastroso dessa
estratégia é que a sociedade termina pensando que tal estado de correria é
"normal". Técnicas comerciais Levam a população a consumir, sem
necessidade, tendo que por isso aumentar sua jornada de trabalho. Assim,
forma-se uma "bola de neve", pois as pessoas querem se sentir atuais,
isto é, "na moda", para serem aceitas e incluídas, endividando-se
além de suas condições, tendo então que trabalhar mais do que o recomendável, Como
resultado, muitos adoecem. Outras, ansiosas por causa da "ditadura da
beleza" e do corpo perfeito, adotam "dietas desproporcionais" ou
a ingestão de anabolizantes, recorrendo a artifícios para "ficar em
forma". Por outro lado, a ansiedade também é uma fonte de obesidade. As
pessoas comem mais do que precisam para saciar de alguma forma sua ansiedade. O
fato é que a ansiedade predispõe o ser humano à fácil dominação. Pesquisadores
dizem que não é recomendável ir ao mercado quando se está com fome, pois a
pessoa acaba comprando mais do precisa. Enfim, sob todos os aspectos, a
ansiedade é nociva.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Uma distinção importante a se
fazer é entre ansiedade e estresse. Segundo o psicólogo industrial, Frederick
Sale, em sua obra Você & Deus no Trabalho (CPAD), a "dinâmica psicológica
do estresse está bem entendida", pois o "processo tem início com um
abalo emocional" fazendo com que você perceba "algo que lhe causa
medo, pesar, culpa, ira, excitação, etc. (Experiências positivas intensas
também podem ser estressantes.) Uma vez que o agente estressante é registrado
pelo córtex cerebral (que é uma parte do cérebro), a sequência se desenvolve do
seguinte modo:
• Outras partes do cérebro são
despertadas;
• O hormônio pituitário
desperta o restante do seu corpo;
• A atividade autônoma do
sistema nervoso é aumentada;
• Sua taxa de metabolismo
sofre um aumento;
• Seu consumo de oxigênio
aumenta;
• Sua pressão sanguínea
aumenta;
• Suas taxas de batimentos
cardíacos e de respiração aumentam;
• Maior quantidade de sangue é
bombeada aos seus músculos;
• A adrenalina é bombeada para
sua corrente sanguínea;
• Seu fígado aumenta a
secreção de colesterol;
• Sua atividade renal é
aumentada;
• O teor de açúcar no seu
sangue aumenta;
• Seus músculos se tornam
tensos;
• As palmas de suas mãos
começam a suar". O autor finaliza dizendo que fomos feitos "para
funcionar deste modo", e que o "estresse é, de fato, um mecanismo de
sobrevivência" que nos "capacita a lidar com circunstâncias
ameaçadoras que causem rupturas". Se rapidamente reagirmos e, se tivermos
sucesso para eliminar a fonte de estresse, "todos os sistemas do organismo
voltarão à sua condição normal mais rápida e completamente"(pp. 43-44).
Portanto, se mantivermos a ansiedade, certamente viveremos permanentemente
estressados, aumentando o risco de doenças e até mesmo o óbito.
TEXTO BÍBLICO
Mateus 6.19-34
19 Não ajunteis tesouros na terra, onde
a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem
a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21 Porque onde estiver o vosso tesouro,
aí estará também o vosso coração.
22 A candeia do corpo são os olhos; de
sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23 Se, porém, os teus olhos forem maus,
o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão
grandes serão tais trevas!
24 Ninguém pode servir a dois senhores;
porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o
outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
25 Por isso vos digo: Não andeis
cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de
beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais
do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que nem
semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta.
Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os
seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, por que
andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não
trabalham nem fiam;
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão,
em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo,
que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós,
homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo:
Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 ( Porque todas estas coisas os
gentios procuram ). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de
todas estas coisas.
INTRODUÇÃO
Em continuidade ao célebre Sermão do
Monte, o Mestre passa agora a expor a justiça do Reino, portanto, a que deve
prevalecer para os seus discípulos (Sl 19-7.27). Nessa primeira seção de
ensino, Jesus aborda pontos básicos do dia a dia que dizem respeito não apenas
ao seu núcleo apostólico, mas chamado para seguir a Cristo, devem orientar suas
vidas de acordo com o que aqui está exposto (vv. 19-34). Mesmo porque, para quem
ora e se expressa com a oração do Pai-Nosso, nada diferente pode ser esperado.
l - TESOUROS
TERRESTRES X TESOUROS CELESTES: EM QUAL DELES ESTÁ O NOSSO CORAÇÃO?
1.
O desestímulo ao acúmulo de tesouros terrestres.
Em uma sociedade cujo valor maior está
em "ter" cada vez mais e assim conquistar prestigio, Jesus ensina
justamente o contrário (Lc 12,15). Exaurir-se em uma busca frenética para
acumular bens terrestres não é uma forma saudável para viver, pois a
fragilidade de tais bens ("traça", "ferrugem" e
"ladrões"), demonstra claramente tal verdade (v.19).
2.
O incentivo ao acúmulo de tesouros celestes.
O estilo de vida do discípulo não é
outro, senão o do Mestre (Lc 6.40). Jesus disse que a sua "comida"
era cumprir a vontade do seu Pai e assim realizar o que Ele veio executar (Jo
4.31-34). É importante lembrar que tal obra é abrangente (Lc 4.18,19). O Mestre
a destinou aos seus seguidores para que dessem continuidade e a levassem
adiante (Lc 10.19,20; Mt 28.19,20; Jo 20.19-23 etc.). Assim, ser "rico
para com Deus" (Lc 12.21) significa orientar-se pelos valores e justiça do
Reino onde o bem é realizado, ou seja, "acumulado", gerando tesouros
celestes que serão revelados no fim como galardão (Mt 6.20 cf. Mt 25.31-46; Lc
12.22-34; 1Co 3.13-15).
3.
O "Lugar" do coração.
A contraposição, ou antítese, entre os
dois "lugares' de acúmulo (Terra e Céu), se dá por causa do
"coração" (v.21). Os desejos, a vontade, as emoções e o intelecto,
enfim, todo o nosso ser, estará voltado para o que nos for mais caro e
importante, ou seja, o nosso "tesouro", Se o nosso
"tesouro" estiver nas coisas transitórias e efémeras da vida,
estaremos então perdidos, pois elas perecem facilmente, fazendo com que percamos
a esperança (Lc 12.13-21; 1Co 15.19). Todavia, se a nossa confiança estiver em
Deus e em seu Reino, nosso tesouro estará em Lugar seguro, devendo perdurar por
toda a nossa existência terrena e até na eternidade (Lc 12.33.34).
Pense!
De acordo com o que aprendemos, você é
capaz de responder, sinceramente, sobre a "localidade" do seu
coração?
Ponto Importante
Se o nosso coração está naquilo que nos
é mais importante, torna-se obrigatório fazermos uma autoavaliação diária a fim de
verificar onde o estamos "colocando".
II - A MALÍCIA E A
PUREZA DOS OLHOS
1.
O olho como lâmpada do corpo.
A visão é um dos sentidos mais
utilizados, por isso, os olhos são apontados pelo Mestre como fonte de saúde
para todo o corpo (v.22a). Tanto os "olhos" quanto o
"corpo" aqui não devem ser entendidos simplesmente de forma literal
(vide "olhos do entendimento' em Ef 1.18. Na verdade, o sentido das
expressões é bem mais profundo, pois os olhos podem ser bons ou maus, puros ou
impuros, sadios ou doentes, isto é, dependem da visão de mundo de quem olha (Mt
20.15). O "corpo", por sua vez, não se trata unicamente da matéria,
mas refere-se à totalidade do ser; Logo, a existência e a condução da vida
dependem da qualidade da visão de mundo da pessoa (Lc 11.34-36).
2.
Olhos bons, corpo iluminado.
Pelo fato de esta instrução estar
sucedendo o assunto referente aos tesouros, certamente a saúde dos olhos está
relacionada à perspectiva de vida de quem "olha" (v.22). Assim, se os
valores da pessoa estão nos tesouros que se guardam para a eternidade (v.20),
certamente ela será abençoada, ou seja, o seu "corpo" terá
luminosidade real e verdadeira(Pv 22.9).
3.
Olhos maus, corpo tenebroso.
Contrariamente, se a visão de mundo da
pessoa for mesquinha e tacanha, ela verá com maus olhos toda atitude de
benevolência e generosidade (Mt 20.8-15; Jo 12.4-6). Se a lâmpada do corpo, ou
seja, se o que era para ser Luz vê todas as coisas por um prisma materialista
e, portanto, negativo, a "luz" que deveria haver nessa pessoa são
trevas. Tais trevas se tornarão mais densas, posto que tal pessoa tende a
tornar-se cada vez mais dependente das circunstâncias e condição social, tornando-se
sempre mais obscurecida pelos valores terrenais (Lc 12.13-21).
Pense!
Tendo em mente o que acabamos de
estudar, o que é mais importante: O "que" olhamos ou "como"
olhamos?
Ponto importante
Se o curso de nossa vida depende da
saúde da nossa maneira de enxergara realidade, é imprescindível que cada um
cuide com muito carinho de sua visão do mundo (Rm 12. 2).
III - OS DOIS
SENHORES, A ANSIEDADE PELA VIDA E O DIA DE AMANHÃ
1.
Os dois senhores.
O versículo 24 é contundente e aparece
também em Lucas 16.13,0 ensino que abre essa parte é iniciado com um "por
isso", indicando a orientação prática do Mestre a respeito de se ter uma
visão de mundo cujos valores estão nos tesouros celestes. Não está sendo
considerada a questão do trabalho que deve ser atendido como fonte de sustento. O que o Mestre está dizendo é que uma
vida que se orienta de forma praticamente idolátrica em relação aos bens, ou à
sua aquisição, não pode pretender servir a Deus, visto que o Criador não aceita
tal divisão (Mt 19.16-30).
2.
A ansiedade peia vida.
Nos versículos 25 a 33, o Mestre explicita
o seu ensino a respeito do estilo de vida e também da justiça para os
discípulos. Através de vários exemplos, Jesus trata da "natural"
ansiedade pela vida, contrapondo as preocupações adquiridas socialmente com a
existência dada por Deus graciosamente (Lc 12.22-32). Assim, Ele mostra que a
vida é mais valiosa que o alimento e o corpo, mais valioso que a roupa (v. 25).
As aves têm suas necessidades supridas pelo Criador e nós, pela nossa
fragilidade social (seres humanos precisam construir sua realidade, pois não a
recebe "naturalmente" como os demais seres vivos), somos mais
importantes que elas (v.26).
As preocupações não podem aumentar a nossa
estatura ou prolongar os nossos dias de vida, que dirá resolver os problemas
inerentes ao existir. Por isso, a inquietação pelo vestuário é desaconselhada,
pois as flores do campo são mais belas em sua singeleza do que jamais foi
Salomão em toda a sua grandeza (vv. 28-30), Assim, o discípulo que está a
serviço do Mestre não deve estar ansioso por nada deste mundo, pois o Criador
sabe das necessidades do ser humano (vv. 31,32). A recomendação a esse respeito
é buscar viver a justiça do Reino de Deus, e também promovê-la, pois essas
coisas básicas (comida, vestuário), certamente haverão de ser supridas (v.33).
Não se deve viver nessa busca frenética, pois assim se comportam os que não
conhecem a Deus (v.32).
3.
O dia de amanhã.
"Sofrer por antecipação". Esse
ditado popular resume a ideia censurada por Jesus no versículo 34. Não cabe ao
discípulo sofrer o dia de amanhã, pois ao filho do Reino é ensinado que o dia
de amanhã deve ser vivido quando tiver se tornado presente (v.34). Isso não
significa que não devemos planejar e pensar o futuro, vivendo uma vida
irresponsável, mas é preciso confiar plenamente no Senhor e submeter-se à sua
vontade (Tg 4.13-17; Lc 14.25-33).
Pense!
É possível adorar a Deus e ao dinheiro?
Ponto Importante
Buscar o Reino de Deus e a sua justiça é
colocarem prática o estuo de vida ensinado por Jesus.
SUBSIDIO 2
Não podeis servir a Deus e as riquezas (6.24, versão RA)
Nós sabemos o que significa
servir a Deus. Mas como pode uma pessoa servir ao Dinheiro? A palavra grega
para 'servir, douleuein. enfatiza a
sujeição da vontade. Ela tem a mesma raiz que a palavra 'escravo'.
Podemos parafrasear este
versículo do seguinte modo: 'Ninguém pode ser escravo do dinheiro e ainda
servir a Deus', Jesus está afirmando uma profunda verdade espiritual e
psicológica. Podemos ser capazes de compartimentar nossos pensamentos, de modo
que o trabalho o lar a diversão e a igreja sejam mantidos separadamente No
fundo, no entanto, elas serão um valor que orienta a maneira como cada escolha
e avaliada. Para alguns, este valor e a popularidade, e tais pessoas farão
qualquer coisa para obter a aprovação da multidão. Para muitos, o valor básico
e a riqueza, e cada escolha e, em ultima analise, avaliada peio resultado
econômico final Jesus nos diz que o valor orientador do reino é a vontade de
Deus, e Deus deve ter prioridade em nossas vidas. Se não decidirmos servir a Deus,
e fazer com que agradar a Ele seja a coisa mais importante das nossas vidas,
certamente seremos escravizados a alguma coisa que não tem nenhum valor. Somente o serviço a Deus é que
traz as riquezas eternas' (RICHARDS, Lavwence O Comentário Histórico-Cultural
do Novo Testamento, 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2007. pp 32-33).
SUBSÍDIO 2
Vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida (6.25)
Andar cuidadoso' É merimnao, estar ansioso, distraído pelos
medos, Em um segundo sentido pode significar simplesmente preocupar-se. A vida é
psuche, uma palavra que reflete o
significado da hebraica nephish e
chama a atenção para nossa natureza como seres que vivem no mundo material.
Como existimos em corpos,
precisamos de comida, bebida e abrigo, para mantermos a vida biológica. Alguns
se veem como seres que têm apenas a vida biológica e voem a vida propriamente
dita como nada mais do que urna luta para obter as coisas materiais. Um moderno
adesivo do para-choques capta bem este ponto do vista:
'Quem tem mais brinquedos
quando morre, ganha o jogo'.
Jesus não objeta o fato de que
os seres humanos precisam do comida roupas e abrigo. Mas Ele nos lembra que os
seres humanos não são essencialmente biológicos por natureza. Nós temos uma
participação na imagem de Deus, e o espiritual tem um significado mais
fundamental para nos do que o material.
Quanto ás nossas
necessidades de psuche, temos o Pai
que proverá por nós. Assim, nós, cidadãos do reino de Deus, estamos livres da
preocupação com as necessidades mundanas, livres para dar prioridade ao
espiritual (RICHARDS, Lawrence O Comentário Histórico-Cultural do Novo
Testamento 1ed Rio de Janeiro CPAD. 2007. pp. 32-33).
CONCLUSÃO
A mensagem do Mestre nessa primeira seção
em que se tratou das coisas básicas do ser humano é uma só: A orientação da
vida. O discípulo não deve orientá-la da mesma forma que os pagãos, ou seja,
dos que não conhecem a Deus (v.32), visto que aqueles que atenderam ao chamado
de Cristo, devem confiar nEle, ao passo que os outros confiam em si.
HORA DA REVISÃO
1.
Os ensinos de Jesus nessa seção do Sermão do Monte são referentes à justiça de
quem?
A todos os discípulos que, em todos os
tempos e lugares, aceitarem o chamado para seguir a Cristo, devem orientar suas
vidas de acordo com o que aqui esta exposto (vv. 19-34)
2.
O que significa "coração" no versículo 21?
A sede dos desejos, da vontade, das
emoções e do intelecto, enfim, todo o nosso ser, que se volta para o que nos
for mais raro e importante, ou seja, o nosso "tesouro".
3.
Qual o sentido de "olhos" no ensinamento do Mestre?
A visão cie mundo de quem olha (Mt 2015)
4.
Por que é impossível servir a Deus e ao dinheiro?
Uma vida que se orienta de forma
praticamente idolátrica em relação aos bens, ou a sua aquisição, não pode
pretender servir a Deus, visto que o Criador não aceita tal divisão (Mt
19.16-30).
5.
A ansiedade "natural" é construída socialmente, ao passo que o dom da
vida é outorgado pelo Criador graciosamente. Como o Mestre exemplifica essa
verdade?
Através de vários exemplos, mostrando
que a vida é mais valiosa que o alimento
e o corpo, mais valioso que a roupa (v.25). As aves têm suas necessidades
supridas pelo Criador e nós, pela nossa fragilidade social (seres humanos
precisam construir sua realidade, pois não a recebe "naturalmente"
como os demais seres vivos), somos mais importantes que elas (v.26). As
preocupações não podem aumentar a nossa estatura ou prolongar os nossos dias de
vida, que dirá resolver os problemas inerentes ao existir. Por isso, a
inquietação pelo vestuário é desaconselhada, pois as flores do campo são mais
belas em sua singeleza, do que jamais foi Salomão em toda a sua grandeza (vv. 28-30).