Classe:
Adultos
Revista: Do
professor - CPAD
Data da aula: 3 de Setembro de 2017
Texto Áureo
"Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a
todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar." (At
2.39)
Verdade Prática
Cremos
na atualidade do batismo no Espirito Santo e dos dons espirituais distribuídos
pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação.
LEITURA DIÁRIA
- Segunda: At 2.1-4 - A
descida do Espírito no dia de Pentecostes
- Terça: At 2.33 - O batismo
no Espírito Santo é resultado da obra de Cristo
- Quarta: At 10.44-46 - A
glossolalia
- Quinta: 1Co 12.1 – Não
devemos ser ignorantes acerca dos dons espirituais
- Sexta: 1Co 12.7 - Os dons
espirituais
- Sábado: 1Co 12.4 - São
muitos os dons espirituais
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Atos 2.1-6; 1Coríntios 12.1-7
Atos 2 .1 E,
CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e
encheu toda a casa em que estavam assentados.
3
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram
sobre cada um deles.
4
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas,
conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5
E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações
que estão debaixo do céu.
6
E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque
cada um os ouvia falar na sua própria língua.
2 Coríntios 12 .1 EM
verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do
Senhor.
2
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos ( se no corpo, não sei, se fora
do corpo, não sei; Deus o sabe ) foi arrebatado ao terceiro céu.
3
E sei que o tal homem ( se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe )
4
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é
lícito falar.
5
De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas
minhas fraquezas.
6
Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas
deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve.
7
E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um
espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim
de não me exaltar.
HINOS SUGERIDOS:
85,122, 290 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Mostrar
que o batismo no Espírito Santo e os dons espirituais estão disponíveis a todo
crente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo l refere-se ao tópico l com os seus respectivos
subtópicos.
(I)
Apontar as implicações
doutrinárias da descida do Espírito Santo;
(II)
Explicar a natureza das
línguas.
(III)
Mostrar o significado e o
propósito do batismo no Espírito Santo;
(IV)
Afirmar a atualidade dos
dons espirituais.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Prezado
professor, prezada professora, esta lição é uma exposição sobre um dos mais importantes
temas da teologia pentecostal: batismo no Espírito Santo. Essa doutrina trata
de uma experiência bíblica, histórica e atual que ao longo da história do
Movimento Pentecostal tem sido amplamente reafirmada.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
As
manifestações do Espírito de Deus, tais como veremos, dizem respeito,
primeiramente ao batismo no Espírito Santo e aos dons espirituais. São dois
temas da teologia pentecostal que nunca se esgotam e são importantes porque se
tratam de evidências bíblicas de que a comunicação divina com o seu povo, e com
cada crente individual, nunca cessou. Não somente a Bíblia, mas também o
testemunho da história, e da experiência cristã, corrobora essa verdade. É
sobre isso que trata o nosso estudo.
I - A DESCIDA DO ESPÍRITO
SANTO
1. A experiência do
Pentecostes.
Não
é difícil descobrir na Bíblia o que é o batismo no Espírito Santo. João Batista
disse: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas
aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as
suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mt
3.11). Há inúmeras interpretações dessa
passagem. No entanto, o próprio Senhor Jesus se referiu a esse batismo como a
promessa do Pai (At 1.4) e acrescentou: "Porque, na verdade, João batizou
com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois
destes dias" (At 1.5). Essa declaração vincula Mateus 3.11 com a
experiência do dia de Pentecostes relatada em Atos 2.2-4.
A
prova disso é que o apóstolo Pedro identificou a experiência de Cornélio (At
10.44-46) com a promessa anunciada por João Batista e reiterada pelo Senhor
Jesus (At 11.15-17).
PONTO
CENTRAL
As
manifestações do Espírito Santo são atuais.
2. Batismo "no"
Espírito Santo ou "com o" Espírito Santo?
As
duas traduções são legítimas à luz da gramática grega e aceitáveis de acordo
com o contexto. A ideia de batismo no Novo Testamento é de imersão, submersão
(Rm 6.3,4; Cl 2.12).
A
Almeida Revista e Atualizada tem uma nota em Mateus 3.11 e Atos 1.5 informando
"com; ou em" e a Nova Versão Internacional também traz uma nota
similar. A Versão Almeida Revisada da Imprensa Bíblica Brasileira emprega
"batizar em água" e "balizar no Espírito Santo" nas
referidas passagens, respectivamente. Nós adotamos
"em água" e "no Espírito Santo", pois "com", pode
parecer aspersão, o que contradiz a ideia de imersão.
3. Os sinais sobrenaturais.
Há
três sinais que mostram a ação sobrenatural do Espírito Santo por ocasião de
sua descida no dia de Pentecostes: o som
como de um vento (At 2.2), a visão das línguas repartidas como que de fogo (2.3) e o falar em línguas (2.4). Os dois primeiros sinais
jamais se repetirão, pois foram manifestações exclusivas que tiveram como
objetivo anunciar a chegada do Espírito Santo. Alguém tão importante quanto o
Filho, cuja encarnação e nascimento em Belém, ainda que extraordinários, porque
o verbo se fez carne (Lc 2.9-11; Jo 1.4), tiveram sinais semelhantes.
Além
marcar a chegada do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, as manifestações sobrenaturais
também inauguraram a (Igreja. Assim, o som soava como vento, mas não era vento,
e da mesma forma visão não era fogo, mas lembrava o fogo de Deus (Êx 3.2; 1Rs 18.38).
Foi um acontecimento singular, algo que ocorreu uma única vez.
SÍNTESE
DO TÓPICO l
O vento, a visão das línguas e o falar
em línguas remontam a descida do Espírito Santo em Pentecostes.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Para auxiliar na preparação da sua aula, há alguns termos
importantes que você deve conhecer bem a fim de ter êxito no assunto em foco.
Por isso, reproduzimos esses três termos a fim de enriquecer a explicação deste
tópico, Observe o quadro abaixo.
PENEUMATOLOGIA
|
PARACLETO
|
GLOSSOLALIA
|
[De
pneuma, espírito + logia, estudo] Estudo sistemático da Terceira Pessoa
da Santíssima Trindade [,..]. Onde a análise da pessoa obra e ministério do
Espírito Santo é contemplada.
|
Advogado. Defensor. Um dos títulos do
Espírito Santo.
|
A glossolalia,
conhecida também como dom de línguas, línguas estranhas ou variedades de línguas,
é um dom espiritual que, à semelhança dos demais [...], continua atual e
atuante na vida da Igreja. O objetivo da glossolalia é anunciar sobrenatural
e extraordinariamente o Evangelho de Cristo, como aconteceu no Dia de
Pentecoste (At 2).
|
II - A NATUREZA DAS LÍNGUAS
1. Fonte.
As línguas do Pentecostes eram sobrenaturais,
pois foram caracterizadas como "outras línguas, conforme o Espírito Santo
lhes concedia que falassem" (At 2.4). O termo grego para
"outras" aqui é héterais,
de héteros, "outro de tipo
diferente".
Há quem questione esse conceito, mas a fonte
delas é o próprio Espírito Santo, o que torna a evidência visível e
contundente. A outra evidência está presente na audição, e não simplesmente na
fala, pois "cada um os ouvia falar em sua própria língua" (2.6).
Lucas repete essa informação por mais duas vezes (vv.8,11). E, no versículo 11,
ele acrescenta: [...] "Todos os temos ouvido em nossas próprias línguas
falar das grandezas de Deus".
2. A glossolalia.
É a manifestação das línguas estranhas no
batismo no Espírito Santo bem como das línguas como um dos dons espirituais.
Trata-se um termo técnico de origem grega glossa, "língua, idioma", e
de lalia, "modo de falar" (Mt 26.73), conjugado à
"linguagem" (Jo 8.43), substantivo derivado do verbo grego lalein,
"falar". A expressão lalein glossais, "falar línguas" (1Co
14.5), é usada no Novo Testamento para indicar "outras línguas". É
importante saber que as línguas manifestas no dia de Pentecostes são as mesmas
que aparecem na lista dos dons espirituais (1Co 12.10,28; 14.2). Ambas são de
origem divina e sobrenatural, mas são diferentes apenas quanto à função.
3. Sua continuação.
O falar em "outras línguas, conforme o
Espírito Santo lhes concedia que falassem" (At 2.4), é a evidência inicial
do batismo no Espírito Santo. Essa experiência se repete na história da Igreja.
Isso aconteceu na casa do centurião Cornélio: "E os fiéis que eram da
circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom
do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar
em línguas e magnificar a Deus" (At 10.45,46), exatamente como aconteceu
no dia de Pentecostes. Outra vez, o mesmo fenômeno acontece com a chegada de
Paulo em Éfeso, em sua terceira viagem missionária (At 19.6). As línguas, as
profecias e a ciência são válidas para os nossos dias, mas vão cessar por
ocasião da vinda de Jesus (1 Co 13.8-10).
SÍNTESE DO TÓPICO II
As
línguas do Pentecostes, Línguas estranhas, são de natureza sobrenatural.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[.,.] A xenolalia é, ao mesmo tempo, a mais difícil variação
da glossolalia para documentar e a mais amplamente registrada. Por exemplo,
Emílio Conde relatou, na obra História das Assembleias de Deus no Brasil, p.67,
que no primeiro batismo nas águas na cidade de Macapá (AP), em 25 de dezembro
1917, a nova convertida Raimunda Paula de Araújo, ao sair das águas foi
batizada com o Espírito Santo. Ela falou em línguas estranhas com tanto poder
que os assistentes encheram-se de temor de Deus. Os judeus negociantes da
cidade haviam comparecido ao batismo. Um deles, Leão Zagury, ficou tão
emocionado e maravilhado com a mensagem que ouvira que não se conteve e clamou
em alta voz no meio da multidão: 'Eis
que vejo a glória do Deus de Israel, pois esta mulher está falando a minha
língua'. O judeu não era crente. Porém, Deus, através da crente Raimunda,
falou-lhe em hebraico" (ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.332).
Ill - SIGNIFICADO E PROPÓSITO
1. O batismo no Espírito Santo não é sinônimo de salvação.
Trata-se de bênçãos diferentes. Todos os
crentes em Jesus já têm o Espírito Santo. Na regeneração, o Espírito promove o
novo nascimento, que é um ato direto do Espírito Santo (Jo 3-6-8). O pecador
recebe o Espírito no exato momento em que aceita, de verdade, a Jesus (Cl 3.2;
Ef 1.13). Os discípulos de Jesus já tinham seu nome escrito no céu (Lc 10.20) e
igualmente tinham o Espírito Santo mesmo antes do Pentecostes (Jo 20.22).
2. Definição e propósitos.
O batismo no Espírito Santo é o recebimento
de poder espiritual para realizar a obra da expansão do Evangelho em todo o
mundo (Lc 24.46-49). O seu propósito é capacitar o crente a viver uma vida
cristã vitoriosa e, sobretudo, para testemunhar com ousadia sobre a sua fé em
Cristo (At 1.8). É um revestimento de poder para viver a vida regenerada, um
poder espiritual que contribui para a edificação interior da vida cristã do
crente e que o ajuda quando a mente não pode fazê-lo.
SÍNTESE DO
TÓPICO III
O duplo
propósito do batismo no Espírito remonta a expansão do Evangelho e a capacitação
do crente.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[...] Os pentecostais acreditam que a experiência distintiva
do batismo no Espírito Santo, tal como Lucas a descreve, é crucial para a
Igreja contemporânea. Stronstad diz que as implicações da teologia de Lucas são
claras: Já que o dom do Espírito era carismático ou vocacional para Jesus e a
Igreja Primitiva, assim também deve ter uma dimensão vocacional na experiência
do povo de Deus hoje'. Por quê? Porque a Igreja hoje, da mesma forma que a
Igreja em Atos dos Apóstolos, precisa de poder dinâmico do Espírito para
evangelizar o mundo de modo eficaz e edificar o corpo e Cristo. O Espírito veio
no dia de Pentecostes porque os seguidores de Jesus precisavam de um batismo no
Espírito que vestisse de poder o seu testemunho, de maneira que outros pudessem
também entrar na vida e na salvação'. E, por ter vindo no dia de Pentecostes, o
Espírito volta repetidas vezes, visando o mesmo propósito" (HORTON,
Stanley (Ed.). Teologia sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal o de Janeiro:
CPAD, 1996, p.456).
IV - OS DONS ESPIRITUAIS
1. Os dons espirituais.
São manifestações do poder de Deus que nos
capacitam a continuar a missão de Cristo no mundo e as demonstrações desse
poder na vida da Igreja (At 1.8). A Igreja não se sustenta sozinha, por isso o
Senhor Jesus enviou o Espírito Santo (Jo 14.16-18). Há pelo menos três listas
desses dons (Rm 12.6-8; 1Co 12.8-10,28-30), embora não ousamos dizer que sejam
apenas esses, pois não existe uma lista exaustiva deles no Novo Testamento.
2. Os dons são dados aos crentes individualmente.
A manifestação dos dons ocorre por meio das
três Pessoas da Trindade: pelo Espírito, na "diversidade de dons" (1Co
12.4); pelo Senhor, na "diversidade de ministérios" (v.5); e pelo
Deus Pai, na "diversidade de operações (v.6). Mas a fonte dos dons é o
Espírito Santo e, por isso, essa manifestação é dada por Ele "a cada um
para o que for útil" (1Co 12.7) e não para exibição ou ostentação do
crente, porque o mérito é do Senhor Jesus (At 3.12). Outra vez o apóstolo
enfatiza a origem dos dons, o Espírito Santo, pois reconhece que é este mesmo
quem "opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como
quer" (1Co 12.11).
SÍNTESE
DO TÓPICO IV
Os
dons espirituais são dádivas atemporais de Deus dadas a cada crente.
CONHEÇA
MAIS
Glossolalia
"[Do gr. glosso, língua + latia, falar
em língua] Dom sobrenatural concedido pelo Espírito Santo, que capacita o
crente a fazer enunciados proféticos e de enaltecimentos a Deus em línguas que
lhe são desconhecidas. [...] A glossolária, conhecida também como dom de
línguas, línguas estranhas ou variedade de línguas, é um dom espiritual que, à
semelhança dos demais, não ficou circunscrito aos dias dos apóstolos: continua
atual e atuante na vida da Igreja". Para conhecer mais, leia Dicionário
Teológico, CPAD, pp.201-02.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO IV
Dons Espirituais.
Recursos extraordinários que o Senhor Jesus
Cristo, mediante o Espírito, colocou à disposição da Igreja, visando:
1) o aperfeiçoamento dos santos;
2) a ampliação do conhecimento, do poder e da
proclamação do povo de Deus; e:
3) chamar a atenção dos incrédulos à
realidade divina. Os dons espirituais dividem-se em três grupos:
l - Dons de Revelação. Palavra da sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento de
espíritos. Através dos quais a igreja é capacitada a conhecer de maneira
sobrenatural.
Il - Dons de Poder. Fé,
Maravilhas e Cura. Por intermédio dos quais a Igreja pode agir de forma
extraordinária.
Ill - Dons de Alocução. Línguas, interpretação e profecia. Por meio dos quais a Igreja recebe a
graça de proclamar os arcanos divinos de modo milagroso (ANDRADE, Claudionor
Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.127-28).
CONCLUSÃO
A descida do Espírito Santo é acompanhada dos
dons espirituais. Eles são atuais na vida da Igreja e são dados a cada um para
o que for útil, sempre para o bem da igreja local. Trata-se de ferramentas
importantes e indispensáveis para os crentes, razão pela qual devemos lhes dar
a devida atenção.
Acesse
Aqui
o Curso para Professores da EBD
PARA REFLETIR
A respeito das manifestações do Espírito
Santo, responda:
• Qual sinal sobrenatural ocorrido no dia de
Pentecostes que se repete na história da Igreja?
A glossolalia.
• O que é a glossolalia?
É a manifestação das línguas estranhas no batismo no Espírito Santo
bem como das línguas como um dos dons espirituais.
• Qual é a evidência inicial do batismo no
Espírito Santo?
O falar em "outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia
que falassem" (At 2.4), é a evidência inicial do batismo no Espírito
Santo.
• Qual o propósito do batismo no Espírito
Santo?
O seu propósito é capacitar o crente a viver uma vida cristã
vitoriosa e, sobretudo, para testemunhar com ousadia sobre a sua fé em Cristo
(At 1.8).
• Que são dons espirituais?
São manifestações do poder de Deus que nos capacitam a continuar a
missão de Cristo no mundo e as demonstrações desse poder na vida da Igreja (At
1.8).
LOJA ONLINE: 📚 E-books e Apostilas
👍Bem-vindo (a) à
nossa página de vendas
de E-books e Apostilas Evangélicos, apresentando uma seleção
exclusiva tanto de materiais produzidos por nós, "SUBSÍDIOS
DOMINICAL", quanto de nossos parceiros!
🔍Aqui, você encontrará uma
biblioteca diversificada e enriquecedora para nutrir sua fé e aprofundar seus
conhecimentos bíblicos.
***
******
***
Informações Aqui
***
***Informações Aqui
***
Informações Aqui******
***
***