Lições bíblicas CPAD –
Classe: Jovens/ 3° trimestre de 2017/ Reverberação: Subsídios EBD
TEXTO DO DIA
"E
disse Deus: Haja Luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o
dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias
e anos." (Gn 1.14)
SÍNTESE
Deus
criou o tempo (chronos) e seu objetivo
era poder se relacionar com a raça humana.
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA
- SI 39.4: A brevidade da vida
TERÇA
- Ec 912: O homem que não conhece o seu tempo
QUARTA
- Et 4.14: Aproveitando o tempo de Deus
QUINTA
- Gl 6.10: Enquanto temos tempo, façamos o bem
SEXTA
- Ef 5.15.16: Otimizando o tempo
SÁBADO
- SI 31.15: O tempo está nas mãos de Deus
OBJETIVOS
APRESENTAR o
conceito de tempo, sua origem, importância e implicações;
EXPLICAR que
Deus não está sujeito às regras temporais;
MOSTRAR o
sentido da vida no tempo, de maneira a poder conhecê-lo e aprender a contá-lo.
INTERAÇÃO
Caro
professor, neste trimestre estudaremos a respeito do tempo. Você verá que as
lições de 1 a 8 têm um enfoque prático e devocional, mas voltadas para a vida
cristã saudável. Já as lições de 9 a 13 são mais apologéticas. Seus alunos
terão uma grande oportunidade de compreender a vontade do Senhor na
administração do tempo.
Que
possamos fazer uso do nosso tempo com sabedoria para que venhamos alcançar
corações sábios.
O
comentarista é o pastor Reynaldo Odilo Martins Soares, juiz de direito, bacharel
em Direito pela UFRN, pós-graduado em Direito Processual pela UnP, mestre e
doutorando pela Universidade do País Basco (Espanha) e autor do livro "Eu
e Minha Casa" (editado pela CPAD).
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Querido professor, você foi
escolhido por Deus para o ministério do ensino, portanto, considere-se
privilegiado. O Senhor confiou a você a tarefa de contribuir, de forma
significativa, com a formação espiritual de uma pequena parte de seus filhos.
Quanta responsabilidade! No entanto, apesar do imenso desafio inerente a essa
tarefa, somado às muitas atividades do dia a dia, até aqui o Senhor tem o
fortalecido. Creia que neste trimestre não será diferente. Dedique-se ao seu
ministério e invista nele. O Mestre dos mestres é o maior interessado no êxito
desta obra e Ele lhe ajudará a, num mundo em que as pessoas valorizam apenas o
que é instantâneo, falar sobre "tempo para todas as coisas"!
Inspire-se! Você será o instrumento de Deus para ensinar que não se deve querer
atrasar ou apressar o kairós.
TEXTO BÍBLICO
Eclesiastes 3.1-8
1
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do
céu.
2
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o
que se plantou;
3
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo
de afastar-se de abraçar;
6
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Os
céus e a terra, e tudo quanto neles existem, pertencem ao Senhor (Dt 10.14; Jó
41.11). No que diz respeito ao tempo, essa assertiva se torna ainda mais forte,
uma vez que o homem não pode produzir, ou reter, um único momento do seu tempo.
Cada minuto da vida é um presente do Criador. Deus dá a todos apenas a mordomia
sobre o tempo, ofertando-Ihes oportunidade de realizar todas as coisas. No fim
de tudo, porém, o Senhor pedirá contas pelo gasto equivocado do tempo.
I- O TEMPO E SUAS
IMPLICAÇÕES
1.Considerações
preliminares.
Após
a criação (Gn 1.1), Deus estabeleceu um tempo para todas as coisas debaixo do
sol (Ec 3.1). Ele tem um propósito para todas as suas obras, pois não faz nada
ao acaso. Na eternidade, onde Deus habita (Is 57.15), não se mede o tempo como nós
medimos. O Senhor pode, simultaneamente, responder as orações de milhões de
pessoas (Jr 33.3), dar comida aos corvos (Lc 12.24), fazer maravilhas (SI
72.18), e ainda compadecer-se e abençoar o parto das cabras monteses, bem como
das gazelas nas savanas africanas (Jó 39.1-3), dentre muitas outras tarefas
espalhadas por todo o imenso universo de aproximadamente trezentos bilhões de
galáxias. Mas isso não é nada para o Todo-Poderoso, o qual é o Pai da
eternidade.
2. A origem do tempo
(chronos).
A
partir do século XX, com o surgimento da teoria do Big Bang, a maioria dos
cientistas passou a defender que o universo teve um marco inicial há mais de 13
bilhões de anos, quando um "átomo primordial" teria explodido, dando
origem a tudo. Porém, inexistem dados aferíveis cientificamente que comprovem a
hipótese do Big Bang, como também não há revelação bíblica que indique a
ocorrência de uma grande explosão no passado remoto, que tivesse liberado
energia criadora. No entanto, tanto a Bíblia como a ciência concordam que o
universo teve um início. Assim, se houve um início para o universo, é inegável
admitir que existiu uma época - antes de Génesis 1.1 - em que não havia
matéria, nem espaço para a conter, como também não havia tempo a ser contado
(chronos). Era apenas a eternidade. Então, Deus decidiu criar todas as coisas,
submetendo-as às regras do tempo.
3. Importância do tempo.
A
importância do tempo (chronos) se
dá, dentre outras coisas, pela necessidade do estabelecimento de ciclos para
todas as obras formadas, bem como para que o homem, a obra prima da criação,
pudesse conhecer e buscar a Deus.
Pense!
O tempo para Deus seria uma opção ou uma
condição imposta?
Ponto importante
Deus é Criador e Senhor do tempo, do
espaço e da matéria e, por isso, ELe não está sujeito a nenhuma das Limitações
e contingenciamentos deste mundo.
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II - DEUS E O TEMPO
1. A atemporalidade de Deus.
A
Bíblia afirma que Deus é atemporal. Ele é Deus de eternidade a eternidade, ou
seja, não teve início e nem terá fim (SI 90.2). Nem mesmo todo o universo pode
contê-Lo (2 Cr 6.18). Ademais, Ele não pode ser provado empiricamente porque
nunca foi criado e, portanto, não teve início. Então, como o Criador poderia se
relacionar com os homens, tão finitos, para salvá-los?
Para
resolver este problema, Ele enviou o seu Filho Unigênito (Jo 3.16). O Verbo se
fez carne (homem) e habitou entre nós. A encarnação de Jesus era a única forma
da imagem de Deus se tornar tangível por um tempo, para que os seres humanos
"vissem, contemplassem e tocassem da Palavra da Vida" (1Jo 1.1,2), e
assim fossem conduzidos à salvação.
2. Relacionando-se no tempo
com uma pessoa atemporal.
A
partir de Jesus, os homens puderam ver, enfim, a glória de Deus. Antes, se
vissem, morriam, pois o finito não pode conter, e nem ao menos ver, o Infinito
(Êx 33.20). Jesus, o Filho de Deus, para vir ao mundo precisou
"aniquilar-se" a si mesmo, fazendo-se semelhante aos homens (Fl 2.7).
A
Bíblia mostra que Deus é completamente ilimitado em relação ao tempo, não
seguindo, portanto, o calendário humano, pois, para Ele, mil anos são como
"o dia de ontem" ou a "vigília da noite" (SI 90.4).
Precisamos entender que Deus tem o seu tempo para agir. Ele não se adianta ou
chega atrasado. Como filhos precisamos aprender a confiar nEle, independentemente
do tempo.
3. Kairós X Chronos.
Kairós
é uma palavra de origem grega, que significa "momento certo",
"tempo oportuno", em oposição a chronos,
que traz a ideia de tempo sequencial, cronológico, quantitativo.
Essas
duas formas de definir, no grego, o tempo, trazem consigo um conflito épico,
por assim dizer. De um lado o tempo linear, quantitativo, marcado pelos
relógios e calendários - chronos -,
do outro o tempo qualitativo, o momento ideal, próprio, para os fatos
acontecerem - kairós.
Pense!
Como
entender um Deus que, não está sujeito a qualquer Limitação, ou fragilidade,
mas que decide relacionar-se com sua criação corrompida pela Queda?
Ponto Importante
A
encarnação de Jesus foi uma oportunidade para que, por algum tempo, os homens
pudessem, ver a glória de Deus.
Ill - A VIDA NO TEMPO
1. Vivendo no tempo.
Deus
colocou a eternidade no coração do homem, no seu espírito e alma. Mas o nosso
corpo é corruptível e está sujeito a ação do tempo (SI 90.10). Talvez, por
isso, seja tão difícil nos conformarmos com a morte, pois existe uma fagulha
divina acesa em nosso espírito e que anela pela eternidade.
2. Conhecendo o tempo.
Conhecer
o tempo (kairós) faz toda a diferença, como aconteceu com alguns dos filhos de
Issacar, os quais eram destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel
devia fazer (1Cr 12.32). Eles tinham discernimento e, por isso, foram
indispensáveis para a prosperidade da nação de Israel e ganharam muito
destaque.
3. Contando o tempo.
Moisés,
certa vez, orou a Deus pedindo: "Ensina-nos a contar os nossos dias, de
tal maneira que alcancemos coração sábio" (SI 90.12). O grande problema de
muitas pessoas é que deixam para pensar sobre o fim da existência terrena
somente quando lhes resta bem pouco tempo. Contar os dias é uma atitude de
sabedoria, pois significa ter em perspectiva a iminência da morte, o que
garante um melhor entendimento sobre como aproveitar os dias de vida.
Pensei
Como
identificar o kairós, e não ficar apenas à mercê do chronos?
Ponto Importante
Se
o timing perfeito existe, ele consiste em "acertar" o nosso relógio (chronos)
com o relógio de Deus (kairós). Para tanto, é necessário estar em comunhão com
Ele.
SUBSÍDIO 1
Deus não tem que se apressar no decurso do tempo deste Universo,
assim como um autor não está sujeito ao tempo imaginário do romance que
escreve. Deus tem uma atenção infinita para dispensar a cada um de nós. Não tem
que Lidar conosco em conjunto. Você está tão a sós com Deus como se fosse o
único ser que Ele criou. [...] Deus, creio, não vive absolutamente numa
sucessão temporal, [...] Porque Ele é a sua própria vida.
Deus está num ambiente sem sucessões temporais e que me faz ter
certeza de que pode atender-me no mesmo instante em que atende aos rogos de
outros, mesmo quando estes são milhões. [...] Deus não prevê os fatos, Ele os
vê, e concomitantemente. Chegamos, então, à conclusão de que o meu tempo, ou o
nosso tempo, não afeta aiónios (o
tempo de Deus). Isso é algo confortante. E a explicação é que Deus é
extrapolante, infinito, sempiterno, imensurável; logo, só pode estar na
eternidade. Mas, por ser tudo isso, o tempo também pode estar nEle, pois o
tempo é finito, O finito é um ponto fixo no infinito. O finito cabe no
infinito, [..] Deus não é afetado pelo tempo, mas Ele afeta o tempo. Deus enche
o mundo com uma parte de sua infinitude e por meio de sua onipresença"
(DANIEL. Silas Reflexões sobre a Alma e o Tempo. 1.ed., Rio de Janeiro: CPAD,
2001. p. 142).
SUBSÍDIO 2
O
que Deus fazia no princípio?
Não
é fácil responder a essa pergunta, pois não dispomos de nenhuma informação
acerca de suas atividades entre os três primeiros versículos do capitulo um de
Gênesis. Todavia, permitam-me algumas conclusões, que acredito serem coerentes
e razoáveis. Antes de Deus fazer a Terra, Ele criou sua própria morada.
Deus
jamais faria a sua obra na eternidade, porquanto esta é um atributo
exclusivamente seu d Tm 6.16). O Criador é sempiterno; a criação, temporal. Ao
contrário dos gregos que acreditavam na eternidade da matéria, os hebreus creem
que tudo quanto existe no tempo, foi criado pelo Eterno (Hb 11.3). Aliás, nem a
própria morada de Deus é eterna.
Sendo
o tempo a duração relativa das coisas, geramos a noção de presente, passado e
futuro: um período contínuo no qual se sucedem os eventos. Deus, porém, é o que
é. Ele não está sujeito a qualquer sucessão de dias ou séculos. Presente,
passado e futuro são-lhe a mesma coisa, Logo, somente o Eterno poderia criar o
tempo,
l...]
O Criador não se acha limitado quer pelo tempo, quer pelo espaço; a criação,
sim. Até mesmo, os anjos não podem estar em dois lugares ao mesmo tempo"
(ANDRADE, Claudionor, O Começo de Todas as Coisas, 1.ed., Rio de Janeiro: CPAD,
2015, p. 23).
CONCLUSÃO
Deus, ao estabelecer que as coisas
teriam um tempo oportuno (kairós] para serem realizadas, criou a possibilidade
dos homens cumprirem, não o seu destino, mas o propósito para o qual foram
criados.
HORA DA REVISÃO
1. A Bíblia e a ciência discordam quanto
ao universo ter uma origem? Explique.
Não! A ciência e a Bíblia
concordam que o universo foi criado, que teve um início; há divergência,
apenas, sobre como isso aconteceu.
2. Aponte pelo menos uma importância da
existência do tempo para a criação.
Para que, no tempo, o homem
pudesse conhecer e buscar a Deus.
3. Identifique três referências bíblicas
que abordem a ideia da atemporalidade e/ ou eternidade de Deus.
Salmos 90.4; Isaias 57,15; 2
Pedro 3.8.
4. Diferencie a ideia do tempo chronos e
kairós.
O chronos fala de tempo linear,
quantitativo, marcado pelos relógios e calendários. Já o kairós fala de tempo
qualitativo, o momento ideal, oportuno para todas as coisas.
5. Segundo a lição, o que significa
"contar o tempo"?
Contar o tempo é ter em
perspectiva a iminência da morte, o que garante um melhor entendimento sobre
como aproveitar os dias de vida.