Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 5- Paz: Antídoto contra as Inimizades (Subsídio)
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Este é um subsídio para a
presente lição da classe de Adultos. Para a continuação da leitura de todo este
subsídio, acesse aqui.
Conheceremos algumas definições bíblias tanto para a palavra paz,
quanto para o temo inimizade. Veremos a importância da paz Deus para nossas
vidas e discorreremos a cerca da paz espiritual, a fim de evitarmos as
inimizades.
A PAZ COMO UM ASPECTO DO FRUTO
DO ESPÍRITO SANTO
O resultado final da obra do Espírito Santo em nossa vida é a profunda
e duradoura paz. Diferente da paz mundana, normalmente definida como a ausência
de conflitos, a paz de Cristo é uma certeza de segurança em qualquer
circunstância; tendo-a, não precisamos temer o presente ou o futuro. Se a sua
vida é cheia de preocupações, permita que o Espírito Santo encha-o com a paz de
Cristo!
1. DEFINIÇÕES PARA A PALAVRA “PAZ” NO SENTIDO ESPIRITUAL.
Encontramos nas páginas do Novo Testamento algumas referências a cerca
da palavra ‘paz’. Exemplos. Acerca da paz de Jesus (Jo 14.27), a paz de Deus
(Fp 4.7) e a paz como um aspecto do fruto do Espírito Santo (Gl 5.22).
Portanto, algumas definições para o termo ‘paz’ no sentido bíblico.
a) Paz: Espiritualmente
falando, é uma cultivação (fruto) do Espirito (Gl 5.22) que produz harmonia e
tranquilidade a despeito das circunstâncias. A paz do Espírito cria uma
harmonia entre Deus e homem, Rm 5.1 e reconciliação, Cl 1.20. A paz de Deus... excede
todo o entendimento... e guarda os vossos corações e os vossos pensamentos em
Cristo Jesus (Fp 4.7) [R.N. Champlin, Ph.D.].
b) Paz: (No grego é eirene), isto
é., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem
entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20)
[Bíblia de Estudo Pentecostal].
c) Paz: A calma interior que resulta da confiança no relacionamento de
proteção entro uma pessoa e Cristo (Bíblia Mec Artur).
d) Paz: (Gr. eirene) o estado de quietude, descanso, repouso, harmonia, ordem
e segurança no meio da contenda, lutas e tentações (Is 45.7) [Bíblia Dake].
“Na véspera de sair deste mundo, Jesus entregou Seu espírito ao Pai.
Legou Seu corpo a José de Arimatéia, para enterrar. Sua roupa deixou aos
soldados. Entregou Sua mãe aos cuidados de João. Mas não tinha ouro nem prata
para legar a Seus discípulos. Deixou-os, contudo, o que era infinitamente de
maior valor, a Sua paz (João 14.27) [Orlando Boyer]”.
A verdadeira paz não se encontra no pensamento positivo, na ausência
de conflitos ou nos bons sentimentos. Ela vem de saber que Deus está no
controle de todas as coisas. Nossa cidadania no Reino de Cristo está garantida
(Fp 3.20,21), nosso destino já foi determinado e podemos alcançar a vitória
sobre o pecado.
e) A paz no sentido geral.
Um estado de calma e tranquilidade, livre de agitação e conflito: um
estado de harmonia, de uma ordem mantida sem violência; um estado de amizade e
de acordo.
O termo hebraico envolvido na tradução paz é o bem conhecido shalom. Além de “paz”, esta palavra pode significar bem, feliz, tranquilo, saúde e
prosperidade. O termo grego envolvido é eirene
que tem as ideias de paz, harmonia, unidade, acordo descanso e quietude.
2. O FRUTO DA PAZ PRODUZ VIDA ESPIRITUAL.
As principais atividades do Espírito Santo ao desenvolver o fruto
espiritual estão entrelaçadas com a paz. Consideremos estas referências:
a) Graça e paz.
"Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e
que há de vir" (Ap 1.4). Graça é a boa vontade de Deus para conosco.
Quando, pela fé, nos rendemos a Deus, a graça nos capacita a fazermos a sua
vontade. Paz, portanto, é a evidência e a certeza da graça de Deus estendida a
nós. Pela operação da graça em nossa vida, as questões que nos separaram de
Deus são resolvidas. Em nossa nova relação com ele, efetuada pela mudança de
nossa natureza, temos a paz divina.
b) Amor e paz.
"Sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de
paz será convosco" (2 Co 13.11). O Deus de amor é também de paz, e ama a
concordância entre os seus filhos. A Escritura nos instrui e exorta a amá-lo, a
estarmos reconciliados com ele, e também a amarmos os nossos irmãos e a viver
em paz uns com os outros.
c) Vida e paz.
"A inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é
vida e paz" (Rm 8.6). A pessoa que não se submete à lei de Deus não há o
que esperar, senão a morte. Não admira que não haja paz em seu coração. Mas, a
que se submeteu ao controle do Espírito fica livre de preocupações, pois
conhece a paz real e permanente.
3. O FRUTO DA PAZ PRODUZ VIDA MORAL.
a) Santidade e paz.
É pela paz e unidade em Cristo que o crente obtêm a santidade e se
conserva para a vinda do Senhor. "O mesmo Deus de paz vos santifique em
tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados
irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Ts 5.23; Hb
12.14).
b) Justiça e paz.
"O fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a
paz" (Tg 3.18). Este versículo indica que a justiça é semeada na paz. O
solo no qual o Espírito Santo trabalha para produzir o seu fruto é o da paz.
Embora em Mateus 13.1-8, quatro tipos de solos sejam mencionados, apenas um era
ideal para produzir fruto. A semente possuía o selo de qualidade do céu como
garantia, mas a terra era ruim. Nosso evangelho é de paz, e o cristão que o
professa deve ter paz no coração também e promover a paz (Rm 10.15).
c) Justiça, alegria e paz.
"O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e
alegria no Espírito Santo" (Rm 14.17). Justiça, alegria e paz são as marcas
do crente cheio do Espírito. Essas características fazem parte do nosso
relacionamento com o Reino de Deus. Quanto a Deus, nossa preocupação é a
justiça — estar diante dele justificados pela morte de Cristo e santificados
pelo Espírito. Quanto aos crentes, é a paz — viver em harmonia com todos os
homens. Quanto a nós mesmos, é a alegria no Espírito Santo.
d) Confiança e paz.
"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque
ele confia em ti" (Is 26.3). Como um bebé dorme pacificamente nos braços
de sua mãe, com inteira confiança, assim descansam os que colocam a sua
confiança em Deus. Este versículo ensina que é vantajoso manter a mente
centrada, em inteira confiança em Deus, pois o resultado de fazê-lo é uma paz
constante que nos conserva firmes em todo o tempo [Lições Bíblicas, 1°
trimestre de 2005, CPAD].
INIMIZADES, OBRAS DE CRENTES
CARNAIS
1. DEFINIÇÕES.
O termo ‘inimizade’ pode ser encontrado tanto no Antigo Testamento (Gn
3.15) quanto em o Novo Testamento (Tg 4.4). O que o termo inimizade significa?
Vejamos, pois algumas definições.
a)A Inimizade é uma forma de ódio, ou contra o que é bom ou
contra o que é mau. Tornar-se amigo do mundo é tornar-se inimigo de Deus,
porque ninguém pode manter uma dupla lealdade (Tg 4.4). [R.N. Champlin, Ph. D.].
b) “Inimizades” (gr. echthra), isto é, intenções e ações fortemente
hostis; antipatia e inimizade extremas. Isso reflete um caráter marcado pela
hostilidade, pelo rancor, pela falta de amor. Amargo desgosto, malícia e má
vontade contra alguém; tendência à irritação ou ira contra alguém.
c) O dicionário digital, ‘dicio’, define a palavra inimizade da seguinte
maneira. Em que não há amizade; ausência de amizade; sentimento de ódio ou
malquerença direcionado a algo ou alguém (www.dicio.com.br).
2. O PERIGO DA INIMIZADE.
A mentalidade carnal é inimizade contra Deus (Rm 8:7, 8; Tg 4.4). As
inimizades é uma das obras da carne e, sabemos que quem as pratica não terá
parte no Reino de Deus (Gl 5.20, 21b).
3. TIPOS DE INIMIZADE NO NOVO TESTAMENTO.
O emprego de seis ocorrências da palavra grega echthra no Novo Testamento também revela três tipos de inimizade.
a) A inimizade contra Deus (Rm 8.7; Tg 4.4).
b) A inimizade entre indivíduos (Lc 23.12).
c) A hostilidade entre grupos de pessoas (Ef
2.14-16).
Em Gálatas 5.20, inimizades, uma palavra usada no plural, indica
muitas modalidades de ódios, contra Deus e contra os homens. Essa emoção é o
oposto exato do amor, pois, ao invés de buscar o benefício e o bem-estar do
próximo, busca prejudicá-lo, almejando a sua destruição; e assim fica exibido
um caráter profano, visto que Deus é amor. As inimizades geram as hostilidades
de todas as formas.
4. A INIMIZADE COMO UMA FORMA DE ÓDIO.
Algumas versões bíblicas traduziram o original grego echthra (em Gálatas 5.20), para a
palavra “ódio”. Isto porque inimizade é uma forma de ódio.
As versões que usam o termo ódio em vez de
inimizade são:
- Bíblia King James Atualizada.
- Nova Versão Internacional (NVI).
Acerca do ódio lemos em Provérbios:
üProvérbios 10.12: O ódio excita contendas,
mas o amor cobre todos os pecados.
üProvérbios 10.18: O que encobre o ódio tem
lábios falsos, e o que divulga má fama é um insensato.
üProvérbios 15.17: Melhor é a comida de
hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio.