A guarda
do sábado é sem dúvida o principal ponto de controvérsia da doutrina do
Adventismo do Sétimo Dia. O próprio complemento do nome desta seita,
"Sétimo Dia", mostra quanta afinidade existe entre o adventismo e o
sábado.
O
Adventismo ensina que o crente deve observar o sábado como o dia de repouso, e
não o domingo. Crê que os que guardam o domingo aceitarão a "marca da
besta" sob o governo do Anticristo. Helen White ensina que a observância
do sábado é o selo de Deus; enquanto o domingo será o selo do Anticristo.
VEJA TAMBÉM:
1. Origem da
Doutrina Sabática
Já
mostramos que dos três grupos que se juntaram para formar o Adventismo, o
primeiro era liderado por Joseph Bates, e observava o sábado como dia semanal
de descanso. Contudo, a observância do sábado como dia de repouso tomou força
quando a senhora Helen White começou a alegar ter recebido uma
"revelação", segundo a qual Jesus descobriu a arca do concerto e ela
pode ver dentro as tábuas da Lei. Para sua surpresa, o quarto mandamento
estaria no centro, rodeado de uma auréola de luz.
2. Uma
Doutrina Insustentável
Evidentemente,
não temos qualquer preconceito contra o Adventismo pelo simples fato de seus
adeptos guardarem o sábado. Questionamos o Adventismo pelo fato de fazerem
desse ensino um cavalo de batalha contra as igrejas evangélicas que têm o
domingo como dia de repouso semanal.
Dos dez
mandamentos registrados em Êxodo 20, o Novo Testamento ratifica apenas nove,
excetuando o quarto, que fala da guarda do sábado. Por exemplo, compare os
mandamentos da coluna esquerda com os da coluna direita:
1.
" Não terás outros deuses diante de mim" (Ex 20.3).
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1. "...vos convertais ao Deus vivo, que
fez o céu, e a terra..." (At 14.15).
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2.
"Não farás para ti imagem de escultura" (Êx 20.4).
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2. "Filhinhos, guardai-vos dos
ídolos" (Jo 5.21).
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3.
"Não tomaras o nome do Senhor teu Deus em vão" (Ex 20.7).
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3.
"... não jureis nem pelo Céu, nem pela terra" (Tg 5.12).
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4. "Lembra-te do dia do sábado, para o
santifícar" (Ex 20.8).
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4. (Não
há este mandamento no Novo Testamento)
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5.
"Honra a teu pai e a tua mãe" (Êx 20.12).
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5. "Filhos, obedecei a vossos pais"
(Ef 6.1).
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6.
"Não matarás" (Êx 20.13).
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6.
"Não matarás" (Rm 13.9).
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7.
"Não adulterarás" (Êx 20.14).
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7.
"Não adulterarás" (Rm 13.9).
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8.
"Não furtarás" (Êx 20.15).
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8.
"Não furtarás" (Rm 13.9).
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9.
"Não dirás falso testemunho" (Êx 20.16).
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9.
"Não mintais uns aos outros" (Cl 3.9).
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10.
"Não cobiçarás" (Êx 20.17).
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10.
"Não cobiçarás" (Rm 13.9).
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O Novo Testamento repete pelo menos:
• 50
vezes o dever de adorar somente a Deus;
• 12
vezes a advertência contra a idolatria;
• 4 vezes
a advertência para não tomar o nome do Senhor em
vão;
• 6 vezes
a advertência contra o homicídio;
• 12
vezes a advertência contra o adultério;
• 6 vezes
a advertência contra o furto;
• 4 vezes
a advertência contra o falso testemunho;
• 9 vezes
a advertência contra a cobiça.
Em nenhum
lugar do Novo Testamento, no entanto, é encontrado o mandamento de guardar o
sábado.
3. Jesus Violou o Sábado
Segundo a
Bíblia, Jesus teve o seu nascimento prometido segundo a Lei (Dt 18.15); nasceu
sob a Lei (Gl 4.4); foi circuncidado segundo a Lei (Lc 2.21); foi apresentado
no templo segundo a Lei (Lc 2.22); ofereceu sacrifício no templo segundo a Lei
(Lc 2.24); foi odiado segundo a Lei (Jo 15.25); foi morto segundo a Lei (Jo
19.7); viveu, morreu e ressuscitou segundo a Lei (Lc 24.44,46).
Apesar de
Jesus haver cumprido toda a Lei, a respeito dEle se lê: "E os judeus
perseguiam a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas Ele lhes disse:
Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus
ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas
também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus" (Jo
5.16-18). (ênfase minha)
Observe
que assim como para os judeus era inadmissível Jesus ser Filho de Deus
enquanto violava o sábado, para o Adventismo é igualmente impossível admitir
que os evangélicos sejam filhos de Deus enquanto guardam o domingo, em substituição
ao sábado.
4. A Abolição
do Sábado
Acusado
pelos judeus de violar o sábado, Jesus afirmou que "... o sábado foi
estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte
que o Filho do homem é Senhor também do sábado" (Mc 2.27,28).
Com estas
palavras, Jesus defende o princípio moral do quarto mandamento do Decálogo,
condenando abertamente o cerimonialismo, e revela a sua autoridade divina sobre
o sábado, para cumpri-lo, aboli-lo ou mudá-lo. O sentimento moral é a necessidade
de se descansar um dia por semana, valendo, para esse fim, qualquer deles.
Sobre
esta questão, escreveu o apóstolo Paulo: "Um faz diferença entre dia e
dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em
sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia, para o Senhor o faz"
(Rm 14.5,6).
Fonte: Seitas e Heresias, CPAD
Autor: Saudoso Pr. Raimundo de Oliveira