O termo seio de
Abraão ocorre no evangelho de Lucas por duas vezes (Lc 16.22,,23 – ARC),
entretanto, essas não são as únicas ocorrências do termo “seio” envolvendo
certas situações (Jó 31.33; Sl 35.13, ARC).
Vejamos mais
três exemplos mais conhecidos pelos leitores da Bíblia Sagrada.
1) Um
discípulos estava reclinando no sei de Jesus (Jo 13.23 ARC);
2) O
filho unigênito que estava no seio do pai (Jo 1.18, ARC); e
3) Lázaro
no seio de Abraão (Lc 16.23).
A expressão
“no seio de”, significa:
1) Está
junto de...
2) Está
ao lado de...
2. O SEIO DE ABRAÃO (LC 16.23)?
[Do gr. kólpon Abraám] É o lugar
onde, Até a ascensão de Cristo, ficavam as almas dos justos. Embora seja
difícil precisar a sua loca- ligação, tem-se como certo que ficava numa região
do Hades (Lc 16.22.23). Era um lugar caracterizado pelo repouso. Tranquilidade
e paz. O Seio de Abraão era a própria bem-aventurança dos que aguardavam a
manifestação da justiça e do amor divinos.
Os judeus
usavam três nomes para designar o paraíso espiritual: Jardim do Éden. Trono da
Gloria e Seio de Abraão. Este ultimo era mais popular porque evocava a figura
maior da nação hebreia, e tinha uma forte conotação paternal. Ai. Desfrutavam
os redimidos das bênçãos plenas da adoção divina.
Era
justamente Seio de Abraão que os judeus esperavam participar de um magnifico
banquete na consumação dos séculos.
Ate o
próprio Senhor Jesus referiu-se a essa expectativa: "Muitos virão do
oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no
reino dos céus” (Mt 8.11).
Quando de
sua ascensão. Cristo levou cativo o cativeiro (Ef 4.8-11). As almas dos justos
que até então se achavam no Hades, foram conduzidas por Ele ao paraíso celeste,
onde hão de aguardar o toque da última trombeta, anunciando a ressurreição dos
santos e o arrebatamento toda Igreja (1 Co 15.50-57).
Por: Ev. Jair Alves
Fonte:
- ARC – Almeida Revista
Corrigida
- Claudionor Corrêa de
Andrade ,Dicionário Escatologia Bíblica – CPAD