Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 8 - A Bondade que Confere Vida
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Classe: de Adultos
19 de Fevereiro de 2017
Lições Bíblicas CPAD – Revista do Professor
Texto
Áureo
"Qualquer
que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente
nele a vida eterna."(1Jo 3.15)
Verdade
Prática
A vida
é um dom de Deus e ninguém tem o direito de tirá-la a não ser o próprio Deus.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda – 1Sm 2.6: Deus
é o doador da vida, somente Ele pode tirá-la
Terça – Êx 23.7: Não
mate
Quarta – Mc 7.21: É do
interior do coração que saem os homicídios
Quinta – 1Pe 4.15:Que
jamais venhamos padecer como homicidas
Sexta – Êx 20.13: Deus
proíbe o homicídio
Sábado – Ap 22.15: Os
homicidas não herdarão a vida eterna
20 Porque vos digo que, se a
vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis
no reino dos céus.
21 Ouvistes que foi dito aos
antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 Eu, porém, vos digo que
qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e
qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe
disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
23 Portanto, se trouxeres a
tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra
ti,
24 Deixa ali diante do altar
a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e
apresenta a tua oferta.
25 Concilia-te depressa com
o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que
o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te
encerrem na prisão.
26 Em verdade te digo que de
maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
HINOS SUGERIDOS: 46, 225,400 DA HARPA CRISTÃ
OBJETIVO
GERAL
Explicar que a vida é um ato da bondade de Deus e que
ninguém tem o direito de tirá-la.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
I. Reconhecer que
a bondade é o firme compromisso do crente para o benefício dos outros;
II. Mostrar que
o homicídio é a destruição do próximo, por isso, Deus condena tal atitude;
III. Explicar
porquê precisamos ser bondosos e misericordiosos.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Você
está gostando de estudar a respeito do fruto do Espírito? Se as lições estão
contribuindo para edificar sua vida, certamente vão também edificar seus
alunos. Vamos estudar mais um aspecto do fruto do Espírito, a bondade. Seu
coração já foi transformado pelo Filho de Deus? Então, já foi enxertada em seu
interior a "semente" da benevolência. Vivemos em uma sociedade onde
as pessoas acreditam, erroneamente, que ser bom é ser fraco. Mas, tal virtude
revela um caráter maduro e forte, leal a Deus e ao próximo. Como discípulos de
Jesus, nosso exemplo maior de bondade, precisamos evidenciar nossa afabilidade
por intermédio de ações e palavras. Não basta apenas dizer que é bondoso, as
pessoas precisam ver esse aspecto do fruto do Espírito em suas palavras e ações,
em seu dia a dia.
SUBSÍDIO
DA LIÇÃO DA SEMANA
INTRODUÇÃO
Você
já teve o coração transformado e regenerado pelo Senhor Jesus? Então, não há
mais espaço, em sua vida, para sentimentos e desejos que faziam parte da sua
velha natureza. Na lição de hoje, veremos que
os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, falso testemuno e
blasfémias procedem do interior do homem, ou seja, da velha natureza adâmica (Mt
15.18,19).
PONTO CENTRAL
A vida é um ato da bondade de Deus e
ninguém tem o direito de tirá-la.
I - BONDADE: O FIRME COMPROMISSO PARA O
BENEFÍCIO DOS OUTROS
1. A bondade como fruto do
Espírito.
Podemos
afirmar que a bondade e a benignidade são frutos gémeos. A palavra grega para
bondade é agathosüne, e esta palavra
pode ser aplicada em relação a Deus como um ser perfeito e completo (Mc 10.18),
e em relação à benevolência de alguém (Mt 12.35; At 11.24; l Pé 2.18). Como um
dos aspectos do fruto do Espírito, podemos dizer que a bondade é uma qualidade
nobre, gerada por Deus, nos corações daqueles que experimentaram o novo
nascimento (Jo 3.3). Quem já experimentou a regeneração, em Jesus Cristo, é
nova criatura e naturalmente inclinado a fazer o bem (2 Co 5.17).
2. A bondade de Deus.
A
bondade de Deus é singular. Ele é bom para todos os homens, independentemente
da condição destes (SI 145.9). A bondade do Pai pode ser revelada na sua
provisão, pois Ele faz com que o sol e a chuva se levante sobre os justos e
injustos (Mt 5.45). Contudo, a maior prova da bondade de Deus está no fato de
Ele ter enviado seu Filho unigénito para morrer por nós, homens pecadores e
maus por natureza (Jo 3.16; Rm 5.8). Em geral costumamos agir bondosamente
somente com aqueles que nos tratam com benevolência, mas o Criador é bom para
com todos; e, como filhos seus, precisamos seguir o seu exemplo.
3. Um homem bondoso e uma
mulher bondosa.
Na
Bíblia, encontramos vívidos exemplos de homens bondosos, e Jó é um desses
homens. Ele não era somente justo e paciente, mas também bondoso para com os
outros (Jó 29.15-17; 31.32) e para com seus filhos, oferecendo a Deus holocaustos
por eles (Jó 1.5). Dorcas era uma discípula que usava do ofício de costureira
para abençoar os pobres (At 9.36,39). O texto bíblico afirma que "ela
estava cheia de boas obras e esmolas" (At 9.36). Suas ações em favor dos
necessitados demonstravam a sua bondade e o seu amor e devoção a Deus. Quem ama
ao Senhor ama também o próximo, mas esse amor precisa ser manifesto em ações.
Não basta dizer que amamos; é preciso mostrar esse amor por meio de ações. O
que você tem feito para demonstrar a sua bondade pelo próximo?
SÍNTESE DO TÓPICO l
A bondade é o nosso firme compromisso
com Cristo para o benefício do próximo.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
Bondade como fruto do Espírito é tradução de uma palavra grega que é
encontrada apenas quatro vezes na Bíblia: agathosune.
Quando comparada com chrestotes
vemos que a bondade é a
prática ou a expressão da benignidade, ou seja, fazer aquilo que é
bom. O termo agothosune só é usado
nos escritos de Paulo nas seguintes passagens; Romanos 14.14; Gaiatas 5.22;
Efésios 5.9; 2Tessalonicenses 1.11.
No primeiro destes textos. Romanos 15.14-16, Paulo reconhece que os
cristãos romanos estão prontos para ministrar uns aos outros e, portanto, os
exorta a ministrar, lembrando-os de sua chamada para ser ministro
(literalmente, servo) de Jesus Cristo. No versículo 16 (NVI), Paulo se compara
a um sacerdote que oferece a Deus os gentios salvos como oferta santificada
pelo Espírito Santo. Em todos estes versículos é vista a expressão da bondade.
Bondade, então, fala de serviço ou ministério uns aos outros, um espírito de
generosidade posto em ação; diz respeito a servir e dar. É o resultado natural
da benignidade — a qualidade interior de ternura, compaixão e brandura. Tudo
isso está resumido na palavra amor. O amor é benigno, que é o oposto do
maligno. O amor é bom, sempre buscando ministrar às necessidades dos outros
(GILBERTO, António. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida do
crente. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 92).
CONHEÇA
MAIS
Bondade
"O
Espírito Santo transmite esta virtude como um fruto, para que cada um do bom
tesouro possa tirar o bem (Lc 6.45). Barnabé foi cheio do Espírito Santo e por
isso se tornou um homem bom (At 11.24). Ele deixou um brilhante exemplo de que
maneira esse fruto se manifesta. O seu coração era aberto para doar (At 4.37).
Ele viu o que a graça de Deus havia operado (At 11.23), por isso conseguiu
ajudar a Saulo (At 9.26-28; 11.25-26)." Para conhecer mais leia. Teologia
Sistemática - Coleção Ensino Teológico, CPAD, p. 28.
II - HOMICÍDIO, A DESTRUIÇÃO DO PRÓXIMO
1. Não matarás.
Em
Êxodo 20.13, temos uma ordem de Deus em favor da preservação da vida. A
ordenança divina é bem clara, de forma que até uma criança pode compreender:
"Não matarás" (Êx 20.13; Dt 5.17). Encontramos, em todo o Pentateuco,
várias advertências a respeito da violência contra a vida. Deus é bom. Por
isso. Ele estabeleceu leis para os homicídios dolosos, ou seja, quando uma
pessoa mata a outra intencionalmente (Dt 27.24,25) e culposos, quando não há
Intenção de matar (Dt 19.4-6). O Senhor Jesus, nosso maior exemplo de bondade e
amor, reforçou a legislação divina ao ensinar que podemos atentar contra a vida
do nosso próximo até mesmo por palavras (Mt 5.21,22). O apóstolo João também
deixa claro que quem aborrece p seu irmão é homicida (1Jo 3.15). Que venhamos a
amar o próximo, cuidar dele e preservar a sua vida, pois esta é a vontade de
Deus para nós.
2. Aborto, a morte de um
inocente indefeso.
Quando
falamos em homicídio, estamos também nos referindo no aborto. Este ato perverso
está Inserido no sexto mandamento, pois é um atentado contra a vida de um
Indefeso, além de ser um ato contra Deus, que é o doador da vida (Is 45.12; Mt
10.28). O aborto, segundo o Código Penal Brasileiro, é também um crime. Embora
faça parte do Código Penal, alguns, erroneamente, acreditam que o aborto deve
ser uma escolha da mulher. Mas o Criador não permite que nós, seres criados,
venhamos a decidir quem deve ou não viver. Deus nos criou, nos conhece e nos
ama desde quando nosso corpo ainda estava sendo formado no ventre de nossa mãe
(SI 139.16).
3. O primeiro homicídio.
Logo
no primeiro livro da Bíblia, Génesis, encentramos o triste relato do primeiro
homicídio depois da Queda (Gn 4.8-11). Caim matou seu irmão porque deixou seu
coração ser dominado pela inveja e o ciúme. O texto bíblico diz que o próprio
Deus amaldiçoou Caim numa forma de punição pelo seu ato (Gn 4.15). Homem algum
pode zombar de Deus, porque todo o pecado tem a sua recompensa (Gl 6.7).
SÍNTESE DO TÓPICO II
O homicídio é a destruição da vida
alheia.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
O
sexto mandamento
"Não
matarás (20.13). 'Assassinar é mais precioso aqui do que 'matar'. A palavra
hebraica rasah é a única sem paralelo
em outras sociedades do segundo milénio a.C. Ela identifica 'morte de pessoas'
e inclui assassinatos premeditados executados com hostil intenção e mortes
acidentais ou homicídios culposo. Dentro da comunidade da aliança, precisava-se
tomar um grande cuidado para que ninguém perdesse a vida, mesmo por acidente. O
termo rasah não é aplicado em mortes
na guerra ou em execuções judiciais" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor
da Bíblia: Uma análise de Génesis a Apocalipse Capitulo por Capítulo. 1.ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2005, p. 64).
Cidades
de Refúgio
Entre
as 48 cidades dadas aos levitas em Israel, seis, por ordem de Deus, foram
indicadas como cidades de refúgio, ou asilo, para o "homicida (Nm 35.6,7).
O próprio Moisés escolheu três delas no lado leste do rio Jordão: Bezer para os
rubenitas, Ramote, em Gileade, para os gaditas; Golã, em Basã, para os
manassitas (Dt 4.41-43). Mais tarde, na época de Josué, as outras três foram indicadas
na parte oeste do Jordão. Elas estavam convenientemente situadas nas regiões
norte, central e sul da terra que habitavam. Seriam construídas e mantidas
abertas estradas para essas importantes cidades (Dt 193).
Em
Hebreus 6.18 está indicado que as cidades de refúgio eram um tipo de Cristo. O
apóstolo faz alusão a isso quando fala daqueles que fugiram procurando um
refúgio, e também da esperança oferecida a eles. Nós procuramos o refúgio em
Cristo, e nele estamos a salvo do Vingador do sangue divino (Rm 5.9) (PFEIFFER,
Charles F (Ed). Dicionário Bíblico Wycliffe. 7.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010,
p. 417-18).
Ill - SEJAMOS BONDOSOS E MISERICORDIOSOS
1. Servindo ao outro com
amor.
Jesus
deve ser o nosso exemplo de serviço e amor. Ele declarou que não veio ao mundo
para ser servido, mas para servir e dar a sua vida por nós (Mt 20.28). Vivemos
em um mundo egoísta, onde as pessoas só querem ser servidas. Por isso,
precisamos, como sal e luz desse mundo, mostrar-lhes o nosso serviço e
compaixão (Mt 5.13,14). Paulo exortou os crentes da Galada para que levassem as
cargas uns dos outros (Gl 6.2). Para realizamos tal ato precisamos amar, pois
levar a carga do outro significa ajudar o irmão que está enfermo, enfrentando
tribulação ou enfrentando necessidade financeira. Você tem ajudado seus irmãos
a carregarem suas cargas ou você tem ainda acrescentado mais peso a elas?
2. Ajudando o ferido.
Vivemos
dias difíceis, nos quais o egoísmo tem imperado em nossa sociedade (2 Tm 3.1).
Precisamos demonstrar ao mundo o amor de Deus mediante as nossas ações enquanto
ainda temos tempo, pois sabemos que, em breve, Jesus virá. Que não venhamos a
agir como o sacerdote e o levita da parábola do Bom Samaritano, mas que sejamos
como aquele que acolhe e ajuda ao ferido (Lc 10.25-37).
3. Ajudando os irmãos.
Paulo
ensinou aos gálatas a fazerem o bem a todos, mas principalmente aos domésticos
da fé (Gl 6.10). Quantos irmãos, em nossas igrejas, estão carecendo de uma
ajuda financeira, de uma oração ou de uma palavra de consolo. Mas, às vezes,
nos tornamos indiferentes à dor do outro e nos esquecemos de ajudar aqueles que
estão perto de nós. Não espere que seu irmão peça a sua ajuda se você sabe que
ele está enfrentando alguma dificuldade e pode ajudá-lo, ajude-o. Também não
espere receber recompensa: faça por amor e bondade. A recompensa virá do Senhor
quando então recebemos os nossos galardões (Mt 10.41,42).
SÍNTESE DO TÓPICO III
O crente cheio do Espírito Santo é
bondoso e misericordioso.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
A história do bom samaritano ensina ao doutor da lei que o seu
próximo é qualquer um que ele encontrar que tenha uma necessidade. Jesus
encerra a história com a pergunta: 'Qual, pois, destes três te parece que foi o
próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? O doutor da lei sabe a
resposta, mas ele não pode deixar de falar a menosprezada palavra 'samaritano'
e ainda querer escolher seu próximo. Por isso ele só se refere a ele como o que
usou de misericórdia para com ele' (v, 37).
A resposta do doutor da lei está correta, porque o samaritano é
aquele que agiu com o próximo. Mostrando compaixão, ele se alinhou com o amor a
Deus e ao próximo. Ao contrário do sacerdote ou do levita, ele se submeteu ao
mandamento de amor que resume toda a lei. Semelhantemente, Jesus quer que o
doutor da lei responda 3 Deus e ao próximo de maneira própria de criança. Ele
lhe fala: 'Vai e faze da mesma maneira', O doutor da lei também pode cumprir a
ordem de amar a Deus e ao próximo satisfazendo as necessidades dos outros a
despeito de raça, cor ou sexo (Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento,
Vol. 1. 4ed, Rio de Janeiro: CPAD, 2009 p. 91).
CONCLUSÃO
Que
possamos demonstrar ao mundo e aos nossos irmãos a bondade de Deus que um dia
foi derramada em nossos corações. Que jamais venhamos aceitar qualquer forma de
homicídio, pois somos novas criaturas e sabemos que Deus abomina tal prática.
PARA REFLETIR
A respeito da bondade que confere vida, responda:
• De acordo com a lição,
defina bondade.
Bondade
é uma qualidade nobre, gerada por Deus, nos corações daqueles que
experimentaram o novo nascimento (Jo 3.3).
• Como a bondade de Deus é
revelada a nós?
A
bondade do Pai pode ser revelada na sua provisão, pois Ele faz com que o sol e
a chuva se levante sobre os justos e injustos (Mt 5.45).
• Cite um exemplo bíblico de
bondade.
Jó
e Dorcas.
• Qual a ordenança de Deus a
respeito do homicídio?
A
ordenança divina é bem clara, de forma que até uma criança pode compreender:
"Não matarás" (Êx 20.13; Dt 5.17).
• Qual o primeiro homicídio
registrado nas Escrituras Sagradas depois da Queda?
Caim
matou seu irmão Abel.
Fonte: Lições Bíblicas de Adultos –
CPAD, 1° TRIMESTRE DE 2017 / Reverberação: www.sub-ebd.blogspot.com