TEXTO
DO DIA
‘Porque
o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim e. com a boca e com os
seus Lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim
[...]."(Is 29.13).
SÍNTESE
A
adoração nasce de um coração que ama a Deus e não de uma relação jurídica
(legal) com o Criador.
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA - Tg 4.11 : A natureza soberba dos legalistas
TERÇA - Am 5.21: Festas
solenes sem pureza de coração são rituais vazios
QUARTA - Is 58.5: Fórmulas
religiosas que para nada servem
QUINTA - Jr 7.4: O
legalismo faz o lugar sagrado virar um amuleto
SEXTA - Mt 23.4: Os
legalistas do período de Jesus
SÁBADO - Cl 2.21: As regras
dos legalistas no tempo de Paulo
OBJETIVOS
• DISCUTIR as origens e
manifestações do legalismo no Antigo Testamento.
• DEMONSTRAR que o Legalismo era
um desafio constante para a Igreja Primitiva.
• REFLETIR a respeito das
atitudes a serem tomadas para evitar o legalismo.
INTERAÇÃO
Prezado (a) professor
(a), chegamos à metade de nosso trimestre Momentos como este são sempre
propícios para realizarmos avaliações, autocríticas e, se necessário, mudanças
de atitudes. Por isso, faça a si mesmo perguntas como:
Minhas aulas são
motivacionais ou monótonas?
Minha linguagem e
didática são adequadas para o nível de meus educandos?
Sou um ótimo educador
para o tipo de jovens do século passado ou consigo transmitir os princípios da
Palavra de Deus de maneira clara para os jovens de hoje?
Partindo das
respostas, que você também pode obter por meio de uma consulta aos próprios
educandos, desde que seja algo feito com naturalidade e espontaneidade por eles
- numa conversa informal antes ou depois da exposição do conteúdo, por meio de
uma pesquisa por escrito -,continue as ministrações das aulas tendo como foco
principal fazer dos instantes destes encontros momentos de crescimento pessoal
e espiritual para cada jovem.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Providencie papel
ofício e lápis de cor. Entregue a cada aluno uma folha de papel e lápis de cor
Dê a eles um comando para desenhar algo (objeto, paisagem) o mais caprichado
possível que eles conseguirem, todavia, informe-os que terão de seguir algumas
regras, pois não será um desenho livre. Abuse no uso das regras, faça com que
os alunos sintam-se 'sufocados’ com o excesso de controle que você terá sobre a
tentativa de desenho deles. Não os permita usar determinadas cores, diga que é
proibido desenhar certas formas ou objetos. Encerre a dinâmica indagando-os
sobre como eles sentiram-se na elaboração dos desenhos. Partindo da fala deles,
leve-os a refletir a respeito dos perigos e prejuízos do legalismo.
Leia também:
TEXTO BÍBLICO
Atos 51-6; 8-10
1 Mas um certo varão chamado Ananias. com
Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade
2 e reteve parte do preço, sabendo-o também
sua mulher; e. levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
3 Disse, então. Pedro Ananias. por que encheu
Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espirito Santo e retivesses parte
do preço da herdade?
4 Guardando-a, não ficava para ti? E. vendida,
não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não
mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e
expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
6 E. levantando-se os jovens, cobriram o morto
e. transportando-o para fora o sepultaram
8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por
tanto aquela herdade? E ela disse; Sim, por tanto.
9 Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre
vós vos concertastes para tentar o Espirito do Senhor? Eis ai à porta os pés
dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10 E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando
os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido.
INTRODUÇÃO
O que é
legalismo? Pode-se definir
legalismo como sendo a postura religiosa que privilegia o cumprimento de regras
e normas como caminho para a obtenção de bênçãos divina, inclusive a salvação.
Dentre os perigos de uma religiosidade legalista está a ilusão de tornar-se uma
pessoa melhor, isto é, alguém superior aos outros pelo simples fato de obedecer
rigidamente um determinado conjunto de ordenamentos religiosos. É a respeito
dos riscos e consequências de uma fé genuína tornar-se legalista que
discutiremos na aula de hoje, partindo de alguns exemplos bíblicos.
I - O
SURGIMENTO DO LEGAUSMO NO ANTIGO TESTAMENTO
1.
Da institucionalização ao legalismo.
Como estudamos na última aula, com o enorme
crescimento do povo de Israel e com o inicio de sua jornada de retorno à Canaã.
a adoração e o louvor dos judeus tiveram que passar por um processo de
organização para melhor desenvolvimento (Êx 19.3-6). Todavia, rapidamente
propagou-se a prática legalista, ou seja, ao invés do povo cumprir as
ordenanças divinas por amor e obediência ao Senhor, parte do povo passou a
executar os mandamentos de maneira mecânica e vazia de intencionalidade ou,
pior ainda, por puro interesse (Nm 141-37). Nem toda institucionalização causa
legalismo, mas todo legalismo é destruidor em qualquer tipo de relacionamento,
especialmente entre os adoradores e Deus.
2.
O legalismo como causa da tragédia na família de Eli.
Um dos primeiros exemplos bíblicos de como o
legalismo pode destruir uma família inteira é o caso da família de Eli (1 Sm
2-4). Os filhos de Eli não respeitavam as ofertas e espaços sagrados em Israel
(1 Sm 2.12-17: 22- 25), eram homens de Belial (1 Sm 2.12). Diante desta situação
Deus usa tanto um profeta anônimo (1 Sm 2.27-36), como o adolescente Samuel (1
Sm 315-18) para declarar aos ouvidos do próprio Eli a indignação de Deus com a
situação, todavia, nada mudou.
O momento mais patente do legalismo da casa de
Eli foi quando seus filhos transportaram a arca da aliança do Senhor para o
meio do campo de batalhas com a intenção de vencerem uma guerra contra os
filisteus (43-5). Houve uma comoção geral entre os guerreiros, isto. entretanto
era pura ilusão. Deus não era a arca. muito menos estava preso dentro dela!
Acreditar que venceriam a guerra simplesmente por terem trazido o objeto
sagrado era puro legalismo; o resultado não podia ser outro: derrota,
extermínio do povo, morte da família sacerdotal e rapto da arca (4.11-22).
3.
A denúncia do legalismo nos discursos dos profetas.
O Antigo Testamento está repleto de discursos
denunciando esta prática de uma religiosidade de fachada. Logo no primeiro
capitulo de sua profecia. Isaias denuncia a hipocrisia religiosa daquele povo
(Is 1.11 - 23) e apesar deles cumprirem várias ações cerimoniais, nenhuma delas
era agradável ao Senhor. Já em Ezequiel 8.1-18. Deus revela ao profeta, através
de uma visão cheia de símbolos, a espiritualidade decadente travestida de
piedade daquela geração. Em Amós 5.21-23, o profeta, que há pouco denominou
ironicamente a classe opressora de 'vacas de ‘Basã’, declara que o simples
cumprimento de cerimónias religiosas não isentava o povo de Deus de sua
responsabilidade social com os pobres e oprimidos. Religião que declara servir
a Deus, mas é incapaz de servir ao próximo, é puro legalismo.
O Pense!
O excesso de cuidado no conhecimento e
cumprimento de determinadas normas e regras religiosas pode nos levara esquecer
qual deve ser a finalidade maior destas: auxiliar-nos a diariamente
tornarmo-nos a imagem e semelhança do Pai.
O Ponto
Importante
Se sua fé tem se reduzido a mera observância
de regras, de tal forma que sua relação com Deus já abandonou um caráter
filial, por meio de seu amor integral e desinteressado ao Pai. e tem se tomado
algo legal - onde você exige dEle as recompensas de sua suposta obediência - você
tomou-se legalista.
II - A
LUTA CONTRA O LEGALIS- MO NA IGREJA PRIMITIVA
1.
O legalismo como herança do farisaísmo na Igreja Primitiva.
O cristianismo, apesar de ter rapidamente
atingido o mundo gentio, especialmente através de Paulo, teve em seu surgimento
forte adesão de judeus. Uma das mais tradicionais seitas judaicas daquele
momento histórico eram os fariseus (literalmente, 'separados’).
A característica marcante deste grupo era a
rigidez com que eles cumpriam a Lei (Mt 23.23) chegavam até a exceder-se no
cumprimento de alguns pontos dela (Lc 18.12). Quando esse conjunto de pessoas
ingressou no cristianismo, trouxe junto suas tradições legalistas, dentre as
quais estava a circuncisão para os cristãos não-judeus, assim como o
cumprimento de todo o restante da Lei. É claro que o conjunto de exigências
deste grupo de novos convertidos colidia diretamente com o discurso da graça,
do amore da misericórdia, proposto e vivenciado por Jesus e os seus discípulos
(Mt 9.13).
2.
A rejeição do legalismo entre os primeiros cristãos.
Não houve negociação entre os líderes da
Igreja Primitiva. O legalismo deveria ser radicalmente rejeitado. Os apóstolos
ratificaram que a salvação é obra exclusiva da morte vicária de Jesus e que por
isso nenhum fardo deveria ser posto sobre os irmãos gentios. O Cristianismo já
nasceu com a pretensão de acolher toda a humanidade: deste modo não era
simplesmente mais uma seita judaica e por isso não necessitava submeter-se às
tradições culturais daquele povo. Paulo, em vários momentos de seu ministério,
denunciou a inutilidade do legalismo dos judaizantes - judeus convertidos ao
cristianismo que exigiam dos gentios o cumprimento de práticas culturais e
cerimoniais do judaísmo para garantir-lhes a salvação (Gl 2.14-17: Fp 3.1-3; Cl
2.16-23: Tt 1.10-16).
3.
As distorções teológicas do legalismo.
O legalismo. no intuito de desenvolver uma
piedade comprometida, cria sérios problemas doutrinários. Por exemplo, se
alguém condiciona a salvação a algo além do sacrifício de Jesus - rituais (Mt
151-9), obediência a normas humanas (Gl 5.1-6), boas obras (Ef 2.8-10) - essa
pessoa está usurpando a centralidade de Cristo na obra salvífica. O legalista,
arrogantemente, entende-se como alguém apto para julgar a espiritualidade dos
outros (Tg 4.12). Não devemos ser juízes de ninguém (Lc 6.37). só há um Juiz
(Is 33.22: Jr 1120). nossa missão é ser suporte para os mais fracos (Rm
141-23). O legalismo transforma a ética cristã, encarnação histórica do amor
(Mt 712). em um conjunto vazio de cumprimento de regras que para nada serve (Mc
77-9)
O Pense!
Você é um legalista? O legalista,
arrogantemente, entende-se como alguém apto para julgara espiritualidade dos
outros.
O Ponto
Importante
Misericórdia para com os doentes
espiritualmente não significa conivência com seus atos.
III -
COMO SUPERAR O LEGALISMO
1.
Retornando a centralidade de Cristo em nossa fé.
Não existem amuletos mágicos (sal, copo com
água. arca da aliança) ou rituais de invocação da divindade (sete vigílias,
sete salmos, sete hinos de sangue) no Cristianismo. O centro de nossa fé é
Cristo Jesus (Cl 127).
O legalismo somente será superado quando, sem
medo algum, voltarmos a pregar e viver a mais simples verdade do Evangelho: a
morte e ressurreição de Cristo é a garantia da nossa salvação (Rm 8.31-39). Se
for salvo, vivo para Ele (Fp 121): se congrego numa Igreja é para
aperfeiçoamento do "corpo” dEle (do qual eu faço parte - Ef 412.13); se
pratico boas ações é para que o nome dEle seja glorificado (1 Pe 2.11.12). Não
devemos ter medo de supostas maldições ou ‘retaliações divinas’. Cristo não é
Baal - um deus melindroso - Ele nos ama e tudo que Ele faz é para abençoar-nos
(Ef 13-10).
2.
Amando mais as pessoas que a religião.
Cristianismo não é religião - cheia de
protocolos e cerimónias - antes é relacionamento puro, direto e genuíno com
Deus. Se em alguma circunstância da vida você estiver diante de um suposto
dilema entre salvar a vida de alguém ou cumprir uma regra religiosa, não pense
duas vezes, salve a vida desta pessoa. Porque alguém deve fazer isso?
1) Por que em seu lugar Cristo faria o mesmo,
na verdade Ele já fez (Jo 5.1-15; 8.1-11);
2) Porque o cerne do cristianismo não é cumprir
regras, mas amar a Deus, amando a si mesmo e as pessoas ao nosso redor; 3)
Algumas religiões fazem guerra e matam pessoas. Jesus veio para dar a sua vida
e ninguém foi capaz de convencê-lo do contrário (Jo 10.17.18).
3.
Vivenciando a liberdade proporcionada pelo Espirito de Deus.
A Bíblia é clara: onde está o Espirito do
Senhor, ai há liberdade (2 Co 3.17). Somos livres do pecado, livres para adorar
a Deus e para ter uma vida santa, e servir de exemplo ao mundo daquilo que Deus
pode fazer na vida de um ser humano.
O Pense!
Adoração não é reprodução mecânica de palavras
ou ações.
O Ponto
Importante
Adoração não produz ódio. Alguém por
ignorância pode não gostar de nossa fé ou até mesmo de nós, todavia, nosso
louvor a Deus nunca pode ser fonte de discriminação ou maldade.
SUBSÍDIO
Judeus cristãos eram chamados 'judaizantes'.
porque eles criam que todo aquele que recebesse o evangelho deveria se
converter ao judaísmo e guardar a lei de Moisés, particularmente a circuncisão.
O ensino dos judaizantes cria divisão na Igreja. Eles entram num espirito de
exclusivismo judaico e pronunciam que os crentes gentios incircuncisos não são
salvos, e que a fé em Cristo não é o bastante para a salvação. Estes agitadores
dogmaticamente insistem que a circuncisão deve ser acrescentada á fé no Salvador.
O esforço para judaizar a Igreja cria
acalorado debate e tem o potencial de dividir a Igreja em duas facções. uma com
sede em Jerusalém e outra. em Antioquia. A integridade do evangelho e a unidade
da Igreja estão em jogo.
A palavra traduzida por 'não pequena
discussão' (stasis) significa literalmente 'insurreição, facção. discórdia', ao
passo que a palavra traduzida por 'contenda' (zetesis) quer dizer 'disputa,
discussão’. Estas duas palavras descrevem uma situação dominada por conflito
que é provocada por raiva, desunião e discussão" (ARRINGTON. F. L;
STRONSTAD. R Comentário Bíblico Pentecostal. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2006.
p.709).
CONCLUSÃO
O legalismo é uma antiga doença que tenta
atacar o povo de Deus. Desde o Antigo Testamento até nossos dias a sedução de
fazer da fé um aglomerado de proibições, prescrições e juízos é algo tanto real
quanto perigoso. Por isso, devemos cada vez mais nos empenharmos para desenvolver
um relacionamento vivo, íntimo e pessoal com Deus, livre o suficiente para
expressarmos a sinceridade de nossos corações.
HORA DA
REVISÃO
1.
A partir dos seus conhecimentos e das discussões em sala de aula defina o que é
legalismo.
Pode-se definir legalismo como sendo a postura
religiosa que privilegia o cumprimento de regras e normas como caminho para a
obtenção de bênçãos da divindade, inclusive a salvação.
2.
Apresente episódios bíblicos onde fica bastarte claro a manifestação de uma
religiosidade legalista (No minimo dois no AT e outros dois no NT).
AT - Precipitação dos Filhos de Eli (I Sm
2-4); Contemporâneos de Amós (Am 5). NT - Discussões no Concilio de Jerusalém
(At 15): Judaizantes nas igrejas da Galácia (Gl 2).
3. Oue
tipos de problemas ou contradições de natureza teológica o legalismo pode
trazer.
Defesa da salvação a partir da obediência a
regras humanas: distorção dos princípios éticos, divisão das pessoas entre
puros e impuros segundo as normas da religião.
4.
Como podemos superar o legalismo?
Resposta Pessoal (Sugestão criação de regras
quanto a tipos específicos de ritmos ou canções na igreja).
5.
Que ações podem ser tomadas para combatera espiritualidade legalista?
Retornando a centralidade de Cristo em nossa
fé; Amando mais as pessoas que a religião: Vivenciando a liberdade
proporcionada pelo Espirito de Deus.
Fonte: Lições Bíblicas de Jovens, 4° trimestre de 2016
Editora: CPAD