Classe: de Adultos
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13 de Março de 2017
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Lições Bíblicas CPAD – Revista do Professor
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Texto
Áureo
"Melhor é o longânimo
do que o valente, e o que governa o seu espirito do que o que toma uma
cidade."(Pv 16.32)
Verdade
Prática
A
temperança ajuda o crente a ser moderado em todas as áreas e circunstâncias da
vida.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda – Rm 6.12: Temperança
sobre o corpo
Terça – Tg 3.2: Temperança
sobre a língua
Quarta – 2Pe 11.5,6: Temperança
e domínio próprio
Quinta - Pv 23,2: Temperança na
alimentação
Sexta – Tt 2.2: Temperança
na terceira idade
Sábado- Gl 5.22: Temperança,
fruto do Espírito
LEIA TAMBÉM:
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1João
2.12 - 17
12 Filhinhos, escrevo-vos,
porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.
13 Pais, escrevo-vos, porque
conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque
vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.
14 Eu vos escrevi, pais,
porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens,
porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
15 Não ameis o mundo, nem o
que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 Porque tudo o que há no
mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da
vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 E o mundo passa, e a sua
concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
HINOS SUGERIDOS: 3, 8, 97 DA HARPA CRISTÃ
OBJETIVO
GERAL
Mostrar que a temperança ajuda o crente a ser moderado em
todas as circunstâncias.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
I. Saber que
a temperança nos ajuda a ter o domínio das inclinações carnais;
II. Mostrar que
a prostituição e a glutonaria são um descontrole da natureza humana;
III. Compreender que
o crente precisa viver em santidade, deixando os excessos.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje estudaremos a temperança,
fruto do Espírito, em contraposição a prostituição e a glutonaria, obras da
carne. Como crentes precisamos ter uma vida moderada, equilibrada e santa. A
prostituição e a glutonaria são um pecado contra o nosso corpo, que é morada do
Espírito Santo. Tudo que agride o nosso corpo é pecado, pois fere e macula a
morada de Deus. Jamais podemos nos esquecer que o nosso corpo é habitação do
Espírito Santo, por isso, precisamos cuidar bem dele evitando tudo que possa
manchá-lo e fazê-lo adoecer.
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, veremos que o crente deve ser livre de qualquer intemperança. Ele
precisa ter o fruto do Espírito Santo, vivendo com equilíbrio, em tudo sendo
moderado a fim de que o nome do Senhor seja exaltado mediante suas ações.
Estudaremos a temperança como um dos aspectos do fruto do Espírito em oposição
à glutonaria e à prostituição.
I. TEMPERANÇA, O DOMÍNIO DAS INCLINAÇÕES
CARNAIS
1. Vivendo de modo sóbrio.
Podemos
comparar o crente que vive segundo a carne, dominado pela velha natureza, a um
vulcão ativo que está sempre prestes a entrar em erupção. O que o vulcão lança
de seu interior? Gases venenosos, lava incandescente e fogo. A erupção pode
devastar cidades inteiras e fazer milhares de vítimas. Assim é o crente que não
tem o fruto do Espírito. Do seu interior, procede somente aquilo que é mau (Lc
6.45). Precisamos ser comedidos em nossas palavras e atitudes, procurando ser
cheios do Espírito Santo diariamente (Ef 5.18). Fomos salvos pela graça divina
e essa graça nos ensina a rejeitar as obras da carne e a vivermos de modo
sóbrio, justo e piedoso (Tt 2.11).
No
grego, a palavra temperança é enkráteia,
que significa autocontrole, disciplina (2 Pe 1.6; Tt 1.8). Este vocábulo é
também utilizado por Paulo para tratar a respeito da pureza sexual (1Co 7.9).
Já em 1Coríntios 9-25, ele é empregado para destacar a disciplina de um atleta.
Paulo desejava que os crentes entendessem que é o Espírito Santo que nos ajuda
a ser disciplinados e comedidos. Com a ajuda de Deus, Paulo tinha suas vontades
e desejos em sujeição (1Co 9.27). Talvez você pense que as palavras mansidão e
temperança sejam sinónimas, porém existe diferença entre elas. Mansidão é saber
se controlar em um momento de ira, ou irar-se no momento certo. Já a temperança
está relacionada à questão do impulso sexual, glutonaria e às questões da
carne.
PONTO CENTRAL
O crente precisa viver de modo moderado.
2. Temperança e qualidade de
vida.
Temperança
significa ter controle sobre seus desejos e atitudes. Quem tem temperança tem
qualidade de vida. Deus não proíbe você de comer, beber e ter uma vida de
conforto e felicidade. Contudo, Ele deseja que vivamos de modo sóbrio e
equilibrado. Uma pessoa que tem domínio próprio sabe se controlar em toda e
qualquer situação. Por não terem a temperança como fruto do Espírito, muitos
estão vivendo sem pudor, cometendo toda a sorte de excessos, envergonhando o
nome de Cristo e a Igreja do Senhor. Sabemos
que o que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é
espírito, logo vive de modo equilibrado e não tem prazer nas concupiscências
desse mundo (Jo 3.6). Precisamos diariamente nos encher rio Espírito Santo para
não cumprirmos os desejos da carne (Gl 5.16). As obras da carne são conhecidas,
e sua mortificação só é possível quando somos completamente dominados pelo
poder do Espírito Santo.
3. A temperança na vida de
Cristo.
Jesus
se fez homem e habitou entre nós (Jo 1.14), mas Ele não pecou e jamais experimentou
as obras da carne. Jesus era cheio do Espírito Santo (Lc 4.18), razão pela qual
pôde venceras as tentações carne, do mundo e do Diabo (Hb 4.15). A velha natureza
deseja o que é desse mundo: comida, bebida e prazeres pecaminosos. Porém,
quando vivemos orientados e guiados pelo Espírito, somos equilibrados e não deixamos
que as paixões carnais nos vençam.
SÍNTESE DO TÓPICO l
A temperança, fruto do Espírito, nos
ajuda a termos domínio contra as inclinações carnais.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
A palavra grega egkrateia
significa 'temperança' ou 'domínio próprio' até sobre paixões sensuais. Inclui,
portanto, a castidade. Essa ênfase não aparece nos textos de Romanos 12 e
1Coríntios 12—14. Por outro lado, o contexto anterior oferece um tratamento
completo do assunto. Em Efésios 4-17-22, a vida nova é contrastada nitidamente
com a antiga. A imoralidade não tem lugar na vida de uma pessoa que procura ser
vaso de bênçãos nas mãos de Deus. Se o viver santo não acompanhar os dons, o
nome de Cristo é envergonhado. O ministério verdadeiramente eficaz perde seu
impacto. Os milagres talvez continuem durante algum tempo, mas Deus não recebe
nenhuma glória. Os milagres não garantem a santidade, porém a santidade é vital
para o verdadeiro ministério espiritual (HORTON, Stanley H. Teologia Sistemática:
Uma perspectiva pentecostal 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 492).
II - PROSTITUIÇÃO E GLUTONARIA, O DESCONTROLE
DA NATUREZA HUMANA
1. Fugi da prostituição.
O
vocábulo prostituição no grego é porneia
e significa imoralidade, relações sexuais ilícitas. Como novas criaturas,
precisamos abster-nos da prostituição e de todo o tipo de infidelidade
conjugal. Vivemos em uma sociedade que aceita e propaga o sexo antibíblico e
profano. Não podemos nos conformar com esse mundo e não podemos jamais esquecer
de que devemos ser "sal" e "luz" neste mundo (Mt 5.13-16;
Rm 12.2).
2. A disciplina em casos de
prostituição.
Paulo
teve sérios problemas com a imoralidade na igreja em Corinto (1Co 5.1). Um dos
crentes estava mantendo relacionamento sexual com sua madrasta. O apóstolo
tratou esse caso de imoralidade com seriedade e temor. O pecado precisa de
disciplina, pois, caso contrário, haverá a corrupção generalizada (vv. 6-8). O
propósito da disciplina não é humilhar ou ferir aquele que pecou, mas preservar
a pureza moral na igreja. A Palavra de Deus nos adverte a fugir da
prostituição: "Fugi da prostituição [...]" (1Co 6.18). Nosso corpo
pertence ao Senhor, pois Ele nos criou (1Co 6.13). Que jamais venhamos a usar
nossos membros para a prostituição, mas para manifestar a glória de Deus.
3. A glutonaria e seus
males.
Glutão
é aquele que come em excesso e com voracidade. Tal atitude revela falta de
equilíbrio espiritual e emocional. Até mesmo na hora de nos alimentarmos
precisamos ter parcimônia.
Enquanto
a prostituição é um pecado com o corpo, a glutonaria é um pecado contra o
corpo. Salomão adverte aos que comem em excesso (Pv 23.2). Nosso corpo é templo
do Espírito Santo, por isso, precisamos cuidar bem dele, tendo uma alimentação
saudável e equilibrada (1Co 6.19). Muitos estão enfrentando sérios problemas de
saúde porque não foram equilibrados em sua alimentação. Sabemos que a gordura,
o sal e o açúcar em excesso trazem sérios prejuízos para a nossa saúde. Porém,
muitos continuam a ingerir tais alimentos, mesmo sabendo que trarão sérios
prejuízos à saúde. Muitos maltratam o corpo e depois ficam a clamar a Deus por
um milagre. Façamos a nossa parte.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A prostituição e a glutonaria, obras da
velha natureza, são um descontrole da natureza humana.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Prostituição
A Bíblia defende consistente mente a pureza moral e mantém urna
posição firme contra a prostituição de qualquer tipo. Várias proibições podem
ser encontradas na lei mosaica (Lv 19.29; 21.7,14; Dt 22.21). O livro de
Provérbios está repleto de advertências àqueles que desejam procurar
prostituías. Os mesmos riscos eram enfrentados pelos crentes do Novo
Testamento, pois vários cultos da fertilidade ainda prevaleciam no Império
Romano e o aspecto geral da moralidade no primeiro século era bastante baixo. A
proibição contra a prostituição era incluída nas proibições gerais sobre os
relacionamentos sexuais ilícitos, claramente expressas no Novo Testamento
(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro; CPAD, 2009, p. 1254).
Glutonaria
"Truphe,
'luxo, suntuosidade, afetação, diversão, festança, folia', é encontrado em 2 Pe
2.13 ('deleites', literalmente, 'contando se divertir no o prazer'). Em Lucas
7.25, é usada com preposição em, 'em', e traduzido
por
delícias'.
Komos,
'divertimento, folia, pândega, orgia', a concomitância e consequências da
bebedeira, é traduzido no plural em Romanos 13.13; Gl 5.21 e 1Pe 4.3
(glutonarias).
Gaster
(glutão) denota "barriga. É usado em Tito 1.12, com o adjetivo argos ‘ocioso’, preguiçoso', metaforicamente, para significar
glutão; em outro lugar ocorre em Lucas 1.31.
Ill - VIVENDO
EM SANTIFICAÇÃO E DEIXANDO OS EXCESSOS
1. Agradando a Deus em tudo.
Pela
graça de Jesus, somos salvos e já experimentamos a regeneração. Como novas
criaturas, precisamos viver de modo a agradar ao Senhor. Seja santo na sua
maneira de vestir, falar, comer, em seus relacionamentos, etc. Quem ama a Deus,
deseja agradá-lo em tudo e tem prazer cm cumprir a sua lei.
A
Bíblia diz que nos últimos dias, por aumentar a iniquidade, o amor de muitos
esfriaria (Mt 24.12). É o que temos visto. Falta amor genuíno para com o Pai e,
logo, também falta santidade, moderação e bom senso.
2. Santificação.
Que
venhamos abandonar o pecado e buscar a santificação, pois sem ela não poderemos
ver ao Senhor (Hb 12.14). Quando falamos em pecado, em geral, as pessoas pensam
logo em adultério, homossexualismo e roubo. Mas pecado significa tudo o que não
agrada a Deus. O Senhor deseja que tenhamos uma vida santa, produzindo o fruto
do Espírito. Vida santa significa honrar o próprio corpo, evitando os pecados
sexuais: "Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e
honra" (1Ts 4.4). É importante ressaltar que "vaso" neste
contexto significa o corpo do crente. O sexo entre os cônjuges não é pecado,
mas precisamos compreender que nossos corpos são santos. Marido e a esposa
precisam respeitar um ao outro e cuidar um do outro.
3. Deixando os excessos.
Viver
de maneira que agrade a Deus é difícil, mas é possível. É possível porque não
estamos sozinhos. O Espírito Santo, que habita em nós, deseja nos ajudar a
abandonar todo excesso e todo o pecado. Ele nos ajuda a ter uma vida
equilibrada, sadia e santa.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Precisamos viver em santidade, deixando
os excessos, em todas as áreas da nossa vida, de lado.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
Embora vivessem numa sociedade onde o pecado sexual era comum e
aceitável, os apóstolos não transigiam com a verdade e a santidade de Deus. Não
rebaixaram os padrões morais para acomodá-los às ideias e tendências daquela
sociedade. Sempre que se deparavam com baixo padrões morais em alguma igreja (
Ap 2.14,15,20), repreendiam-na e procuravam corrigi-la. Considerando padrões a
baixa moralidade que prevalece em nossos dias, precisamos de dirigentes do tipo
dos apóstolos, para conclamar a igreja a obedecer aos padrões divinos de
retidão (Bíblia de Estudo Pentecostal, Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1847).
CONCLUSÃO
A
temperança, como fruto do Espírito Santo, nos ajuda a ter uma vida disciplinada
e feliz. Que venhamos ser cheios do Espírito, aprendendo com Ele a disciplina
espiritual em todas as áreas de nossa vida.
PARA REFLETIR
A respeito de vivendo de forma moderada,
responda:
• De acordo com a lição,
como devemos viver?
Devemos
viver de modo sóbrio, santo.
• Qual a palavra utilizada
no grego para temperança e qual o seu significado?
No
grego, a palavra temperança é enkráteia,
que significa autocontrole, disciplina.
• Qual a diferença entre
mansidão e temperança?
Mansidão
é saber se controlar em um momento de ira, ou irar-se no momento certo. Já a
temperança está relacionada à questão do impulso sexual, glutonaria e as
questões da carne.
• Qual a recomendação de
Salomão para o glutão?
"E
põe uma faca à tua garganta, se és homem glutão" (Pv 23.2).
• Relacione alguns males da
glutonaria.
É
obra da carne, pecado contra Deus. Pode causar obesidade, hipertensão,
diabetes, etc.