Obs. Lições Bíblicas – CPAD – 4° trimestre de 2016 –
Classe: Jovens
TEXTO DO DIA
"Jesus
respondeu e disse- lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz:
Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (Jo Jo 4.10)
SÍNTESE
Adorar
a Deus é o mais nobre privilégio que o Pai concede- nos Por isso. faça-o com
todo o zelo. fervor e empenho de sua alma; sabendo que adorar a Deus é
conhecê-lo.
AGENDA DE
LEITURA
SEGUNDA - Jo 4.9: 0 trauma
sociocultural
TERÇA - Jo 4.10: A
ignorância da mulher
QUARTA - Rm 10.14
A
impossibilidade de uma fé genuína em virtude da ignorância
QUINTA - At 17.23: Os
atenienses e o deus desconhecido
SEXTA - Jo 4.23: A
revelação da essência da adoração
SÁBADO - Jo 4.42: As
consequências da verdadeira adoração
VEJA
TAMBÉM:
• IDENTIFICAR as características
de quem não adora a Deus.
• ANALISAR o perfil do
verdadeiro adorador.
• APONTAR as consequências da
adoração para a vida daquele que tem esta experiência
INTERAÇÃO
Caro (a) educador (a) cuidado para não deixar sua aula cair no
erro da repetitividade. Nosso tema geral é "louvor e adoração",
todavia, esta temática possui vários desdobramentos, pode ser analisada sob
várias outras perspectivas além daquelas que aqui abordamos. Lembre-se, o
espaço para desenvolvimento e escrita de cada lição é limitado, mas sua
criatividade e amor pela educação espiritual de seus jovens não. Faça as
devidas adaptações a sua realidade, dê ênfase ou insira outras questões,
conforme a necessidade de seus educandos.
Este conjunto de lições não é uma ‘camisa de força para tolher
seu ministério, antes, é um material didático, ou seja, é algo para apoiar
você; é um caminho previamente traçado, uma clareira aberta na 'selva de
discussões’ da sociedade atual existente exclusivamente para auxiliar e
abençoar sua tão nobre tarefa de educar jovens para o futuro e bem-estar da
Igreja.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Você
vai precisar de vendas para os olhos. O objetivo é submeter os educandos a uma
situação de estranheza, assim como a vivida pela mulher samaritana no contexto
a ser estudado na lição de hoje. Selecione de dois a cinco educandos, vende-os
e peça para que eles sigam as instruções que serão dadas.
A
intenção das instruções que você dará é gerar estranheza ou resistência nos
alunos, para tanto use a criatividade: peça que os vendados abracem alguém que
está a sua frente; oriente-os a dar seus calçados para alguém, sabendo que eles
poderão ser escondidos; solicite que eles escolham alguém para trocarem de lugar
com eles: peça que eles façam um bonito desenho, etc. Ao final, reflita com
seus alunos a respeito de como é difícil fazer algo quando não se tem certeza
do que deve ser feito ou quando é algo relacionado a alguém que não se conhece
previamente.
TEXTO
BÍBLICO
João 4.19-24
19
Disse-lhe a mulher; Senhor, vejo que és profeta.
20
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde
se deve adorar.
21
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em
Jerusalém adorareis o Pai.
22
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem
dos judeus
23
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em
espirito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem
24
Deus é Espirito, e importa que os que o adoram o adorem em espirito e em
verdade.
INTRODUÇÃO
O
episódio da mulher de Samaria pode ser tomado como uma imagem da condição
espiritual de muitas pessoas na época de Jesus e ainda hoje há pessoas que
elegem lugares, outras pessoas e até elas mesmas como elementos dignos de
adoração A ignorância é um perigoso estado para aquele que busca a Deus
I - O ESTADO DAQUELES QUE DESENVOLVEM UMA INADEQUADA
ADORAÇÃO
1. A ignorância cega
a razão e o coração.
Sicar,
cuja localização exata é desconhecida, ficava numa região árida. Ao meio-dia,
horário do encontro da mulher com Jesus, o clima é extenuante. O Mestre aguarda
seus amigos que foram à procura de alimentação; o pedido por água - ainda que
estranho em nossos dias de violência e individualismo -. era uma prática
corriqueira naquela época A mulher, fundamentada em seu preconceito, nega o
pedido. Como alguém, que inclusive afirmará que adora a Deus (v.20),poderia ser
tão insensível à necessidade do próximo? Está é a desprezível consequência que a
ignorância espiritual causa: dureza de coração (Is 46.12; Ez 2.4)
Note-se
assim que a falta de um conhecimento verdadeiro de Deus pode. rapidamente,
transformar indiferença em conivência com o sofrimento alheio. Quem conhece a
Deus não negará um copo de água fria a nenhum dos filhos dEle (Mt 10.42).
2.O pragmatismo
toma-se o objetivo do culto.
A
ausência de um conhecimento verdadeiro sobre quem é Deus e sua obra, conduz os
indivíduos a perderem a percepção de uma existência além do imediatismo da
vida, ou seja, de um pragmatismo existencial (Is 22.13; 1 Co 15 32).
Para
estas pessoas, aqui representadas pela mulher de Samaria, a solução de seus
problemas mais urgentes é a razão de ser de qualquer culto, louvor ou relacionamento
com Deus. Na verdade, para esse tipo de pessoa, Deus só ‘serve" para
resolver os problemas do momento. Para a mulher, alguém que a auxiliasse a ter
água com facilidade (Jo 415), de modo que ela não necessitasse mais expor-se
como fazia todo meio-dia. seria alguém digno de ser. no mínimo, seguido, quem
sabe até adorado.
3. A normalização do
pecado.
Todos
somos pecadores, todavia lutamos diariamente para que o pecado não nos domine
(Gn 4.7; Rm 3.23; 6.14). Aqueles que não mantêm um relacionamento pleno e
consciente com Deus. "domesticam" o pecado e fazem dele algo próprio
de suas vidas. Aquela mulher já havia mantido cinco outros relacionamentos, e
agora estava numa sexta aventura amorosa ilicitamente (v.18). Mesmo assim, ela
se considerava uma adoradora de Jeová.
II- A VERDADEIRA ADORAÇÃO
1. A adoração é algo
consciente.
Um
dos primeiros fatos que denunciam a fragilidade da fé da mulher que conversa
com Jesus é sua incerteza sobre onde adorar (v.20). A pergunta sobre "onde
adorar?", traz consigo implícitas outras questões: "Como
adorar?" e "Quem adorar?" Pode-se assim concluir que a
espiritualidade daquela mulher era algo que refletia muito mais a reprodução de
comportamento cultural do que uma ação consciente. Somente é possível prestar o
verdadeiro louvor a Deus se, pelo menos, soubermos quem Ele é. Logo. a adoração
não pode resumir-se a um simples êxtase ou um impulso irracional em busca do
desconhecido.
A
oração de Jesus em João 17 é um maravilhoso exemplo de que um dos fundamentos
da adoração é uma relação consciente com o Pai. um processo gradual e
espiritual de conhecimento em amor (Jo 17.24 25).
2. Adorar em espirito
e em verdade.
A
vivência da adoração não é algo limitado a um aspecto físico - um determinado
local, por exemplo -. muito menos pode ser fundamentada sobre opiniões ou
tradições míticas. A verdadeira adoração é ‘em espirito", ou seja, é uma
experiência que tem seu nascedouro no interior do homem, que mobiliza partes do
ser homem que foram criadas por Deus para serem canal de comunicação entre o
Criador e seus filhos (Pv 20.27). Além disso o louvor a Deus deve ser "em
verdade", isto é, por meio de uma "revelação" - que é o
significado imediato da palavra grega (aletheia)
(2 Co 13.8). A verdade na vida de um adorador implica uma vida entregue
realmente aos cuidados de Deus, onde Ele tem total comando, e onde é adorado
não apenas nos momentos de comunhão do culto, mas também nos momentos da vida
comum, como trabalho, estudos, família e demais relacionamentos onde Deus
também deve se manifestar.
3.
Adoração como uma urgência.
Jesus não mediu palavras e disse à mulher que o
tempo para a vivência de uma verdadeira adoração já havia chegado (v.21). O
erro daquela mulher, que é o mesmo de muitas pessoas ainda hoje. foi imaginar
que o louvor ao Pai era algo apenas para um momento especifico ou para um tempo
futuro. Não há mais tempo a perder, o desenvolvimento de uma vida de adoração é
algo urgente, uma viva necessidade da Igreja para o tempo que se chama hoje!
Infelizmente em muitas igrejas o tempo da adoração tem sido consumido por
infindáveis, e muitas vezes dispensáveis, avisos; já em outras comunidades é a
má gerência do tempo de acontecimento do culto (atraso para começar, demorar
para execução dos louvores, hiatos de continuidade) que atrapalham a adoração.
Cada instante de nossas vidas, especialmente aqueles que dedicamos a Deus na
igreja, precisam ser bem aproveitados.
III - OS EFEITOS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO
1. Compreensão da
adoração como comunhão com Deus.
Antes
de assimilar o verdadeiro conceito de adoração, a mulher estava preocupada com
o protocolo certo a seguir deveria adorar no Templo em Jerusalém ou em Siquém,
no monte Gerizim (v.20)? Após a percepção de que Jesus não era um profeta
qualquer (v.ig). mas o próprio ungido de Deus enviado a terra (v.26), a mulher
quebra todos os protocolos culturais e sociais, chama os habitantes da cidade a
virem conhecer aquEle que os judeus, mas também os samaritanos esperam, o
Cristo (v.29).
2. O desejo de
partilhar o conhecimento de Deus.
A
aproximação entre a mulher de Sicar e Jesus foi inicialmente turbulenta e cheia
de rancores culturais (ela era samaritana. Jesus judeu; ela uma mulher de vida
complicada. Jesus um santo homem). Contudo, após o esclarecimento sobre a
pessoa e natureza da missão de Jesus, a mulher não conseguiu conter-se. e
pessoalmente foi compartilhara maravilhosa revelação a que teve acesso com seus
conterrâneos.
3. Tornar-se
inspiração para a vida de outros.
Num
mundo tão repleto de exemplos negativos, devemos nos empenhar em ter uma vida
de adoração ao Pai. e por meio desta, tornarmo-nos exemplo para nossa geração.
A mulher pode ouvir, dos habitantes de sua vila. que a fé em Jesus que ela
inicialmente testemunhara, tornara-se uma viva consciência espiritual em cada
pessoa daquele vilarejo. A adoração não nos torna escandalosos, de modo a
afastar pessoas de Cristo; ao contrário, a fé no Salvador é algo tão poderoso e
transformador do caráter de uma pessoa que esta passa a ser exemplo e
inspiração a todos aqueles que o cercam (At 9.19-21).
SUBSÍDIO 1
Sabemos muita coisa a respeito da mulher junto ao poço. No
oriente, a hora de pegar água no poço era a ocasião em que as mulheres de uma
comunidade reuniam-se para conversar, enquanto se dirigiam ao poço. voltavam
dele, ou esperavam a retirada de cada jarro de água. Mas a mulher de nossa
história vem sozinha. Evidentemente, alguma coisa a separou das outras mulheres
da cidade, e fez dela uma pessoa socialmente proscrita. E sabemos mais. Nenhuma
mulher naquela cultura falaria com um homem sem que seu marido estivesse
presente. Jesus também sabia disso, por isso seu pedido vai chamar teu marido’
(416) tinha a intenção de confronto. Mas não há indicações culturais para o
fato de que ela tivesse tido cinco maridos e agora estivesse vivendo com outro,
sem estar casada. Assim estendemos sua surpresa quando Ele, homem judeu, é
condescendente em falar com uma samaritana- E os discipulos ficaram surpresos
por encontra-lo dialogando com uma mulher sozinha. [...] Muitas pessoas
evitadas por outras estão esperando que nos aproximemos delas. Como Jesus, nós
podemos reconhecer o pecado nos outros, sem acusar nem condenar' (RICHARDS.
Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento 3 ed. Rio de
Janeiro: CPAD. 2008. p. 206).
SUBSÍDIO 2
"Muitas vezes. João registra declarações depreciativas,
sarcásticas ou céticas que as pessoas fazem sobre Jesus. Em João 4.12, por
exemplo, a mulher samaritana pergunta ‘És tu maior do que Jacó. o nosso pai,
que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?'
Essas afirmações, como meio de ironia, são verdades ou mais relevantes do que o
orador percebe no momento em que o profere. Contudo, o leitor do Evangelho,
tendo a essa altura, pelo menos, alguma noção de quem è Jesus, percebe que a
afirmação é verdade e pode sancioná-la.
No caso da passagem 4.12. Jesus, de fato, é maior que Jacó.
[...] Em João 4. Jesus, no diálogo com a mulher samaritana, faz uma declaração
a respeito da natureza de Deus. 'Deus é Espirito, e importa que os que o adoram
o adorem em espirito e em verdade’ (v 24). Embora nenhum desses dois usos da
palavra ‘espirito’ aludam diretamente ao Espirito Santo, a noção de que a
adoração deve acontecer em espirito e verdade pressupõe a atividade do Espirito
da verdade que leva o crente à verdadeira adoração’ (ZUCK. Roy. Teologia do
Novo Testamento. 1.ed Rio de Janeiro: CPAD. 2008. pp.190.221).
CONCLUSÃO
Assim
como a mulher em Semaria teve sua história revolucionada, que nosso encontro
com Jesus transforme tudo em nós: que nosso testemunho seja para edificação daqueles
que estão à nossa volta, que sejamos libertos de todos os nossos pecados, até
daqueles que estão no mais profundo de nossas almas. Mas, acima de tudo, que
sejamos partícipes da comunidade dos verdadeiros adorares do Pai.
HORA DA REVISÃO
1. Apresente as principais características daqueles que ainda
não adoram, verdadeiramente, ao Pai.
Possuem
o coração e a mente cegos, o culto tem como objetivo a obtenção de resultados;
veem o pecado como algo normal.
2. O que significa dizer que nossa adoração a Deus precisa ser
consciente?
Que
somente podemos adorar a Deus se de fato conhecermo-lo. numa experiência
pessoal e espiritual.
3. Quais as principais consequências de uma vida de adoração?
Uma
vida de comunhão com Deus, desejo de comunicar o amor de Deus, tornar-se
inspiração para outras pessoas.
4. É possível adorar a Deus sem reconhecer quem Ele ê?
Justifique sua resposta.
Não.
Resposta Pessoal (Sugestão Alguém que ignora quem é o Senhor corre o risco de
adorar pessoas ou seres, tornando-se assim um idólatra.)
5. Um verdadeiro adorador pode ser tão egoísta a ponto de não
desejar partilhar o Evangelho? Justifique sua resposta.
Não
Resposta pessoal (Sugestão Pois o amor de Deus transborda em nossos corações a
ponto de ser impossível, se há de fato adoração e comunhão, não partilhar o
amor de Deus.)
Fonte: Lições Bíblicas de Jovens, 4° trimestre de 2016
Editora: CPAD