INTRODUÇÃO.
Discorreremos a
cerca de algumas definições do termo “teologia”. Falaremos sobre alguns ramos
da teologia e recordaremos cinco verdades relativas a teologia.
I.
Definindo Teologia
1.
Definição etimológica.
A palavra “teologia”
deriva de theos e logos, aquela significando “Deus”
e esta, “palavra”, “fala”, “discurso”; portanto, “palavra acerca de Deus”,
“fala acerca de Deus”, “discurso acerca de Deus”.
No sentido mais
estreito, como indica a etimologia, a teologia não trata outro assunto senão do
próprio Deus: seu ser e atributos.
Entretanto, como
costuma acontecer agora, a palavra é usada em referência não só a Deus, mas
também a todas as suas relações com o mundo e o homem. Na teologia, nunca
deixamos a área do falar acerca de Deus: a teologia é teocêntrica do começo ao
fim.
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2.
Definição abrangente.
A palavra “teologia”
é também com frequência empregada como um termo totalmente abrangente que diz
respeito ao estudo de qualquer assunto que se refira à Bíblia, à igreja e à
vida cristã.
A teologia pode
ser definida como um estudo que, por meio da participação na fé religiosa e
reflexão sobre ela, procura expressar o conteúdo dessa fé na linguagem mais
clara e coerente possível.
II.
A teologia na prática
1.
A teologia é uma disciplina intelectual.
É uma “logia” e,
portanto, a reflexão sobre certa área do conhecimento e a ordenação dela. É um
modo de amar a Deus com todo o entendimento (Mt 22.37) e, assim, um trabalho
mental de amor que procura apresentar da maneira mais convincente possível os caminhos
de Deus com o homem.
2.
A teologia é sistemática.
A palavra
“sistema” indica o caráter entrelaçado e interdependente de todas as doutrinas
que formam a teologia. Sob certos aspectos a expressão “teologia sistemática” é
uma tautologia, pois a teologia em si é uma explicação ordenada e, assim,
implica procedimentos sistemáticos. Entretanto, a expressão passou a ser
largamente utilizada para diferenciá-la da “teologia bíblica”, da “teologia
histórica” e da “teologia prática”.
A expressão “teologia
doutrinal” é muitas vezes usada em referência essencialmente à mesma área que a
“teologia sistemática”. Uma vez que a teologia trata da articulação dos conteúdos
da fé cristã (as doutrinas, portanto), ela é tanto sistemática como doutrinai.
Uma vez que a palavra “sistemática” expressa a articulação e a palavra
“doutrinai”, o conteúdo, os termos podem ser usados de maneira intercambiável.
3.
Outras formas de teologia.
a) Teologia
Bíblica.
A teologia bíblica
é a organização e explicação ordenada dos ensinos da Bíblia. Ela pode ser
subdividida em teologia do AT e teologia do NT e, ainda mais, por exemplo, em
teologia paulina e joanina.
b) Teologia
Histórica.
A teologia histórica
apresenta de maneira ordenada como a igreja, ao longo dos séculos, tem recebido
e articulado a fé cristã em credos, confissões e outras formulações.
c) Teologia
Prática.
A teologia prática
é um estudo ordenado da maneira pela qual a fé cristã é praticada: por meio da
pregação, ensino, aconselhamento, e assim por diante.
d) Teologia
Dogmática.
A teologia dogmática
(ou simplesmente “dogmática”) refere-se em especial à teologia conforme
apresentada nos dogmas, credos e pronunciamentos da igreja.
Os dogmas dizem
respeito a doutrinas aceitas pela igreja ou por uma igreja em particular — o
que é aceito e crido. Assim, a teologia dogmática procura expor aquelas
doutrinas com a maior clareza possível.
A teologia dogmática,
por conseguinte, mantém um relacionamento estreito com a teologia histórica por
se concentrar em formulações históricas da fé.
A teologia
dogmática tem ligação mais estreita com as formulações da igreja na Igreja católica
romana do que nas igrejas protestantes.
Embora toda
teologia dogmática seja sistemática, nem toda teologia sistemática é dogmática;
ela pode ser mais bíblica ou mesmo mais filosófica.
e) Apologética
Cristã.
É a disciplina
teológica que apresenta argumentos e evidências em favor da validade da fé
cristã. Em 1 Pedro 3.15, estão as palavras: “Estejam sempre preparados para
responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês”.
Observe também
2Coríntios 10.5: “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra
o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo
obediente a Cristo”.
O apologista
procura prover, na medida do possível, uma defesa racional da fé cristã.
f) Ética Cristã.
A ética, a
disciplina que trata da conduta moral, pode ser uma busca totalmente secular —
por exemplo, no estudo da ética aristotélica. Mas, desde que a ética seja ética
cristã, há uma ligação vital com a teologia.
Para o cristão, a
fé volta-se não só para o amor a Deus, mas também para o amor ao próximo.
Sempre que o assunto é a relação com o próximo, estamos no campo da ética.
O cristianismo
está ligado tanto à fé como à moral; uma sem a outra é teologia truncada. Nesse
sentido, a ética é idêntica à teologia em sua dimensão moral.
III.
Verdades sobre a teologia
1. O centro da
teologia é Deus.
Embora a teologia trate
de todo o campo da verdade cristã, o ponto focal é Deus: sua relação com o
Universo e o homem.
2. A teologia
apresenta o que a fé cristã ensina, afirma, considera verdadeiro: suas
doutrinas.
3. A teologia é, pois,
serva da fé cristã.
4. Uma “escola de teologia”
é onde se estudam muitas disciplinas: Bíblia, história da igreja, ministérios
práticos.
Nenhum desses estudos,
como tais, procuram explicar o conteúdo da fé cristã; mas todos são
estreitamente ligados uns aos outros e ao conteúdo da fé. Neste sentido amplo, uma
pessoa teologicamente bem instruída e treinada está habilitada nessas
disciplinas afins.
5. O teólogo nunca
ostentará ou empregará demais a razão, pois embora não consiga, por meio de sua
razão, compreender nem elucidar plenamente a verdade cristã, ele é chamado a expressar
com a maior clareza possível o que é declarado nos mistérios da fé. A teologia,
por conseguinte, é “fé em busca do entendimento”.
Estudo adaptado por: Jair Alves
Fonte Bibliográfica:
Teologia Sistemática: Uma perspectiva
Pentecostal
Autor: J. Roman Williams
Editora: Vida