Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Subsídios Lição 2: Somos Cristãos Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo? Subsídios...
Lição 6: A Evangelização dos Grupos Desafiadores
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
7 de Agosto de 2016
Texto Áureo
“[...]
e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora (Jo 6.37)”.
Verdade Prática
Faiar
de Cristo às prostitutas, criminosos e
viciados também faz parte da missão evangelizadora da Igreja.
VEJA O SUBSÍDIO EM
VÍDEO
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Lc 7.37: Jesus
transforma as prostitutas
Terça – 1Co 6.10,11: Jesus
transforma os homossexuais que desejam ser
transformados
Quarta – Lc 23.42,43: Jesus
transforma os criminosos
Quinta- 2Co 5.17: A nova criatura
em Cristo
Sexta – Jo 3.3: A importância do novo nascimento
Sábado –
Is 1.18: Em Cristo, todos os pecados são
apagados
36 E rogou-lhe um dos
fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à
mesa.
37 E eis que uma
mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do
fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento;
38 E, estando por
detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e
enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos
com o unguento.
39 Quando isto viu o
fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta,
bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
40 E respondendo,
Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a,
Mestre.
41 Um certo credor
tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta.
42 E, não tendo eles
com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
43 E Simão,
respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe
disse: Julgaste bem.
44 E, voltando-se
para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me
deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou
com os seus cabelos.
45 Não me deste
ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
46 Não me ungiste a
cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento.
47 Por isso te digo
que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a
quem pouco é perdoado pouco ama.
48 E disse-lhe a ela:
Os teus pecados te são perdoados.
49 E os que estavam à
mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
50 E disse à mulher:
A tua fé te salvou; vai-te em paz.
HINOS
SUGERIDOS: 220, 394 409 DA HARPA CRISTÃ
OBJETIVO GERAL
Mostrar
que falar de Cristo aos grupos desafiadores também
faz parte da missão evangelizadora da igreja.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I.
Mostrar que o Evangelho de Jesus Cristo é
inclusivo.
II. Conscientizar de que
precisamos evangelizar as prostitutas.
III. Saber que devemos pregar
o evangelho aos homossexuais,
•
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Evangelho de Jesus
Cristo é inclusivo. O Salvador veio para todos. Jesus pregou para as mulheres
em uma cultura onde elas não eram valorizadas. Ele evangelizou senhoras de bem,
mas também evangelizou algumas, como a samaritana, cuja reputação não era boa.
Ele acolheu os cegos, os aleijados, os publicanos e os pobres. Sua atitude de
amor foi duramente criticada pelos líderes religiosos de sua época. Ele foi
chamado de amigo de pecadores: "Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo,
e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores
[...]" (Mt 11.19). Jesus não aprovou o pecado, mas sempre se mostrou
acessível ao pecador e as suas necessidades. O Salvador não excluiu ninguém.
Seu convite generoso ainda está aberto para todos que se sentem rejeitados,
cansados e oprimidos (Mt 11.28). Sigamos o exemplo do Mestre alcançando os
grupos desafiadores do nosso tempo.
INTRODUÇÃO
A
igreja do século 21 tem um grande trabalho pela
frente: evangelizar os grupos desafiadores, dentre os quais destacamos as
prostitutas, os homossexuais, os criminosos e os viciados. Tais pessoas não
podem ser ignoradas em nossas ações evangelísticas.
Diante
desse desafio, que exige uma ação concentrada
de toda a igreja, saiamos a ganhar, para Cristo, os que se acham nos becos,
sarjetas, prostíbulos, presídios e cracolândias. Jesus nunca deixou um
marginalizado sem consolo e alívio. Ele disse: "Vinde a mim, todos os que
estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11.28).
I.
JESUS ANUNCIA O EVANGELHO DA INCLUSÃO
A
narrativa da pecadora que, além de ungir
Jesus, lavou-lhe os pés com as lágrimas, enxugando-os com os próprios cabelos,
mostra a ação inclusiva do Evangelho de Cristo.
1.
A reação do fariseu, o incluído.
Vendo
a pecadora adorando o Salvador, o fariseu pôs-se
a murmurar contra o caráter e a missão de Jesus (Lc 7.39). Ele julgava-se bom,
justo e repleto de boas obras. Aos próprios olhos, já estava incluso no Reino
de Deus. Por esse motivo, achava-se no direito de excluir aquela prostituta,
condenando-a ao fogo do inferno. Assim agiam os adeptos do fari-saísmo (Lc
18.11).
Será que não estamos agindo de igual maneira frente aos que
necessitam ouvir o Evangelho amoroso e inclusivo de Cristo? Não devemos
excluir os que Deus quer incluir.
2. A reação da mulher,
a excluída.
Àquela pecadora não restava outra
coisa senão chorar e adorar a Jesus com seu unguento e lágrimas (Lc 7.38). Ela
nada podia alegar em sua defesa, pois todos sabiam quem era ela e o que fazia.
Não podemos desprezar, pois, os que, ao nosso redor, choram envergonhados de
seus pecados.
3.
Reação de Jesus, o amor inclusivo.
Diante da insensibilidade do fariseu,
o Senhor mostra a fé operosa daquela pecadora (Lc 7.44-46). Em seguida, diante
de todos, Jesus inclui a mulher no Reino de Deus: "Os teus pecados te são
perdoados. A tua fé te salvou; vai-te em paz" (Lc 7.48,50).
PONTO
CENTRAL
Como
Igreja do Senhor, precisamos alcançar
com o evangelho os grupos desafiadores.
SÍNTESE DO TÓPICO l
Jesus,
o Filho de Deus, não excluiu ninguém. Ele anunciou o
Evangelho da inclusão.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
Embora Jesus seja amigo dos desterrados e pecadores, seu ministério às pessoas menosprezadas não exclui
interesse nos membros respeitáveis da sociedade. Eles também precisam do
Evangelho, Jesus quer compartilhá-lo com pessoas de todas as convicções.
O relato do jantar de Jesus na casa cie Simão, o Fariseu, ilustra seu ensino sobre o
pecado e a salvação. Uma mulher entra na casa de Simeão sem ser convidada,
Lucas a chama de bamartolos, melhor
entendido aqui por 'prostituta’.
Ela sabe que Jesus está lá; a refeição de que Ele está participando não é particular. Como era
comum naqueles dias, outros tinham acesso a refeição em honra de um mestre
distinto, ainda que mulher nunca fosse bem-vinda na casa de um fariseu.
Obviamente esta mulher tem pouca ou nenhuma preocupação com a opinião pública. Ela esqueceu que
uma mulher decente não solta os cabelos em público. Parece justo dizer que ela
já conhece Jesus como seu Salvador. Ela pode ter estado entre as pessoas que
ouviram os ensinos de Jesus e foram convencidas dos seus caminhos maus. Ela se
arrependeu, e Ele mudou a vida dela e a pôs no caminho do autorrespeito. Como
pecadora perdoada ela conhece o real significado da tristeza pelo pecado"
(Comentário Bíblico Pantecostal; Novo Testamento, 4.ed, Vol 1. Rio de
Janeiro: CPAD, 2009, p. 361).
II –
O EVANGELHO ÀS PROSTITUTAS
Na
evangelização das prostitutas, há duas
perguntas a responder. Por que e como evangelizá-las?
1.
Por que evangelizar as prostitutas.
A
resposta a esta pergunta é mais do que óbvia. Devemos
evangelizá-las porque Jesus morreu por elas também (Jo 3.14-16). Logo, como já
deixamos claro no tópico anterior, estejamos aptos a falar-lhes de Cristo.
Várias são as mulheres que, libertas de pecados sexuais, tornaram-se heroínas
da fé, como Raabe e a mulher pecadora na casa de Simão (Hb 11.31; Lc 7).
2.
Como evangelizar as prostitutas.
Embora
nada impeça que um homem crente evangelize
uma prostituta, recomenda-se, sempre que possível, que esse trabalho seja
acompanhado por uma equipe feminina. Seja como for, que essas mulheres ouçam o
Evangelho de Cristo. Todavia, acautelemo-nos daquelas que, embora aprendam
sempre, jamais chegam ao conhecimento da verdade, em consequência de seu amor à
vida pecaminosa (2 Tm 3.7).
SÍNTESE DO TÓPICO II
As
prostituas também precisam ser alcançadas peio
Evangelho de Jesus Cristo.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
Nos tempos bíblicos,
o meretrício era praticado com finalidades mercenárias e religiosas. Esse fato
deve ser observado no uso das várias palavras hebraicas que se referem a uma
meretriz. A palavra hebraica zona normalmente se refere a uma mulher que
se ocupa dessa prática com finalidades monetárias. A prostituta religiosa era
normalmente chamada de gdesha, palavra que designava uma
mulher pertencente a uma classe especial de indivíduos religiosamente
consagrados.
Tanto na época do
Antigo Testamento como do Novo Testamento, era muito comum que os sistemas
religiosos pagãos empregassem
regularmente prostitutas em seus rituais religiosos nos santuários de seus
ídolos, e as religiões não faziam exceção a esse costume. Era um sistema que
endeusava os órgãos e as forças reprodutoras na suposição de que a reprodução e
a fertilidade da natureza eram controladas pelas relações sexuais entre deuses
e deusas. Nesses santuários, os adoradores dessas seitas participavam de
relações sexuais com prostitutas religiosas (do sexo masculino e feminino) do
santuário acreditando que elas iriam induzir os deuses e as deusas a fazer o
mesmo trazendo, dessa forma, fertilidade e produtividade, aos campos e aos
rebanhos.
A Bíblia defende
consistentemente a pureza moral e mantém uma posição firme contra a
prostituição de qualquer tipo. Várias proibições podem ser encontradas na lei
mosaica (Lv 19.29; 21J,14; Dt 22.2) (Dicionário Bíblico Wycliffe, 1ed, Rio de
Janeiro: CPAD, 2009, p. 1254).
CONHEÇA MAIS
Lucas
7.39
Nesse texto a mulher é identificada como uma 'pecadora' [hamartolos], significando
que era uma prostituta, ou a esposa de um homem cujo trabalho era considerado
desonrado. Como o versículo 47 relata que Jesus falou dos ‘seus'
muitos pecados, devemos aparentemente preferir a primeira possibilidade.
Ao se abaixar e se
inclinar sobre os pés de Jesus, a mulher de repente se tornou o foco da atenção
de todos. A maneira de cada um interpretar seu ato, e as conclusões a que
chegaram, nos ensina mais sobre cada pessoa do que sobre esta mulher. (Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, CPAD, p. 159).
Ill- O EVANGELHO AOS HOMOSSEXUAIS
Ao
contrário do que alguns supõem, Cristo
também liberta e salva os homossexuais. Este grupo precisa ser incluído em
nossas ações evangelísticas.
1. Homossexuais em
Corinto.
Entre
os crentes de Corinto, havia também
ex-homossexuais que, ao se arrependerem de seus pecados, deixaram as velhas
práticas. E, agora, achavam-se entre os santos daquela igreja (l Co 6.10,11).
Sua conversão não era propaganda enganosa, mas real e constatável. Basta esse
único caso para comprovar o poder do Evangelho.
2. Como evangelizar
os homossexuais.
Os
homossexuais, tanto homens quanto mulheres, devem ser abordados direta, mas
respeitosa e amorosamente. Devemos vê-los
como as demais pessoas carentes da graça de Deus. Se crerem no Evangelho e
arrependerem-se de seus pecados, certamente serão salvos. Já convertido, o
ex-homossexual será devidamente discipulado e integrado à igreja. E, bem
orientado, começará uma vida nova que, em todas as coisas, glorificará o nome
de Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Jesus
ama os homossexuais, por isso, precisamos alcançá-los com o Evangelho.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor,
aproveite a temática do tópico enfatizar que o
crente não deve jamais atacar os homossexuais. Não podemos julgar ou
discriminar as pessoas.
Nosso objetivo deve ser anunciar aos
homossexuais o grande e puro amor de Deus, manifestado no sacrifício vicário de
Jesus Cristo. Ternos que aprender a amar o pecador e a odiar o pecado.
Que jamais venhamos nos esquecer, como
igreja do Senhor, que Jesus morreu por toda a humanidade, O Salvador não morreu
somente pelos heterossexuais.
Mostre
que o ato sexual com alguém do mesmo sexo
é abominação ao Senhor, Isto é, tal ato é, sobretudo, e detestável e repulsivo
a Deus (Lv 18.22).
Em
Romanos 1,27, o apóstolo Pauto, certamente,
considerou a abominação homossexual do homem e da mulher como a evidência
máxima da degeneração humana, resultante da imoralidade e do abandono da
pessoa por Deus, Qualquer nação que justifica o homossexualismo ou o lesbianismo,
como modo aceitável de vida, está nas etapas finais da corrupção moral (Bíblia
Estudo Pentecostal. 1ed. Rio de
Janeiro: CPAD,pp.
2134697).
IV-O EVANGELHO AOS CRIMINOSOS
Nossas
prisões acham-se abarrotadas de homens
e mulheres que precisam ouvir a verdade libertadora do Evangelho (Jo 8.32).
1. A capelania de
Paulo e Silas.
Os
primeiros capelães carcerários da Igreja de Cristo
foram Paulo e Silas. Presos como criminosos comuns, realizaram um trabalho
incomum na penitenciária de Filipos. Ali, através de seu testemunho e
proclamação, ganharam o carcereiro e sua família para Jesus, além de evangelizar
os outros presos (At 16.19-34).
2. A capelania da
igreja atual.
Num
país como o Brasil, há um vasto campo
no âmbito da capelania carcerária. A Igreja deve se esforçar para evangelizar
os presídios e os menores que estão sofrendo medidas socioeducativas. Além
disso, não deve se ausentar das áreas de risco, levando o Evangelho de Cristo
às pessoas que traficam drogas e dependentes químicos.
Lições Bíblicas do 3° tr. De 2016 – Classe de
Adultos
Servir
ao Senhor não é apenas um dever cristão, é também um privilégio,
Deus podia usar outros meios para levar a mensagem de salvação ao pecador. Ele
assim faz quando lhe apraz, mas isto não é regrai geral; é exceção. Seu método
é usar homens para falar a homens.
O trabalho de ganhar para Deus é um privilégio que Ele nos concede obtermos galardão no dia
de Cristo (Fp 2.16),
Há, neste sentido, uma solene declaração da Bíblia em
Provérbios 11. 30. A salvação é dádiva de Deus, mas galardão é recompensa que o
crente obtém de sua atividade na obra do Senhor (GILBERTO, António, A Prática do Evangelismo Pessoal, 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, p.
23).
V- O EVANGELHO AOS VICIADOS
Dizem
que o número de viciados em crack, no
Brasil, pode chegar à casa do milhão. Se isso for verdade, estamos diante de
uma tragédia social.
1. Viciados libertos.
Na
igreja em Corinto, havia também muitos
irmãos libertos do álcool que, à semelhança de outras drogas, vinha minando as
bases do Império Romano. Entretanto, os que dantes eram escravos do vício
levavam, agora, uma vida produtiva e digna (l Co 6.10,11).
O mesmo aplica-se aos que, hoje,
vivem aprisionados à cocaína, ao crack, ao haxixe e outras substâncias nocivas.
2. Como evangelizar
os viciados.
Não é fácil expor o Evangelho aos que vivem nas cracolândias.
Muitos deles já não têm qualquer discernimento; comportam-se como mortos-vivos.
Para alcançá-los, exige-se uma equipe evangelística especializada e assistida por profissionais
competentes. As medidas de segurança
não podem ser desprezadas.
SÍNTESE DO TÓPICO V
Como
Igreja do Senhor, não pode deixar
de pregar o Evangelho aos viciados.
SUBSÍDIO
VIDA CRISTÃ
Há sempre porta aberta para se falar da No caso da
samaritana, o do momento era água e sede, e Jesus falou da água da vida que
sacia a sede da alma. Vemos um caso idêntico em Atos, capítulo 8. Aí o assunto
era e logo o servo de Deus iniciou a conversa com uma pergunta também sobre a
leitura.
Lições Bíblicas do 3° tr. De 2016 – Classe de
Adultos
Em
João, capítulo 2, Jesus conversava soprasse brisa, e
Ele usou o vento como figura (GILBERTO, António.
A Prática do Evangelismo Pessoal 1ed, Rio de Janeiro: CPAD, p. 33).
CONCLUSÃO
Há outros grupos desafiadores que não
foram mencionados, mas que estão a requerer igual assistência. Busque conhecer
as reais carências de sua cidade. O momento atual exige uma ação prioritária e
urgente da Igreja de Cristo. Nenhum segmento social pode ficar de fora de nossa
ação evangelística.
PARA
REFLETIR
A
respeito dos grupos desafiadores, responda:
• Por que o Evangelho de Cristo é inclusivo?
Porque
Jesus ama a todos. Seu sacrifício na cruz
foi para todos.
• Quais são os principais grupos desafiadores?
As
prostitutas, homossexuais, viciados.
•O que mostra a igreja coríntia?
Mostra
que entre os crentes de Corinto, talvez, houvesse também ex-homossexuais que, ao se arrependerem de seus pecados,
deixaram as velhas práticas. E, agora, achavam-se entre os santos daquela
igreja (l Co 6.10,11).
• O que ensina a igreja coríntia?
Que
os homossexuais podem ser evangelizados e salvos por Jesus Cristo.
• Como se pregar aos grupos
desafiadores?
Esses grupos devem ser
abordados direta, mas respeitosa e amorosamente. Devemos vê-los como pessoas carentes da graça
de Deus.
Lições Bíblicas do 3° tr. De 2016 – Classe de
Adultos
“ A
ferramenta de Pesquisas
e Estudos
dos Professores
e Alunos
da Palavra
de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). ATENÇÃO! Se você usar este estudo em site ou blog, deverá usar também este nosso roda pé.