“Porque não me
envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo
aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego (Romanos 1.16)”.
O Apóstolo não diz
que o evangelho tem poder ou oferece poder, é o poder.
A transmissão do
Evangelho não é apenas a transmissão de palavras.
Ao proferir a mensagem recebe
um poder que é Deus em operação.
Lutero sugere que
é o poder pelo qual Deus é poderoso em si, mas o poder pelo qual ele quer dizer
que os homens são poderosos e fortes.
A comunicação do
fato da encarnação com a interpretação correspondente é um evento dinâmico, que
faz com que o impacto sobre a vida dos destinatários. Sempre que o Evangelho é
anunciado, o poder de Deus é eficaz. Quando o evangelho é pregado, não é só uma
palavra falada, mas algo acontece.
LEIA
TAMBÉM:
O
EVANGELHO É PODER DE DEUS COM FINALIDADE
O evangelho é o
poder de Deus, mas não o poder de Deus sem rumo. Ele tem uma finalidade
específica, é a salvação. ideia expressa pela palavra traduzida como a salvação
é para eliminar as ameaças à vida e à consequente criação de condições
favoráveis com os benefícios.
Nos escritos
paulinos, o termo refere-se apenas à relação entre o homem e Deus. Em seu uso
anterior tinha vindo para abranger toda a gama de bênçãos associadas com a
vinda do Messias.
Ele incluiu a
desvantagem de liberar a raiva sob o qual todos (Romanos 1: 18-32) está
localizado; incluiu também o aspecto positivo da vida eterna e tudo o que isso
implica.
O termo significa
todas as bênçãos que só Deus pode dar em resposta à necessidade e os desejos
mais profundos do ser humano.
O termo geral para
falar sobre a obra de Deus para o ser humano; outros termos, o perdão, a
justificação, reconciliação, etc, indicam aspectos da salvação. No lado
positivo traz uma rica variedade de bênçãos de Deus (Romanos 5:10, 11; 1
Coríntios 1:18 ;. Ef 2:13.). Negativamente afirmou, entre outras coisas, a
salvação da ira (Romanos 5, 9), a hostilidade
de Deus (5:10), a alienação de Deus (Ef 2:12.) E do jugo da escravidão ( Gal 5.1).
O que Paulo está
dizendo aqui, então, é que o evangelho é o poder efetivo de Deus ativo no mundo
dos seres humanos para a liberação de sua ira no juízo final e restauração para
a glória de Deus que havia sido perdida através do pecado. É uma escatalógica
salvação cujo esplendor já se reflete no presente de quem compartilhá-lo.