Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Subsídios Lição 2: Somos Cristãos Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo? Subsídios...
Lição 4 Os Benefícios da Justificação
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Obs. Subsídio teológico para a lição 3 – Adultos, 2° tri. De
2016. Acesse aquioutros subsídios
No capítulo
cinco de Romanos, Paulo mostra os benefícios da justificação pela fé logo no
primeiro versículo: "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus
por nosso Senhor Jesus Cristo”.
CONHECENDO
OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO
Os
capítulos 5 a 8 de Romanos registram os benefícios dos que são justificados
pela fé:
-
paz com Deus (Rm. 5);
-
união com Cristo (Rm 6);
-
libertação da lei (Rm 7) e
-
vida abundante no Espírito (Rm 8).
-
acesso (entrada) à Graça, pela fé (5.2).
-
esperança da Glória de Deus (Rm 5.2)
-
alegria na Tribulação (Rm 5.3-5)
-
amor Divino derramado em nós (Rm 5.5).
-
amor de Deus demonstrado a nós através da morte de seu filho (Rm 5.6-11).
A expressão
"tenhamos paz com Deus" não é apropriada nesse contexto. "Temos"
é a tradução mais adequada, pois a "paz com Deus" nos torna
aceitos por Cristo. E, dessa forma, não estamos mais sob a ameaça da ira de
Deus.
A palavra
hebraica para "paz" é shalom,
e a grega, eirene, que significa
"completo".
"Paz com Deus" (Rm 5.1). O homem no
pecado é inimigo de Deus (v. 10); mas quando é justificado pela fé em Jesus
Cristo, é reconciliado com Deus, e essa reconciliação traz-lhe paz. Esse é o
efeito imediato da justificação.
"Entrada pela fé a esta graça" (Rm 5.2 a).
Graça é
favor imerecido. Nós não merecíamos a salvação, mas por Jesus, agora, temos
acesso a esta graça. E Cristo quem introduz o pecador à presença de Deus.
"Estamos firmes" significa o efeito contínuo da justificação.
"E nos gloriamos na esperança da glória de
Deus" (v.2b).
"Gloriamos" revela o regozijo e o gozo inefável do crente como
antecipação das bênçãos futuras. "Glória de Deus" é o mesmo que a
manifestação de Deus. Aqui, é uma expressão que significa o céu, lugar da
habitação de Deus e de sua manifestação.
“Pelo qual
também temos entradapela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos
gloriamos na esperança da glória de Deus (Rm 5.2)”.
Por meio de
Jesus Cristo — diz Paulo — temos entrada à graça na qual permanecemos firmes. O
termo que Paulo utiliza para entrada é prosagoge.
É um termo que implica duas grandes figura.
(1) É o
termo comum para referir-se à introdução ou apresentação de alguém perante a
presença da realeza; e é o termo comum para referir-se à aproximação do
adorador a Deus.
É como se
Paulo dissesse: "Jesus nos introduz à própria presença de Deus. Jesus nos
abre as portas à presença do Rei dos reis; e quando essas portas se abrem o que
achamos é graça; não condenação, nem juízo, nem vingança, mas a pura,
imerecida, não motivada, incrível bondade de Deus."
(2) Mas o
termo prosagoge contém outra figura.
No grego posterior é o termo usado para referir-se ao lugar onde atracam os
barcos.
É o termo
para enseada ou porto. Se tomarmos neste sentido, significa que por mais que
tentemos depender de nossos próprios esforços somos varridos pela tempestade,
como marinheiros que enfrentam um mar que ameaça destruí-los totalmente, mas
agora ouvimos a palavra de Cristo, alcançamos enfim o porto da graça, e
conhecemos a calma de depender não do que podemos fazer por nós mesmos, mas sim
do que Deus tem feito por nós. Porque por meio de Jesus entramos na presença do
Rei dos reis; entramos no porto da graça de Deus.
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