Subsídios Bíblicos: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Nova Edição

Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ   Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja   Subsídios Lição 2: Somos Cristãos     Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno       Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana    Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo?     Subsídios...

A tribulação produz paciência

Leitura Bíblica:E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência (Rm 5.3)”.
O apóstolo Paulo afirmou em Romanos 5.3 que a tribulação produz paciência. Daí surge às perguntas:
1- O que Paulo está dizendo com a expressão tribulação neste texto?
2- Qual o significado de paciência?


 O que Paulo está dizendo com a expressão tribulação neste texto?
A palavra utilizada para tribulação é thlipsis, que significa literalmente pressão. Todo tipo de coisas pode fazer pressão sobre os cristãos — a pressão da privação e a necessidade, e a estreiteza das circunstâncias, a pressão do pesar, a pressão da perseguição, a pressão da impopularidade e a solidão. Toda esta pressão, diz Paulo, produz paciência.
 
2- Qual o significado de paciência?
A palavra utilizada para paciência é hypomone. Hypomone significa mais que fortaleza; significa o espírito que pode vencer o mundo; não significa o espírito que resiste passivamente, mas sim vence e conquista ativamente as provas e tribulações da vida.
Leia também:

EXEMPLOS PRÁTICOS DE PACIÊNCIA
Quando Beethoven estava ameaçado pela surdez, a prova mais terrível para um músico, ele disse: "Agarrarei a vida pelo pescoço." Isto é hypomone.

Quando Scott se viu envolto na ruína por causa da quebra de seus editores, disse: "Ninguém dirá 'Pobre homem!'; minha própria mão direita pagará a dívida." Isto é hypomone.

Alguém disse uma vez a uma alma nobre que estava passando por uma grande tristeza: "A tristeza dá cor à vida, não é certo?" Voltou a réplica: "Certo! E eu me proponho escolher a cor!" Isto é hypomone. Hypomone não é o espírito que se deita e permite que o cubram as águas; é o espírito que enfrenta as coisas e as supera.

Quando se enfrenta a aflição com paciência, o homem emerge da batalha mais forte, mais puro, melhor e mais perto de Deus.