São pessoas
que receberam poder e autoridade especiais de Deus para pregar a mensagem de
juízo e salvação durante a segunda metade da tribulação.
O Antigo Testamento
requeria duas ou mais testemunhas para confirmar o testemunho (cf. Dt 17.6; 19.15;
Mt 18.16; Jo 8.17; Hb 10.28), e esses dois profetas serão a culminação do
testemunho de Deus a Israel: a mensagem de juízo da parte de Deus e sua
graciosa oferta do evangelho a todos que se arrependerão e crerão.
Deus enviará
duas testemunhas para pregar o evangelho e profetizar a respeito do futuro;
terão grande poder sobrenatural (Ap 11.5,6) e exercerão o seu ministério no poder do Espírito. Serão grande
ameaça ao Anticristo e a todo o mundo ímpio durante um período de 1260 dias, e
neutralizarão os sinais e maravilhas dos profetas da Besta (Ap 13.13,14).
AS VESTES DAS
TESTEMUNHAS
Essas pessoas
se vestirão de forma austera, como os profetas do passado, que se vestiam com
roupas grosseiras, feitas de pêlos negros de bode ou camelo. Eram trajes
vestidos por longo tempo, em sinal de luto ou arrependimento (2Rs 1.8; Jl 1.13;
Jn 3.5,6; Mt 11.21).
Fatos que identificam as duas testemunhas
em Apocalipse 11
1 São dois homens, e não alianças, dispensações. (v. 3,7-12).
2 São testemunhas de
Cristo (v. 3).
3 Poder lhes será dado no futuro,
quando elas vierem à terra (v. 3). Para isso, não é preciso ser homens
que já exerceram este poder.
4 Serão profetas (v.
3,10).
5 Profetizarão nos últimos 42 meses,
1260 dias, três anos e meio desta era (w. 2,3; 12.6,14; 13.5; Dn 7.25; 12.7).
6 Estarão vestidas de saco
(v. 3).
7 São simbolizadas por duas oliveiras e dois castiçais que estão diante de Deus
(v. 4; Zc 4.11-14).
8 Já estavam no céu quando Zacarias
profetizou, cerca de 500 anos antes de Cristo (Zc 4.11-14).
9 João as viu no céu por volta de 96
d.C, por isso, quem quer que sejam, são dois homens
trasladados para o céu, pelo menos 500 anos antes de Cristo (v. 4; Zc 4.11-14; Ml 4.5,6).
Isto exclui João Batista, o apóstolo João e qualquer outro
homem que viveu depois de 500 d.C..
10 Serão invencíveis durante os três anos e meio de
seu ministério (v. 5-7).
11 Terão poder para
destruir seus inimigos do mesmo modo que seus inimigos tentam destruí-las (v. 5).
12 Poderão fazer sair fogo
de sua boca para consumir seus inimigos (v. 5).
13 Terão poder para fazer
parar de chover durante todos os dias de sua profecia (v. 6).
14 Terão poder para tornar
a água em sangue e ferir a terra com pragas quando bem quiserem
(v. 6).
15 Quando o
ministério de 1260 dias chegar ao fim, o espírito angélico sobrenatural do
abismo usará o Anticristo para matá-las (v. 7).
16 Uma vez que
está destinado aos homens morrer uma só vez (Hb 9.27), é certo que as duas
testemunhas são dois homens que nunca morreram para que possam morrer nas mãos
do Anticristo no futuro. Isto exclui, como uma das testemunhas, Moisés ou
qualquer outro homem que já tenha morrido.
17 Permanecerão
mortas por três dias e meio e, então, serão ressuscitadas (w. 8-11). Isto
também prova que são dois homens que nunca morreram e que não serão homens
imortais, ressurretos, quando descerem do céu para iniciar seu ministério.
18 Ao que parece,
há somente dois homens na Bíblia que poderiam cumprir estes fatos sobre as duas
testemunhas: Enoque e Elias. Está claramente prenunciado que Elias será
uma das testemunhas em Malaquias 4.5,6. João Batista nunca foi Elias, cumprindo
esta profecia. Ele disse que não era Elias (Jo 1.21).
Só vinha no mesmo
espírito e poder de Elias para preparar o coração dos homens para o primeiro
advento do Messias, assim como Elias preparará o coração dos homens para a segunda
vinda do Messias (Lc 1.17).
Enoque
é o outro homem trasladado que não viu a morte em sua
vida na terra (Gn 5.21-24; Hb 11.5; 2 RS 2). Ambos profetizaram o juízo (Jd
14,15; 1 Rs 17-18). Ambos deverão voltar e morrer sua morte estabelecida na
terra como todos os homens que vivem antes do arrebatamento (Hb 9.27; 1 Co
15.51-58).
Se Enoque ou Elias
tivessem sido trasladados em um corpo imortal e glorificado, teriam sido as
primícias da ressurreição, e não Cristo (1 Co 15.20-23). isto prova que estão
no céu em seu corpo natural. E continuarão ali até voltarem para cumprir
Apocalipse 11.
A vida de Enoque e
de Elias é paralela em todos os sentidos, por isso, têm as mesmas chances de
ser as duas testemunhas.
Por: †Subsídios
EBD
Fontes:
-
B. Dake – CPAD/ATOS
-
B. Estudo Pentecostal – CPAD
-
BÍBLIA DE ESTUDO JOHN MACATHUR
-
Novo Testamento KJA