Obs. Escola
Dominical - CPAD / Revista de Mestre –
Adultos – 1° trim. de 2016 / Divulgação: Subsídios ebd
SABE,
porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos (2Tm 3.1).
Escatologia
bíblica traz ao coração dos salvos a esperança de um dia estarem Para sempre
com o Senhor Jesus Cristo.
Segunda
– Mt 24.3: A preocupação dos discípulos de Jesus a respeito da sua segunda
vinda
Terça-
Lc 12.40: O Filho do Homem virá a qualquer momento
Quarta
– At 1.7: Não se pode especular quanto à segunda vinda do Filho de Deus
Quinta
– 2Pe 3.8: 0 tempo de Deus não é o nosso tempo
Sexta –
Mt 24.36: Só Deus sabe o tempo da vinda de Jesus e o fim do mundo
Sábado
– Mt 24.23-25: Antes da vinda de Jesus surgirão falsos cristos e falsos
profetas
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 24.4, 5,11-13; 1
Tessalonicenses 1.10
4
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
5
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a
muitos.
11
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
10 E esperar dos céus a seu Filho, a quem
ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
HINOS SUGERIDOS: 442, 500,513, da Harpa Cristã
Explicar
o real significado da Escatologia Bíblica.
I. Definir a Escatologia;
II.
Mostrar a preocupação do homem com
os fins dos tempos;
III.
Explicar algumas das diferentes
interpretações escatológicas.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, neste primeiro trimestre do ano estudaremos a
respeito das últimas coisas, pois em breve Jesus virá! Muitos já não creem na
Segunda Vinda de Cristo, por isso, desprezam as profecias bíblicas. Todavia,
Jesus virá como um ladrão, na hora que ninguém espera. Este glorioso dia não
nos pegará de surpresa, pois somos do Senhor e aguardamos a sua vinda a
qualquer momento.
O comentarista do trimestre é o pastor Elinaldo Renovato de
Lima — autor de diversos livros, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim, RN.
Que o estudo de cada lição possa trazer esperança ao seu coração, pois breve Ele
virá e estarem os para todo o sempre em sua presença.
Neste
trimestre teremos a oportunidade ímpar de estudar a respeito do tempo do fim.
Nesta
primeira lição, examinaremos a Escatologia bíblica. Para os salvos em Jesus
Cristo este é um tema que traz esperança, pois não há nada melhor do que ter a
certeza de que o Salvador voltará e que viveremos junto com Ele por toda a
eternidade. No entanto, para os descrentes, a segunda vinda de Jesus não
oferece motivos para regozijo. As previsões bíblicas para o futuro dos ímpios
são aterradoras: "Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações
que se esquecem de Deus" (Sl 9.17). Porém, ainda é tempo para o arrependimento
e a conversão. Por isso, a Igreja do Senhor tem a responsabilidade de anunciar
Jesus, cumprindo a Grande Comissão (Mt 28.19,20).
O estudo da Escatologia Bíblica
traz esperança para os salvos em Jesus Cristo.
I - O ESTUDO DA ESCATOLOGIA
A
palavra escatologia tem origem em dois termos gregos: escathos,
"último", e logos, "estudo", "mensagem",
"palavra". 0 termo grego cognato é éschata, que significa
"últimas coisas". Daí vem à expressão "estudo", ou
"doutrina" das "últimas coisas".
Portanto,
escatologia é o estudo sistemático das coisas que acontecerão nos últimos dias
ou a "doutrina das últimas coisas". A escatologia estuda os seguintes
temas: Estado Intermediário, Arrebatamento da Igreja, Grande Tribulação,
Milênio, Julgamento Final e o Estado Perfeito Eterno.
2. A escatologia e
a volta de Jesus.
O
estudo da escatologia bíblica mostra que o crente tem de estar sempre alerta, vigilante,
pois a volta de Jesus pode acontecer a qualquer momento: "Portanto, estai
vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais"
(Lc 12.40).
Muitos
desprezam e desdenham das verdades bíblicas, mas Deus vela pela sua Palavra e
em breve Jesus voltará e julgará a todos aqueles que amam a prática do pecado.
A Escatologia Bíblica tem como objetivo
estudar os assuntos relacionados às últimas coisas.
"Embora lide com eventos futuros, a escatologia tem suas
raízes tanto na vida, morte e ressurreição históricas de Cristo como em seu
futuro retorno. Como afirma Berkouwer: 'Não é o desconhecimento do futuro, mas
sim seu conhecimento que é fundamental na reflexão escatológica'. A verdadeira
questão é ‘se as expectativas bíblicas são certas ou incertas, duvidosas
Eis uma verdade com a qual quase todos os teólogos evangélicos
concordam:
Jesus voltará. Os cristãos fundamentam sua esperança nesta
promessa, que foi claramente firmada por Cristo (Mt 24.27-31). Nas parábolas
dos dois servos (Mt 24.45-51), das dez virgens (Mt 251-13) e dos talentos (Mt
25.1430), Jesus assegurou que voltaria. Ele virá sobre as nuvens (Mt 26.64; Ap
1.7), à vista de todos (Mt 24.30), chegará ao mesmo lugar do qual partiu (Zc
14.4; At 1.11) e em um momento que apenas o Pai conhece (Mc 13.32).
Embora os estudiosos normalmente concordem que Jesus voltará,
existem diferentes opiniões sobre os detalhes das circunstâncias que levarão ou
se seguirão ao retorno de Cristo. Estas diferentes opiniões estão relacionadas à
sequência dos eventos do fim, à Grande Tribulação, ao Milênio e ao futuro de
Israel" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1. ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 208, p. 168).
II-
A PREOCUPAÇÃO COM OS FINS DOS TEMPOS
1. Os discípulos de Jesus.
Certa vez, os discípulos de Jesus fizeram a seguinte
indagação ao Mestre: "[...] Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal
haverá da tua vinda e do fim do mundo? (Mt 24.3). Tanto os discípulos quanto os
cristãos do primeiro século desejavam saber a respeito do fim dos tempos, pois
este é um assunto que chama a atenção de crentes e não crentes. Já no primeiro
século algumas
pessoas não acreditavam mais na segunda vinda
de Jesus, pois Pedro fala sobre os “escarnecedores" que dizem: "Onde
está a promessa da sua vinda?" Infelizmente, hoje muitos também continuam
achando que a Palavra de Deus não se cumprirá e que o fim não virá (2 Pe
3-3,4).
2. As previsões falsas sobre o futuro.
O homem sempre se preocupou com o fim dos
tempos, por isso, o grande número de falsos profetas e falsas previsões quanto ao
futuro da humanidade. São inúmeras seitas e falsos profetas que já marcaram a
data da segunda vinda de Jesus e o fim de todas as coisas, pois todos erram.
Certo pastor, marcou o arrebatamento da
Igreja para o ano de 1993, e o início da Grande Tribulação, considerando que o
ano 2000 seria o fim do sexto milênio.
Outro "profeta", baseado em
cálculos matemáticos, somando ou subtraindo referências bíblicas e utilizando a
contagem bíblica dos tempos, assegurou que o Anticristo seria revelado em 13 de
novembro de 1986 às 17horas em Jerusalém! Marcou o "fim do mundo" para
março de 1987. Mais um falso profeta foi desmoralizado.
Os
discípulos de Jesus sempre se preocuparam com os fins dos tempos.
"Marcos 13.32 assinala que apenas o Pai conhece o momento
do retorno de Cristo. Mateus 24.42 alerta: 'Vigiai, pois, porque não sabeis a
que hora há de vir o vosso Senhor'. Paulo escreve: 'porque vós mesmos sabeis
muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite' (1 Ts 5.2). Estas
passagens indicam que Jesus pode retornar a qualquer momento advertindo-nos para
estarmos prontos.
Já outras passagens trazem sinais que precederão a volta de
Cristo. O próprio Jesus mencionou sinais que marcariam o fim dos tempos como
lemos em Mateus 24.1-14)'' (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia
Bíblica, l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 208, p. 169).
III-INTERPRETAÇÕ ES ESCATOLÓGICAS
Existem
diferentes interpretações escatológicas a respeito do fim. Não podemos estudar
todas em uma única lição, porém estudaremos algumas:
Essa
interpretação considera que a maior parte das profecias ainda vai se cumprir,
começando com o arrebatamento da Igreja e demais fatos subsequentes. Sem
dúvida, é a mais adequada à realidade das profecias sobre os últimos tempos.
Essa corrente, porém, subdivide-se em:
Esta
corrente afirma que o Senhor Jesus arrebatará sua Igreja antes da Tribulação de
sete anos (Jo 14.1-3; 1 Ts 4-5). Segundo Tim Lahaye, aqueles que
"interpretam a Bíblia literalmente encontram razões fortes para crer que o
arrebatamento será pré-tribulacional". O ensino a respeito do
arrebatamento é uma doutrina
fundamental,
porém, o povo de Deus não precisa estar dividido quanto a tal assunto. O
importante é que Jesus voltará para buscar a sua Igreja.
É
importante ressaltar que a corrente pré-tribulacionista está mais de acordo com
o livro de Apocalipse (Ap 4.1-2). Para os pré-tribulacionistas os crentes serão
guardados da Tribulação.
Segundo
esta corrente o propósito da Tribulação não é preparar a Igreja para estar com
Cristo, mas, preparar Israel para a restauração do plano de Deus.
Essa
corrente conclui que a Vinda de Cristo ocorrerá antes do milênio, quando Cristo
virá reinar sobre a Terra. Grande parte dos cristãos do primeiro século, eram
pré-milenistas. Segundo o pastor Claudionor de Andrade "tal posicionamento
foi duramente combatido por Orígenes que, influenciado pela filosofia grega,
passou a ensinar que o Milênio nada mais era que uma referência alegórica à
ação do Evangelho na vida das nações".
c) Midi-tribulacionistas.
Os
miditribulacionistas entendem que a Igreja será arrebatada no meio da
Tribulação.
Os
póstribulacionistas pregam que a Igreja vai passar pela Grande Tribulação. No entanto,
esse ensino não tem base sólida na Palavra de Deus. Jesus disse à igreja de
Filadélfia, que representa a igreja fiel, que iria guardá-la "da hora da
tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na
terra" (Ap 3.10). A Igreja não estará mais na Terra quando começar a
Grande Tribulação. Paulo ensina que devemos "[...] esperar dos céus a seu
Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira
futura" (1 Ts 1.10).
Considera
que o Apocalipse é um livro histórico, cujos fatos já se cumpriram na sua maior
parte. Mas tal entendimento não corresponde à realidade bíblica.
Os
preteristas entendem que o Apocalipse já se cumpriu totalmente na época do
Império Romano, incluindo a destruição de Jerusalém, no ano 70 a.C. Entretanto,
as profecias bíblicas sobre os fins dos tempos indicam que diversos eventos
escatológicos ainda não se cumpriram, como o Arrebatamento da Igreja (1 Ts
4.17), a Grande Tribulação ou "a hora da tentação que há de vir sobre todo
o mundo" (Ap 3.10), a Vinda de Cristo em glória (Mt 16.27) e o milênio (Ap
20.2-5).
É
também chamada de interpretação idealista ou espiritualista. Tudo é
"espiritualizado", simbólico; nada é histórico, mas apenas uma alegoria
da luta entre o bem e o mal. Nessa linha de pensamento, há o ensino amilenista,
segundo o qual não haverá um período literal de mil anos para o reinado de
Cristo.
Ensinam
que a Igreja está vivendo um milênio simbólico, mas as referências que indicam que
o milênio será literal são muitas (Ap 20.2-5; Hc 2.14).
Há
os pós-milenistas que pregam que Jesus só voltará depois do milênio. Os textos
bíblicos, porém, indicam uma ordem diferente
dos
acontecimentos escatológicos. A ressurreição dos mortos salvos ocorrerá na
vinda de Cristo (1 Ts 4.13-17). A volta de Jesus é tão literal quanto o foi a
sua Ascensão (cf. At 1.9,11).
Existem várias interpretações escatológicas
a respeito do fim.
"Os termos pré-milenismo, arrritenialismo e
pós-milenialismo existem porque Apocalipse 20 fala sobre um reinado milenial de
Cristo, que terá lugar logo após o seu retorno (retratado em Apocalipse 19).
Uma teologia sólida deve ser desenvolvida a partir da própria Bíblia e as
Escrituras ensinam apenas um ponto de vista.
O amilenialismo e o pós-milenialismo não são encontrados em
nenhuma parte, mas o pré-milenialismo é percebido ao longo de toda a Bíblia. A
força do pré-milenialismo está no texto das Escrituras".
O
pré-milenialismo é a opinião escatológica
de que Jesus Cristo voltará literalmente para estabelecer o seu reino na terra
por mil anos. Isso ocorrerá após o período da Tribulação e antes do estabelecimento
de um novo céu e uma nova terra (Ap 20).
Ryrie observa: 'Todas as formas de pré-milenialismo entendem que
o Milênio segue à segunda vinda de Cristo.
A sua duração será de mil anos; a sua localização será na terra;
o seu governo será teocrático com a presença pessoal de Cristo reinando como
Rei'. Dentro do pré-milenialismo, em geral, existe uma variedade de pontos de vista
acerca do arrebatamento da Igreja, os quais incluem o pré-milenialismo pré-tribulacional,
e pós-tribulacional.
Em outras palavras, os pré-milenialistas estão divididos quanto
as suas opiniões de quando o arrebatamento ocorrerá em relação à Tribulação e
ao Milênio" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1. ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 208, p. 348).
Defendemos a interpretação futurista, que se
revela como a que melhor ajusta-se à boa hermenêutica sagrada, segundo a qual a
Bíblia interpreta-se a si mesma.
Nos livros escatológicos, podemos identificar
algumas profecias que já se cumpriram e também entendemos que há linguagem simbólica
nos livros escatológicos. Mas, em relação aos fins dos tempos, face à volta de
Jesus, cremos que esta se dará antes da Grande Tribulação.
A respeito da Escatologia Bíblica, responda:
A palavra escatologia tem origem em dois termos
gregos: escathos, "último", e logos, "estudo",
"mensagem", "palavra". o termo grego cognato é éschata, que
significa "últimas coisas". Daí vem à expressão "estudo",
ou "doutrina" das "últimas coisas".
• Quais os tem as estudados pela escatologia?
Estado Intermediário, Arrebatamento da Igreja,
Grande Tribulação, Milênio, Julgamento Final e o Estado Perfeito Eterno.
• Quando se dará a volta de Cristo?
A qualquer momento Cristo poderá voltar.
• Cite
três interpretações escatológicas a respeito do fim.
Pré-tribulacionista, Pré-milenista,
Midi-tribulacionistas.
• O que a corrente Preterista entende a respeito do
Apocalipse?
Os preteristas entendem que o Apocalipse já
se cumpriu totalmente na época do Império Romano, incluindo a destruição de
Jerusalém, no ano 70 a.C..
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Revista Ensinador Cristão - CPAD, n° 65 – Acesse
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