Mt 16.18 “Pois
também eu te digo que tu és Pedro e sobre
esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela”.
A
palavra grega ekklesia (igreja), literalmente, refere-se
à reunião de um povo, por convocação (gr. ekkaleo).
No
NT,
o termo designa principalmente o conjunto do povo de Deus em Cristo, que se
reúne como cidadãos do reino de Deus (Ef 2.19), com o propósito de adorar a
Deus.
A palavra “igreja”
pode referir-se a uma igreja local (Mt 18.17; At 15.4) ou à igreja no sentido
universal (16.18; At 20.28; Ef 2.21, 22).
(1) A igreja é
apresentada como o povo de Deus (1Co 1.2; 10.32; 1Pe 2.4-10), o agrupamento dos
crentes redimidos como fruto da morte de Cristo (1Pe 1.18,19). É um povo
peregrino que já não pertence a esta terra (Hb 13.12-14), cujo primeiro dever é
viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com Deus (1Pe 2.5; ver Hb 11.6
nota).
(2) A igreja foi
chamada para deixar o mundo e ingressar no reino de Deus. A separação do mundo
é parte inerente da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por
Deus e Pai (2Co 6.16-18;
ver o estudo A SEPARAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE).
(3) A igreja é o
templo de Deus e do Espírito Santo (ver 1Co 3.16 nota; 2Co 6.14—7.1; Ef 2.11-22;
1Pe 2.4-10). Este fato, no tocante à igreja, requer dela separação da
iniquidade e da imoralidade
(4) A igreja é o
corpo de Cristo (1Co 6.15,16; 10.16,17; 12.12-27). Isto indica que não pode
existir igreja verdadeira sem união vital dos seus membros com Cristo. A cabeça
do corpo é Cristo (Cl 1.18; Ef 1.22; 4.15; 5.23).
(5) A igreja é a
noiva de Cristo (2Co 11.2; Ef 5.23-27; Ap 19.7-9). Este conceito nupcial enfatiza
tanto a lealdade, devoção e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o amor de
Cristo à sua igreja e sua comunhão com ela.
(6) A igreja é uma
comunhão (gr. koinonia) espiritual (2Co 13.14; Fp 2.1). Isto inclui a habitação
nela do Espírito Santo (Lc 11.13; Jo 7.37-39; 20.22), a unidade do Espírito (Ef
4.4) e o batismo com o Espírito (At 1.5; 2.4; 8.14-17; 10.44; 19.1-7). Esta
comunhão deve ser uma demonstração visível do mútuo amor e cuidado entre os
irmãos (Jo 13.34,35).
(7) A igreja é um
ministério (gr. diakonia) espiritual. Ela ministra por meio de dons (gr. charismata)
outorgados pelo Espírito Santo (Rm 12.6; 1Co 1.7; 12.4-11, 20-31; Ef 4.11).
(8) A igreja é um
exército engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do
Espírito (Ef 6.17). Seu combate é espiritual, contra Satanás e o pecado (ver o estudo
O REINO DE DEUS). O Espírito que está na igreja e a enche, é qual guerreiro manejando
a Palavra viva de Deus, libertando as pessoas do domínio de Satanás e anulando todos
os poderes das trevas (At 26.18; Hb 4.12; Ap 1.16; 2.16; 19.15, 21).
(9) A igreja é a
coluna e o fundamento da verdade (1Tm 3.15), funcionando, assim, como o
alicerce que
sustenta uma construção. A igreja deve sustentar a verdade e conservá-la íntegra,
defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres (ver Fp 1.17 nota; Jd 3
nota).
(10) A igreja é um
povo possuidor de uma esperança futura. Esta esperança tem por centro a volta
de Cristo para buscar o seu povo (ver Jo 14.3 nota; 1Tm 6.14; 2Tm 4.8; Tt 2.13;
Hb 9.28; ver o estudo O ARREBATAMENTO DA IGREJA).
(11) A igreja é
tanto invisível como visível.
(a) A igreja invisível
é o conjunto dos crentes verdadeiros, unidos por sua fé viva em Cristo (ver o
estudo FÉ E GRAÇA).
(b) A igreja visível
consiste de congregações locais, compostas de crentes vencedores e fiéis (Ap
2.11, 17, 26; ver 2.7 nota), bem como de crentes professos, porém falsos (Ap
2.2); “caídos” (Ap 2.5); espiritualmente “mortos” (Ap 3.1); e “mornos” (Ap 3.16;
ver Mt 13.24 nota; At 12.5, nota sobre as características essenciais de uma
igreja do NT).
Adaptado dos Escritos de: DONALD C.
STAMPS
Fonte
Original:
Bíblia de Estudo Pentecostal
Editora: CPAD