1 de Novembro de 2015
TEXTO ÁUREO
"[...]
Que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno e matou a seu
irmão [...]."(1 Jo 3.11,12)
VERDADE PRÁTICA
Quem
ama de verdade não se deixa dominar nem pela inveja nem pelo ódio.
LEITURA DIÁRIA
Segunda
- Gn 4.1 - Caim, o primogênito de Adão, era mau
Terça
- Gn 4.2 - Caim, foi um importante lavrador da terra
Quarta
- Gn 4.5 - Caim e sua oferta foram rejeitados por Deus
Quinta
- Gn 4.6 - Caim tinha o seu coração tomado pelo rancor
Sexta
- Gn 4.8 - O ódio e o rancor fizeram de Caim um homicida
Sábado
- 1 Jo 3.12 - Caim foi dominado pelo pecado, pois seu coração era mau
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis
4.1-10
1 - E conheceu Adão a
Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um
varão.
2 - E teve mais a seu
irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 - E aconteceu, ao cabo
de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 - E Abel também trouxe
dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para
Abel e para a sua oferta.
5 - Mas para Caim e para
a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu
semblante.
6 - E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que
descaiu o teu semblante?
7 - Se bem fizeres, não
haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para
ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8 - E falou Caim com o
seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o
seu irmão Abel e o matou.
9 - E disse o Senhor a
Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu
irmão?
10 - E disse Deus: Que
fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar dos perigos de se deixar dominar
pela inveja e pelo ódio.
HINOS SUGERIDOS: 75,126,330 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
Explicar porque
Caim era do maligno;
Compreender porque
Deus rejeitou o sacrifício de Caim;
Explicar que ódio
e a inveja de Caim o levaram a matar seu irmão.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O capítulo 4 do livro de Gênesis nos mostra que o pecado de Adão e
Eva não afetou somente eles, mas trouxe sérios infortúnios para seus
descendentes. A história do pecado de Caim, muito se assemelha a de seus pais,
pois podemos ver um ato de violação (4.8), uma cena de julgamento (4.9-15) e a
execução da sentença divina sobre o pecador (4.16).
Caim tinha um coração mau, dominado pelo ódio e a inveja, por isso,
teve o seu sacrifício rejeitado. Deus não olhou e não olha para a oferta em si,
mas o mais importante é o coração do ofertante, por isso, Jesus declarou:
"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu
irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai
reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua
oferta" (Mt 5.23,24).
Jamais poderemos comprar a Deus ou impressioná-lo
com as nossas ofertas, pois tudo que existe nos céus e a Terra pertence ao Senhor.
Ele é o dono da prata e do ouro. Sejamos fiéis ao Senhor em nossas ofertas, mas
que jamais venhamos a permitir que nossos corações sejam contaminados pelo
pecado.
INTRODUÇÃO
O
capítulo 4 de Gênesis apresenta a triste história do primeiro homicídio da
Terra. Caim, o primeiro homem nascido de mulher, matou o próprio irmão depois
que teve sua oferta recusada por Deus. O que deveria ser uma ocasião de ações
de graças enlutou a família de Adão. Caim demonstrou, dessa forma, que era do
maligno, que tinha um coração e atitudes que desagradavam a Deus.
PONTO CENTRAL
O coração de Caim era mau, por isso, Deus rejeitou
a sua oferta.
I - CAIM, SEGUIDOR DE SATANÁS
1. A semente da mulher.
O
nascimento de Caim foi acolhido com ações de graças a Deus. Ao contemplar o
filhinho, exclamou Eva: "Alcancei do Senhor um varão" (Gn 4.1). Eva
considerou que seu primeiro filho foi um presente de Deus. A seguir, nasceu
Abel, o segundo filho, e a partir daí a narrativa bíblica vai apresentar as
profissões de cada um dos irmãos: Caim se tornou um lavrador, e Abel, um
pastor.
Satanás,
pelo que inferimos dos fatos, não teve muito esforço em aliciar o primeiro
filho de Adão. Dessa forma, Caim entra para a História Sagrada como o primeiro
discípulo declarado do Diabo, cuja lista seria longa e enfadonha: Faraó,
Herodes, Stalin, e alguns contemporâneos nossos.
2. O agricultor.
Já
homem feito, pôs-se Caim a trabalhar a terra, conforme o Senhor havia ordenado
(Gn 1.26-28). E, pelo que depreendemos, ele foi muito bem-sucedido como
agricultor. A Terra, embora amaldiçoada pela transgressão de seu pai, não lhe
negou colheita alguma. Solo arável não lhe faltava naquele mundo sem fronteira.
3. A apostasia de Caim.
Apesar
de seu sucesso profissional, Caim não se voltou a Deus em espírito e em verdade
(Jo 4.23). Antes, deixou-se cooptar pelo Diabo. Este, sempre oportunista, fez
daquele jovem o seu principal aliado, objetivando frustrar a redenção da
humanidade.
Mas
Satanás estava enganado. Embora sagaz, pouco sabia dos reais planos de Deus
para a nossa salvação. Enquanto isso, ia o jovem Abel tangendo o seu gado na
graça divina.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Caim entrou para a história de uma maneira triste,
ele se tornou o primeiro homicida da humanidade.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"A história dos
primeiros dois rapazes nascidos a Adão e Eva realça as repercussões do pecado
dentro da unidade familiar. Caim e Abel, tinham temperamentos notavelmente
opostos. Caim gostava de trabalhar com plantas. Abel gostava de estar com
animais. Ambos tinham uma disposição de espírito religioso.
Os filhos de Adão levaram sacrifícios ao Senhor, o primeiro
incidente sacrificial registrado na Bíblia. Que Abel também trouxe dos
primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura não quer dizer necessariamente
que animais são superiores a plantas para propósitos sacrificiais. Por que
atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta fica evidente à medida que a
história se desenrola. A primeira pista aparece quase imediatamente. Caim não
suportava que algum outro ficasse em primeiro lugar. A preferência do Senhor
por Abel encheu Caim de raiva. Só Caim podia ser o 'número um'.
O Senhor não estava ausente na hora da adoração. Ele abordou Caim e
lhe deu um aviso. Deus não o condenou diretamente, mas por meio de um jogo de
palavras informou Caim que ele estava em real perigo. Em hebraico, a palavra
aceitação é, literalmente, levantamento, e está em contraste com descaiu. Um
olhar abatido não é companhia adequada de uma consciência pura ou de uma ação
correta. O ímpeto das perguntas de Deus era levar Caim à introspecção e ao
arrependimento" (Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Vol I. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 43).
CONHEÇA MAIS
*Caim, um homem dominado pela maldade
"Ele foi amaldiçoado por Deus no sentido de
Deus já não abençoar seus esforços para extrair da terra o seu
sustento. Caim não se humilhou com tristeza e arrependimento diante de Deus.
O sinal posto em Caim talvez deva ser entendido como posto em Caim
para assegurá-lo da promessa de Deus.
Caim não sofreu pena de morte nesse tempo. Posteriormente, quando a iniquidade
e a violência da raça humana tornou-se extrema na terra, a pena de morte foi
instituída (Gn 9.5,6)". Para conhecer mais leia Bíblia de Estudo
Pentecostal, CPAD, p. 39.
II - O CULTO DE CAIM
A
Escritura diz que, passado algum tempo, Caim e Abel trouxeram, do fruto do seu
trabalho, uma oferenda ao Senhor.
1. O sacrifício rejeitado.
"E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim
trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor" (Gn 4.3). É provável que ele
tenha aprendido a cultuar a Deus com o seu pai, Adão, pelo menos,
exteriormente. Do fruto de sua colheita, separou uma oferta ao Criador. Podem
ter sido frutas, legumes ou cereais, oferendas válidas (Lv 23.10).
Abel
também pôs-se a cultuar o Senhor, oferecendo-lhe as primícias do rebanho (Gn
4.4). Diz o texto sagrado que Deus atentou para o sacrifício de Abel, mas
rejeitou o de Caim (Gn 4.5). O problema não estava na oferta, mas no ofertante.
Tanto a oferta de animais, como a de frutos da terra, eram igualmente
aceitáveis no culto divino. Não nos esqueçamos de que o Senhor viria a reprovar
até mesmo a oferta animal ao tornar-se esta formal e impiedosa (Jr 6.20).
2. A atitude interior
reprovada.
Por
que o Senhor reprovou o sacrifício de Caim? Porque o seu culto não passava de
uma mera formalidade. Como se não bastasse, apresentava-se a Deus com a alma
tomada pelo ódio. Naquele instante, indaga-lhe o Senhor: "Por que te
iraste? E por que descaiu o teu semblante?" (Gn 4.6). Por esse motivo,
recomenda-nos Paulo: "Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar,
levantando mãos santas, sem ira nem contenda" (1 Tm 2.8).
Na
Igreja de Deus não pode haver espaço para homens iracundos e contenciosos, que
farão da obra do Senhor uma causa de ganho pessoal. Deus não se agrada de
pessoas que agem dessa forma.
3. O pecado sempre presente.
Se
Caim o quisesse, poderia reverter aquela situação, dominando o seu coração
homicida. Eis o que lhe aconselha o amoroso Deus: "Se bem fizeres, não
haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para
ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás" (Gn 4.7).
Caim
racionaliza o seu pecado. Recusando-se a fazer o bem, permitiu que Satanás lhe
tornasse mal o coração. Neste, o homicídio foi um processo que, germinado pela
inveja, frutificou numa ira assassina (Tg 1.13-15). Se não quisermos pecar
contra Deus, não permitamos que o pecado nos germine na alma. Arranquemos,
pois, as ervas daninhas que Satanás nos lança no íntimo.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O coração de Caim era mau, por isso, sua oferta
foi rejeitada pelo Senhor.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"'E irou-se Caim fortemente' (4.5). A ira de Caim mostra quão
decidido ele estava em agir por conta própria, sem se submeter a Deus. A ira é
uma emoção destruidora. Nunca poderemos nos desculpar por ter ofendido alguém
dizendo: 'Tenho um temperamento agressivo'. Precisamos considerar a ira como
pecado e conscientemente nos submeter à vontade de Deus" (RICHARDS,
Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse
capítulo por capítulo. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p 28).
III - CAIM NÃO GUARDOU O SEU IRMÃO
O
crime de Caim foi doloso. Além de mover um ódio doentio contra o irmão,
dissimuladamente levou-o até a cena do crime, onde veio a matá-lo.
1. O crime.
Narra
o autor sagrado que, estando ambos no campo, longe dos olhos dos pais, Caim
insurgiu-se contra Abel e o matou (Gn 4.8). Assassino dissimulado e cruel, aproveitou-se da confiança de seu irmão para
matá-lo. Esse fato deve nos servir de aviso: até que ponto estamos nutrindo
sentimentos perniciosos contra nossos irmãos a ponto de planejar contra eles o
mal ou coisa pior? Que Deus nos faça refletir sobre nossas atitudes e não nos
deixe ser pessoas como Caim.
2. O álibi.
Quando
inquirido por Deus acerca do paradeiro do irmão, Caim desculpa-se, como se
estivesse noutro lugar, quando da morte de Abel: "Não sei; sou eu
guardador do meu irmão?" (Gn 4.9). O seu álibi é energicamente destruído
pelo justo Senhor: "Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim
desde a terra" (Gn 4.10).
Há
muito sangue clamando no mundo. A pergunta não haverá de ser emudecida:
"Onde está Abel, teu irmão?" (Gn 4.9). O que responderemos? De fato,
somos chamados a demonstrar amor e respeito uns pelos outros, pois somos guardadores
de nossos irmãos.
3. A marca do crime.
Como
a administração da justiça ainda não havia sido delegada à comunidade humana, o
Senhor põe um sinal em Caim, para que ninguém viesse reivindicar-lhe o sangue
de Abel (Gn 4.15).
Caim,
de fato, não foi penalizado com a morte, mas ficou marcado para o resto de seus
dias, dando início a uma geração de assassinos, devassos e inimigos de
Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O ódio e a inveja levaram Caim a matar o seu
irmão. De fato, somos chamados a demonstrar amor e respeito uns pelos outros,
pois somos guardadores de nossos irmãos.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Caim foi amaldiçoado
por Deus no sentido de Deus já não abençoar seus esforços para extrair da terra
o seu sustento (vv. 2,3). Caim não se humilhou com tristeza e arrependimento
diante de Deus, pois afastou-se do Senhor e procurou viver sem a sua ajuda (v.
16).
O sinal na testa de Caim (4.15) talvez deva ser entendido como posto
em Caim para assegurá-lo da promessa de Deus. Caim não sofreu pena de morte
nesse tempo. Posteriormente, quando a iniquidade e a violência da raça humana
tornou-se extrema na terra, a pena de morte foi instituída (9.5,6).
Caim e seus descendentes foram os cabeças da civilização humana até
hoje desviada de Deus. A motivação básica de todas as sociedades humanistas
está em superar a maldição, buscar o prazer e reconquistar o 'paraíso', sem submissão
a Deus. Noutras palavras, o sistema mundial fundamenta-se no princípio da
autorredenção da raça humana na sua rebelião contra Deus" (Bíblia de
Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 39).
CONCLUSÃO
O
exemplo de Caim deve nos fazer lembrar de que precisamos ter uma vida íntegra
diante de Deus e demonstrar amor e respeito para com o nosso próximo.
Abel
foi o primeiro crente a ser arrolado entre os heróis da fé. Quanto a Caim, foi
o primeiro ser humano a ter o nome riscado do Livro da Vida.
O
que lhe faltava? Uma vida que agradasse a Deus e o exercício do amor fraternal.
Quando não se ama como Jesus amou, o homicídio torna-se corriqueiro na vida do
homem. Por isso, há tantos homicídios em nosso meio. Homicídios espirituais,
morais e emocionais. Lembremo-nos das palavras de João: "Porque esta é a
mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não
como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou?
Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas" (1 Jo 3.11,12).
PARA REFLETIR
A
respeito do livro de Gênesis:
O
que levou Caim a odiar Abel?
O fato da oferta de Abel ser aceita e a dele não.
Como
era o culto de Caim?
O culto de Caim era para satisfazer o seu ego.
Por
que o ofertório de Caim foi reprovado?
Porque seu coração era mau, cheio de inveja e ódio.
Que
desculpa deu Caim ao Senhor?
Ele afirmou estar em outro lugar quando da morte de Abel.
Quais
as características da geração de Caim?
Uma geração perversa e contumaz.
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