O nome de Deus representa o
próprio Deus, é inerente à sua natureza e revela suas obras e atributos. Não é
um apelativo, nem simplesmente uma identificação pessoal ou uma distinção dos
deuses das nações pagãs.
A Bíblia revela vários nomes
divinos que podemos classificar em dois grupos: genéricos e específicos.
O outro nome genérico é Elyon,
"Altíssimo" (Dt 32.8), às vezes acompanhado de "El", como
em El-Elyon, "Deus Altíssimo" (Gn 14.19,20).
1. Nomes genéricos.
São
três os nomes genéricos que o Antigo Testamento aplica além do "Deus de Israel".
Na sua tradução do hebraico para a nossa língua só aparecem dois nomes,
"Deus" e "Altíssimo".
O
nome "Deus" em nossas bíblias é tradução do hebraico El (Nm 23.8) ou
Eloah (Dt 32.15), ou seu plural, Elohim (Gn 1.1).
2.
Nomes específicos.
São três os nomes
específicos que o Antigo Testamento aplica somente para o Deus verdadeiro: Shadday,
Adonaye e YHWH.
El-Shadday, "Deus
Todo-poderoso", é o nome que Deus usou ao revelar-se a Abraão (Gn 17.1; Êx
6.3).
Adonay, "Senhor", é um nome próprio e
não um pronome de tratamento (Is 6.1).
O outro nome é o tetragrama
(as quatro consoantes do nome divino, YHWH, Yahweh, Iavé ou Jeová). A versão Almeida
Corrigida, nas edições de 1995 e 2009, emprega "SENHOR", com todas as
letras maiúsculas, onde consta o tetragrama no Antigo Testamento hebraico para
distinguir de Adonay (Jz 6.22).
3.
A pronúncia do nome divino.
O tetragrama é inefável no
judaísmo desde o período interbíblico e permanece impronunciável pelos judeus
ainda hoje. Isso para evitar a vulgarização do nome e assim não violar o
terceiro mandamento.
A escrita hebraica é
consonantal; as vogais são sinais diacríticos que os judeus criaram somente a
partir do ano 500 d.C. Assim, a pronúncia exata das consoantes YHWH se perdeu
no tempo.
Os judeus religiosos pronunciam
por reverência Adonay cada vez que encontram o tetragrama no texto sagrado na
leitura da sinagoga.
Na Idade Média, especificamente
no século XIV, foram inseridas no tetragrama as vogais de Adonay (o
"y" é semiconsoante no alfabeto hebraico).
O resultado é a pronúncia
"YeHoWaH isso para lembrar, na leitura, que esse nome é inefável e, dessa
forma, pronunciar "Adonai". Esse enxerto no tetragrama resultou na
forma "Jeová", que não aparece no Antigo Testamento hebraico.
Estudos acadêmicos confirmam o
que a maioria dos expositores do Antigo Testamento vinham ensinando, que a pronúncia antiga do nome é Yahweh, e na forma aportuguesada
é Iavé ou Javé.
4.
O significado.
Esse nome vem do verbo hebraico
hayah, “ser, estar". O significado desse verbo em Êxodo 3.14, ”EU SOU 0
QUE SOU", indica que Deus é imutável e existe por si mesmo; é
autoexistente, autossuficiente e que causa todas as coisas. Deus se revela pelo
seu nome.
O que é usar o nome de Deus em vão(Êx 20.7; Dt 5.11)?
O termo hebraico lashaw,
"em vão, inutilmente, à toa", indica algo sem valor, irreal no
aspecto material e moral.
O
substantivo shaw (pronuncia-se "chav") significa
"vaidade, vacuidade". Corresponde a usar o nome de Deus de forma
superficial, em conversas triviais, e faltar com a verdade em seu nome, como ao
pronunciar um juramento falso (Lv 19.12) ou fazer um voto e não o cumprir (Ec
5.4).
USAR O NOME DE DEUS EM VAO É:
1) Fazer
falsas promessas (juramentos) usando seu nome - Lv 19.12; Mt 5.33-37;
2) Prohunciá-lo de modo hipócrita, desrespeitoso
- Êx 20.7;
3) Amaldiçoar
a Deus - Lv 24.10-16;
4) Mentir
em nome de Deus.
5) Utilizar o nome de Deus em conversas tolas,
junto com palavrões.
Em
outras palavras, tomar o nome de Deus em vão é usar seu divino nome em relação
a coisas desimportantes, fúteis e insignificantes.
Conclusão
No
Antigo Testamento, o nome não era empregado para simplesmente distinguir as
pessoas. Eles eram colocados pelos pais com o objetivo de revelar alguma
característica física ou do caráter da pessoa. Tomemos como exemplo o caso de
Esaú e Jacó (Gn 25.24-26). Esaú significa "cabeludo" e Jacó,
"suplantador".
Na
Bíblia, Deus se revela ao Seu povo mediante vários nomes: Elohim (Is 54.5),
Yahweh-Nissi (O Senhor é a minha Bandeira - Êx 17.5) etc. Esses nomes revelam
Seus atributos. O nome de Deus é santo e deve ser reverenciado pelo homem.
Lições bíblicas, Adultos,
1° TRI DE 2015- CPAD