O moderno
dicionário da língua portuguesa ‘Micaellis’ define a palavra ‘Diácono’, como
“aquele que, tendo recebido o grau ou ofício do diaconato, desempenha as respectivas
atribuições”.
Já o dicionário da
Bíblia de Almeida sobre o ‘Diácono’, assim disserta: “Pessoa que ajudava nos
trabalhos de administração da Igreja e cuidava dos pobres, das viúvas e dos
necessitados em geral.
O diácono também
pregava o evangelho e ensinava a doutrina cristã (At. 6,1-8; I Tm. 3.8-13)”.
1.
Definições etimológicas.
Duas são as
palavras gregas que são usadas no Novo Testamento para designar a função
diaconal.
A primeira: “Diakonia” que tem a ideia de “SERVIÇO”.
W.C. Taylor define o termo como: “distribuição de comida, socorro, serviço,
ministério, administração, ministração”.
Primitivamente,
indivíduo encarregado da distribuição dos fundos comuns aos fiéis cristãos.
Primitivamente,
indivíduo encarregado da distribuição dos fundos comuns aos fiéis cristãos (Dicionário
Priberam da Língua Portuguesa).
A segunda: “DOULOS” que significa: como escravo,
sujeito ao serviço.
2.
Definições práticas.
Um diácono é
alguém que Deus mesmo capacitou com dons espirituais para que sirva a igreja
dentro da sua esfera de trabalho.
O diácono é um
servo. Às vezes ele se ocupa no dia a dia da igreja, servindo aos irmãos,
visitando-os e auxiliando-os nas suas necessidades.
Às vezes ele se
ocupa nas reuniões da igreja, no ministério da Palavra e na pregação do
Evangelho.
Como são úteis e
indispensáveis! Cada cristão deve ser um diácono. Cada diácono deve servir. Todo
cristão recebeu dons espirituais e deve usá-los no serviço do Senhor.
Se você foi salvo,
não espere ser convidado a servir, comece agora mesmo.
A igreja precisa
do seu serviço para que continue crescendo e agradando ao Senhor em tudo. Há
serviços que Deus quer que você faça. Você tem um serviço a prestar, “cumpre o
teu ministério” – diakonia (II Tm 4.5).
3.
As funções básicas dos diáconos.
1)
Socorrer os necessitados;
2)
Servir as mesas (Isto significa garantir que as necessidades das viúvas sejam
atendidas, ou ocupar-se de questões financeiras e administrativas); e
3)
Manter a boa ordem na casa de Deus (At 6.1-6).
O
DIACONATO é o ministério eclesiástico instituído pelos apóstolos. Já a palavra diaconia
se refere ao serviço prestado ao próximo.
1.
A criação do diaconato
Nenhum do sete
varões escolhidos pela Igreja e consagrados pelos Apóstolos, recebeu de pronto
o título de DIÁCONO, o que ocorrera pela primeira vez, quando o Apóstolo Paulo
escrevera aos irmãos em Filipos (Fp 1.1), “Paulo e Timóteo, servo de Jesus
Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os Bispos
e Diáconos”, cerca de 63 d.C., fazendo menção da existência dos DIÁCONOS e
PRESBÍTEROS (BISPOS) como obreiros do Senhor integrantes da liderança da Igreja
local e dos eu oficialato. Irineu chama Estevão como o primeiro diácono.
Durante o
ministério de Cristo na terra, ninguém foi instalado na igreja como diácono.
Não existia o diaconato. Foi criado depois, com a aprovação de Deus.
2.
A necessidade do ministério diaconal.
No comentário de
rodapé da Bíblia de Estudo de Genebra temos o seguinte registro: “viúvas...
estavam sendo esquecidas”.
“O Antigo
Testamento requeria cuidado pelos pobres e necessitados (Sl. 9.18). Esta
solicitude é vista na ação social que acontece em Atos 2.44,45; 4.34-37.
Aqui o velho
problema da discriminação tinha emergido: as viúvas dos judeus gregos (ou de
fala grega) eram consideradas forasteiras pelos judeus nativos e assim não
estavam recebendo sua porção na distribuição de alimentos, provavelmente
derivada em parte da generosa doação de 4.34-37”.
Os apóstolos
resolveram o problema, criando o diaconato para cuidar da parte material da
igreja (At 6.3-4).
3.
Seis motivos para a criação do ministério diaconal.
(1) A crise
econômica em Jerusalém criou um problema para a nova igreja.
(2) Alguns dos
membros vendiam seus bens para distribuir entre os outros (At 2.44-45,
(3) O recebimento
voluntários das contribuições (At 5.4),
(4) As viúvas
foram ajudadas, mais havia desentendimento entre elas (At 6.1),
(5) Isto criou
murmuração e reclamação, provocando uma assembleia geral dos membros da igreja
(At. 6.1-2),
(6) Os apóstolos
distribuíram estes bens, assim gastando demasiadamente seu tempo (At 6. 2).
Seis
detalhes sobre o ministério diaconal (Atos 6)
1. A igreja e não
os apóstolos, escolheu os candidatos (At 6. 2),
2. Os apóstolos
decidiram quais as qualificações necessárias para ser diácono (At 6. 3),
3. Tinham que ser
homens (At 6. 3),
4. Tinham que ser
homens que todos conheciam e com bom testemunho (At 6. 3),
5. Tinham que ser
sábios e espirituais (At 6.3), porque teriam que fazer decisões com o dinheiro
da igreja,(At6. 3). Foi chamado “este negócio,” versículo 3.
6. Os homens
escolhidos pela igreja foram ordenados pelos apóstolos com a imposição das mãos
(At. 6 6).
4.
Livres para orar e pregar.
Os apóstolos
ficaram livres para a oração e o ministério da palavra.
A. As atividades
dos apóstolos eram totalmente espirituais. Hoje é assim no caso do pastor. Ele
não é apóstolo, mas é o líder espiritual, não material.
B. Quem administra
a palavra, ou toma a frente da igreja espiritualmente, não
deve se preocupar
com a parte material, como receber ofertas da igreja ou pagar as contas dela.
C. O diácono está
envolvido com a tesouraria da igreja. Por isso deve ser conhecido como um homem
muito honesto. Se a igreja não pode confiar nele, deve colocar outro no cargo.
O resultado foi o
crescimento da igreja, At. 6.7. Por que? Porque o trabalho material foi dado ao
diácono e os apóstolos ficaram livres para orar e pregar.